FáBiO LiOnE Veterano |
# set/04
Aqui vai a minha homenagem...a essa grande voz, grande mestra...uma grande CONTRA ALTO!
Leila Farah...descanse em paz, por que seu trabalho nunca será esquecido!!sempre estará impregnado nas vozes dos seus alunos...
um grande abraço!!
bruno aldo lunardi
Transcrtio do Estadão
"A mestra de todos os mestres"
Alunos relembram a professora de canto Leila Farah, que morreu na terça-feira
JOÃO LUIZ SAMPAIO
Você talvez não a conhecesse, mas, se tem ido aos palcos de ópera prestigiar nossos cantores, sem dúvida teve contato com os frutos da vida que d. Leila Farah dedicou ao canto - primeiro encarnando papéis como Carmen e Dalila e, mais tarde, como professora. De Céline Imbert à revelação Gabriella Pace, nobre linhagem do canto lírico passou pelas mãos de d.
Leila, que morreu na terça-feira, aos 79 anos, vítima de problemas cardíacos.
"Com Eliane Sampaio, ela era a detentora da melhor escola de canto brasileira", diz o maestro Jamil Maluf. "E, além de grande professora, era a maior promotora do talento de seus alunos. Foi através dela que conheci Céline Imbert, Claudia Riccitelli, Luciana Bueno, Paulo Szot, Gabriela Pace, Guiomar Milan, Leonardo Pace, etc."
"Tudo o que sou, devo a ela", diz Gabriella. "Não era mais uma relação entre aluna e professora, mas, sim, de mãe e filha. D. Leila foi a grande mestra de todos nós." Escreve Céline Imbert: "Foi a mestra de todos os mestres."
Ensinar canto é uma tarefa especial e é natural que o contato de anos e anos entre aluno e professor transforme-se em algo mais do que um acordo profissional. A voz é o mais pessoal e visceral dos instrumentos - e d.
Leila sabia disso, vivia intensamente ao lado de seus alunos o processo de criação da voz. E, com eles, compartilhava a paixão pela música.
"Ela esteve ao nosso lado até o fim, até o momento em que conseguia sentar-se ao piano e trabalhar", lembra Gabriella. "Foi como uma vela, apagando-se aos poucos." Só que esta chama jamais se apaga - continuará viva por muito tempo nas vozes de seus alunos. Essa é a magia do canto, que d.
Leila conhecia tão bem. Em tempo: d. Leila será homenageada pelos alunos e amigos com uma missa, na segunda-feira, às 19h30, na Igreja Nossa Sra. do Brasil.
|