Guia de Microfones(Marcas e Modelos)

Autor Mensagem
Rody
Veterano
# set/04 · Editado por: Rody


Algumas dicas sobre os Microfones Dinâmicos disponíveis no mercado:

LeSon SM58(Brasil).Um dos mais usados.Suas variações são:

LeSon SM58B
É um microfone com resposta levemente abafada,reduz os médio-agudos de vozes "metálicas".Ótimo p/ gravações.

LeSon SM58Bk
Talvez a resposta mais equilibrada dentre os LeSon ao lado do SM58Plus.Resposta na região dos médios levemente atenuada.

LeSon SM58P4
Resposta metálica.Tende a deixar a voz com médio-agudos um pouco mais pronunciados.Mais indicado para locução do que para canto.

LeSon SM58PLUS
Top de Linha da LeSon.O mais caro,mas não necessariamente o melhor.Depende da voz.Resposta plana e nítida,mas um pouco parecida com a do SM58P4,porém mais equilibrada entre Graves-Médios-Agudos.

TSI ProBr (Brasil)
Microfone de fabricação nacional.Externamente identico a um Shure SM58.Cápsula projetada com base no mesmo,portanto,resposta muito parecida.Custa 1/3 do preço de um Shure.Um pouco desconhecido no mercado,mas muito elogiado por quem experimentou.

Behringer XM8500 (Alemanha)
Sem dúvida o melhor Custo/Benefício entre os importados.Sonoridade muito superior aos mics na sua faixa de preço(R$100,00 à R$150,00).Deste mic eu tenho muito à dizer.Se alguem tiver dúvida eu faço um tópico apenas sobre ele.

AKG D880 (Áustria)
Microfone oficial do Samuel Rosa.Muito bom p/ mulheres e vozes agudas,pois dá "Corpo" a essas vozes,geralmente deficientes em graves.Seu similar mais acessível seria o nacional LeSon SM58B.Ótima definição e bastante sensível,vozes "pequenas" se tornam "grandiosas".Já vozes muito fortes se tornam destimbradas.Legal p/ MPB

Sennheiser E-835 (Alemanha)
Microfone com ótima definição e resposta.A escolha de emissoras de Tv como a Bandeirantes.Legal p/ PopRock.Marca usada por Avril Lavigne e Sting (E-865)

Shure SM58 (México)
Famoso microfone americano fabricado no México.A escolha de Frank Sinatra e Lulu Santos.Resposta deficiente nas frequencias mais graves,compensável com equalização adequada na mesa.Médio-agudos um pouco acentuados.Bom p/ as vozes mais médio/graves e fortes,pois é um Mic "duro".Vozes com médio/agudo irritantes ficarão mais irritantes.

Beyer-Dynamic OPUS69 (Alemanha)
Excelente microfone p/ mulheres ou vozes não tão fortes.Perfeito p/ MPB.Resposta bem plana.Definição perfeita.Marca usada pelo Guitarrista The Edge(U2) e por Lenny Kravitz.

Qualquer dúvida sobre mais Modelos e/ou Marcas é só peguntar.

Rody

The Yellow Monkey
Veterano
# set/04 · Editado por: The Yellow Monkey
· votar


Qual microfone seria indicado pra pessoas com vozes mais ardidas tipo André Matos?
é que a minha voz é nessa linha... é uma droga... Eu queria um Mic que atenuasse um pouco isso... pq fica meio estridente as vezes quando eu canto...

Rody
Veterano
# set/04 · Editado por: Rody
· votar


The Yellow Monkey
Qual microfone seria indicado pra pessoas com vozes mais ardidas tipo André Matos?

O LeSon SM58B é um dos melhores p/ este tipo de voz.Na faixa de preço dele com certeza o melhor.Entre os importados mais baratos,seria o Behringer XM8500(Usado por Alice Cooper).Entre os importados mais caros o Shure BETA58(usado pelo vocalista do The Darkness).

PuNk Bass
Veterano
# set/04
· votar


Rody
Obrigado em nome de todos, essas dicas com certeza vão ajudar a todo mundo que está em busca de um bom mic. Acho que seria legal ele ficar em sticky, ou então no topico do Demolisher sobre gravações.

Novamente, valeu pelas dicas e
seja bem vindo!

The Yellow Monkey
Veterano
# dez/04
· votar


UP!

Podiam colocar esse tópico em Stick!

Barbara Jolie
Veterano
# dez/04
· votar


The Yellow Monkey
Nem sabia desse topico.

Foi criado aqui mesmo na seção canto ou transferiram???


Se não ficar em Stick, podemos colocar ele no nosso FAQ: Sugestões para o fórum.

Marko_Gildenlow
Veterano
# dez/04 · Editado por: Marko_Gildenlow
· votar


Segunda-feira eu ganhei (presente de Natal antecipado) um Shure SM58. Só cantei com ele uma vez, mas parece ser muito foda.

Alguém aqui usa? O que tem a dizer? Quero saber mais sobre ele (além do que está nesse tópico)...

Depois que eu já tinha decidido que queria esse, fui descobrir que é o mic de um dos meus "vocal heroes", James LaBrie... =D

Balloubet Falaschi
Veterano
# dez/04
· votar


Eu uso um AKG HT80 sem fio. É caro, mas vale a pena. É um microfone profissional. O mesmo que o Edu Falaschi usa. Tem quinze frequências diferentes e micro ajuste em todas, ou seja, nunca sofre interferência. É condensado e trabalha em UHF. Eu canto Heavy Metal e um pocu de melódico, entäo nem preciso dizer q abuso do agudo, e ele dá conta tranquilo.
Aliás, quem quiser comprar um microfone sem fio, NUNCA compre em VHF. Dá interferência demais.

viniciusaugusto
Veterano
# dez/04
· votar


E sobre o MP68 da leeson Cardioge?

The Yellow Monkey
Veterano
# dez/04
· votar


Estou em duvida se compro um Behringer XM8500 R$ 150,00

ou se espero mais e compro um Shure SM 58 R$ 400,00

o duro é o dinheiro, n é facil gastar R$400.00

será que tem tanta diferença assim de qualidade esses microfones?

Balloubet Falaschi
Veterano
# dez/04
· votar


A diferença é grande. Eu não sou mto fã do timbre do sure, mas não é um microfone ruim. Já o Behringer não aconselho.

VirgoShaka
Veterano
# jan/05
· votar


Yellow Monkey... não deixe se enganar pelo alto preço do SM58 da Shure. Elle é um microfone que vende o seu exagerado preço muito mais pela marca e sua fama que vem de muito tempo atrás do que pela qualidade em si!
A diferença entre um XM8500 e um SM58 é grande sim... pois o XM8500 é considerávelmente melhor. A minha opinião é de que este mic da Behringer poderia se comparar até mesmo ao Beta58.
A Behringer é uma marca que vem surpreendendo com seus produtos de alta qualidade por um preço acessível, está cada vez mais ganhando mercado. Se a minha opinião vale a você alguma coisa: eu altamente recomendo a você a maioria dos produtos da Behringer! Pode comprar esse XM8500 sem medo de gastar os 150 reais achando que tá levando uma porcaria, cara!
Eu já tive a oportunidade de cantar com o SM58 da Shure um monte de vezes, pois geralmente é o microfone que eles escolhem pros vocais junto com a aparelhagem do som. E das duas únicas vezes que cantei com o XM8500 já deu pra notar uma diferença substancial de qualidade a favor do mic da Behringer! Ele tem uma presença maior na área dos médios e dos médios-agudos, com uma sensibilidade um pouquinho maior que a do SM58. E apresenta um som muito mais encorpado, quente e pesado!
Pode confiar, cara! O microfone é realmente bom!

VirgoShaka
Veterano
# jan/05
· votar


Rody, por favor... gostaria sim e muito que você fizesse um novo tópico sobre o XM8500. Assim poderia descobrir se mais algumas pessoas discordam ou concordam com a minha opinião sobre o microfone! Muito obrigado!

allanjj
Veterano
# jan/05
· votar


olá! estou pensando em comprar um shure beta sm-58.... ou um AKG q vi na loja ( nao me lembro o modelo) ambos estao na mesma faixa de preço 800 e poco.... eu canto hard rock, uns progressivo e uns metal de vez em quando... sou baritono e estou completamente perdido.. ah e minha voz eh estilo a do gilmor...... ainda nao testei nenhum dos 2... se alguem puder me ajudar... as dicas de quem ja exprimentou serao muito bem vindas! obrigado!

VirgoShaka
Veterano
# jan/05
· votar


Por acaso o modelo da AKG que você viu foi o D880? Se for, tudo o que posso lhe informar é de que ele tem excelente qualidade! Numa comparação com o Beta58 fica difícil dizer qual dos dois é o melhor, isso vai depender de como é a sua voz e quão confortável para ela é cantar nesses dois microfones. Quanto à qualidade dos dos mics, ela é indiscutível. No que se refere à qualidade sonora esses dois microfones são muito semelhantes e até concorrentes.
A escolha agora é sua... faça um teste com cada um e leve o que você mais gostar!

VirgoShaka
Veterano
# jan/05
· votar


Deixa eu subir este tópico de novo, pois estou esperando a postagem do Rody! Hehehe...

VirgoShaka
Veterano
# jan/05
· votar


Porra véi... será que o Rody não entra mais aqui? :(((((((
UP!

Marcblack
Veterano
# mar/05
· votar


Olá pessoal! Mesmo depois de ler todas essas opiniões, ainda estou em dúvida sobre qual modelo adquirir... é o seguinte, eu preciso de um mic para ensaios com a banda (metal melódico, na linha do Angra antigo) e de vez em quando para umas gravações caseiras. Numa loja que eu fui me aconselharam:

Leson SM58b - R$ 115,00
Leson SM58P4 - R$ 145,00
AKG D660 - R$ 189,00

Não perguntei por outros modelos, embora depois de ler aqui eu tenha ficado curioso quanto ao AKG D880 (tem muita diferença quanto ao D660?) e tenha botado mais fé no Leson SM58b.

O que vocês me aconselham?

Marcblack
Veterano
# abr/05
· votar


Ei, alguém se habilita...? :D

The Yellow Monkey
Veterano
# abr/05
· votar


Aff sou bem mais o AKG ein... eu tenho o Leson SM58 e ja usei o SM58B e achei ambos uma porcaria!

Pedro S Guimarães
Veterano
# abr/05
· votar


alguém poderia me dar uma opinião sobre o Sennheiser 815?
acham que eu compro ele ou um Behringer xm-8500?

harrylima007
Veterano
# abr/05
· votar


Preciso de uma ajuda estou comprando um microfone, mas estou em duvida gosto muito de mpb e pop. Gostaria de saber qual mais se adapta ao meu gereo musical. Na loja estão disponiveis 4 mic. Shure SM58, AKG D880, AKG D3700, e Sennheiser E-835. Qual o melhor ?

harrylima007
Veterano
# abr/05
· votar


Alguem pode se habilitar para responder ?

guima123
Veterano
# abr/05
· votar


ola,
gostaria muito que voces opinassem sobre qual é o melhor produto de acordo com os preços.

MARSHALL - FOX = R$ 245,00
Dinâmico
Freqüência de força: 50Hz-18kHz
Padão Polar: Super Cardioide
Impedância: 300W
S/N Ratio: 77dB
Max SPL for 0.5% THD: 147dB
Conector: XLR
Tamanho: 48mm × 195mm
Acabamento: Metal preto

SM58 P4 = R$ 140,00
Cápsula dinâmica
Resposta de frequências: 50 Hz a 15 kHz
Impedância: Baixa 250 Ohms / Alta 5 KOhms
Sensibilidade a 1 kHz: Baixa -60dB/Alta - 55 dB (0 dB = 1 V/Pa)
Conectores:P10 e XRL 3 pinos (tipo cannon)
Diagrama polar:unidirecional (cardióide)
Corpo metálico niquelado na cor champanhe
Globo em aço, niquelado na cor champanhe
Cabo coaxial blindado e balanceado, com cinco metros
Peso: 300g (microfone)
Chaveamento ON/OFF no corpo

SM58 PLUS = R$ 150,00
CápsulA dinâmica
Resposta de frequêncas: 50 Hz a 13 kHz
Impedância: 300 Ohms
Sensibilidade à 1 Khz:-56 dB (0 dB + 1 V/Pa)
Conectores: P10 e XLR 3 pinos (tipo cannon)
Diagrama polar: Supercardióide
Corpo metálico, com pintura eletrostática preto
Globo em aço, niquelado
Cabo coaxial blindado e balanceado, com cinco metros
Peso: 290 g (Microfone)
Chaveamento ON/OFF no corpo.



AHH...SE ALGUEM PUDER EXPLICAR BEM O QUE SÃO CONECTORES MELHOR AINDA VLW MSM!!

VirgoShaka
Veterano
# abr/05
· votar


harrylima007
Cara, todos esses microfones que você citou são muito bons. Eu acho a qualidade do D880 e do E-835 muito equivalentes. Infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de testar um D3700, mas a AKG é muito competente no que se refere a fabricação de microfones, pode confiar sem problemas. O problema do Shure SM-58 é o seguinte: eu não sou muito fã dele não. O fato é que esse é o modelo que eu mais utilizei pra cantar em todas as vezes que eu apresentei, mas nunca dá pra saber se ele vai te deixar na mão ou vai cooperar com a sua performance (é lógico que também depende da equalização do PA). Mas o que eu tenho notado é que o padrão de qualidade da Shure tem sofrido um decréscimo considerável há algum tempo, de modo que vc hoje pega 3 microfones SM58 às vezes até do mesmo lote e e coloca pra testar e cada um responde de um jeito, entendeu? Parece q a Shure não está sendo muito rigorosa nem na fabricação e nem no teste do prodruto antes de colocá-lo no mercado. Bom, é essa a minha opinião. A escolha de um microfone é muito relativa também. A predileção varia de pessoa pra pessoa. Pra mim um microfone pode ser bom e pra você pode não ser. Depende do que você espera de um microfone e dos seus parâmetros e concepções do que um microfone precisa ter para atender às suas necessidades. Minha opinião é que se vc quiser realmente um Shure, vá de Beta58, pq esse realmente é um mic excepcional!


guima123
Pela descrição desses microfones aí o Marshall simplesmente humilha os outros 2 da Leson (se for utilizado para vocal) por 3 razões simples. A amplitude a resposta de frequências é bem maior no microfone da Marshall, a sensibilidade também é maior e além de tudo ele é supercardióide, o que minimiza a possibilidade de ocorrência de feedbacks (microfonias). Eu particularmente acho que vale muito a pena gastar um pouco mais pra ter esse da Marshall. Eu nem sabia da existência desse microfone, mas só pelas especificações já me interessou um bocado. Vou pesquisar sobre ele!

Os conectores são aqueles pinos que ficam por baixo do corpo do microfone (nesse caso XLR macho ou cannon). Para utilizar o microfone vc vai precisar de um fio com uma ponta XLR fêmea (aquela correspondente aos 3 pinos contidos debaixo do corpo do microfone) e o conector p10 é um tipo de conector que fica na outra extremidade do fio que vc for usar (também depende do fio, mas geralmente o p10 é bastante utilizado). O p10 é um tipo de conector com formato cilíndrico e uma ponta no final. Pode ser mono ou stereo.
Em certas ocasiões vc pode precisar de um fio com 2 extremidades XLR, dependendo de onde vc for conectar o mic.
Bom, não sei se deu pra vc entender, mas aqui não dá pra desenhar pra vc mesmo =/

Um abraço...

harrylima007
Veterano
# abr/05
· votar


Obrigado VirgoShaka você solucionou meus problemas.Comprei O AKG D880 e estou muito satisfeito. Cheguei a testar o Shure SM58 na minha caixa, mas ficou com a mesma qualidade do meu antigo microfone o TSI ProBr. O Shure ficou até mais baixo teve que regular o mic. Obs. Não dá para você usar a mesma equalização do Shure pois como a resposta do D880 é mais clara e forte, você tem que atenuar as freqüências. O D880, de cara você tem uma resposta muito superior, parece até que você ligou um pré amplificador. Os contatos do D880 são banhados a ouro reduzindo o ruído e melhorando a condução do sinal.O som é limpo, tem um grave muito bom e um agudo brilhante. Para um microfone de Palco tem uma tranparencia e clareza impressionante. Voz e violão AKG ACOUSTICS D880 Recomendo.

João Américo
Veterano
# abr/05
· votar


Galera... tem um tópico só tratando de um novo MIC-UHF que está entrando no mercado e, na minha opnião, é um dos melhores custo-benefício que existe hoje. Trata-se do KARSECT!! Procurem saber a respeito e façam o teste comparativo nas lojas!
-Estou interessado em outras opniões sobre o KARSECT...

Falows

guima123
Veterano
# abr/05
· votar


daeew
vlw virgo.
ow soh mais uma coisa, so leigo no assunto então tenham clma hehe.
mais num conector XLR-XLR vai um no microfone e o outro aonde??
foi mal a ignorancia heuehe
vlwwww!

Amok
Veterano
# abr/05 · Editado por: Amok
· votar


guima123
mais num conector XLR-XLR vai um no microfone e o outro aonde??

Numa mesa ou pré amplificador. As tomadas XLR são utilizadas para cabear sinal balanceado, que tem melhor ganho e menos ruído. O problema é que não dá pra ligar direto em uma placa de som convencional. Em estúdio, geralmente o sinal do mic segue o trajeto Mic-Pré-Placa de som (ou gravador). Mesas de boa qualidade têm um pré embutido; aí a conexão pode ser Mic-Mesa-Placa de som (ou gravador).

[ ]´s

guima123
Veterano
# abr/05
· votar


vlww!
Mais existe um adaptador xlr-p10, pra liga direto na caixa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guia de Microfones(Marcas e Modelos)