Tremendão III - Dúvidas de uso

    Autor Mensagem
    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05


    Pessoal comprei a caixa do meteoro falcon para ligar junto com o meu tremendão III. Mas num deu muito certo.
    Quando liguei o ampli, deixei o stand by ligado e toquei. Saiu som. Quando desliguei o stand by, o som ficava todo falhado. Depois liguei o stand by denovo e o som voltou a sair. Mas logo após o ampli desligou. Olhei o fusível e estava queimado. Alguém pode me explicar o que aconteceu e como é o jeito certo de usar o stand by? Será que isso aconteceu pq a impedância do ampli tá em 8ohms e a caixa em 4ohms? Por favor me ajudem... Valeu.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    opa, muita coisa errada aí.

    1 - impossivel sair som com o standby ligado. Com ele LIGADO, apenas os filamentos das válvulas se acendem. Para sair som, ele tem q estar DESLIGADO.

    O fusivel queimado pode ser um monte de coisas, mas nao sei se o fato da impedância estar errada poderia tê-lo queimado.

    o q eu sei é q vc nao deveria ter ligado essa caixa sem alterar antes a impedância do amp pra 4ohms... :-/

    nao liga mais, até casar as impedâncias do amp.

    sobre o jeito certo de usar o standby, é assim:
    sempre q vc for ligar o amp, faça-o com o standby no ON (ligado, acionado). Deixe-o assim por 1min ou 2 antes de desligar o standby e começar a tocar.
    a explicação é q assim vc aumenta a vida util das válvulas pois evita q elas comecem a trabalhar ainda frias. Ou algo parecido com isso.

    pra desligar o amp, nao precisa colocar em standby. Desligue normalmente e depois q descarregar os capacitores, aí sim pode colocar em standby se quiser...

    ah, e nunca desligue e ligue o amp rapidamente. faz um mal terrível às suas válvulas.

    falow!

    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Michael Vlcek

    Valeu pelas dicas.
    Aconteceu o seguinte com o stad by. Antes de ligar o ampli eu coloquei o stand by no ON. Quando eu liguei, esperei um pouco e liguei a guita. Toquei e saiu som. Logo após, mudei o stand by para OFF ai parou de sair (ficou falhado, só saia alguns barulhos). Vc acha que o botão está invertido? Ou então eu deixo o stand by no off quando ligar e depois mudo para o on?

    Eu sei que quando mudei de OFF para ON, as válvulas puxaram mais energia. Depois o HUMM que estava baixinho aumentou e de repente o ampli desligou. Ai quando olhei vi que o fusível estava queimado...

    Se tiver alguma iédia do que aconteceu....
    Valeu

    steka
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Gustavo Areias1, cara não faça mais isso de ligar a caixa de 4Ohms no amp de 8Omhs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Gustavo Areias1, cara não faça mais isso de ligar a caixa de 4Ohms no amp de 8Omhs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(2)

    Sem dúvidas que o som sai falhado!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    po, muito estranho esse relato aí do standby.
    tem alguma coisa errada, for sure.
    :-(

    leva num técnico cara...
    alguém q construa valvulados na sua cidade é a boa, sao honestos na maioria das vezes..
    falow

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    alguém q construa valvulados na sua cidade é a boa, sao honestos na maioria das vezes..
    Gustavo Areias1
    De onde vc é?

    Tuco_Hendrix
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    To achando que o Gustavo ta confundindo o Stand by com o B+ .......o certo é ligar a energia do ampli " stand by" e depois o B+ .....ai sim .......sem ligar o B+ o som fica falhado mesmo .......

    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tuco_Hendrix
    Kra eu tb to achando que eu confundi stand by com B+... Hj a noite vou dar uma olhada lá em casa... Valeu pela dica.


    baruch_kata
    Moro em Itaquaquecetuba... Tenho um colega que mexe com amplis valvulados, vou falar com ele.

    A mais uma dúvida pessoal. Como a minha caixa é de 4ohms e os falantes são de 8ohms (ligados em paralelo dá 4). Posso ligar um falante em cada saída da caixa, certo (terei 8ohms em cada uma)? Ai a pergunta... Se eu ligar a saída 1 em um canal e a saída 2 em outro canal, vai funcionar? Porque terei 8 ohms em cada saída e estaria funcionando como se estivesse ligado em duas caixas.

    Guilherme Ghelfi
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Michael Vlcek
    Como assim?? Quer dizer que eu ligo o Stand By pos 1 ou 2 minutos ai ligo o Power w desligo o Stand by???

    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Tuco_Hendrix

    Acho que eu entendi. Devo ligar o amplificador (no botão power) que é o próprio stand by, certo? Deixo o B+ desligado. Depois de 1 ou 2 minutos ligo o B+. Depois na hora de desligar desligo o B+ e o botão do power, certo?

    baruch_kata
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Gustavo Areias1
    Moro em Itaquaquecetuba... Tenho um colega que mexe com amplis valvulados, vou falar com ele.
    Se não resolver com seu amigo, fala comigo estou em Guarulhos, mas vou sempre para itaquá, posso dar uma ajuda.

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Gustavo Areias1
    cara, q lambança!
    eheh

    teu amp deve ter um botao de power e um de standby. q eu saiba, b+ nao tem botão algum.
    o q eu disse e vou repetir é bem simples, saca só:

    1 - Com o botao de standby no ON (ligado), ligue o power.
    O cabeçote vai acender apenas os filamentos das válvulas, uma vez q o ampli estará em modo standby.

    2 - Após 1 ou 2 minutos, desligue o botão de standby, passando-o para OFF. Nesse momento, o som deverá começar a sair.

    Para desligar:

    3 - Basta desligar o power, sem mexer (acionar) o standby. Fazemos isto para que os capacitores se desgarreguem por completo.

    4 - Quando for religar o amp, não esqueça de colocar o botão do standby em ON (ligado) ANTES de ligar o power.

    falow!

    Michael Vlcek
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    outras considerações:

    1 - uma boa maneira de nao se confundir com standby em ON ou OFF é observar a lâmpada-piloto que tem ao lado da chave. SEMPRE q ela estiver acesa, é pq o standby está acionado, logo não sairá som algum do amp.
    Decorando pra qual lado do botão a luz acende, vc nunca se confundirá.

    2 - Se vc for desligar o amp mas pretende religá-lo em um período de até meia hora depois, a boa é não desligá-lo. Apenas acione o standby. Com isso, qdo vc voltar pra tocar, o timbre das vávlulas continurará quente e o melhor possível.

    falow!

    boleterodectba
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    acho que o pessoal não conheçe os tremendão... eu tenho 2 então ai vai.
    na parte traseira do TIII nós teremos 2 botões de liga desliga, o primeiro fica al lado bo botão de voltagem 110/220 e o segundo fica ao lado do botão de fase.
    =ligue o primeiro botão que fica ao lado da voltagem, espere uns 3 minutos para esquentar "não sairá som".
    =ligue o segundo botão que fica ao lado da fase, após ligar este vc ja pode tocar e mande brasa, depois disso não se desliga mais nada, os 2 permanecem ligados
    =para desligar o ampli faça o inverso disso
    talvez teu ampli precise revisão antes de ficar tocando por ai.

    DAVI SOBRAL
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    A melhor coisa a ser feita na chave de fase é rancar o capacitor de .047 dela... ééé... , desativar essa merda de fase que só serve pra dar choke nos outros

    gaiamum
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eu sei que esse assunto não tem nada a ver com essa seção mas não encontrei outra melhor mas se poderem me ajudar comprei duas caixas yangs yc-2900 alguem poderia me dar alguma informação sobre elas e me dizer se elas prestam... Valeu

    b0fh
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Michael Vlcek

    os gianini são assim mesmo... o esquema do standby deles é meia-boca, quando vc põe em standby ainda sobra uns cento e poucos volts nas placas das válvulas, e se você tocar alguma coisa com o master/gain aberto sai som sim... um som todo zuado e pipocado hehehehe. é normal.

    pra entender o porque, basta olhar o esquema desse amp ai (t-3) e ver como é feito o standby dele.

    cheers

    Tarugas
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Olá a todos, por acaso alguém aí me responde qual o impedância de saída "original" do TREMENDÃO III? Já lí por aí que os trafos Willkasom possuem três fios(verde, amarelo e preto) e dependendo da maneira como estes se conectam aos jacks, proporcionam impedâncias diferentes... A dica que quero é, na hipótese de nenhum "sabidinho" ter alterado o ampli, como deve estar essa ligação? Meus quatro falantes estão conectados de maneira a dar 8 Omhs, portanto, preciso deixar meu ampli com essa impedância, para que haja o casamento, certo?
    Obrigado desde já.

    marcelogatinho
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tarugas

    da uma garimpada no forum q muito se falou sobre isso, ou entaum espere algum entendido do caso chegar!

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tarugas
    Seguinte:
    Abre o amp e vê qual fio tá ligado no jack de saída.
    preto é o terra
    verde é 4 ohms
    amarelo é 8 ohms

    cara não faça mais isso de ligar a caixa de 4Ohms no amp de 8Omhs!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que eu saiba não dá problema não. Só vai mudar o som e/ou a potência. O contrário sim dá problema, ou seja, ligar um amp de 4 ohms numa caixa com 8 ohms.
    De qualquer forma meus conhecimentos de valvulados são só "internéticos" e não práticos. Cadê os "crânios" (Bofh, Adolphs, Bertola e cia.) do fórum pra confirmar essas coisas???

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tarugas
    marcelogatinho
    Led_Zeppelin
    Ô Led , Crânio era o cientista dos Thunderbirds(só pra quem tem mais de 40).A melhor maneira de saber se a solda foi mexida, na saída, é verificar se a mesma está pintada de vermelho(a Giannini fazia isso para ver se alguem mexeu na dita).O TIII saía de fábrica com 8 ohms (Half stack).O melhor é ver se o trafo é o original pintado de preto,Wilkasson 4012.Se for, difícilmente alguém mexeu.O AG 4012, para as versões TI e TII tinha no fio verde , 4 ohms e no amarelo 8 ohms.Apesar de manter o mesmo nº, no TIII o verde é 8 ohms e o amarelo 16 ohms.É isso.Um abraço!

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    O AG 4012, para as versões TI e TII tinha no fio verde , 4 ohms e no amarelo 8 ohms.Apesar de manter o mesmo nº, no TIII o verde é 8 ohms e o amarelo 16 ohms.É isso.Um abraço!

    Putz!, Sendo assim o meu T III só funciona em 8 ou 16 Ohms e não possui a opção 4 Ohms, caso o trafo seja o tal AG 4012...

    wiskeria
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Já segundo as minhas fontes o T3 tem saida original 4 ohms... Confusão danada estas impedâncias do tremendão 3.

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Já segundo as minhas fontes o T3 tem saida original 4 ohms... Confusão danada estas impedâncias do tremendão 3.

    Certo, mas supondo que não haja comprovação "visual", do tipo: os fios são em mesmo número, têm a mesma cor, mas internamente funcionam diferente, o cara tem de ser "vidente" para ter certeza, ou dá pra fazer algo utilizando um "Ohmímetro" por exemplo?

    Sprakudenu
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Tarugas

    Eu tenho as mesmas dúvidas com o meu TS3 com trafos de Super Thunder Sound.

    Como saber a saída correta desses fios se não der prá confiar nas cores?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tremendão III - Dúvidas de uso