O começo. Como?

    Autor Mensagem
    luiz_hbf
    Veterano
    # fev/05


    Olá Pessoal!
    Antes de tratar do assunto que motivou a criação deste tópico, gostaria de fazer um esclarecimento. É bem provável que já exista um tópico desta natureza, contudo, estou com problemas para utilizar a busca. Sempre que tento procurar algo no fórum de canto dá problema na página. Assim, faço, de antemão, um pedido de desculpas caso haja uma tópico como este, é que realmente não teve jeito.

    Agora vamos às minhas dúvidas. Estou postando no fórum de canto justamente porque não canto. Eu explico. Sou instrumentista há uns bons anos, mas não sei absolutamente nada no que se refere à voz. Sou meio desafinadinho (não por falta de percepção), não sei nada de técnica e, principalmente, não tenho confiança na minha voz. Há algum tempo tenho vontade de aprender, lógico que não para me tornar um monstro do vocal, mas apenas para sair da ignorância e, talvez, quem sabe no dia que conseguir aprender, fazer algumas segundas quando toco com alguma banda.

    Dentre as coisas que me encorajam a tentar, está o seguinte: quando converso com alguém que não me conhece, à certa altura do diálogo me perguntam: "o que você faz da vida?", eu respondo: "tenho uma banda". Geralmente retornam uma outra pergunta, "você canta na banda?", eu sempre pergunto o porque da pergunta e sempre me respondem "é que você tem uma voz bonita...". Aí fico pensando: Eu? Voz? Será? (eu lhes disse que não tenho confiança hehehehehe), a única coisa que sei de minha voz é que ela é bastante grave.

    Eis que depois de hesitar alguns anos resolvi pelo menos tentar(se der certo, ótimo, se não der, bom também, fazer o que?) e, finalmente, sem mais enrolação, lhes pergunto: é óbvio que fazer aulas é mais aconselhável, mas não seria possível ter algum resultado (positivo, é claro) por meio de materiais como livros, apostilas, etc? No caso de haver possibilidade, alguém poderia sugerir alguns materiais?

    Certa vez, vi em entrevista no Programa do Jô um livro chamado "Desafinação Vocal". Trata-se de uma obra destinada a instrumentistas que não sabem cantar (é o meu caso). Fiquei interessado, anotei num papel o nome do livro, o do autor e o da editora, mas o perdi. Alguém tem, conhece, aconselha, desaconselha este livro?

    E a última dúvida, pelo menos por enquanto. Acredito que não seja muito difícil danificar o aparelho fonador tentando aprender sem um professor. Como saber quando isso estiver acontecendo e que é a hora de procurar um professor? Se tiver algun tópico aqui que fale sobre isso, algum site, etc, por favor, me digam.

    Por hora é só (como se fossem poucas as dúvidas).
    Aguardo respostas.
    Antes que respondam, obrigado.

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    luiz_hbf
    "é que você tem uma voz bonita...".
    A voz falada eh diferente da voz cantada. Não se impressione qndo te dizem isso, pode ajudar no seu canto como tb não pode. =]

    mas não seria possível ter algum resultado (positivo, é claro) por meio de materiais como livros, apostilas, etc?
    É sim possível, mas vai da força de vontade de cada um e dos cuidados necessários.

    sugerir alguns materiais?
    Exercicios para iniciantes, vc pode encontrar alguns topicos aqui. Vá direto no tópico:Sugestões para o forum [em sticky], lá tem vários links para outros tópicos importantes.
    E aqui mesmo no site do cifra tem uma aula teórica, procure dar uma lida lá.
    Conhece Lyba Serra? Aproveite e compre a revista com as aulas em CD-Rom. =]

    vi em entrevista no Programa do Jô um livro chamado "Desafinação Vocal".
    Não conheco!

    Como saber quando isso estiver acontecendo e que é a hora de procurar um professor?
    A hora de procurar um professor eh exatamente na hora que vc tem intuito de aprender o canto. Professor eh excencial, mesmo vc querendo aprender sozinho, com dicas aqui e lá vc pode nao estar percebendo, mas as vezes prejudicando suas pregas, pois nem sempre os conselhos, ainda mais via internet são adequados a sua voz, por isso um profissional da voz, seja fono, otorrino e/ou professor são excenciais.

    Grande abraço e sorte!
    =]

    luiz_hbf
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Barbara Jolie

    Não se impressione qndo te dizem isso, pode ajudar no seu canto como tb não pode. =]

    É exatamento o que penso. Repito: Eu? Voz? Será?. hehehe.

    Obrigado pelas dicas.
    Até mais.

    leotecasi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu tb queria saber!!!!!!
    eu fui fazer aula de canto e na primeira vez q eu fui no lugar a professora fez um teste comigo e me disse q naum valeria a pena fazer aula de canto pois eu sou muito novo (14 anos) e ainda to trocando de voz, e eu naum devo ser muito desafinado pq eu toco guitarra que ajuda um pouco!

    ela me aconselhou a entrar num coro q eh melhor nessa idade !

    isso eh normal ou ela apenas disse q eu naum levo jeito pra coisa de uma forma educada?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leotecasi
    isso eh normal ou ela apenas disse q eu naum levo jeito pra coisa de uma forma educada?
    Pode ser esse o caso tb.

    Apesar de q sua voz esta mudando sim, mas creio q não há problema vc conhecer da sua voz/treina-la/estuda-la/educa-la com esta idade.

    leotecasi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    entaum , mas ela disse q a melhor forma deu treina e conhecer minha voz nessa idade eh entrar prum coro!!!!

    vc concorda?

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    leotecasi
    Melhor forma nao.
    Mas ajuda a vc ter nocao e ver se eh realmente isso q quer.

    Fenix_Ikki
    Veterano
    # fev/05 · Editado por: Fenix_Ikki
    · votar


    mas não seria possível ter algum resultado (positivo, é claro) por meio de materiais como livros, apostilas, etc?
    Procura um professor. Peguei cada apostila que deixou minha voz rouca,
    como o vocal release por exemplo... a maioria é lixo. você só tem uma
    voz e a apostila não responde tuas perguntas.

    Antes diziam que eu tinha uma voz bonita, eu era um baixo agora
    sou baritono e desregulou tudo hahaha. Porque tu fala asism meo?
    tri chato heehe.

    Vai por mim procura um professor..
    Não entra num professor de coral não.. eles não sabem muita coisa
    não... sem querer ofender, claro. voce não vai querer cantar
    uma musica com voz de um deus grego.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O começo. Como?