Meu primeiro valvulado, me ajudem com algumas dúvidas...

    Autor Mensagem
    GUGALOO
    Veterano
    # set/05


    Consegui comprar meu laney vc30. Muito tesão, porém ficam algumas dúvidas...

    1° como devo ligar e desligar corretamente pra não estragar as valvulas??? Não sei se faço certo, p/ ligar ligo no on, deixo esquentar um pouco e aí ligo o stand by. Para desligar, deligo 1° no on/off, deixo uns 10 a 15 min e depois desligo o stand by. Isso é correto???

    2° Quando ele ta ligado, quando eu mexo um pouco ele de posição ou levanto, algum movimento q faço nele ligado, ele dá umas pipocadas, não sei se é por causa das valvulas e tal, mas sempre faz uns barulhinhos estranhos. É normal isso???

    3° Um pouco de chiado, não sei se é do amplificador, ou essa eletrecidade horrível nossa. O meu fender fazia tbm, mas bem menos. O q eu poderia fazer ou usar para acabor ou diminuir isso???

    Agradeço a ajuda de vcs desde já, pois sei q aqui no fórum tem muitos feras no assunto.

    Valeu!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    1° correto
    2° Isso deve ser o reverb de mola
    3° Valvulaco chia mesmo, mas o aterramento (a falta dele) contribui muito, use um filtro-de-linha de boa qualidade.
    Abç

    GUGALOO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu bertola, sabia q vc seria um dos q iria me ajudar. Abraço.

    GUGALOO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Vc sabe me dizer qual foot ele aceita além do próprio??? Tentei um da fender mas não deu, e eu queria muito um foot pra usar. Na musicware tem por R$ 108,00 + frete, mas queria um mais baratinho. Valeu.

    amico
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    o q acontece se não ligar o stand by, não sai som?
    e pq tem que desligar o on/off primeiro e depois o stand by?

    é que eu to pensando em comprar um. :)

    GUGALOO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    amico

    se não ligar o stand by não sai o som.

    pelo q me ensinaram, o stand by vai esfriando aos poucos as válvulas.

    Compre q vc não vai se arrepender..
    Se alguma coisa não condiz com a verdade, Bertola, corrija-me.

    Abraços.

    kelson
    Veterano
    # set/05
    · votar


    GUGALOO
    a chave stand-by.. na maioria dos casos corta apenas a alta tensao ki vai para a placa das valvulas deixando apenas o filamento recebendo os 6.3v...(corrijame se estiver errado! haha)
    dai na hora de desligar se vc apertar o stand by.. o ampli ainda estará kente.. dai se vc desligar o power.. desligará tanto o stand by como a voltagem ki vai pros filamentos.. disliga tudo.. dai esfria =)
    o stand by vai eh eskentar as valvulas pra ajuda-las na hora de funcionamento a transmitirem melhor os eletrons eu axo..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    GUGALOO
    Difícil de dizer, pois os circuitos de acionamento dos foots diferem, é preciso testar.
    Trate bem de seu amp, pois o timbre valvulado é o que há. Na prática bastará um "set" mínimo de pedais para que vc tenha um som muito bom, mas lembre-se de que, além do amp, sua guitarra deve estar muito bem regulada, com cordas sempre novas, limpa, e com cabos de boa qualidade. E tudo isso organizado.
    Abç

    bulldog
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Para desligar, deligo 1° no on/off, deixo uns 10 a 15 min e depois desligo o stand by. Isso é correto???
    O Bertola disse que está correto e quem sou eu pra duvidar ;)
    Mas eu costumo baixar PDFs de manuais de amps pra dar uma olhada e li num deles pra colocar primeiro em stand by e depois desliga. Não seria esse processo realmente o mais lógico???????

    GUGALOO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Isso eu sei, minha guitar ta sempre bem reguladinha, inclusive, quando aumentei um pouco o volume do ampli em casa, pra dar uma testada melhor, parecia q as ciaxas iam explodir quando tocava a corda E um pouco mais forte. Fiquei desesperado, ja tinha achado q tava todo arrebentado o falante e tal. Mas daí eu abaixei um pouco o captador da ponte aí ja não fez mais.

    Quanto ao meu set, espero completar, ou pelo menos deixar bem legal após o feriado, meus pais vão à Foz do Iguaçú, e ja fiz uma "pequena" lista de encomenda pra ele.

    Inclusive se quiser dar uma opinião sobre q tipos de pedais comprar, será bem vinda. Pena q lá não tem muitas marcas, mais boss e behringer, mas vamos ver.

    king_arthur
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    1° como devo ligar e desligar corretamente pra não estragar as valvulas??? Não sei se faço certo, p/ ligar ligo no on, deixo esquentar um pouco e aí ligo o stand by. Para desligar, deligo 1° no on/off, deixo uns 10 a 15 min e depois desligo o stand by. Isso é correto???

    tem certeza que isso tá certo cara?
    pq eu ja toquei num ampli num estudio que nao funcionava dessa forma.. tipo, o stand by era tipo um bypass, quando tu ligava ele nao saia som nenhum, creio q porque ele dexava soh os filamentos das valvulas ligados e tal... quando desligava o stand by, aí o ampli voltava a falar..

    e, se esse ampli for como o que eu toquei, nao tem sentido desligar o stand by depois de desligar o on/off, pq esse ultimo desliga tudo mesmo

    acho uma boa ler o manual do ampli

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # set/05
    · votar


    pra mim standy by tem dexa ligado pra eskenta as valvulas........num manjo de valvulados.....

    GUGALOO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É agora a dúvida está no ar.

    king_arthur
    acho uma boa ler o manual do ampli

    Eu não tenho.

    bulldog
    Veterano
    # set/05
    · votar


    GUGALOO
    Laney? Deve ter manual no site pra baixar mas o manual da Laney é bem tosquinho. Já tive um Laney LC 15.

    Tem manual sim. É só ir em SUPPORT

    http://www.laney.co.uk/site.htm

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    king_arthur
    Tenho certeza, liga-se o "on" 1° e o "stand by" depois (a marcação dele é O e 1 - coloca-se no 1) - Padrão Marshall.
    Alguns Gianninis antigos eram ao contrário (não sei porque!)
    GUGALOO
    Cara, para um Rock ou Blues básico, vc precisará apenas de um Overdrive (ou Tubescreamer) para "empurrar" o amp para o solo (tanto no canal limpo, quanto no "sujo"). Creio que um bom Wah-wah e um delay já te dará uma grande versatilidade.
    Abç

    GUGALOO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    O q vc acha daquele overdrive do zakk wylde??? No ML tem uns clones pra vender bem baratos. Vale a pena??
    O TS ta bem caro.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    GUGALOO
    Cara, se tiver clone até vale à pena, mas o original é trocar 6 por 1/2 dúzia.
    Dê uma olhada nos sites da LP pedais, da Andyeffects e da Hobbert (marcas de hand mades nacionais).
    Abç

    Michael Vlcek
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Michael Vlcek
    · votar


    sobre o standby
    eu acho q nao faz a menor diferença, na hora de desligar o amp, se antes de fazê-lo vc acionar ou nao o standby.

    a grande diferença está apenas qdo vc LIGA o amp. Deve-se SEMPRE estar com o standby LIGADO antes de se acionar o ON do amp, pq aí vc evita de sobrecarregar as válvulas qdo elas ainda estão frias.

    agora, uma coisa a se considerar no ato de desligar o amp é o seguinte: valvulados possuem grandes capacitores, e se vc desligar o amp sem acionar o standby, vc os descarregará mais rapidamente. por isso eu faço assim.

    mas nao pode esquecer de acionar primeiro o standby qdo for ligar o amp de novo
    ;-)

    falow

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Michael Vlcek
    Desculpe cara, mas o seu raciocínio está equivocado. O Stand by é uma espécie de "portão" da corrente para as válvulas, e o seu objetivo é esse mesmo; se vc acionar o stand by 1°, ao acionar o on, a corrente passará com toda a força para as válvulas, acionando-as diretamente, daí resultando um maior desgaste das mesmas.
    Assim, o procedimento correto é: 1° acionar o on, depois de alguns minutos o stand by. E ao desligá-lo, 1° desliga-se o stand by e depois o on.
    Abç

    ximiapura
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Voces tao falando as mesmas coisas, só que em termos diferentes. Ninguem ta errado é só uma confusão de termos.

    Vamos supor que o amp tenha alavancas e um led que indica o acionamento do power.
    O amp está desligado, frio, parado, congelado, na dele.
    As alavancas estao pra baixo, desligadas.
    Na esquerda a de power (on/off) e na direita a de standby.

    Ligando:
    1. Empurre a alavanca de power pra cima. Com isso voce "ligou" o amp em si. Mas nao permitiu que as altas tensões cheguem nas placas das valvulas.
    2. A alavanca do standby está pra baixo, teoricamente desligada, mas na verdade pra nao confundir a cabeça dos outros, o fabricante coloca ambas na mesma direçao. Sendo assim, pra baixo o standby está ligado (nao sai som do amp, nao há alta tensão).
    3. Ao empurrar a alavanca do stdby pra cima, levando em conta o sentido das alavancas, voce teoricamente estaria "ligando o standby" o que na pratica é o contrario, pois se o som do amp vem das profundezas do inferno com a alavanca pra cima, é pq vc desligou o standby.


    Desligando:
    1. Ao desligar o amp é interessante fazer o processo inverso. Nao porque é obrigatorio ou algo assim, mas como o pessoal falou, é mais por rotina, pra nao acabar deixando o stdby pra cima (desligado) e na proxima vez que ligar o amp, ligar o amp com ele já bombardeando a alta tensão.
    2. Pra desligar o amp, abaixe a alavanca do standby (agora vc está ligando o standby, o som vai sumir aos poucos). Depois de alguns segundos vc ja pode abaixar a alavanca do On/Off e o amp desliga completamente.
    3. É legal deixar o standby agir por um tempinho (uns 30/40s) antes de desligar o on/off, se vc for muito rapido, vai notar que o amp da uma "ressucitada" apos vc desligar o on/off. Isso porque os capacitores estao carregados e jogam um pouco de tensão nas valvulas ao começarem a se descarregar.

    Atila Daniel Orteiro Pereira Pinto
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Cara, eu tenhu um valvulado, mais ele só tem o ON/Off e um " B+ ", esse seria o stand by? Só oque sei é que se o B+ nu tivé ligado ele nu funciona, ele fica ligado mais só sai son se tivé com o B+ ligado. Sempre ligo o on primeiro e depois de un 2minuto ligo o B+. Na ora de edsliga desligo td junto. Ta errado?

    Valeu!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # set/05
    · votar


    exato, cara.

    o Bertola nao entendeu meu post.

    e nao entendeu pq eu uso o conceito de standby exatamente inverso ao dele: Standby ON, no meu amp, quer dizer q ele está acionado - LOGO, nao há corrente B+ nas válvulas.

    já standby OFF, obviamente, é qdo ele deixa de agir e o amp está funcionando normalmente.

    é o oposto do power.
    pra mim é muito mais lógico assim, pq retrata fielmente o q de acontece...

    abração galera

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Michael Vlcek
    Pode ser que tenha havido uma confusão, como o
    ximiapura disse.
    Abraços à todos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu primeiro valvulado, me ajudem com algumas dúvidas...