Help! True Reverber I 1967 (Macaco velho e outros!)

Autor Mensagem
Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone
Acabei de medir
No pino 3 encontrei 540v
no pino 4 encontrei 538v
tudo com volume zerado no pré
logo na ponta dos diodos antes dos eletrolíticos achei 540v
abraço e valeu pela ajuda.

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


E a tensão do filamento, tá ok ? Meça nos pinos 5 e 9 de qualquer das válvulas de pré na escala de AC.

Tá difícil esse hein ?

Vem cá....existe um capacitor entre as placas da inversora ? Verifique se está bom...qq fuga neste (se existir) faz o som sumir.

b0fh
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone

hehe excelente lembrança... maldito capacitor, mas tem amp que não vive sem ele.

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
pegue o esquema do Valiant (tem no audiolist e no valvulados brasil) a fonte com dois diodos eh igual a do valiant, no valiant as tensoes sao mais baixa entao so tem um capacitor de filtro, apenas desenhe dois caps em serie. O trafo de forca do true eh para 110v, ligando em 127 vai dar cerca de 540v mesmo, esta certo, eh alto mas funciona. O meu true funcionou assim por muito tempo ate que um dia reenrolei o trafo. teste tudo ligado direto como o bofh falou, mas neste caso do sinal nao passar pela valvula de recover do reverb de atencao a um resistor de 3M3 que existe no caminho do sinal (geralmente em paralelo com um cap de 150pf) provavelmente tera que diminuir o valor para menor que 470k.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Olá gente, valeu mesmo pelas dicas! vou conferir o capacitor da inversora...
qto aos filamentos eu coloquei quatro resistores de 0,22ohm dois a dois em paralelo um em cada lado dos filamentos pra diminuir a voltagem (tava em 7,2 volts!!!) agora dá 6.3 cravado...
oldmonkey
Boa lembrança do Valiant! valeu, vou pegar, conferir e refazer idêntico mas com os caps em série pra ver se funciona...
esse resistor de 3m3 fica aonde? serve pra q?
acabei descobrindo que o trafinho do reverb tá bichado pq é nele que é ligada a fonte pra depois cair na placa da válvula de driver e não encontrei voltagem nenhuma lá....

AugustoPedrone
Valeu, tomei a liberdade de te adicionar no MSN, depois a gente troca uma idéia, ok?

Hoje vou fazer um teste meio "de preguiçoso", vou ligar a etapa de pré do true reverber no tremendão que tá aqui em casa e ver se tá tudo certo, se tiver tudo certo inverto as coisas , quer dizer, boto o pré do tremendão no power do true reverber, se ainda assim continuar dando pau começo a investigar o resto, no meu humilde pensamento acho que não tem nenhum problema de fazer isso, certo?
abraços
Marcos

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Hmmmm, pelo menos no esquema que peguei da audiolist do TR 3 não consta capacitor nennhum entre as placas da inversora... vou conferir no meu e posto...
abraços...

Fernando Bello
Veterano
# ago/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva

Uma coisa que eu fiz num Phelpa, cujo circuito é idêntico a este, foi abrir o trafo e retirar duas ou tres espiras (agora não me lembro quantas) do secundário dos filamentos, pra tensão ficar entre 6 e 6,3V. Assim não fode as válvulas se vc usar em 127V, mesmo que a tensão de alta passar dos 500.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Fernando Bello
Seu método é muito bom, embora mais trabalhoso um pouco, acredito que o meu funcione a contento também... abraço
mas... tem certeza que vc retirou espiras ao invés de adicionar? minha cabeça anda meio embaralhada pra trafos...

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Bom, eu e o grande Augusto Pedrone debugamos todo o power ontem e chegamos à conclusão de que o problema está realmente no trafo de saída... decidi que eu mesmo vou reenrolá-lo baseado no PDF que o Macaco Veio produziu com as especificações do trafo... só uma perguntinha, o primário pode ser enrolado com fio número 28 ao invés de fio número 30? pois nesse fim de mundo o mais fino é o 28. abraços

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Pode sim, mas o enrolamento vai ocupar mais espaço - verifique se vai caber no carretel.

Abração.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Beleza, amanhã vou procurar o fio 30, se não achar vai de 28 mesmo!
Abraço!

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Upa Neguinho na estradaaaaaa (Relembrando a querida pimentinha...)

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Upa pra lá e pra cá!!!! (nossa, ando nostálgico...)

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Bom, vou reenrolar o maldito hoje ou amanhã...
não achei o fio 30 mas achei o 29, é bom que, segundo li em algum lugar, ajuda a suportar as voltagens mais brabas da nossa rede elétrica...
abraços!

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Disse o Pedrone q eu enrolava o trafo em duas horas... comecei à meia noite, agora são 7:23 da manhã e triunfalmente consegui chegar no center tap da alta tensão!!!
hehehehehehee
se isso não funcionar eu pulo de um prédio!
uhahuahuahuahua
abraços aí povo!

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


Rapaz...que isso !!! Qto tempo demora para fazer uma camada ???

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


enrolar trafo de saida na mao, que aventura!

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Bom, não foi exatamente "Na mão", usei uma furadeira makita com acelerador ligada num transformador 220/110 pra cair a força e velocidade pela metade (senão dava mtos trancos)....
mas que foi uma aventura isso foi!!!!!
assim q eu testar o bicho no amp eu posto aqui
abraços
Marcos

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


Funcionou direitinho o trafo!!! OBAAAAAAA QUE SONZEIRA DA PORRA QUE TÁ SAINDO DELE!!!!!!!!
Muito obrigado ao Macaco Veio e ao Pedrone que me ajudaram nessa empreitada, se não fosse por eles eu ia pagar uma fortuninha num trafo novo!!!!!
Abraços a todos!!!

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


bom saber que funcionou legal, nao vamos esquecer do Sr Jose Cambraia, o veinho que gentilmente passou os dados e me explicou sobre este trafo. que sirva de ajuda para muitos.

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


oldmonkey
isso aí, aproveita e passa o telefone dele pra galera pra quando a gente não quiser cortar os dedos loucamente se aventurando com ferramentas pré-históricas e não-especializadas a gente poder comprar uns trafos bons a um bom preço!!!!
abração e mais uma vez valeu!

glaucius
Veterano
# ago/05
· votar


oldmonkey

por falar no AG 4003 hj eu tb enrolei um só q usei fio 29 q eu tinha aqui.......tenho agora q montar o ampli e depois vou enrolar um de acordo com o programa do marcinio para comparar os resultados.

oldmonkey
Marcos Andersen Saraiva

vcs sabem me dizer as medidas externas do clone (ou original) do AG 4003 de vcs?.......eu comprei as chapas de 25mm de perna central mas eu queria saber se a medida externa é a mesma pq ja vi duas chapas de 40mm de perna central com medidas externas diferentes.

Abraços,

AugustoPedrone
Veterano
# ago/05
· votar


glaucius
um de acordo com o programa do marcinio para comparar os resultados

Poderia me passar o link para baixar este programa ? Eu o tinha em meu antigo HD, que deu pau....arrrgh ! Valeu !

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


putz, vou tentar medir e posto aqui, mas não tenho paquímetro então a medida pode não ser exatinha
abraço

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


glaucius
as chapas E deste trafo eh a de padrao normal, ou seja, 25mm tera 12,5 de janela e 12,5 a largura da perna, e assim da pra saber o comprimento total igual a 75mm. a altura interna eh padrao mas da pra ver pela altura do carretel.
a espessura eh que nao precisa ser tao critica e da uma pequena variacao entre 29mm 31mm, depende de quantas chapas conseguir enfiar dentro do carretel.
note que a janela eh pequena, se botar fio mais grosso (tipo o 28) talvez nao deh pra fechar com as chapas depois.
tambem ja vi chapas com medidas fora do padrao (com janelas mais largas).
Marcos Andersen Saraiva
infelismente nao tenho o telefone dele aqui (nao estou em BH) e so seria util pra que mora em BH, mas qualquer um que enrole trafos em qualquer cidade se orientando pelo lay out do PDF poderia enrolar igual, como eu disse numa mensagem la no valvulados brasil o Sr Cambraia me cobrou bem barato, pois este trafo pra quem tem uma Maricota boa (nome da maquina de enrolar) enrola rapidinho e nao tem razao pra custar uma fortuna como anunciam por ai. Foi justamente por essa razao que eu pedi a ele as explicacoes sobre o trafo. pra diminuir os aproveitadores.

Fernando Bello
Veterano
# ago/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
oldmonkey

Uma perguntinha, como fazer esse carretel de papel? E como fixá-lo na hora de enrolar?

glaucius
Veterano
# ago/05
· votar


AugustoPedrone

http://www.813am.qsl.br/teoria/trafos/TrafoAudio_DLL.zip

eu não sei se no arquivo do link acima esta o arquivo q o marcinio tinha corrigido então vou botar o outro link tb.

http://www.813am.qsl.br/teoria/trafos/TrafoAudio.exe


Marcos Andersen Saraiva

nem prescisa ser com paquimetro....pode ser com uma régua mesmo :)


oldmonkey

valeu!!!....é a mesma medida das minhas chapas :)

note que a janela eh pequena, se botar fio mais grosso (tipo o 28) talvez nao deh pra fechar com as chapas depois.

o meu com fio 29 ficou bem justo.....se fosse com fio 28 eu acho q não ia caber na janela.

Fernando Bello

o carretel eu fiz com papelão comum dobrando e colando.......inclusive fiz ele com uma camada dupla para ficar mais reforçado ,e para fixar eu peguei um pedaço de madeira e cortei com as medidas do carretel (usei essa madeira de molde para o papelão tb) e fiz um furo no meio da madeira aí eu prendo essa madeira com o carretel na minha bobinadeira hand made hehehe

abraços

Marcos Andersen Saraiva
Veterano
# ago/05
· votar


oldmonkey

Então cara, qdo tu tiver em BH denovo (espero que logo para eu ir aí conhecê-lo pessoalmente e aprender ainda mais do que aprendi com seus posts aqui no fórum) tu me passa o tel pois sou de Viçosa e vou a bh de vez em quando. Abração!

Fernando Bello

No meu caso eu usei o carretel de plástico que veio dentro do meu 4003 (já tinha sido mexido e tinham feito umas coisas meio bizarras no trafo tipo enrolamento bifilar na alta tensão e espiras de montão de fio grosso na baixa tensão pra completar a janela, serviço de açougueiro total, não me admira que tenha queimado) mas fazer o carretel de papelão é segundo esse esquema que o glaucius falou.

Com fio 29 ficou beeem apertadinho, mas ficou legal!
abraços
Marcos

oldmonkey
Veterano
# ago/05
· votar


Marcos Andersen Saraiva
nao estou em casa (estou muito longe) e portanto nao tenho o tel dele aqui infelismente.

DAVI SOBRAL
Veterano
# ago/05
· votar


fala galera!! problema serio é esse hein!! Marcos, não desanime, problema em valvulado usado é comum... mais quando agente acerta é só comemorar!! cheque as tensões do trafo de força inclusive "a de filamento" na época a tensão da rede costumava ser de 110v ao invés de 127v sendo assim os filamentos podem estar com 7v ou mais... Coloque um sinal "musical" deixe o volume do amp um pouco a mais da metade e ajuste o bias "com o ouvido" ate um ponto que soará sem distorção... "Faça isso, é claro, olhando para as 6l6 para não ultrapaçar demais o valor do bias e em consequencia envermelhando a mesma"... parece até que não uso teoria e calculos para sincronizar o amp, mais já resolvi muitos problemas assim com amps antigos teimosos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Help! True Reverber I 1967 (Macaco velho e outros!)