Desafinação!!! Me ajudem...

    Autor Mensagem
    andersondko
    Veterano
    # fev/05


    Estou começando a trabalhar com um grupo musical evangélico no estilo coral. Acontece que neste grupo há pessoas extremamante desafinadas, principalmente no contralto. Percebo que essas pessoas se quer tem noção da nota que estão cantando, ou seja não percebem a sua desafinação. Agem naturalmente como se estivessem cantando na nota certa. Por exemplo, faço uma determinada nota no teclado e peço para que ela seja cantada em som de "ô" ou "á", mas, mesmo eu ajudando (cantando junto) a desentonação é total. Como não é um grupo profissional (é formado por pessoas voluntárias da igreja) não posso fazer exclusão dessas pessoas. A pergunta é simples: EXISTE CURA PARA DESAFINAÇÃO? Será que alguém conhece e poderia me passar exercícios para tal?

    andersondko
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Ah ta. Meu e-mail é andersondko@pop.com.br

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    andersondko
    Existe cura para desafinação e o melhor remédio é o tempo e o trabalho... têm uma menina na escola de música onde eu estudo que era extremamente desafinada ...porém hj ela é afinada e canta músicas da Celine Dion e Whitney que exigem um ótimo preparo...vc tem que passar exercícios de respiração e outros para cuidar da dicção, ressonância e muitas outras coisas...dê uma pequisada..tente arranjar apostilas ou alguém que possa estar ao seu dispor para solucionar melhor essas dúvidas..bjos Gabi®

    ana_cantora
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    bom... tem de haver paciência! eu ja tentei trabalhar com isso e com voluntáris de igrja tbm! eh difícil! se vc tiver paciência daqui a uns 3 anos tão todos afinados.kkkk! experiência propria!

    andersondko
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ana_cantora

    O problema é a paciência... rsrs
    Tem gente que canta totalmente "sem melodia", ou seja, literalmente, "fala".
    Ah, e um detalhe, normalmente os desafinados são os mais dedicados, chegam no horário certo, prestam atenção nos ensaios...

    Gabriela Menezes

    Conheço alguns exercícios de respiração e dicção que aprendi quando da participação em um coral da empresa que trabalho. Agora, quanto à exercício de ressonância, não conheço. Se tiver algo aí e puder enviar pra mim, agradeço.

    No mais, agradeço a todos que puderem me ajudar com dicas e sugestões.

    Gabriela Menezes
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    andersondko
    Vou dar uma olhada numas apostilas e aí eu te mando talvez no e-mail ou aqui..dê uma olhada pra aonde mandei depois..bjos

    andersondko
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Valew!

    Extinto Coletivo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    EU SEI SÓ SEI DESAFINAR A PORRA DO VIOLÃO,FICO PUTO,A UNICA COISA Q SEI FAZER NAQUELA PORRA D VIOLÃO É TOCAR O INICIO D COM AS YOU ARE

    gis
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    HELP-ME!!!Gente!!! por favor me ajudem!!! acaebi de mudar pra Londres, e estou precisando de apostilas falando sobre tecnica vocal...please!! alguem poderia me ajudar!!!!

    Diego Ramalho
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    gis, que tal a central de downloads do fórum, que porém, ainda está com problemas =\

    ana_cantora
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    então desiste!
    manda todo mundo vazar! ñ etm talento!

    MusiRio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    andersondko
    Ja tive experiencia igual a sua,, estavamos ensaiando um musical de teatro e eu fiz a direcao musical... tem gente quqe realmente nao decifra tom,, nao percebe a melodia,,, ou seja nao tem ouvido. Resolver isso eh muito, mas muito dificil,,, Uma dica de uma gravacao com uma voz solo em tom facil para essas pessoas e mande elas cantarem junto com a gravacao 1000 vezes,, quantas vezes forem necessarias, treinar junto com outra voz eh o caminho mais rapido.

    Agassi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Gabriela Menezes
    Ei tem msn? fiquei interessado na estória de sua colega q era desafida
    preciso de uma forçaaaa.....
    fabiom_cardoso@hotmail.com.br

    Barbara Jolie
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    andersondko
    EXISTE CURA PARA DESAFINAÇÃO?
    heheehe....desafinação nao é uma doença nao, querido.

    Existe exercícios, vocalizes com e sem acompanhamento do instrumento, horas de estudos, estudos de intervalos, percepção, mta coisa.....

    Mas ngm é desafinado, mas sim está desafinado.

    Pelo menos eu creio nessa teoria, vamos ver agora com o nosso novo grupo de louvor se isso se encaixa...ahahah

    Boa sorte pra ti, e pra mim tb...eheheh

    Valeu!

    fermata
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    se fosse pra trabalhar individualmente seria mais fácil...já tive aluna desafinada e outra q além de desafinada era sem ritmo... mas consegui afinar as duas e com ritmo...

    tenta trabalhar primeiro a percepção de mais grave e mais agudo... tipo enquanto vc vai tocando notas de uma música nova, pede para eles acompanharem a música com a mão, isto é, mais pra cima é mais agudo, mais pra baixo e mais grave... e assim ir "tocando a música" subindo e descendo...

    depois disso bem treinado, treina meios tons: quando for sustenido ou bemol, inclina a mão... tipo, tocou um ré... mão ´na posição reta... aí vc toca um ré#...as mãos inclinam ligeiramente pra cima... isto é, subiu um pouquinho... aí volta pro ré... mãos voltam a ficar reto... vc toca réb , as mãos inclinam pra baixo...

    detalhe: tudo isso sem cantar!! precisa educar o ouvido primeiro! Depois q as mãos estão de acordo com as alturas, começe a colocar o som vocal... com notas bem longas... repare q mesmo ainda estando desafinado, as vozes começarão a subir e descer conforme o som... ja é um começo...

    Aí a afinação é consequencia...

    espero ter ajudado...

    depois nos conte como foi!!!!

    Boa sorte e abraços

    MusiRio
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fermata
    Vc eh professora? Gostaria da sua opiniao nas minhas gravacoes mp3

    andersondko
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    fermata

    Bastante interessante o exercício. Vou praticá-lo com todos do grupo.
    Obrigado.
    Caso alguém conheça ainda outros exercícios, por favor posta aqui. Com certeza ajudará a muitos.

    fermata
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MusiRio

    Eu dou aula de canto sim, mas tb estudo... na verdade, acho

    fermata
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    q nunca podemos parar de estudar... :-)

    Onde estão suas músicas mp3? Pode me falar pelo e-mail cantofermata@gmail.com...

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desafinação!!! Me ajudem...