Mudança de acordes e afinaçao

    Autor Mensagem
    wroliveira
    Membro Novato
    # 07/set/23 08:25


    A vocalista da minha banda é bem afinada mas tem um problema quando muda muito o acorde. Se a musica começa por exemplo num Am, vai pra outros acordes e sempre volta no Am, beleza. Se lá pelas tantas vc resolve por uma parte onde por exemplo nao tem Am e o G é o acorde principal, ela se perde. Como entrar afinado no tempo 1, sem ouvir antes o acorde que vem em seguida ? Como os cantores de jazz conseguem cantar no tom certo com tanta mudança de acorde e até tonalidade ?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 14/set/23 18:21 · Editado por: Christhian
    · votar


    wroliveira
    Trabalhar o ouvido, a escuta ativa, percepção de intervalos, escalas e campo harmônico é pertinente à aula de canto.

    Cantores de jazz, mesmo que os que não tocam nenhum instrumento como apoio (o que é muito raro), tem vivência diária com empréstimo modal, música modal e atonal, campo harmônico menor harmônico e mais um monte de coisas que aguçam o ouvido e a percepção musical.

    Ou seja, falta aula pra essa pessoa, certamente. O pior de tudo é que tem um monte de charlatão dando aula por aí que é arriscado fazer aula e não resolver - ou já ter feito e não ter resolvido nada.

    LeandroP
    Moderador
    # 15/set/23 06:04
    · votar


    Exercícios de percepção. Um bom professor ajuda!

    Wanton
    Veterano
    # 15/set/23 09:57
    · votar


    wroliveira

    Caso sejam músicas autorais, adapte a música à dificuldade dela.

    wroliveira
    Membro Novato
    # 15/set/23 13:55
    · votar


    Adaptar-se à dificuldade dela significa limitar mudancas de acorde. No fim fica arriscado todas as músicas soarem iguais e praticamente no mesmo tom.

    Acho que vai mais pelo lado de trabalhar a percepçao.

    Ela faz aula ha uns 5 anos e recentemente, pasmen, começou a dar aula pra iniciantes. Olha o perigo.

    Valeu

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 15/set/23 14:18
    · votar


    wroliveira
    pasmen, começou a dar aula pra iniciantes. Olha o perigo.

    É praticamente o último parágrafo do meu post anterior, só que em outra perspectiva.

    Lelo Mig
    Membro
    # 16/set/23 14:33
    · votar


    wroliveira

    "Ela faz aula ha uns 5 anos..."

    Se ela faz aula há 5 anos e não consegue se manter no tom (porque no fim se resume a isso) ou o professor é muito ruim ou ela têm problemas auditivos e deveria consultar um otorrino, porque se manter no tom é básico para um cantor.

    "começou a dar aula pra iniciantes"

    É o mesmo que fazer aula de tiro ao alvo com um cego.

    Wanton
    Veterano
    # 16/set/23 20:55
    · votar


    Há duas versões "clássicas" de banda, a banda que se forma por pessoas com afinidades (geralmente, amigos) e a banda-firma. Particularmente, acho esse segundo tipo uma merda! É cheio de intriguinhas, cheio de vaidades, cada um querendo achar defeito no outro.

    Toquei em uma banda assim, era amadora. Depois que acabou, todos pararam de tocar (menos eu). Venderam instrumentos e voltaram para os escritórios de onde nunca deveriam ter saído.

    shoyoninja
    Veterano
    # 17/set/23 10:42
    · votar


    E em músicas que não são autorais, o problema também acontece?

    wroliveira
    Membro Novato
    # 18/set/23 06:00
    · votar


    Ela se mantém no tom sim, se a progressao de acordes é bem óbvia e centralizada num único acorde. Quando vc tenta algo fora disso ela se perde. Nas músicas nao autorais ela nao se perde pois é muito facil, basta seguir a melodia que o vocalista original colocou. Inclusive tem música com mudança de tom e ela leva de boa. É um problema de percepçao. Técnica eu acho que ela tem.

    Lelo Mig
    Membro
    # 18/set/23 15:38 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    wroliveira

    "É um problema de percepçao."

    Um problema de percepção... Auditiva? Neurológica? Se ela pretende ser cantora "de verdade" vai ter que correr atrás, porque não vejo como alguém ser realmente uma cantora com esta deficiência.

    Mano, sinceramente eu tenho bastante dificuldade de entender uma "cantora" com esse problema.

    Vou te dar um exemplo simples:

    Eu não sou cantor, mas se fizermos um "joguinho" onde eu vocalizo uma melodia (imagine um Ahhhhh), e você for mudando de acordes (aleatórios, sem eu saber) eu "ajusto/afino" meu vocalize automaticamente na hora, sem erros e (tirando aquele ajuste de passagem) eu entro na nota em décimo de segundos, quase imperceptível para um leigo. Claro que não estou falando em altura, eu posso não alcançar o tom, (posso ter de emitir uma, duas, três oitavas abaixo), mas eu não desafino, não semitono. Pode meter acordes complexos, com sétima, com nonas, diminutos, dissonantes. Sou extremamente afinado (por favor, não veja isso de maneira arrogante), e não sou cantor, então, prá mim cantar afinado é o mínimo, o primeiro level, de um cantor.

    Existe uma desafinação, que é bem comum, em quem não têm técnica ou fodeu a voz, que é o "tentar alcançar a nota, em sua altura" e não chegar nela. Ai dá aquela desafinada bizarra, de partir o coração.

    E têm aquela desafinação de "ouvido ruim", o cara canta fora do tom e não percebe que esta à margem. O Ozzy Osbourne é o exemplo clássico desse segundo tipo. Mesmo no auge, com seu belo timbre, quando ele atingia os tons e não tinha a voz cansada, era normal ouvir ele totalmente fora do tom, não porque não alcançava, mas porque estava na "escala errada". Mas, no caso dele, 1 litro de Uísque + 10 baseados + 5 pinos de farinha, por dia, explicam muita coisa.

    shoyoninja
    Veterano
    # 19/set/23 10:45
    · votar


    Nas músicas nao autorais ela nao se perde pois é muito facil, basta seguir a melodia que o vocalista original colocou. Inclusive tem música com mudança de tom e ela leva de boa.

    Mas então o problema não é percepção, é pegar e fazer a melodia direito.

    Dá pra aprender a improvisar mas se é algo mais complexo e não intuitivo, e vocês (ela inclusive) já viram que não rola só na cara e na coragem, tem que sentar, pegar lá um teclado, escrever e aprender a melodia oras.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudança de acordes e afinaçao