Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# 11/jan/25 17:38
Procuro um bom microfone para palco, para ser utilizado com banda e eventualmente violão e voz, mas que não me custe os olhos da cara.
Me deparei com este modelo Dinamico Super Cardioide Ba 85a da Behringer, com um preço atraente, frente a um Shure SM-58.
Um Shure SM-58 atualmente está na faixa de R$ 1.400,00, enquanto que o Behringer BA 85a em torno de R$ 400,00.
Procurei por reviews na Internet, porém, não atenderam às minhas expectativas.
Alguma opinião acerca deste microfone?
|
makumbator Moderador
![Melhor Performance Baixo / Outros Instrumentos / Arranjo / Collab](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# 11/jan/25 18:04 · Editado por: makumbator
· votar
LeandroP
Não sei hoje em dia, mas tempos atrás falavam muito bem dos Arcano. Tem um modelo deles semelhante a SM-58. Até onde me lembro, na época falavam que era melhor que o equivalente da Behringer. Mas nunca manuseei nenhum dos dois modelos (ainda mais lado a lado), então leve isso em conta.
|
Lelo Mig Membro
![Top User FCC](/img/badge_medalha.png) |
# 12/jan/25 00:03 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
Volta makumbator!
Obs: Já ouvi falar bem desse Arkano também!
|
makumbator Moderador
![Melhor Performance Baixo / Outros Instrumentos / Arranjo / Collab](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# 12/jan/25 00:31
· votar
Lelo Mig
Oi, Vou continuar na parte musical. Mesmo aqui estando mais vazio que o vácuo.
Valeu!
|
strinbergshredder Veterano
![Guitarrista Revelação 2012](/img/trofeu-guitarra-2012.gif) |
# 12/jan/25 16:19 · Editado por: strinbergshredder
· votar
LeandroP
Mano, nunca usei o BA 85-A, mas ja uso há mais de 10 anos 2x na semana o irmão dele, XM8500... A diferença principal entre eles é que esse que vc falou é supercardioide, e o XM8500 é cardióide, mas o XM8500 tem um sensibilidade e captação muito bons, além de ser bem robusto. Só não sei como eles seriam pro uso com banda.. uso ele para palestras e ele dá conta muito bem. Em todo caso, acredito que ambos te atenderiam legal, num preço bem razoável:
https://www.mercadolivre.com.br/microfone-dinmico-behringer-ba-85a-sup ercadriode-para-cor-de-voz-preta/p/MLB34125269
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3369864273-microfone-behringer -ultravoice-xm8500-dinmico-preto-_JM
|
LeandroP Moderador |
# 12/jan/25 19:18
· votar
Eu tenho um Arcano modelo SM57 que utilizo pro meu amplificador. Acho ele fraquinho.
é supercardioide, e o XM8500 é cardióide
Essa diferença eu não entendo
|
# 13/jan/25 10:01
· votar
LeandroP Confesso que Arcano não me inspira muita confiança..rs
A Behringer, apesar de tudo, tem mais tradição e é bem mais estabelecida no mercado, então se espera que tenha um controle de qualidade maior.
Já sobre o "cardióide x supercardióide", isso se refere ao padrão polar de captação do microfone.. em outras palavras, as direções de onde ele capta som.
A imagem abaixo vai facilitar pra vc entender:
https://d2p7ncqs8iaoqd.cloudfront.net/uploads/2021/05/DIRECIONALIDADE- MICROFONES.png
Então por exemplo, pra uma situação de palco, a grande diferença é que o BA 85-a, por ser supercardióide vai captar um pouquinho de som que vem diretamente de trás dele, enquanto o XM8500, cardióide, não vai captar nenhum som que vem de trás. Na prática, talvez não vá fazer tanta diferença lá no palco pra vc, mas conceitualmente, a parada é essa.
|
LeandroP Moderador |
# 13/jan/25 16:47
· votar
strinbergshredder
Valeu, manolo!
Pela imagem, me parece que o supercardioide me atenderia melhor, visto que vou cantar e tocar ao mesmo tempo, então fica difícil manter o vocal na mesma direção sempre.
Acho que vou de Behringer mesmo ;)
Vi uns Leson SM-58 na faixa de R$ 600,00 Eu tenho um Lenon modelo LS-58, que não é ruim. Bem mais barato que o Leson SM-58
|
Christhian Moderador
![Melhor Performance Vocal / Melhor Versão](/img/trofeu-fcc-2014.gif) |
# 14/jan/25 17:13
· votar
LeandroP Usei o XM8500, que era a "cópia" do SM58 por anos, nas aulas. Era muito honesto, entregava um som bem parecido com o SM58 (testado lado a lado).
Hoje eu iria de AKG P5S (na verdade, é o mic que eu tenho usado no estúdio). Tem um bom timbre, com cara de AKG (mais definido) e custa tão barato quanto o Behringer.
|
Christhian Moderador
# 14/jan/25 18:27
· votar
LeandroP Perguntei aqui no estúdio e as opiniões sobre o BA 85-A não foram muito consistentes... A maioria que experimentou, disse que não curtiu.
Considere o AKG ;-)
|
LeandroP Moderador |
# 14/jan/25 22:17
· votar
Christhian
Valeu a dica, Chris!
Ainda não comprei. Vou considerar esse AKG sim. Eu não tenho muito apreço ao timbre propriamente dito, não é para gravação. É pra apanhar comigo nas noites mal pagas, saca?! Mas, é claro, a gente quer sempre o melhor. Valeu, manolo!
|
# 16/jan/25 12:09
· votar
LeandroP De nada meu querido!
De fato, a sugestão do Christhian também é muito boa! AKG costumam ser de muita qualidade, e se o preço estiver na mesma média, ou pouca diferença, vale cogitar mesmo!
Sucesso aí bro!
|
LeandroP Moderador |
# 16/jan/25 16:49
· votar
Valeu! Agora é ir atrás do dinheiro rs
|
Christhian Moderador
# 17/jan/25 16:05
· votar
LeandroP Fiz uma busca e achei o P3S (que é cardióide) em diversos lugares, alguns por menos de 300 reais. Já o P5S (supercardióide) deu uma sumida do mercado.
Pelo visto, a AKG percebeu que estava vendendo algo com altíssima demanda por um valor muito baixo e vai "re-precificar" o item. Dei sorte, peguei na Kabum por MENOS de 200 reais, quando comprei.
De qualquer maneira, o P3s é uma excelente opção também. Testei aqui no estúdio há uma semana e o timbre é idêntico, só mudando um pouco a figura de captação mesmo.
|
LeandroP Moderador |
# 18/jan/25 17:39
· votar
Christhian
Leagal, Chris! Vou procurar este que você me recomendou. A minha intenção é comprar logo dois de uma vez, daí receio de não me lascar em dobro.
----------------------------------
Muito obrigado pela ajuda, pessoal.
Vou deixar o tópico aberto porque pode ser a dúvida de outros também.
|