É correto fazer o grave com a sonoridade de Fry?

    Autor Mensagem
    icarosantos17
    Membro Novato
    # fev/20


    Dúvida que tenho pessoal! A Partir do B 1 a minha voz já começa a involuntariamente fazer o grave com este som? Mas enfim é correto?

    Tipo 8
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    Depende o objetivo mas se for pensar em voz plena, para definir bem a técnica, a colocação da voz, sim é errado fazer isso. Se quiser usar depois que tudo estiver já definido aí sim. A mim não agrada de nenhum jeito, mas...

    icarosantos17
    Membro Novato
    # fev/20
    · votar


    Depende o objetivo mas se for pensar em voz plena, para definir bem a técnica, a colocação da voz,

    Penso nisto! Até mesmo saber a partir de qual nota começa a ficar desconfortável, com esta sonoridade fica difícil de saber pois ela meio que ''Facilita'' o uso dos graves, mas de fato é bem útil.

    cybx
    Veterano
    # fev/20
    · votar


    Na verdade, o Fry é uma técnica mais para interpretação do que outra coisa.

    Exemplo: no fim de uma frase, você pode relaxar sua voz para ela entrar em Fry e dar uma entonação de "sensibilidade, tristeza" ou algo do tipo, entende?

    Também serve para relaxamento da voz.

    Exemplo: se você é um cantor de hard rock e usa drive constantemente, o Fry (depois do show) é usado para relaxar as cordas vocais e deixá-las menos "desgastadas". É como um alongamento dos músculos ao final de um treino de musculação.

    Mas o Fry não é considerado "correto" para ser usado durante uma música e depois voltar a cantar em tons altos, pois o que ele basicamente faz é relaxar as cordas vocais.

    Espero que tenha entendido!

    Abs!

    icarosantos17
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    cybx
    O que eu queria realmente saber era se é correto deixar a voz com aquele aspecto de arroto em alguns graves.
    Por exemplo: Minha voz quando chega no C 2 já começa a aderir a esta sonoridade mas consigo deixá-la normal (Sem esse aspecto de Fry).

    Tipo 8
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: Tipo 8
    · votar


    icarosantos17

    Meu, use a máxima:

    Se a nota grave sair da sua região de fala, ou seja, se vc tiver que forçar para fazer ou para dar volume além da sua voz falada, não faça.

    Não tem brilho, não soa bem e faz a emissão cair.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    icarosantos17

    "O que eu queria realmente saber era se é correto..."

    Cara, não sou cantor, mas correto (tecnicamente falando) é tudo aquilo que vai melhorar/aumentar sua performance e qualidade sem fuder sua voz.

    Contudo, nada impede que um cantor use de extremos, vez ou outra, para transmitir o sentimento que deseja imprimir numa canção. E mesmo que não seja vez ou outra, seja direto, e ele ferre a voz ao longo dos tempos, é uma opção. Se é certo, errado, em termos "artísticos" é subjetivo, é pessoal.

    Até um cara que cante feio, desafinado, fanho, pode agradar alguém, e mesmo que não agrade, não "é proibido" ninguém cantar.

    O que quero dizer é que, simplifique as coisas. Fry é apenas um registro vocal (uma parcela da voz abaixo da voz de peito)... voz que até as crianças são capazes de fazer quando, por exemplo, imitam um monstro; é quando o grave deixa de ser puro e começa a sujar/distorcer.

    Então, deixar a voz com "aquele aspecto de arroto" como você mesmo disse, não é certo ou errado, é uma opção estética.

    Você têm que inverter sua pergunta, se for o caso, tipo:

    "Pretendo usar muito Fry, existe uma técnica correta para ele ficar melhor, com mais potência e volume e causar menos prejuízos a minha voz?"

    Você não faz grave com sonoridade de fry, você entra na "região" justamente porque não dá mais conta de emitir graves limpos, puros e potentes.

    Capisce?

    (Obs: Se não consegui me explicar direito e falei alguma merda, os cantores me corrigem...)

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/20
    · votar


    O que seria do AC/DC com esse excesso de preocupação com técnica vocal?

    icarosantos17
    Membro Novato
    # mar/20 · Editado por: icarosantos17
    · votar


    Capisce?

    Ho capito

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É correto fazer o grave com a sonoridade de Fry?