O que é 2º tenor?

    Autor Mensagem
    João Paulo Dias Assunção
    Veterano
    # dez/04


    Olá sou novo aqui! Há um tempo atrás fui a um coral e fiz um teste no final não me lembro muito bem mas o cara disse algo sobre 2º tenor, dessa forma que tipo de tenor eu sou? Andei lendo umas coisas sobre tenores aqui e vi vários tipos, nao soube identificar!

    Christina Amaral
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    João Paulo Dias Assunção
    Olá sou novo aqui!

    Seja bem vindo!

    Mael Sullivan
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Meu brother não vai ser num forum que você vai ser identificado com: lírico, dramatico,ou seja lá o que for... Depois de algumas (se não for muitas) aulas você irá compreender sua tessitura vocal e consequentemente sua classificação, no mais: Feliz Ano Novo!

    wallace_harm
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    João Paulo Dias Assunção
    Quando ele disse segundo tenor, e por que quiz dizer que era sua classificaçoa de acordo com aquela musica, isso varia de muisca pra muisca, vai de acordo com o arranjo da muisca! Mas para vozes masculinas, que eu saiba so existe: baixo, tenor e baritono; fora as sub classificaçoes deles! Pessa ao professor pra lhe clasificar ou o regente do coral!
    Espero que eu tenha sido claro! VALEU!

    Mark_Kloz
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    João Paulo Dias Assunção
    Cara, eu acredito que 2º tenor não é uma classificação vocal e sim uma parte da divisão vocal. Por exemplo: num quarteto masculino as vozes são formadas por 1º tenor (voz mais aguda), 2º tenor (segunda mais aguda), barítono (voz média) e baixo (voz grave). Então, o fato de você cantar a voz do 2º tenor não diz qual é a sua classificação mas você ja pode entender que pode se tratar de um tenor dramático por exemplo já que é uma voz de tenor não tão aguda mas também não igual a um barítono.

    FáBiO LiOnE
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    2º tenor tem a ver com coral gente...
    é uma divisão vocal...sim do naipe do tenor...é como violino 1, violino 2...e por ai vai...
    Não tem nada a ver com tenor lírico...dramático...e etc...
    alias...classificações muito específicas vai uns aninhos de estudo!!hahahah
    mas divisão vocal...depois de um tempo em um coral...ocorre mesmo...inclusive de naipes

    juca_22
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    João,

    Blz cara ..!

    Não sei muita coisa, mas tive uma experiência parecida com a sua.
    O que eu aprendi é que existem 4 classificações de vozes masculinas: baixo, barítono, tenor e contratenor (embora seja muito raro contratenores de verdade). Dessas classificações existem as tessituras, que te subclassificam de acordo com sua voz. Por exemplo um cara pode ser tenor, mas sua voz pode soar mais estridente que outros tenores, ou mais cheia nos agudos que outros tenores, ou mais densa e suave nos agudos e mais cheia na passagem dos médios p/ agudos. Identificando tais características um bom maestro ou um bom professor pode identificar sua classificação e tessitura. Geralmente existem 3 tessituras conhecidas para tenores: Tenor Ligeiro, Tenor Lírico e Tenor Dramático (embora alguns maestros usem uma quarta tessitura: Tenor Spinto ou Lírico Ligeiro).
    É claro que o aluno precisa ter técnica e um certo tempo de estudo para ser classificado com certeza, há não ser que as características sejam muito evidentes. Muitas vezes o cara não sabe usar a voz de peito, voz de cabeça, não tem apoio, canta na garganta e isso tudo mais uma série de fatores atrapalham, fazendo com que os maestros e professores fiquem em dúvida sobre a região de maior brilho da sua voz, já que as notas são emitidas de forma inadequada, ou as notas não são sustentadas devidamente e etc...
    Em relação á 1º e 2º tenor, são divisões utilizadas principalmente nos corais que separam os tenores mais agudos dos tenores com voz mais encorpada (levemente mais grave). Geralmente tenores ligeiros e spinto (lírico ligeiros) possuem uma voz mais pontuda, mais estridente, mais leve nos agudos e uma extensão um pouco menor para os graves, por isso são divididos como tenores 1. Os tenores líricos possuem voz mais cheia nos agudos que os tenores ligeiros, com graves mais encorpados, já os dramáticos possuem voz cheia e densa nos agudos, com uma extensão um pouco maior para os graves, por esse motivo são chamados de tenores 2.

    wallace_harm
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Mark_Kloz
    FáBiO LiOnE

    ISSSO!

    guilherme augusto soares
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sou barito ou tenor meu alcanse e do sol1 ao la3

    The Yellow Monkey
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: The Yellow Monkey
    · votar


    guilherme augusto soares

    sou barito ou tenor meu alcanse e do sol1 ao la3


    Amigo, não dá pra dizer... se vc é tenor ou barítono só pela sua extensão vocal... classificação tem muito a ver com o timbre tb...

    Sol e La 3 são notas de tenor, mas n quer dizer que vc seja tenor pq alcança... procure um bom professor para que te classifique corretamente.

    ah e 2º Tenor é realmente uma separação que se faz dos tenores com voz mais encorpada dos mais agudos ( 1º Tenor) o juca22 respondeu corretamente!

    hiaguinho
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    oi, pessoal por favor me ajude nesta dúvida!
    Tenho 15 anos e to em formacao vocal ainda.Quando fui frequentar um coral(pq jahparei), meu professor disse q eu era tenor, mas tinha partes q era muito alto q eu nao aguentava. Hj formei um grupo vocal q canto 2ºsoprano, para suprir necessidade de uma soprano, pois canto a maioria das partes com facilidade, mas nm tanto quanto canto as partes da Fernanda brum(QUE É CONTRALTO). neste grupo eu estou cantando a melodia.
    Estes dias fui num congresso e prticipei de uma oficina de musica, ai a prof. disse q eu era barítono pq estava com minha voz em formacao ainda. Mas um cara q entende muito de musica disse q barítono nao canta na oitava da fernanda brum como eu consigo canatr tbm com facilidade. as vezes no grupo eu cantando 2º soprano fica alto pra mim e doi minha garganta, será q dá pra mim cantar melodia com a 1º soprano em barítono?
    ah, alguem tem ideia da minha classificacao vocal?
    por favor me ajudem!!!!
    OBRIGADO!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08 · Editado por: membro
    · votar


    será q dá pra mim cantar melodia com a 1º soprano em barítono?
    ah, alguem tem ideia da minha classificacao vocal?


    Pra mim cantar é ótimo.

    Asseguro a você que ninguém tem a menor idéia da sua classificação.

    Usar a busca seria bom.

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    hiaguinho
    Você deve ser 1º castrati.

    Dogs2
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Dogs2
    · votar


    2º tenor, que eu saiba, é uma voz da composição, não classificação vocal.
    geralmente são 4 vozes na condução de uma música pra coral (soprano, contralto, blá blá blá), mas pode ter uma parte na música que tenham 2 linhas de tenor, aí uma parte dos tenores cantam uma linha, e os outros cantam outra, separando em 1º e 2º tenor (da mesma forma que em orquestras tem 1º e 2º trompa, 1º e 2º violino, etc).

    Ou seja, quando ele disse "você é segundo tenor", ele quis dizer "Olha, nessa música vai chegar uma parte que vão ter 2 linhas de tenor, e vc vai cantar a mais grave".
    Desculpem se eu tiver equivocado

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    hiaguinho
    Pode ser que vc se torne soprano, vai saber...

    A escolha é sua, não deixe o preconceito atrapalhar não!

    CheshireCat
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Dogs2
    Desculpem se eu tiver equivocado
    Você só se "equivocou" ao responder a pergunta que um cara fez há quatro anos. =P

    hiaguinho
    Você canta como 2º soprano, alcança notas de contralto, disseram que você é barítono e você upou um tópico sobre 2º tenor. Fiquei confusa. @_@

    será q dá pra mim cantar melodia com a 1º soprano em barítono?
    Ah, sei lá, posso estar enganada, mas acho que sempre é possível fazer uma adaptação.

    E outra, tenho a impressão(pela minha memória, posso estar confundindo) de que você sempre está cantando como soprano pra "quebrar um galho"... Cadê as sopranos? Não seria melhor, pra você e pro grupo/coral/whatever, arranjar uma de verdade e você cantar como barítono/tenor/whatever?

    cybx
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    shoyoninja
    Pode ser que vc se torne soprano, vai saber...

    A escolha é sua, não deixe o preconceito atrapalhar não!


    ahuuhahuahuhauhuahuahuau

    hiaguinho
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    pessoal axei ate graca quando disseram q eu posso ser castrati rsrs. Não sou nao galera!
    sou um garoto normal como todo kalker.
    Sou muito confuso com classificacao vocal. eu sei falar a classificacao de todo mundo menos a minha.rsrs
    olha pra vc's verem, quando fui no coral me colocaram como tenor depois passei pro baixo e voltei pro tenor de novo. Sempre consegui cantar um soprano mais baixo nao muito agudo. os hinos da fernanda brum ficam muito bons na minha voz. ai uma prof. de musica chega pra mim e me diz q eu sou barítono.rsrs
    será q num existe uma pessoa q cante todas as vozes não??rsrs
    shoyoninja eu prefiro ser esta classificacao doida q nao tem nome rsrs. ser soprano sempre num tem a minha cara nao rsrs, mas vlw por tentar me ajudar
    pessoal,muito obrigado por me ajudarem!

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    hiaguinho
    Você pode ser 4º baixo tbm. Varia de situação pra situação.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    ou 24º tenor, eheheh

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cantante
    hehehehehehehehe


    hiaguinho
    Leia os tópicos sobre classificação vai velho. Ou no mínimo use a busca, teve um outro tópico muito parecido com o seu a pouco tempo hehehe.

    gejmc
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    até onde eu sei (q é muito pouco), barítono é um baixo q alcança algumas notas de tenor.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # dez/08
    · votar


    barítono é um baixo q alcança algumas notas de tenor.


    ahahahahahahahahahahahahah!!!!!!!

    Cara, essa definição eu vou copiar e guardar aqui em casa!

    Gansinho
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gejmc
    oO foi bizarra essa cara.

    Mahasiah
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    hiaguinho
    Você canta como 2º soprano, alcança notas de contralto, disseram que você é barítono e você upou um tópico sobre 2º tenor. Fiquei confusa. @_@


    barítono é um baixo q alcança algumas notas de tenor.



    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

    Não tem nada melhor que esses tópicos pra exercitar o diafragma, porque o que eu dou de risada aqui...

    Mahasiah
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mas um cara q entende muito de musica disse q barítono nao canta na oitava da fernanda brum como eu consigo canatr tbm com facilidade.

    Estava eu cá a pensaire... que raio de músico é esse que não sabe que barítono tem falsete?

    KeyboardMaster
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Estava eu cá a pensaire... que raio de músico é esse que não sabe que barítono tem falsete?

    huahauhauhauha

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é 2º tenor?