Cobertura?

Autor Mensagem
BozoCareca
Veterano
# fev/04


O que viria a ser "cobertura vocal"?

Rockweiler
Veterano
# fev/04
· votar


Olha, não sei qual é o termo certo, mas parece-me que em inglês é vocal cover. Se for a mesma coisa, eu vou colar aqui o que encontrei sobre o assunto:

"Vocal "cover", for example, is merely an alteration of vowel pronunciation.
All of these changes in vowel pronunciation (or tonal changes, if you
prefer) occur because the infinite volume and shape adjustments possible in
the vocal tract also create different resonance characteristics within the
vocal tract. These resonance characteristics are called vowel formants."

in http://www.vocalist.org/

Acho que tem a ver com a pronunciação de vogais...Espero que tenha ajudado.

BozoCareca
Veterano
# fev/04
· votar


Interessante. Então é só pronunciar as vogais abertas ou fechadas?

Achei que tivesse algo a ver com respiração... Enfim... Vou pesquisar melhor depois.

Rockweiler
Veterano
# fev/04
· votar


Tem a ver com tudo no tracto vocal. É a forma como você altera a sua boca para pronunciar determinada vogal ou quando altera o tom de voz...mas eu sinceramnte não sei o que é cobertura vocal. Espero que haja um professor de canto que possa tirar essa dúvida. No entanto, o site de onde tirei a definição é bárbaro.

Dá uma olhada...

Leech
Veterano
# fev/04
· votar


Cobertura vocal é uma forma de cantar com o som arredondado. Cobre-se as vogais no intuito de apoiar a pronuncia para o som não sair feio. É mais usado no canto lírico. No popular existe maior liberdade para cantar sem precisar de muita cobertura...

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Leech
é sim...
essa é um grande diferença do canto lírico

RONNIE
Veterano
# jul/04
· votar


COBERTURA, COVER, ARREDONDAMENTO, DECKUNG, VOWEL MODIFICATION, AGIUSTAMENTO, COPERTURA, E VÁRIOS OUTROS TERMOS SÃO APLICADOS À MESMA COISA.
SE ENGANA QUEM ACHA Q É UM RECURSO DO CANTO LÍRICO,NA VERDADE NÃO É LÍRICO NEM POPULAR, UMA VEZ QUE É O CONTROLE INDIRETO DOS MÚSCULOS INVOLUNTÁRIOS DA LARINGE ATRAVÉS DE UMA MODIFICAÇÃO NAS VOGAIS NA MEDIDA EM QUE FAZEMOS UMA ESCALA OU VOCALIZE DO GRAVE PARA O AGUDO. É CLARO QUE O SEGREDO DISSO É AONDE COMEÇA A MODIFICAÇÃO E QUAL A TAXA DE MODIFICAÇÃO APLICADA ( SEMPRE MÍNIMA )
O RESULTADO NÃO DEVE SER PERCEBIDO POR QUEM ESCUTA, E SIM SÓ POR QUEM PRODUZ. CANTOR X PÚBLICO
SIMPLIFICANDO, É UMA TECNICA PARA RELAXAR OS MUSCULOS DA LARINGE NOS AGUDOS E NOS HIPER AGUDOS.
NA MINHA OPINIÃO É A CHAVE PARA QUE OS AGUDOS Q TODOS BUSCAM COMECEM A ROLAR......
ESPERO TER AJUDADO
VALEU...

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
CONTROLE INDIRETO DOS MÚSCULOS INVOLUNTÁRIOS DA LARINGE ATRAVÉS DE UMA MODIFICAÇÃO NAS VOGAIS NA MEDIDA EM QUE FAZEMOS UMA ESCALA OU VOCALIZE DO GRAVE PARA O AGUDO. É CLARO QUE O SEGREDO DISSO É AONDE COMEÇA A MODIFICAÇÃO E QUAL A TAXA DE MODIFICAÇÃO APLICADA
Seria o passagio???


NA MINHA OPINIÃO É A CHAVE PARA QUE OS AGUDOS Q TODOS BUSCAM COMECEM A ROLAR......
Podes mostrar algum exercício???

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Barbara Jolie
acho que não é o passagio não...é uma colocação diferente!

Mark_Kloz
Veterano
# jul/04
· votar


Fábio Lione
Po, eu tava concordando com a Barbara. Qual é a diferença então?

RONNIE
Veterano
# jul/04 · Editado por: RONNIE
· votar


OI BARBARA
NA VERDADE NÃO É O PASSAGIO, MAS TEM A VER.
ENTRE O PRIMEIRO PASSAGIO E O SEGUNDO DEVEMOS APRENDER A NEGOCIAR BEM ESSA REGIÃO.DIFICILMENTE IREMOS PARA OS AGUDOS COM LIBERDADE SE A ZONA DE PASSAGEM NÃO FOR BEM FEITA E NISSO A MODIFICAÇÃO DE VOGAL AJUDA MUITO.
INTERNACIONALMENTE É BEM ACEITO A IDÉIA DE PASSAGIO,TOMANDO POR EXEMPLO UM TENOR LIRICO, PRIMO PASSAGIO (RÉ) E SEGUNDO PASSAGIO (F#).
A RESPEITO DO CONTROLE INDIRETO DOS MÚSCULOS DA LARINGE ATRAVÉS DE MODIFICAÇÃO DE VOGAL OU VOWEL MODIFICATION, É UMA FORMA DE CONTROLAR MÚSCULOS QUE NÃO OBEDECEM A UM CONTROLE DIRETO. POR EXEMPLO, NIGUÉM CONSEGUE RELAXAR A TENSÃO NAS CORDAS VOCAIS PENSANDO NELAS DIRETAMENTE, UMA VEZ QUE O SER HUMANO MAL TEM SENSAÇÕES PRECISAS NESTE LOCAL, ALIAS, MUITAS PESSOAS NÃO SABEM NEM DIZER PRECISAMENTE AONDE ELAS FICAM,
BEM COMO OS MÚSCULOS DA LARINGE.
COM O PENSAMENTO VOLTADO PARA AS VOGAIS E FAZENDO O SERVIÇO CORRETO PODEMOS RELAXAR OS MUSCULOS DA LARINGE NA MEDIDA EM QUE VAMOS PARA OS AGUDOS, NÃO PORQUE PENSAMOS NESSES MÚSCULOS, MAS COMO CONSEQUENCIA DE PENSAR EM UMA VOGAL SENDO LIGEIRAMENTE MODIFICADA.
EM RELAÇÃO AOS EXERCICIOS É UM POUCO COMPLICADO DE FAZER SEM UMA CORRETA ORIENTAÇÃO DE UM PROFESSOR OUVINDO O QUE VC ESTÁ FAZENDO. EM TODO CASO LÁ VAI:
1-FAÇA UM ARPEJO EM TERÇAS COM A EXTENSÃO DE DUAS OITAVAS COMEÇANDO PELO DÓ CENTRAL (CASO VC SEJA SOPRANO)
DO MI SOL DO MI SOL DO
2-UTILIZE A VOGAL i
3-as tres primeiras notas pense na vogal i da palavra índio em seguida comece a modificar para a vogal i da palavra ich (eu em alemão)
4-nunca permita que um i da palavra índio se transforme totalmente no i da palavra ich. na verdade voce mescla a primeira vogal com a outra de um modo muito gradativo,
se fizer tudo certo vc vai perceber que o simples fato de modificar o i, vai relaxando a musculatura na medida em que vai para o agudo.
com a prática ninguem percebe diferença de timbre no seu i do grave para o agudo, pois essa tecnica é para relaxar os musculos e não alterar o som do i.
repito que sem professor fica complicado, e alguns não gostam ou não pensam dessa maneira ou até desconhecem.
os professores que conhecem mais não gostam tem receio do aluno ficar demarcando lugares ao piano aonde ele deva modificar a vogal, e na verdade com a pratica não precisa demarcar nada.
Bom, o conceito é esse, para todas vogais, tem sua justa modificação.
espero ter esclarecido. o assunto pode ser um pouco complicado, mas a aplicação pratica é muito simples.
para os tenores rola o mesmo uma oitava abaixo.

valeu

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
Sou acompanhada por uma professora, qnto a isso, não se preocupe.

Mas eu não entendi a diferença da entonação da vogal na palavra índio e na palavra ich, pois não conheço alemão.

Então estes exercícios é para desenvolver a Cobertura, se eu bem entendi, é uma "máscara" no timbre, desde as notas graves à agúdas, deixando o timbre igualado. Isto?

E uma coisa, vc jah se apresentou para nós?
Entre nestes tópicos:
Sejam Bem Vindos!

Dados dos usuários do Fórum Canto

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
por favor fale mais sobre essa "máscara" nas vogais..com todas vogais!!por eu e Gippe do fórum temos problemas no passagio da voz de peito para voz de cabeça..(2º passagem?) e queremos resolver...e parece que isso que você colocou pode E MUITO ajudar nosso problema...

Gippe
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
Eh, nos ajude, antes q alguém diga o "3" para eu e o Lione saltarmos pela janela

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Gippe
AHuHAUahuaHuahaUhAUuaHUAHuAHUAHAUhAUHAUHAUAUHAuhauhaUhAUhAUa boa gippe!
se alguém não sabe..eu e o gippe somos os suicidas que não conseguiram resolver seu passagio!

RONNIE
Veterano
# jul/04
· votar


OI Barbara, sou o Ronnie, (pronto... agora já fomos apresentados...)

Moçada, é o seguinte, não vamos chamar isso de máscara, pois de máscara não tem nada. Devemos sempre que possivel, associar o nome ao mecanismo verdadeiro usado. Por essa razão que o termo cobertura, cover, copertura de la voce, etc... não dizem direito ao que se propoem. Vamos chamar de ajuste de vogal ou modificação de vogal, assim o nome já dá uma idéia do serviço ok?

Barbara, na verdade existem vários tipos da vogal "i", vou citar pelo menos 3:
i da palavra indio
i frances i/u
i/e no portugues de portugal e tupi guarani.
o i da palavra ich não é nenhum dos citados acima, é um i um pouco mais escuro. como também o thin ingles.
não existe em portugues o que é uma pena senão já teria falado... depois falamos mais.

Fabio e Gippe,
me diz que tipo de voz cada um tem e vou tentar mostrar como proceder, com certeza se for bem feito não tenham duvida que notas que vcs achavam impossíveis começam a rolar, primeiro nos vocalizes depois nas músicas.

Barbara, tente com a VOGAL A, SENDO MODIFICADA LIGEIRAMENTE PARA Ó NO MESMO LUGAR DO EXERCÍCIO COM O Í,
A DA PALAVRA FATHER INDO PARA Ó DA PALAVRA SONG. MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE VC SÓ DEVE MESCLAR E NÃO MODIFICAR TOTALMENTE.
VALEU ESPERO QUE AJUDE.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
Minha classificação é algo misterioso poderiamos dizer assim...
G1 de peito...passagio lá pelo ré 3, mi 3, e chegando até E4 com voz de cabeça....
e então...fala ae uns exercícios

PuNk Bass
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
3-as tres primeiras notas pense na vogal i da palavra índio em seguida comece a modificar para a vogal i da palavra ich (eu em alemão)
4-nunca permita que um i da palavra índio se transforme totalmente no i da palavra ich. na verdade voce mescla a primeira vogal com a outra de um modo muito gradativo

Rapaz, vc nao sabe aonde eu consigo aguma mp3 deste exercício? É um pouco dificil de entender, eu não estou conseguindo mesclar as duas vogais direito, nao consigo mudar gradualmente a entonaçao do "i" de "índio" pro "i" alemao

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04 · Editado por: Barbara Jolie
· votar


RONNIE
OI Barbara, sou o Ronnie, (pronto... agora já fomos apresentados...)
heheh...tudo bem se não quiser se apresentar para o povo. ;)

VOGAL A, SENDO MODIFICADA LIGEIRAMENTE PARA Ó NO MESMO LUGAR DO EXERCÍCIO COM O Í,
A DA PALAVRA FATHER INDO PARA Ó DA PALAVRA SONG. MAS NÃO SE ESQUEÇA QUE VC SÓ DEVE MESCLAR E NÃO MODIFICAR TOTALMENTE.

Isso daqui é exercícios de vocalizes, só que na mesma fôrma???

Então a "cobertura" seria um "ajuste de vogal", como vc disse né?
E sabendo fazer a cobertura poderá aumentar a extensão vocal? Tanto para agúdo quanto para grave?

Gippe
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
Oi meu, legal vc se propor a ajudar a galera q tah com dificuldade. Bem, minha classificação exata mesmo eu não sei, eh tenor, isso eh certo, subclassificação num sei ainda, mas possivelmente me tornarei um contra tenor. Bem, meu problema de passagio na verdade tem uma explicaçaum bem direta e simples: tensão na larinje.
Estou fazendo aula há um bom tempo, tenho tido vários avanços, mas como tudo no canto, vc caminha dez passos para frente e volta 9... as vezes volta 15, e fica pior do q jah era. Mas em fim. Meus problemas surgem jah na casa do dó2, apartir daih a minha laringe insiste em se comprimir, daih fode tudo, passagio nem pensar. Ou eu canto em tons agudos, ou eu canto em tons médios e graves, unir essas regiões parece impossível.
Bem, eh isso, se vc tiver uma dica, se jah trabalhou com alunos em situação semelhante (ah, acredito q sejas professor, estou equivocado?) ficaria grato em poder tomar um pouco do se tempo... valeu!!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


esperando ele nos dar uma luz!! ;D

RONNIE
Veterano
# jul/04 · Editado por: RONNIE
· votar


FALA GALERA
TIVE UMA IDÉIA QUE TALVEZ AJUDE.VAMOS FAZER O SEGUINTE:
QUEM TIVER INTERESSE E CURIOSIDADE DESTE EXERCÍCIO FAZ O SEGUINTE.
HOMENS - CANTEM A SEGUINTE SEQUENCIA COM A VOGAL E DA PALAVRA ELEFANTE.
DO MI SOL DO MI SOL DO (DUAS OITAVA)
QUEM NÃO CONSEGUIR IR ATÉ O DÓ AGUDO FAZ SÓ
DO MI SOL DO MI SOL QUEM NÃO CONSEGUIR ATE O SOL FAZ
DO MI SOL DO MI
GRAVEM EM MP3 E COLOQUE AI PARA EU OUVIR, DAÍ POSSO OPINAR O QUE ESTÃO FAZENDO DE CERTO OU ERRADO.
O E DA SEGUNDA OITAVA COMEÇA A SER LIGEIRAMENTE MODIFICADO (UM POUCO MAIS ESCURO GRADATIVAMENTE)

MULHERES FAÇAM COM I DA PALAVRA INDIO A MESMA COISA

CADA VOZ TEM UM MELHOR LUGAR PRA COMEÇAR A MODIFICAÇÃO, DEPOIS EXPLICO, VAMOS DEIXAR AÍ O EXERCÍCIO COMO GENÉRICO.
VALEU

Gippe, a existencia da voz contra tenor é uma questão ainda muito polêmica, existe uma tendencia em acreditar que o contra tenor na verdade é um baritono em falsete.Agora, baritono ou tenor, você deveria conseguir mais notas do que vc escreveu, embora a maioria dos cantores no mundo inteiro, da ópera ao rock, tem problemas com os agudos. É uma crise mundial... heheheh
Também tenho os meus problemas vocais q com o passar dos anos, muitos foram sendo vencidos, mas já pensei várias vezes em desistir, pois por mais q eu mudasse de professor, eles não vinham... depois resolvi estudar a fundo tudo q diz respeito a canto, fiz faculdade de música em canto e hoje dou aulas.( olha só galera, não vim aqui pra arrebanhar alunos ok? não tenho mais horários vagos para aulas... vim aqui pra aprender e ensinar, enfim trocar idéias e experiências sobre canto, que é uma coisa q curto muito, assim como todos vcs, então de certa maneira estamos todos unidos aqui por algo em comum...
O que eu puder fazer pra ajudar (se estiver dentro dos meus conhecimentos) contem comigo ok
Gippe uma das maneiras de resolver os agudos é essa, mas no canto não existem atalhos e magias, vc deve praticar até o corpo entender o porque do exercício, vem com o tempo e paciência, não adianta fazer 5 horas seguidas, só irá cansar a voz ou coisa pior.Não force a voz no exercício.Não é pela força q a voz vem.
faça um pouco por dia e descanse. recomece no outro dia.
valeu

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
hummmmmmm..não entendi...
então o gippe e eu não podemos ser contra tenores???

Barbara Jolie
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
olha só galera, não vim aqui pra arrebanhar alunos ok? não tenho mais horários vagos para aulas... vim aqui pra aprender e ensinar, enfim trocar idéias e experiências sobre canto, que é uma coisa q curto muito, assim como todos vcs, então de certa maneira estamos todos unidos aqui por algo em comum...
É...mto diferente de alguns que passaram por aqui...ehehe
Que bom que vc se disponibiliza a nos ajudar.

Qnto ao exercício, irei fazer e gravar, aí postarei aqui.
Ai q vergonha! hahahah
Vc vai ver se a "impostação", "cobertura" estão certas?

Gippe
Veterano
# jul/04
· votar


RONNIE
Opa, naum meu, sou tenor mesmo, soh num sei subclassificação ainda. Como contra, num sei se vou me empenhar pra ser um, mas na minha voz eh estremamente simples cantar nos tons dos contraltos, soh num tenho muito brilho a partir do sol 4, o meu dó 5 eh meio tímido, coitado, mas eu curto mesmo o timbre mais encorpado do tenor, mas isso eh outra estória. Tô tendo acompanhamento há um bom tempo jah, estou resolvendo meu problema de passagio (no meu caso, eh por pura tensão mesmo), mas com vc disse, demora, num surge por mágica, corpo num entende pq estou tentando ir taum além da fala e me reprime exprimindo minha laringe toda vez q eu tento utrapassar a "faixa de gaza" ( + ou - Lá2 à Lá3) antes e depois dessa oitava a voz está muito legal, soh q quando utrapasso o limiar dessa oitava, minha voz sofre alterações consecutivas, mas jah estou superando isso, ontem foi uma prova q posso chegar onde eu quero, tô mais seguro agora. Continue dando essas sugestões q saum de grande valia. Essa do Do - Mi - Sol é pra ir subindo de meio em meio ou de tom em tom???
Abraços

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Gippe
se for esses saltos de terça eu consigo na boa...é bem fácil e meu passagio sai perfeito e imperceptível

Gippe
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
O foda eh quando tem q subir de meio em meio tom, passando por todas as notas... aih fode com tudo... mas to superando isso, sabia? Adotei uma linha de prátca q estah me ajudando muito, e naum eh nada sacal como ficar vocalizando

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Gippe
me explica essa linha prática ae!

Gippe
Veterano
# jul/04
· votar


FáBiO LiOnE
Cara, soh faço exercícios com minha fessora, no mais canto todos os dias um repertório q eu mesmo faço. Prefiro ficar duas horas cantando do q duas vocalizando, isso tah soltando munha laringe, canto tentando gravar as sensações de quando minha voz tah saindo legal. Depois pratico com minha fessora e ela me corrige e me elogia no q for necessário.

FáBiO LiOnE
Veterano
# jul/04
· votar


Gippe
ahhh eu faço meu repertório...mas também vocalizações...
no repertório tento coisas de contra tenor também...bist du bei mir...por exemplo...e coisas do angra...
coi de loco como diz meu amigo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cobertura?