Melhorando um 400MB...ou...Meteoro apronta novamente !!!

    Autor Mensagem
    AugustoPedrone
    Veterano
    # nov/05


    Fala galera,

    Fiz manutenção em dois amplificadores de baixo da marca Meteoro modelo 400MB, e nos dois casos o defeito reclamado era "a amp fala bem no começo, mas depois de um tempo fica ruim". Descobri dois pontos lamentáveis em sua construção:

    1) O banco de capacitores de filtro da fonte é RIDÍCULO para um amplificador de baixo desse porte (200 watts). É primordial colocar mais capacitores nesta etapa, sem economia porca.

    2) O contato da alimentação principal com os transístores de saída é feito por porca contra placa de circuito impresso. Essa conexão com o tempo vai gerando uma resistência de contato, que ao ser percorrida pela alta corrente dos transístores de saída esquenta e aumenta ainda mais a resitência de contato, num ciclo vicioso. Essa resistência "rouba" energia que iria para o falante.

    Resolvidos estes problemas, o amp fica mt bom. Quem quiser executar as mods, tá aí o caminho das pedras, e quem quiser lçevar à um técnico para executar é só citar esse pontos acima.

    Abraços.

    sergioguitar
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Realmente, uma vez fiz um show com um Vulcano (ô sofrimento!!), e realmente ocorreu este problema!!!
    Valeu Augusto por sempre colaborar com os nossos conhecimentos com Amps! Abs.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    AugustoPedrone
    Cara, esse problema já aconteceu comigo nesse amp (eu tenho um), e embora eu goste dele, sempre fico com pé atrás.
    Acho que vou ligar p/vc para implementar essas modificações.
    Abç

    Claudio Natureza
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    AugustoPedrone

    velho, dá pra vc ajeitar o meu mb400?

    eu sou do Rio também.

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    EU ODEIO METEOROS

    Vulcanos ja me deixaram na mão.... qualquer coisa que liguem nesta porcaria de ampli fica estranho....
    Por isso sempre levo meu ampli, quando vamos tocar!!

    Só um desabafo! hehe

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Claudio Natureza

    Claro !

    Vai na minha página e lá encontrará meus contatos.

    Abraços.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    AugustoPedrone

    ahuahuha
    tu foi clonado no Orkut, mestre
    cuidado pra nao clonarem teus amps tb!
    ;-)

    marcelogatinho
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    AugustoPedrone

    Valeus ai Augusto, muito intereçantes suas explicaçoes!!!
    como sempre certeiras como uma flecha .. rsrs
    muito bom este tipo de topico para o forum!!
    novamente valeu!!

    Rafael Vaz
    Veterano
    # mai/06 · Editado por: Rafael Vaz
    · votar


    AugustoPedrone

    Cara, eu tenho um combo da meteoro e ele tem me dado dor d cabeça... é um bass in concert, ampli pré-valvulado de 240wts (3 12AX7) + caixa 4x10. Um dia ele parou d funcionar e eu notei q as válvulas naum estavam esquentando, nenhuma delas acendia, levei em um técnico e ele disse q naum tinha nada d errado, q as válvulas deviam ter desconectado no transporte, ele disse q só limpou elas, conectou e elas funcionaram normalmente, peguei o ampli e ensaiei com ele um dia e ele funcionou normalmente, mas no outro dia quando liguei ele novamente, ele naum funcionou, quando abri o cabeçote, notei q uma válvula estava trincada e a parte d cima dela estava branca e notei também q um capacitor perto dela estava meio estufado, essa válvula já era, vou trocar as outras também, mas estou pensando em levar em outro técnico, pois o ampli devia estar com algum problema q ele naum identificou... aliás estou até pensando em vender esse combo, apesar do som dele ser bom, não sei se é confiável, se tem algum erro d projeto tão ou mais grave do q o MB400...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Rafael Vaz

    Rapaz, nem sei como te ajudar.

    A válvula trincada pode ter sido por pancada ou por problemas na eletrônica do amp, o que pode ser visto pelos componentes que relatou.

    Deve-se começar medindo as tensões de filamentos e dos demais elementos nos soquetes das válvulas vazias.

    Abração.

    barci
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Voltando ao assunto...
    Basta um pouco de leitura e pesquisa incluindo o Handmades que se acha o calculo de capacitancia para um trafo que alimentaria esse CI.

    Acho uma economia porca diminuir capacitores, eles precisam estar superdimensionados para aguentar os abusos de nos musicos.

    Mas essa conexão por parafuso nunca vi !!

    CristianoDub
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Olá a todos,

    Eu acabo de adquirir um meteoro 400mb, do modelo novo aquele com a frente da cor bege, gostaria muito de saber se esse problema ainda persiste nesse novo modelo do ampli??

    Muito obrigado,
    Cristiano

    Krist Novoselic
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Rapaz, tem uma loja aqui que tem um desses , ja testei varios baixos nele e achei ele uma merda, achei com pouco volume e o som sem graça....

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    CristianoDub
    Pelo que pude ouvir, em um teste informal, piorou.....

    buddy guy
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    AugustoPedrone
    Salve grande méstre dos amplis.Tenho um peavey kb 15 USA,que ganhei.Ele era de um teclado do meu velho,que me deu de presente.Por eu estar sem $$$ para comprar um de guitarra,mandei ele na guita.Ou melhor dizendo, mandei a guita nele,rsrs....E fiquei surpreso com a qualidade do som.Mas tenho uma dúvida, por ele ser de teclado,estaria eu perdendo algo em questão de tímbre ou algo mais?A guitarra não vai explodir o ampli?Desculpe-me a ignorancia é que não manjo dessa área e por isso pergunto a quem realmente é o méstre dos amplis.

    buddy guy
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Salve grande Bertola,parabéms pelo pedal fuzz Bertola.Puts tá fazendo sucesso heim?Depois de muito alvoroço,é que fiquei sabendo de quem foi a autoria da coisa.Puts ficou 10 heim?Eu quero uuuuuuuuum,heim?

    I.R.
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu também tenho uma duvida, tenho uma hartke tp150 de baixo com falante de 15" de alumínio e cabeçote nenis pulsar 100 watts, o som limpo é ótimo e as distorções da pedaleira ficam muito boas, mas tocar guitarra em caixa de baixo com falante de alumínio pode danificar o falante???
    flwwwwww

    DotCom
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    I.R.
    não.

    subgrave
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tive um MB800 que entre outros tinha também este defeito de perda de potência com o tempo de uso.

    Hoje neste tópico descobri o que era...

    Sorte que já passei ele prá frente fazem anos... coitado de quem pegou ele...

    Thiago Br
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Olá AugustoPedrone esse topico do 400MB me chamou muita a atençao, tenho um amp desse, e queria fazer o reparo que vc mensionou, eu tenho um pouco de conhecimento de eletrica, mas se nao for pedir muito, vc teria um passo-a-passo desse reparo, no caso dos capacitores, eu teria que troca-los ou colocar mais unidades? no caso de colocar mais unidades onde eu soldaria ele? no caso teria q furar a placa? e o caso da placa impressa, eu tbem não intendi, vi que realmente ela é presa a outra placa de aluminio e serve como discipador. vc poderia me ajudar?
    Obrigado!!!

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Quem quiser executar as mods, tá aí o caminho das pedras, e quem quiser lçevar à um técnico para executar é só citar esse pontos acima.

    Thiago Br

    O caminho já foi dado, e olhando seu amp por dentro vc mesmo poderá responder as suas perguntas. Perca o medo,e faça. Tentando (e eventualmente errando, faz parte) é a forma mais eficaz de se aprender algo de verdade, se esse for o seu objetivo.

    Abraços, e boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhorando um 400MB...ou...Meteoro apronta novamente !!!