Considerações sobre o Marshall JTM-60

    Autor Mensagem
    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/05


    Boa noite amplificada galera,

    Pintou aqui um JTM-60 onde seu dono reclamava que sua distorção do canal sujo era mt "achatada", mt sem vida e sem dinâmica, e me solicitou uma solução...

    Analizando o esquema, percebe-se a presença no canal drive de 4 diodos de clipping de sinal, assim como ocorre no JTM-30. Esse modo de distorção, a mesma de pedais, ganho espaço na década de 80, com a introdução dos pedais Boss e afins, de forma que isso reciclou a sonoridade da época.

    Bastou então desligar os diodos para obter no canal drive a saturação exclusivamente de válvulas, com ótimos resultados. O drive é variável pelo ajuste de forma linear, tem dinâmica e os agudos estão lá presentes.

    Para quem tem um amp JTM e acha sua distorção meio "plana" demais, essa pode ser uma boa mod !!!

    fabio_gravata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    AugustoPedrone
    cara, eu sinto esse achatamento com o drive do meu pedal voodoo lab sparkle drive (cópia do TS). nem sinto vontade de usá-lo mais.
    nada supera o som da guita direto no ampli. o problema é que meu ampli (Duovox) não tem como distorcer.

    abs

    b0fh
    Veterano
    # set/05
    · votar


    fabio_gravata

    claro que tem bixo... mod nele!

    olha essa aqui:

    http://planeta.terra.com.br/servicos/tabaamps/Storm

    esses trafos dos gianini são bons demais pra serem disperdiçados em amps clean de 100 watts ...

    UserFCC
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Augusto Pedrone:

    Parabéns. Bom trabalho e grande dica!

    Pelo q vejo, tal mod reduz a saturação de pré... (excessiva p/ 70's hardrock, por exemplo). Como vc poderia qualificar e/ou quantificar essa redução?

    A verdadeira drive é a do power-amp "no talo", mas como isso nem sempre é possível, com essa mod a overdrive das 12ax7 dão conta do recado em baixos volumes?

    Esse JTM60 usa EL-34 (o meu caso) ou 5881?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/05
    · votar


    UserFCC
    Como vc poderia qualificar e/ou quantificar essa redução?

    A distorção com os diodos teria o nome de hard clipping, que corta de forma abrupta os picos da onda. Já a distorção sem os diodos é proveniente da válvula de pré, sendo do tipo soft clipping.

    Com essa mod, dá para tirar um som bacana em baixos volumes. Não fica tão com som de pedal como no amp original.

    Esse JTM60 usa EL34 mas por acaso esse que alterei estava com 6L6 (tive que corrigir o bias tb.).

    Abração.

    Fernando Bello
    Veterano
    # set/05
    · votar


    b0fh

    Nada a ver com o tópico, mas, porque em ingreis meu fio? =)

    Sandro Carvalho
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hmmm ...
    vou correndo aí na sua casa pra vc fazer essa mod no meu JTM, Augusto !

    sergioguitar
    Veterano
    # set/05
    · votar


    fabio_gravata
    Vc naum gosta desse pedal??Eu sempre quis testar um...Abs.

    b0fh
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Fernando Bello

    é em ingreis pros meus 'colaboradores' lá do ax84.com poderem ler, entender, dar uns pitacos, sugestões, help...

    nois aqui no brazil somos muito poucos ainda... um dia a gente chega lá :)

    []s

    Metal Fuzz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    b0fh
    Lamentavel...
    Faz em português tbm!!!
    Pô! eu leio em Ingles... mas ai me aparece uma porradada de texto, desisto na hora!
    E creio q não seja apenas eu assim... ai cumé q vai crescer???
    desculpa qq coisa... mas!

    Fernando Bello
    Veterano
    # set/05
    · votar


    b0fh

    Ah, mas os gringos tem muito site já, nóis num tem quase nada...
    Faz então uma versão em tupi pra nóis =D, abraço.

    fabio_gravata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    sergioguitar

    cara, o pedal não é ruim, mas acho o drive dele muito achatado.
    tô a fim de pegar um barber direct drive que dizem ser o melhor pedal de over drive que existe.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Galera,

    Passaram aqui na oficina mais alguns amps Marshall da série JTM "moderna" digamos assim (tá de fora o dinossauro 45).

    Pude então resumir alguns detalhes que contribuem para as "ressalvas" destes modelos:

    1) Dimensionamento da fonte: O JTM30 tem um trafo de força de capacidade aquém do desejado, e passa da temperatura tolerável em pouco tempo com somente o repouso. Imagina tocando por 2 horas ? Não rola, tem que trocar, infelizmente. Usar desta forma reduz a confiabilidade à médio/longo prazo e uma hora ele vai parar. A filtragem é mediana para um amp de 30 watts.

    O JTM60 tem bom transformador, aguenta na boa, mas podia ter mais filtragem (acreditem...50 uf), o que permitiria um pouco mais de potência (medi 50 watts RMS) e definição nos graves. Mas de qualquer forma pode-se tocar seguramente por horas com ele.

    2) Refrigreção das válvulas - Mal resolvida nos dois casos, não foi prevista uma circulação de ar quente no combo. O resultado é que o interior do amp se torna uma estufa com o ar quente que é empurrado pelas válvulas.

    3) Construção - Ok nos dois casos. Bem feito, cara de Marshall mesmo, imponentes e sérios.

    4) Transformador de saída - Ok nos dois casos. Só lamento que o JTM30 tenha 30 watts com 2 x 6L6, de onde esperamos geralmente 50/60 watts. Para quem vai trocar o trafo de força, de repente já vale à pena mudar o de saída também para aumentar a potência.

    5) Componentes e montagem - Fora a triste (mas quase obrigatória no mercado atual) opção de soquete direto na PCI, a montagem é bacana, pci de fibra, circuito (bem) impresso e cabeamento interno blindado, tudo ok. Só lamento a opção de mts fabricantes de usarem resistores de 1/8 e 1/4W em posições estratégicas do amp (carga de placa das válvulas de pré, e já vi isso no Fender HRD tb.) Em um dos JTM60, um resistor desses estava aberto, e o som apresentava uma distoção alta em médios e agudos acima da metade do volume (olha o trabalhão que deu para descobrir que era isso !@#$%).

    6) Falantes - Bons Celestion Heritage, com peso compatível com o esperado.

    7) MODS !!!! - Heeee a parte mais legal ! No JTM30 só temos a opção de inserir uma chave que desabilita o equalizador, de forma à tornar a resposta do amplificador "plana", ideal para quem quer ligar seu POD ou outro pré na entrada RETURN do amp. É..acreditem...o return deste amp ainda segue para o equalizador, coisa errada ao meu ver...Uma outra utilidade de desligar o equalizador é obter um timbre mais grosseiro e presente (bastante médios) do amp, e a possibilidade de saturar o canal limpo também (opção interessante, já que seria saturação só de válvulas - o canal drive usa diodos que infelizmente não podem ser retirados.) No JTM30 tb podemos instalar um útil...ajuste de bias ! É, acreditem, ele é fixo (e geralmente tá bem alto, o que contrinui ainda mais para o bicho esquentar conforme ítem 1...).

    Já o JTM60 tem ajuste de bias, e pode ter a chave que desliga os equalizadores (ele tem 2, um por canal, e cada canal pode ter sua chave) e pode ter tb uma chave que desliga os diodos de clipping do canal drive, remetendo o resultado à algo mais "anos 70" em termos de distorção. Na verdade, quem coloca a chave praticamente não usa mais o amp na forma original (com os diodos, anos 80).

    Acho que acabou. Se eu lembrar de algo edito o tópico, ok ? Espero ajudar à quem tem ou pensa em ter um JTM !

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    hmm, interessante.

    Fritz_mkvl
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    AugustoPedrone
    Você recomenda algum profissional em São Paulo para fazer essas modificações?

    marcelogatinho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    AugustoPedrone

    muito bom Pedrone!
    valeu pelas informaçoes e dicas .....

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    AugustoPedrone

    destrinchou os bichos hein?
    ótimas observações e sugestões...estou juntando aquela grana pra conversarmos de uma forma mais séria!!
    abrax!

    André GuitarMan
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    AugustoPedrone

    Interessante isso cara...
    Me lembrei que esses dias estava coneversando com o cara que fez o meu ampli (seu Nelson) e ele tava falando de um guitarrista daqui da cidade que tem um JTM60 2x12 (alias, esse cara é mto ignorante! Alem do ampli fudido, tem uma Wolfgang, um pedalboard só com pedais lendarios tipo Pro co Rat, Big Muff, GT-2, MXRs.. td original!).

    Certo dia, esse cara levou o JTM dele para o Seu Nelson fazer uma manutenção. Ele batia no peito e falava que so comprava equipo de marca e blá blá blá blá blá. O Seu Nelson tinha acabado de terminar um ampli e o cara viu e quis testar... depois de testar, ele perguntou se não tinha como fazer uma modificação para deixar o drive do JTM igual ao do ampli do Seu Nelson, heheheheheheh.... dai me veio essa questão de retirar os diodos, q resolveriam o desejo dele....

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Jim Marshall, que coisa feia....... não foi capaz de fazer um trafo de saída mais "oversized" pros JTM

    Mas enfim, fez e faz sucesso............. :D

    Fabio Gravata 2
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    ZakkWyldeEMG

    o véio marshall não bota a mão na massa faz tempo.
    só fica no marketing.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    AugustoPedrone

    show, augusto.
    as usual

    fjlgomes
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Oi pessoal, esse é o meu primeiro post, e gostaria de dizer que no próximo mês (maio/2012) estarei enviando o meu JTM60 612 para o Pedrone dar aquele trato. Gostaria de agradece-los, pois este fórum contribuiu para a tomada de decisão, que foi comprar este amp. Em breve postarei minhas considerações deste amp e como ele tem reagido com o set de pedais que uso (Ibanez TS808HW, Barber Direct Drive, Sweet Sound Mojo Vibe, MJM London Fuzz, Fulltone Octafuzz, Xotic BB Preamp, Ibanez TS808 True vintage e true bypass pelo AnalogMan, ProCo Rat de 1986 black face, Vox Wah V847 USA com retrofit da Fox Rox, Delay EHX Deluxe Memory Man, Analogman Mini Chorus, Wampler Plextortion e Phase 90 block de 1977).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Considerações sobre o Marshall JTM-60