Autor |
Mensagem |
cibonato Veterano |
# set/05
Senhores, há umas semanas atrás mandei um e-mail para o forum pergunta sobre quais tipos de madeiras poderiam ser usadas num cabeçote. De todas as opções dadas me lembro de umas que falavam sobre MDF, acontece que estive verificando o preço de placas de MDF e é bem salgado (uma placa com 2,80m x 1,80m custa uns R$ 120,00)..
Olhei também outro tipo de madeira, pinheiro e álamo, e as placas destas madeiras é bem mais barato (cerca de 30-40% do preço das placas de MDF).
Por tanto, alguém tem alguma referência sobre essas duas madeiras, quanto a sua aplicação na construção de um cabeçote?
Até mais,
Miguel D.
|
gauchito Veterano |
# set/05
· votar
cibonato
MDF????????o cara que te indicou MDF realmente te odeia...cara, faz de compensado naval...eh o melhor...leve e resistente...e ainda por cima de tudo, não absorve umidade...o mdf se pegar umidade, se esmigalha ki nem papel (mas mdf eh um papel...)
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# set/05
· votar
cibonato
Compensado naval de 15mm para o cabeçote e 20mm para a caixa. MDF é pesado demais.
gauchito
Cara, acho que vc está confundindo MDF com Aglomerado!
Abç
|
|
# set/05
· votar
cibonato
Se vc puder usar chapa de pinho maciço (15 ou 20mm) também rola.
Abç
|
bulldog Veterano |
# set/05
· votar
uma placa com 2,80m x 1,80m custa uns R$ 120,00)..
Pô, não precisa comprar uma placa. Qualquer marcenaria (pelo menos aqui) vende retalhos de compensado que sobram dos cortes deles. Vale a pena dar uma procurada.
|
bulldog Veterano |
# set/05
· votar
Isso pra fazer um cabeçote. Se for fazer uma caixa 4 x 12 também, eu acho que não vai achar um retalho grande o suficiente.
|
Michael Vlcek Veterano |
# set/05
· votar
compensado náutico, com certeza
aqui no rio, gastei apenas 90 paus com madeira (cabeçote E caixa).
pelo visto, a coisa tá bem salgada aí no sul, hein
|
cibonato Veterano |
# set/05
· votar
bulldog
uma placa com 2,80m x 1,80m custa uns R$ 120,00)..
Pô, não precisa comprar uma placa. Qualquer marcenaria (pelo menos aqui) vende retalhos de compensado que sobram dos cortes deles. Vale a pena dar uma procurada.
Uma placa dessa equivale (segundo o pessoal da Bricolage - o Carrefour da construção) a 4 cortes. Eles vendem também por metro quadrado, mas ficava mais caro... Uns R$ 40,00 o metro quadrado.
gauchito
MDF????????o cara que te indicou MDF realmente te odeia...cara, faz de compensado naval...eh o melhor...leve e resistente...e ainda por cima de tudo, não absorve umidade...o mdf se pegar umidade, se esmigalha ki nem papel (mas mdf eh um papel...)
Extranho, recebi excelentes indicações sobre MDF, o que não me convenceu muito foi o preço.
Mauricio Luiz Bertola
Se vc puder usar chapa de pinho maciço (15 ou 20mm) também rola.
Pensei usar pinho maciço de 18mm.
Todos
Quantos metros vocês gastaram? O que estou montando é um JCM 800 modelo 2204.
Até mais,
Miguel D.
|
|
# set/05
· votar
cibonato
Pode usar sim, desde que a chapa dê para ser cortada nas dimensões que o cabeçote exige. Sugiro também que vc faça o acabamento com seladora e cêra incolor (para um acabamento mais "madeira antiga"), ou seladora e verniz de poliuretano monocompenente(spray), para algo mais brilhante, tal como nos cabeçotes Mesa Boogie MK1.
Quanto a quantidade de madeira para a caixa, bem, tire as dimensões da mesma e de suas partes em separado e vá a uma boa madeireira e peça para eles cortarem o compensado naval 20mm já nas dimensões das partes.
É assim que faço quando construo caixas.
Abç
|
rafael parra Veterano |
# set/05
· votar
pra fazer uma caixa de baixo o q vcs recomendam: 18mm ou 20mm? e compensado virola é bom pra essa aplicação??
|
DoctorX Veterano |
# set/05
· votar
FIZ O MEU COM COMPENSADO DE 15 MM
MDF REALMENTE E MUITO PESADO
gauchito
ESSA DO MDF ESFARELAR VC TA CONFUNDINDO
MDF E USADO EM ARMARIO EMBUTIDO DE COZINHA!
O PAIA DO MDF E O PRECO E O PESO!
|
cavaleirolouco Veterano |
# jun/06
· votar
foi mal por reanimar o tópico, mas com uma folha de compensado naval da para fazer uma 2x12".. já peguei o projeto para fazer, e o corvin deve ser colocado antes ou depois da montagem? devo pregar as madeiras com cola ou grampo? obrigado
|
marcelogatinho Veterano |
# jun/06
· votar
mas com uma folha de compensado naval da para fazer uma 2x12"..
compensado naval sim, qual espessura vc pegou?
e o corvin deve ser colocado antes ou depois da montagem?
ai ve vc oq fazer!
devo pregar as madeiras com cola ou grampo?
se fosse eu colocaria uns sarrafos por dentro e prendia com parafusos, pois o compensado com grampos direto nele é perigo solta tudo com o tempo.
boa sorte!
|
sergioguitar Veterano |
# jun/06
· votar
Estava pensando em fazer uma caixa 2x12...Vou fazer com as medidas da Marshall JCM900 1936...Mas vi um projeto aqui
http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 32&Itemid=27
e achei bem bacana, queria fazer com os materiais originais da Marshall, alguém sabe onde posso encontrar alças, tolex, cantoneiras, etc originais da Marshall???
Abraços!!
|
sergioguitar Veterano |
# jun/06
· votar
Ah!!Só relembrando....Para a caixa, o comprensado naval deve ser de 20 mm né???Vou tentar encontrar aqui na minha cidade!
|
Led_Zeppelin Veterano |
# jun/06
· votar
sergioguitar
alguém sabe onde posso encontrar alças, tolex, cantoneiras, etc originais da Marshall???
Alça Marshall é dessas comuns, pretas que tem por aí. Cantoneiras eu também não acho nas minha cidade mas em São Paulo eu acho que é bem comum. É cantoneira comum, de plástico, usada em várias marcas como Meteoro, por exemplo. A vantagem de Marshall (ou desvantagem) é que eles usam componentes cosméticos bem comuns (pra não dizer vagabundos) de plástico.
Revestimento, tem em lojas que vendem tecidos, confecções, mas confesso que aqui eu não achei ainda um courvin que seja igual ao Marshall. Só parecido.
Para a caixa, o comprensado naval deve ser de 20 mm né???
Melhor que seja de 20 mm.
Mas já li por aí que pode usar de 18 mm
|
carlos adolphs Veterano
|
# jun/06
· votar
cibonato
Buenas!Para cabeçote - retalhos de MDF -Para Caixas e Combos - Compensado Naval 20mm.Não use pregos, só parafusos ou caixilhos com cola amarela.Tolex vc acha em lojas de artigos para estofadores(tem na lista telefônica)assim como o debrum(acabamento em torno do painel da caixa).Virola jamais!Além de não ter boa densidade, cupim adora, assim como o pinho ou pinus.Rodízios e cantoneiras vc acha em loja de material para marcenaria.MDF resiste bastante à agua, tanto que é usado em fabricação de cozinhas.O aglomerado é que não resiste.Um abraço!
|