Vocal gutural, rasgado

    Autor Mensagem
    Rodrigo Arruda
    Veterano
    # mai/05


    Sudações...

    Sou guitarista e vocalista de uma banda de Melodic Death Metal, pra quem não conhece o estilo e se interessar, procure por At the Gates, In Flames, Dark Tranquillity e mais comumente Children of Bodom.

    Canto com vocal rasgado e não sinto maiores problemas a não ser uma certa rouquidão. Existe algum tipo de exercício particular ou alguma dica pra aperfeiçoar este tipo de vocal?!?

    Abraços

    HdP
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara, sou vocalista e uma das minhas técnicas preferidas é o gutural, quando eu canto em gutural minha voz não se desgasta, pois eu não uso as pregas vocais e sim uma parada que eu esqueci o nome (foi mal) que fica mais pra cima da garganta. Vlw, espero ter ajudado.

    Cássio Clay Guiot
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    oi!!! cara tenhu muitas duvidas pra falar,,, velho desd criança curtu rock tenhu uma voz ate que boa, consigo cantar baladas do Covardelle, savatage, mas quero Cantar Como Andre Mattos, Edu Falschi, entaum gostaria de Saber se Conseguo estudando tecnica vocal, poderia um dia cantar Heavy Metal Melodico, faço falsetes as vezes assim afinado a voz, sempre fix assim, pow sera que tenhu Xancheakgum dia !!! como flaram, q tem q estudar muito, mas estou ai pra isso>> praciso de injeção de Animo!!!mas enfim quero Cantar Melodico!!!! Abraço pra tdos da aew::: Faloew Irmãos...

    tonypunk
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Rodrigo Arruda
    Meu veio, eu canto gutural e pelo que eu sei, o gutural trás muitos problemas, e os exercicios que eu aprendi foram: dar um grito rasgato(guturalmente) ou tomar bebida quente antes de cantar ou beber água natural, essas são algumas tecnicas para aquecimento da voz.

    kiske IV
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    o que é gutural

    Sharlander
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    HdP
    eu não uso as pregas vocais e sim uma parada que eu esqueci o nome (foi mal) que fica mais pra cima da garganta
    Palato mole... :)

    quebredo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    HdP

    Rodrigo Arruda

    Gutural e Drive pra mim que é quase (eu disse QUASE) a mesma coisa, porém gutural é mais fácil que drive por ser gutural mais fechado, tipo Sepultura certo? se eu num estiver certo que se exploda, até hoje eu achava que sim...rsrsrs; mas enfim, a voz "acima da garganta" é algo próximo a falsete caso seja registro médio agudo, pq usar falsete pra grave é osso, e é claro, junto com o falsete simular a voz "rasgada" que é a que causa os choques entre as pregas vocais que vou comentar mais abaixo.

    No caso de registros graves, há possibilidade de se utilizar de voz normal, mas sempre tendo atenção para não estar sentindo aquele "arrranhar" a garganta, pois é possível faze-lo sem arranhar, vai experimentando até chegar em uma região em que não arranha (principalmente na hora da emoção, costumamos esquecer e "rasgar" a coitada, não faça isso, é importante se disciplinar nesse sentido); a minha preferência é cantar com ar para dentro, fica muuuuuuuuuuuuuuito mais fácil (ás vezes) e lembrando a questão se não está rasgando a garganta, mas somente sentir um "vibrar" das pregas vocais que vao estar se chocando uma com a outra o tempo todo.

    Vamos a explicaçao de um fonoaudiólogo agora. Um fono diria "jamais faça isso", bém, no caso em questão, ninguém aqui vai seguir essa orientação, então fatalmente as pregas vocais serão prejudicadas sim, por que?

    Os choques acontecem naturalmente quando cantamos as vogais "B" "D" "P" "Q" "T"... no caso do drive e gutural, esse choques aconcem o tempo todo.

    Percebam que quem se utiliza desta técnica, não fica oscilando igual um louco de voz, eles entram num tipo de "harmonia" para que aconteçam os choques harmonicamente, trocando em miudos os choques aconteçam que a distancia e encontro entre as pregas sejam a mesma e com a mesma frequência, isso ajuda a não criar mais "calos" na voz que são lesões nas pregas vocais.

    No caso de volcalistas profissionais que tem acompanhamento com fono, professor de canto e otorrino, eles já possuem lesões permanentes e lesões que podem e devem ser tratadas para que ele não fique mudo de uma hora pra outra, como já aconteceu com muitos vocalistas no passado (Axel e o Vocal do Scorpions que eu esqueci o nome que de tanto forçar a voz ficaram mudos).

    Aquecimento e desaquecimento em específico para gutural: não existe!!!! o aquecimento vai ser feito igual ao aquecimento de quem vai cantar normalmente; porém penso que, sendo um vocal que especificamente vai gerar muitos choques entre as pregas vocais, podemos das um pouco mais de ênfase a vocalizes que simulam esses choques como os:

    Bs...bs...bs...bs...bs...bs...bs (fazer isso da seguinte forma, depois de fazer todos os exercícios de aquecimento com o corpo e com a voz; inspirar fundo e soltar em som de Bs)

    Depois Bx e Bz.

    Com asoutras vogais que citei lá em cima tb: "D" "P" "Q" "T"

    Tem vários canais no youtube com professores e fonoaudiólogos que ensinam isso; gostei deste canal:

    http://www.youtube.com/user/Cantartenet#p/u/11/wXw7GoOQcOc


    Para desaquecimento vocal eu utilizo exercícios áfonos (lembrando de nunca forçar nada em exercícios de desaquecimento e prestando atenção em não gerar nenhum tipo de tensão); outro exercício é feito da seguinte forma: Com a cabeça levemente para baixo (quase olhando reto pra frente mas pouco inclinado para baixo), com indicado e polegar (pinça) apanhe o pombo (mais conhecido como gogó) pouco acima dele, sem apertar, mova para esquerda e para direita por 5 vezes a cada 2 ou 3 minutos; isso fará com que a laringe que está levantada volte para o seu lugar natural.

    Tem um outro que é da mesma forma em que você afasta os dedos subindo acima do pombo e encontrando no alto puxa para baixo (como um movimento circular), e repete por 3 vezes a cada 2 ou 3 minutos por umas 10 vezes.

    É isso... desculpe o post gigante...rsrs

    goodhatin
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    quebredo
    Putz, velho, eu li seu post inteiro. Parabéns, resumiu bastante e ajudou mais ainda quem faz este tipo de vocal. Eu canto numa banda que faz covers de Seether/Nirvana, e também toco guitarra.
    Você recomenda mais alguns exercícios para voz? Preciso melhorar meu drive para cantar Seether, o Morgan é foda nisso.

    Obrigado desde já.

    Dexxter Bass
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Acho que a forma melhor de se fazer gutural (sem agredir tanto as cordas vocais) é usar o palato,...além do que a respiração é algo mega importante pra quem faz gutural, tem que ter domínio do diafragma...

    Canto não é minha área, mas procurei ler bastante sobre gutural por curiosidade e vi que, controle do ar e palato são dois pontos focais pra quem quer fazer essa técnica.

    Leo Rio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Eu ja gostei bastante dessa tecnica, mas fudi muito minha voz nessa epoca, pq eu nao tinha acompanhamento algum, agora continuo sem acompanhamento porem parei de abusar dessas tecnicas, pois tenho medo de foder minha garganta. Soh vou começar a utilizar essas tecnicas quando eu tiver pelo menos um professor de canto me ajudando.

    quebredo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    goodhatin

    Ví um vídeo do Seether (voz ao vivo e studio) e o que aconteceu foi:

    Studio: tom C

    Ao vivo: tom D

    Ele sobe um tom porque para fazer gutural é mais fácil em registro mais agudo, dependendo do vocalista, sai até naturalmente (é o meu caso). Mas nem sempre foi assim, inclusive comecei um tratamento com a fono para descobrir o que está causando isso, só está faltando eu passar por um otorrino, pq ele vai descobrir o que é... .

    Uma outra prova de que fazer gutural é mais tranquilo em registro agudo é que o vocal do Seether faz isso no refrao da música, quando o tom da música fica mais agudo para cantar (mesma coisa que o Kurt fazia).

    Eu fazia muito isso aos 15 anos (hoje tenho 24), e me lembro de em alguns ensaios sair cospindo sangue que saia da minha garganta, pois eu aquecia gritando pra deixar a prega vocal bem estressada, o que facilitaria em provocar o efeito gutural na hora de cantar e tirar minha voz de menino.

    Graças a Deus isso nao durou muito e nao foi o suficiente para tirar minha linda voz de menino e me deixar preparar para colocar esses efeitos de forma a nao agredir as minhas pregas vocais.

    Além dos exercícios que recomendei, tem muitos outros e na busca do FCC com nome de aquecimento, vc vai achar muita coisa, por isso dei a dica só do específico para o fim que interessa o gutural.

    Mas além de exercícios, existem outras coisas a se fazer alteração no nosso dia a dia normal, são hábitos que devem ser tomados por quem canta ou utiliza a voz além do normal.

    1º ponto é alimentação e vou ser bem breve:
    Evitar ao máximo: bebida alcoólica, cigarro, café, alimentos ácidos, cítricos, picantes; chocolate e gorduras em geral.

    Alguns dos alimentos que citei afetam a prega vocal diretamente sujando ou "desgastando" (agredindo).
    Outros por causarem secreções que causam um grande desconforto na hora de cantar, pq essa secreção se multiplica quando vamos cantar.

    2º ponto são hábitos errados e hábitos que devemos trazer para o nosso dia a dia:
    Não falar deitado ou com o pescoço em outra posição que não seja uma posição confortável e de preferência reto tanto na horizontal quanto na vertical (claro que vc num vai ficar o dia todo falando igual a um robô), para isso vou passar hábitos que devem ser aplicados ao nosso dia a dia que vai nos ajudar a burlar algumas dificuldades.

    Quando falar ao telefone, não forçar a voz para falar num tom mais baixo, tente falar no seu tom normal (perceba que quando o telefone toca, automáticamente você já se prepara todo para falar da forma como você foi educado ou se educou a falar); mude isso, pois toda a "máquina" vocal faz um esforço danado para se adaptar e se enquadrar para que seja possível fazer isso.

    Evite sussurrar, pigarrear, "raspar" que parece pigarro mas sem arranhar, dentre outras coisas que se eu lembrar vou escrever mais por aqui mesmo.


    Hábitos que devemos trazer para o nosso dia a dia:

    Geralmente não cantamos todos os dias, mas todos os dias devem ser usados como um preparo para o dia que vamos cantar, e todos os dias devemos usar pelo menos 30 minutos para fazer exercícios de aquecimento e ao final do dia, desaquecer a voz, pois falamos o dia todo. Esses exercícios diários para aquecimento podem ser áfonos, ou seja, sem som e no link que passei tem vários exercícios assim; e outros exercícios também com o corpo, que consistem em alongamento (lembrando que são movimentos lentos e de forma a não estressar (tencionar) nada, os movimentos básicos são: pescoço (movimentos circulares lentos 3 vezes para esquerda e 3 para direita), ombros (circulares para frente 5 e para trás 5), braços, costas e pernas.

    O desaquecimento é o exercício que passei no post anterior.


    Um toque: procure experimentar (testar) a voz de peito, cabeça com o gutural de forma a não arranhar a garganta; alternando de voz normal pra gutural, gutural para normal... vai se conhecendo, analisando os limites do seu instrumento.

    Um outro toque: experimente cantar as músicas em tons diferentes, mais agudos ou mais grave de forma a facilitar essa simulação (imitação) de efeito que é o gutural.

    Espero ter acrescentado mais alguma coisa e agradeço a Deus por poder ser usado para ajudar através do FCC. Paz!!!

    quebredo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Dexxter Bass

    É verdade, o problema é que para usar o palato, vai precisar do auxílio de um fono para ele te explicar como usar. Respiraçao, já é com professor de canto.

    Leo Rio
    Com um bom aquecimento com todo o preparo da voz, pode fazer sem medo, porém, sem exagerar.


    Esqueci de colocar uma coisa no post anterior que é com relaçao ao emocional:

    Cantar é totalmente emocional, vc pode ter a melhor voz do mundo, se nao estiver bem emocionalmente, seguro e com uma boa "auto estima vocal" (gostar da própria voz), fatalmente voce vai forçar, querer impressionar ou simplesmente cantar baixinho todo recolhido, ou também vai cantar e derepente a voz falha ( desafina, fica rouca), e aí já era... .

    Outra coisa é prestar atençao em nunca querer sobressair os sons externos, prestar sempre atençao se vc está cantando em um volume normal da sua voz, ou se está forçando para cantar mais alto que os outros instrumentos... isso detona a voz, mande baixar os instrumentos, ou entao, cante com sua voz normal que os demais integrantes talvez vao se tocar...rsrsrs; é isso.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # ago/10 · Editado por: Christhian
    · votar


    quebredo
    Tem um monte de coisas bem erradas na sua postagem. Se algum professor lhe disse isso que você escreveu, eu sugiro que você não só mude de professor, como procure um fonoaudiólogo pra te explicar um pouquinho mais como funciona a voz humana.

    Olha só:
    quando cantamos as vogais "B" "D" "P" "Q" "T"
    BDPQT são CONSOANTES. As vogais são AEIOU. Consoantes não tem nada a ver com gutural. Consoantes são ruídos que deformam o som das vogais para dar inteligibilidade a fala, indiferente do idioma empregado. Algumas consoantes tem presença laríngea, como o Z e o V. As outras, são classificadas de acordo com a sua execução.

    No caso de registros graves, há possibilidade de se utilizar de voz normal
    Gutural não tem nada a ver com drive, nem com voz 'normal'. Gutural tem a ver com registro de voz BASAL, que tem características sub-graves.

    mas somente sentir um "vibrar" das pregas vocais que vao estar se chocando uma com a outra o tempo todo.
    A única coisa que você vai conseguir com cordas vocais se chocando é se engasgar.

    "Aquecimento e desaquecimento"... não se faz da maneira que você citou. A melhor maneira de aquecer a voz já foi falada mais de 1.000X por aqui: Vibrações de língua e lábios, seguidas de vocalizes leves, boca chiusa e outras coisas. É só usar a busca.

    outro exercício é feito da seguinte forma: Com a cabeça levemente para baixo (quase olhando reto pra frente mas pouco inclinado para baixo), com indicado e polegar (pinça) apanhe o pombo (mais conhecido como gogó) pouco acima dele, sem apertar, mova para esquerda e para direita por 5 vezes a cada 2 ou 3 minutos; isso fará com que a laringe que está levantada volte para o seu lugar natural.

    Tem um outro que é da mesma forma em que você afasta os dedos subindo acima do pombo e encontrando no alto puxa para baixo (como um movimento circular), e repete por 3 vezes a cada 2 ou 3 minutos por umas 10 vezes.

    Esqueça isso. Essas massagens são controversas e se mal-realizadas, assim como em qualquer outra parte do corpo, podem causar LESÕES.

    No caso de volcalistas profissionais que tem acompanhamento com fono, professor de canto e otorrino, eles já possuem lesões permanentes e lesões que podem e devem ser tratadas para que ele não fique mudo de uma hora pra outra, como já aconteceu com muitos vocalistas no passado (Axel e o Vocal do Scorpions que eu esqueci o nome que de tanto forçar a voz ficaram mudos).
    Até agora eu não entendi o que você quis dizer com isso. Todo 'vocalista profissional' tem lesão na voz?


    Não é prudente sair recomendando esse tipo de coisa em um fórum aberto, em que qualquer um pode ler, botar em prática e acabar com uma lesão na voz.

    quebredo
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Christhian

    Tem um monte de coisas bem erradas na sua postagem.

    É verdade, com certeza tem, principalmente as que eu faço questão de dizer que são por experiência própria e não as que eu sei por acompanhamento com professor e fono.

    Se algum professor lhe disse isso que você escreveu, eu sugiro que você não só mude de professor, como procure um fonoaudiólogo pra te explicar um pouquinho mais como funciona a voz humana.

    Como disse acima, coisas que falo a respeito de experiência própria, são experiência com a minha voz, mas as outras foram ditas não só por professor mas por uma fono.

    Olha só:
    quando cantamos as vogais "B" "D" "P" "Q" "T"
    BDPQT são CONSOANTES. As vogais são AEIOU.


    É verdade...rsrsrsrs... mas o princípio está correto, só esqueci de mencionar que o exercício deve ser feito em staccato.

    Consoantes não tem nada a ver com gutural. Consoantes são ruídos que deformam o som das vogais para dar inteligibilidade a fala, indiferente do idioma empregado. Algumas consoantes tem presença laríngea, como o Z e o V. As outras, são classificadas de acordo com a sua execução.

    Muito bem explicado, mas como você mesmo disse, num tem nada haver então num vai acrescentar nada no tópico... .

    Gutural não tem nada a ver com drive, nem com voz 'normal'. Gutural tem a ver com registro de voz BASAL, que tem características sub-graves.

    O princípio está correto, porém o termo "BASAL" eu e o Wikipédia não conhecemos, porém, o Google me mostrou bastante material sobre isso, li uma monografia de uma Fonoaudióloga para o seu mestrado, dizendo inclusive que se usa o som basal como forma terapêutica... mas isso Tb num vai ajudar os nossos amigos interessados em fazer um gutural.... mas segue o link da monografia que achei interessante para outros fins.

    http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/tde_arquivos/26/TDE-2007-02-08T123704 Z-357/Publico/DEBORABRUM.pdf

    Mas com relação a "voz normal" que disse, é um termo pessoal para definir o tipo de voz que uso em determinados registros normais para o meu tipo de voz, que por um momento pensei que serviria para outros... mas já vi que num serve... mais vale hoje papel do que experiência pelo jeito... mas vlw a tentativa e intenção né?...hehe

    A única coisa que você vai conseguir com cordas vocais se chocando é se engasgar. [i]
    Num é atoa que quem canta gutural, parece estar engasgado... segue vídeo comprovando...hiouahoiuahoiuah

    http://www.youtube.com/watch?v=0z_YJ_qPd_M

    "Aquecimento e desaquecimento"... não se faz da maneira que você citou.
    Na minha 1ª aula de voz, perguntei ao meu professor: "como faço para desaquecer a voz? Ele respondeu: "isso não existe"... um tempo depois comecei um tratamento com a fono, e na 1ª consulta ela me perguntou: Denis, você desaquece a voz depois de cantar? E Eu respondi que não, pq meu professor disse que isso não existe, mas disse que já havia ouvido falar. Entao ela me passou os exercícios que citei, com muito pé atrás, pois realmente é bom fazer certas coisas com uma fono, um professor ou um profissional habilitado para orientar a forma de como faze-lo, e por isso também procurei ser o mais detalhista possível para explicar.

    A melhor maneira de aquecer a voz já foi falada mais de 1.000X por aqui: Vibrações de língua e lábios, seguidas de vocalizes leves, boca chiusa e outras coisas. É só usar a busca.

    É verdade, já foi falado, e vai continuar sendo falado, não ligo de digitar e ajudar, gosto disso... inclusive, aprendi demais com você mesmo Christian, isso me inspirou a ajudar também.
    Com relação a boca chiusa, aprendi com a fono uma outra forma de se fazer boca chiusa, ela me disse que é boca chiusa de fonoaudiólogo...rsrsrs, é um pouco mais complexo mesmo do que aprendi com meu professor, ainda vou colocar uns vídeos no meu canal do youtube com relação a tudo isso e muito mais.

    Esqueça isso. Essas massagens são controversas e se mal-realizadas, assim como em qualquer outra parte do corpo, podem causar LESÕES.

    É verdade, e como disse acima, descrevi com o máximo de detalhes e com muito pé atrás, pois é de suma importância o acompanhamento de um profissional. Tudo que escrevo e oriento é para atrair mais ainda quem está lendo para um profissional, pois isso vai trazer mais conhecimentos para ele de forma correta e não por fórum, e poderá enriquecer mais ainda o conteúdo do fórum com tudo que está aprendendo.

    Até agora eu não entendi o que você quis dizer com isso. Todo 'vocalista profissional' tem lesão na voz?

    É verdade que nem todos tem, mas os que citei tem sim e são permanentes.

    Não é prudente sair recomendando esse tipo de coisa em um fórum aberto, em que qualquer um pode ler, botar em prática e acabar com uma lesão na voz.

    É verdade, ainda bem que tem você como moderador...rsrsrs... vlw Christian... até que enfim respondeu em alguma coisa que escrevi...rsrsrs... fico feliz de estar participando aqui e ter pessoas como você e tantos outros nos advertindo e orientando para o caminho certo.

    Forte abraço e que Deus abençoe!!!

    TerraSkilll
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Christhian
    BDPQT são CONSOANTES. As vogais são AEIOU. Consoantes não tem nada a ver com gutural. Consoantes são ruídos que deformam o som das vogais para dar inteligibilidade a fala, indiferente do idioma empregado. Algumas consoantes tem presença laríngea, como o Z e o V. As outras, são classificadas de acordo com a sua execução.
    Caro Christhian, têm alguma fonte (livro/site) que explique essa parte que você citou. Antes que pergunte, não vou sair cantando por aí com base nisso (muito menos dando aula). Meu interesse é mais na área da linguística/fonética.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocal gutural, rasgado