Ajudem a gente aqui, fazendo o favor !!

    Autor Mensagem
    Luc
    Veterano
    # nov/04


    Lendo o Fórum, vi várias vezes os termos "voz de cabeça", "voz de peito", "passagens", mas ainda não consegui entender muito bem. Alguém poderia, por favor, postar um desses tópicos com pontos de exclamação vermelhos com explicações a respeito de tipos de vozes: como identificá-los, como saber quando se está usando certo, se existe uma maneira certa de passar de um tipo de voz para outro, caixas de ressonâncias no corpo usadas para se atingir cada tipo de voz ? Ia ajudar bastante gente que está chegando agora.

    Alguém poderia dar uma explicação bem elaborada pra nós, que estamos começando, por favor ?

    Ycaz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    nossa, eu tbm ia ficar BEM feliz.. hehehe

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: Leandro Oliveira
    · votar


    Luc
    isso é basicamente toda a tecnica vocal
    mas vou tentar ajudar
    caixas de ressonancia sao os locais ocorpo onde o som passa para ser amplificado, sao basicamente 3: peito, garganta, e cabeça
    voz de cabeça é quando a resonancia sai o peito e se concetra na cabeça, acontece nos sons agudos, e esse ato desse ser feito pelo apoio diafragmatico e nao com a garganta isso é importante
    voz de peitoé quando o som se consentra no peito(dãaa)rsrsrrs
    acontece nos som graves e quando voce "grita" ou canta como fala(ou seja acontece em sons agudos tambem é o que chamam de belting)
    passagens eu nao som muito bom nisso, talvez eu tenha mais duvidas que vc

    AGORA SO UM PROISSIONAL, OUVINDO SUA VOZ, PODE DIZER O QUE VC ESTA FAZENDO, QUAL REGISTRO, POIS PELA NET, É UM PERIGO MUITO GRANDE PARA SUA VOZ, POR ISSO PROCURE UM PROFESSOR DE CANTO CAPACITADO, PARA LE AJUDAR

    alguma duvida use o busca, ou pergunte nesse topico
    acho que nao ajudei muito mas pelo menos tentei
    valeu

    Aline_Alien
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Leandro Oliveira
    Legal ;)

    Mark_Kloz
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Passagem, passaggio, bridge, ponte, enfim, tudo quer dizer a mesma coisa. Só relembrando, é a passagem de um registro de voz para outro. É também um ponto a ser trabalhado em muitos e muitos que não chegaram a desenvolve-lo completamente acabam se tornando um pouco neuróticos e desesperançosos, heheh. A dica que eu tenho para melhorar o passaggio é vc treinar e tentar aumentar a extensão do registro mais grave da passagem e tentar expandir a extensão do registro mais agudo para mais grave. Essa "fusão" seria o ideal e tornaria o passaggio mais imperceptível que é o ideal. Assim, se vc precisar "passar" da voz de peito nos agudos para a voz de cabeça, o ideal seria exercitar bastante o seu registro de peito agudo e tentar aumentá-lo gradativamente. A mesma coisa com a voz de cabeça só que tentar expandi-la para mais grave. Isso tudo não deixando de observar a importante função do apoio, impostação, colocação, etc. Existe também um pequeno exercício que ajuda também a atingir com mais facilidade a voz de cabeça: consiste em exercícios de aprimoração do falsete. Algo assim: você atinge uma nota médio-aguda, C3 por exemplo (no meu caso como barítono). Emiti-la com falsete (o registro mais leve) e ir aumentando o volume sem forçar a garganta e sem deixar o som "escapar da cabeça". À medida que você vai obtendo segurança e firmeza na emissão das notas, subindo os tons gradativamente, a seu falsete vai se tornando mais consistente e vai dando lugar à voz de cabeça (que muitos chegam a confundir por ser um registro muito próximo do falsete). Ressaltando mais uma vez: não deixar de se utilizar dos recursos técnicos vocais.
    Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida só postar que o pessoal ajuda na medida do possível. =)

    Luc
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Leandro Oliveira

    Muito obrigado pela sua explicação. Foram boas informações como ponto de partida (pelo menos pra mim, que não sei nada). Mas você saberia como explicar como alguém consegue determinar em si mesmo se a "localização" da voz está correta ? Isto é, como alguém, ao cantar, percebe em si mesmo se está usando a voz de peito, por exemplo, ou a voz de cabeça ? Existem "sinais", como vibrações na caixa de ressonância, ou a maneira como a voz soa que poderiam ajudar uma pessoa a determinar se está usando essa ou aquela voz ? (não sei se expliquei minha dúvida direito, mas acho que sim).


    Mark Kloz

    Obrigado pela explicação bastante detalhada e interessante. Mas algumas dúvidas surgiram:

    1 - O que significa o termo "Registro" ?


    2 - quando você diz:

    (...)e ir aumentando o volume sem forçar a garganta e sem deixar o som "escapar da cabeça". À medida que você vai obtendo segurança e firmeza na emissão das notas, subindo os tons gradativamente, a seu falsete vai se tornando mais consistente e vai dando lugar à voz de cabeça (...),

    você quer dizer que, com exercícios como esse, o falsete acaba "tornando-se" voz de cabeça ? Seria como "treinar" a voz a alcançar notas mais altas (agudas), fazendo com isso que o alcance natural (isto é, sem falsete) aumente cada vez mais para mais agudo, até que se consiga atingir estas notas mais agudas com mais facilidade ?


    3 - quando você diz:

    Assim, se vc precisar "passar" da voz de peito nos agudos para a voz de cabeça, o ideal seria exercitar bastante o seu registro de peito agudo e tentar aumentá-lo gradativamente. A mesma coisa com a voz de cabeça só que tentar expandi-la para mais grave. Isso tudo não deixando de observar a importante função do apoio, impostação, colocação, etc.

    você quer dizer que a passagem da voz de peito (de tons mais graves) para a voz de cabeça (de tons mais agudos) torna-se menos superficial porque, uma vez que a voz de peito já está "próxima" da voz de cabeça, o esforço da passagem é menor (e o mesmo com a voz de cabeça para a voz de peito) ?

    Pô, desculpa aí, se eu estiver abusando da sua boa vontade, cara, é que isso é bastante interessante mesmo, valeu ?

    Pra todo mundo que puder ajudar

    Informação nunca é demais pra nós que somos completamente leigos. Colaborem pra acabar com a nossa ignorância. Se você puder ajudar, da maneira que for, por mais irrelevante que você ache que sua ajuda possa ser, não hesite: pra quem não sabe nada, como eu, a informação que à princípio pode-se achar irrelevante, pode ser uma informação a mais pra completar as outras informações.

    Valeu,

    Luc

    Barbara Jolie
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Isto é, como alguém, ao cantar, percebe em si mesmo se está usando a voz de peito, por exemplo, ou a voz de cabeça ?

    Tem sim como identificar. Vc precisa conhecer todos os registros da sua voz, e ai qndo estiver usando um ou outro, vc saberá.

    Voz de peito - o som ressoa no peito basicamente, e com a mesma voz falada que vc utilizará para cantar.

    Voz de cabeça - a voz ressoa na cabeça, uma voz mais encorpada, com brilho e etc, isso no canto lírico.


    Passaggio - é a passagem dos seus registros, encontram-se na voz 4 tipos de registro: voz de peito -> voz de cabeça -> falsete -> sobreagúdos[entrando aqui registros de flauta, apito e etc.]

    Bom, quanto ao canto popular, eu nao posso te ajudar muito, pois tudo q sei eh do canto lirico.

    E pode aguardar, q tem mto pessoal aqui q sabem mta coisa e podem te ajudar.

    Abraçao e sorte!

    Gippe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Luc
    Nossa, nossa, nossa... calma meu, eh tanta informaçaum q tah te embanando todo... e por consequencia vc estah me embananado tmb.
    Registro de voz saum aqueles em que as ressonancias saum limitadas principalmente a mesma forma de emissaum, ressonancia, etc. Ex.:

    Voz de peito - Se tua voz soa como na fala, mais grave, eh pq vc está em registro de peito, vc sente o peito vibrar mais, o voz fica forte, robusta, encorpada e grave ( pruma sopraníssima fica mais difícil de entender esse registro, pq a laringe seria fina demais pra permitir q o som emitido pela vibraçaum das pregas descesse para sua caixa toráxica), mas todo mundo tem esse registro, salvo talvez as exceções como as crianças e alguns anomalicos da vida. A voz de peito eh o forte ds homens

    A voz de cabeça - eh quando o som do peito estah cortado, a voz sempre ressoa na cabeça, mas quando cortamos o registro de peito e emitimos toda a vibraçaum pra cabeça, a voz fica aguda e mais estridente, se trabalhado suavemente lembra o falsete (falsete q eh um tipo de emissaum erronea q acontece por uma desconformidade das pregas vocais, portanto eh um OUTRO registro). Raríssimas mulheres tem falsete, eh um registro q precisa ser desenvolvido, e como a voz de cabeça das mulheres jah eh taum boa (eh o forte delas) o falsete em si perde o sentido.

    Voz de garganta - Eh a voz que cola os registros, eh nela q rola o passagio, é aqui q mora o perigo. Num eh correto utilizar a garganta para cantar, sobrecarrega as pregas, a laringe, que jah estaum empenhadas demais pra posicionarem nos demais registros. Por isso o passagio tem q ser suave, leve, uma pequenina pressaum pode acabar com tudo. Aqui rolam as notas médias, notas que saum naturalmente confortaveis a nossa voz, portanto num prejudicam em nada, mas tem que se ter cuidado. aqui eh a faixa de gaza do canto.

    Existem outros registros, mas num pertencem a todas as vozes, por isso acho que entender esses três jah eh um ótimo começo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajudem a gente aqui, fazendo o favor !!