Fry: Quando usar?

    Autor Mensagem
    Edge of Kamelot
    Veterano
    # jun/12


    Bom dia moçada! Queria saber de vocês o seguinte?

    Quais os benefícios do fry???

    Tem algum problema praticar o fry durante os momentos da música em que não canto?

    Obrigado!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/12
    · votar


    Edge of Kamelot
    Quais os benefícios do fry???
    Nenhum. Pelo contrário: O fry só deve ser usado em desaquecimento definitivo, daqueles em que você não irá mais cantar no resto do dia.

    Tem algum problema praticar o fry durante os momentos da música em que não canto?
    Se for algo constante, há MUITOS problemas.
    Se for em (pouquíssimos) princípios de frase, com finalidades interpretativas (p.e.: Baixa dinâmica), vai de boa - desde que a saúde vocal GERAL esteja em dia.

    Abraços.

    OverZakk
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu vi em uma vídeo aula que o cara usa o fry como técnica para cantar, tipo musicas mais rasgadas, eu não usei mas esta correto?

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/12
    · votar


    OverZakk
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/289631/#8366343

    Edge of Kamelot
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    foi essa aula aqui

    http://www.youtube.com/watch?v=iUi6tVdG35I

    não é OverZakk?

    Bem legal ela...

    comecei a cantar agora...ritmo pancada de ensaios...fizemos 6 ensaios com duração de 3 horas cada...me lembro que nos primeiros ensaios, eu fazia um fry enquanto o guitarrista solava, e dava conta do recado das músicas de boa...

    os últimos ensaios, além de eu não estar fazendo o fry durante os solos, a minha voz já tava ficando cansada x.x

    vou tomar uns antiinflamatórios, porque acho que acabei criando edema nas pregas vocais kkkkkkkkkkkkkkkkk

    TitoOliveira
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Sobre esse vídeo de cima ae.
    Quando ele canta a música do audioslave dá pra ver claramente que ele faz força com o pescoço. Aí ele diz que não faz e mostra como ficaria se fizesse força e fica exatamente como estava quando ele cantou...

    Insolence
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Insolence
    · votar


    TitoOliveira

    HAHAHA, e essa história da veia aí?

    Fui ver outro vídeo do sujeito...

    http://www.youtube.com/watch?v=F3oLqSPh-M8

    Bruce Dickinson estava podre, ao vivo, em uma época da história do Iron Maiden (não lembro os anos exatos, mas alguém aqui deve saber). Dave Grohl e Steven Tyler como bom exemplo de técnica vocal? Só pode ser piada. Basta ver o show do FF no Lollapalooza ou procurar sobre as cirurgias do Tyler. Quanta besteira...

    Leopold
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    E o pessoal vive postando os videos desse cara. Será possível não vêem que o pescoço do cara quase explode pra cantar??

    gravity
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: gravity
    · votar


    Eu vi o cara também...Vai quem quer né? =o

    Edge of Kamelot
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ...sinceramente?


    Acho que, dentre outros, os vocalistas de Heavy Metal que eu não vejo "forçar" nem saltar veia são o André Matos e o Dio que parecia sempre muito confotável ao cantar...fora ele

    Se você ver o Michael Kiske na turnê do Avantasia
    Se você ver o Tribuzy no Execution Live
    Se você ver o Geoff Tat nas gravações do Hear N Aid na canção "Stars"

    todos estes estão "forçando"...e creio eu que talvez isso seja característico no Metal...e por isso alguns provfessores de canto são tão preconceituosos sobre o gênero

    Leopold
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    e por isso alguns provfessores de canto são tão preconceituosos sobre o gênero

    Totalmente sem fundamento. Só força demais quem não tem boa técnica, independente do estilo.

    (ou tem técnica e exagera nos agudos, outra coisa que tem gente que faz)

    Edge of Kamelot
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ...e você acredita que Michael Kiske não tem técnica ou que ele exagera nos agudos, Leopold?

    http://www.youtube.com/watch?v=nBTt4OCe70I

    bem...se você não teve problemas ao encontrar professor de canto que tenha bons olhos para o Heavy Metal, que bom para você, porque os que eu encontrei são daqueles que só enxergam o canto lírico como o princípio, o meio e o fim =ppp

    e se você reler a minha citação, frise o "ALGUNS professores" : )

    sempre há as boas exceções à regra

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/12
    · votar


    Edge of Kamelot
    porque os que eu encontrei são daqueles que só enxergam o canto lírico como o princípio, o meio e o fim

    E de fato é. Indiferente do estilo, a técnica para uma produção de voz saudável é a mesma. O problema é que praticamente a totalidade das pessoas que não entendem a virtuosidade do canto lírico acredita em "Dom ou técnica mágicas".

    Velho, o que você está falando não faz o menor sentido.

    gravity
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Christian

    Me tire uma dúvida man... Já existe aplicação 100% saudável pra essas técnicas de efeito utilizadas no rock/metal(drive, gutural, esses lances)?

    Leopold
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ..e você acredita que Michael Kiske não tem técnica ou que ele exagera nos agudos, Leopold?

    Não sei qual o conhecimento dele em relação à técnica, se estudou ou não. Fato é que se cantar e estiver forçando demais está errado. Se ficar querendo cantar super-agudo o tempo todo também está errado. Vai se prejudicar. Tem gente por aí que acha que o certo é dar 100% o tempo todo, quando você tem que saber dosar. Quem faz isso mantem a voz mais tempo.

    O canto lírico é o princípio e o meio, o fim pode ser a ópera ou não. A preparação vocal apurada é o que conta.

    Realmente há exceções, eu por exemplo, eheheh.

    Edge of Kamelot
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Christian

    ...então, uma dúvida bem leiga:


    Chico Buarque por exemplo é um modelo de cantor?

    A técnica que se usa para cantar Bossa Nova é a mesma do canto lírico?

    gravity
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Chico Buarque por exemplo é um modelo de cantor?

    Sério isso?

    Leopold
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    vixi..nao perguntaram pra mim, rs...editei.

    Edge of Kamelot
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    : )

    legal conversar com o pessoal aqui...embora às vezes eu sinta que falta alguma humildade a um membro ou outro...mesmo assim, as respostas sao esclarecedoras

    obrigado, e boa noite a todos e todas ; D

    Leopold
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    embora às vezes eu sinta que falta alguma humildade a um membro ou outro

    Não noto isso por aqui.

    leviribeiro
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Edge of Kamelot pelo que sei, o fry "firma" a prega vocal na ponta e solta o meio.. mas fry mesmo é aquele som grave, tipo aquele filme do grito, tudo sem muita pressão. tem gente que chama isso de registro basal, ou algo assim...

    Se vc fizer fry e ir subindo o tom, já não é mais o fry true, saca?

    phil stronder
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Fala galera!
    Eu tenho usado o fry com bastante compressão, impulsionada pelo diafragma como efeito de drive.
    Como eu só tenho cantado em casa, fazendo gravações de teste e cantando junto com uma música tocando no som, eu não sei se isso vai forçar a voz a ponto de não aguentar cantar um ensaio de 2 horas.

    Que tipo de técnica o pessoal usa para fazer drive?
    Nas minhas gravações caseiras, eu tive um resultado até que satisfatório usando fry como drive e até mesmo gutural.

    OverZakk
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bem cara eu cheguei a conclusão que não existe técnica 100% saudável para se cantar assim, Guturais, Drive, Screams, dentre outros, como Cristian falou la em cima, o fry é uma técnica usada somente como desaquecimento total, quando não for mais cantar, o certo a si fazer eu acho que seja certo na verdade, e aquecer muito bem antes de cantar, beber muita água em temperatura natural durante o canto, e tentar ao máximo possível não fazer muita força ao cantar, isso é claro, muito básico mas ajuda para caramba pelo menos comigo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fry: Quando usar?