Mariah Carey estudou canto/música?

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# jan/20
· votar


Quero opiniões mesmo assim, tudo bem pra você?

Ok.

Em minha opinião ela possui uma técnica muito sólida. Isso é fruto de estudos, ou é só talento mesmo, rs?

Nem um nem outro. Ela não tem técnica e nem talento e suas músicas são chatas pra cacete.

Ningen
Veterano
# jan/20 · Editado por: Ningen
· votar


Quero opiniões mesmo assim, tudo bem pra você?

[Correção] Vergonha alheia bate forte quando vejo usuários com esse tipo de atitude mas vou sobreviver.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


Vergonha alheia bate forte quando vejo tópicos assim. Mas vou sobreviver.
É só cuidar da sua vida e bola pra frente :D, não to te obrigando a comentar nada, é só quem quiser (obviamente).

Gansinho
Veterano
# jan/20
· votar


Eu acho ela bem overrated. Já foi (ênfase no 'foi') uma cantora excelente, mas com o tempo sua voz se deteriorou e ela não consegue cantar bem mais. Me parecia ter muito talento, mas abusou da voz e não construiu uma base técnica sólida pra manter a voz por muito tempo.

Enfim, super valorizada, na minha opinião.

Lelo Mig
Membro
# jan/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Seraph.

Cara, apenas para fechar minha participação, gostaria de fazer uma colocação, não como crítica, apenas para fazer você refletir um pouco sobre algumas considerações.

Sua pergunta foi: "Mariah Carey estudou canto/música?"

Acho que ninguém aqui, a não ser que seja fanboy e conheça a biografia dela, poderá responder isso. Em contrapartida, se der uma googleada e, principalmente, se souber inglês deve achar resposta a dúvida.

Fiz isso rapidamente e achei algumas coisas, a mais significativa seria:

Mariah teve um "coach singer" no início de sua carreira até porque sua mãe, Patricia, era uma mezzo-soprano da New York City Opera. Porém, segundo o relato, existe uma técnica clássica e bem-arredondada no início de carreira que sugere uma abordagem tradicional ao seu treinamento de voz.

Porém, conforme sua carreira foi deslanchando, ela foi se afastando do "estilo tradicional" de canto e abordando técnicas pop e jazzísticas contemporâneas sem o treinamento adequado, sem as adaptações e tempo necessários. (e alguns "cantos" são nocivos mesmo, não tem esse negócio de que "com a técnica certa" pode tudo, as coisas não são bem assim)

Isso somado ao fato dela ter apresentado nódulos vocais desde criança e invés de tratar, ela aprendeu a driblar o problema e no início até se aproveitou de algumas "vantagens" que seus nódulos permitiam... o que é óbvio só ajudou a complicar ainda mais.

Gostar, não gostar, é subjetivo.

"Técnicamente" é, basicamente, isso aí, o texto é de um instrutor de canto chamado Chris Johnson, que escreveu bastante sobre Mariah, inclusive fez análises dela cantando seus hits no auge e 10 anos depois e descreve "passo à passo" as notáveis dificuldades e esforço para cantar o que ela cantava "fácil" antes.

Se tiver interesse, comece por aqui:

Mariah Carey case study

https://www.isingmag.com/mariah-carey/

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Pode estudar o quanto for. Se cometer abusos vai destruir a voz. Ponto.

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


O Casper confunde carisma com coerção
Dar nota a uma cantora consagrada é coerção aos fãs da Mariah

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


A comissão de frente da Mariah é nota 10.

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


TendTudo
A comissão de frente da Mariah é nota 10.

Com 10 mil dólares, você instala uma igualzinha.

TendTudo
Membro Novato
# jan/20
· votar


entamoeba
Estou bem com o tamanho do meu pinto

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tá, falando sério agora:

Assisti uns vídeos dela na auge. Tinha muita facilidade e um grande alcance, porém tudo na garganta e cheia de trejeitos para conseguir fazer o que queria. Era uma tragédia anunciada. Ninguém que canta desse modo consegue manter a voz intacta. Ainda mais quando vai aos extremos do alcance o tempo todo.
Eu particularmente não gosto do estilo e do tipo de música que ela canta, porém tinha uma voz de bom timbre e um grande alcance. Para o público consumidor desse tipo de música e dessa postura é um prato cheio.
Não soube cuidar do instrumento como tantas outras. Esse modo de cantar não ajuda em nada a saúde vocal, mas creio que o objetivo nunca tenha sido esse.

Gansinho
Veterano
# jan/20 · Editado por: Gansinho
· votar


Tipo 8
Eu acho que o que não ajuda também é que no auge da carreira esses cantores muito famosos fazem centenas de shows por ano. Viajando sem parar, dormindo mal (porque não dorme tranquilo em casa)...

Aí vai cantando cansado, tentando manter o nível da performance em todo show.. Tem que cantar gripado porque vendeu todos os ingressos pra um show grande... Começa a forçar e a voz vai se destruindo.

Lelo Mig
Membro
# jan/20
· votar


Gansinho

"Eu acho que o que não ajuda também..."

Fora alcool, drogas, cigarro, remédios pra dormir, remédios pra ficar acordado, remédios pra dor... e etc, que sabemos ser muito comuns no meio.

Mariah, pelo que sei, teve alguns problemas nesse campo também.

Seraph.
Membro Novato
# jan/20
· votar


Tipo 8
Então qual é a melhor forma de manter saúde vocal... porque se for assim todos os cantores, terão tendência a desenvolverem problemas vocais, sempre vai haver algum tipo de falha, já que ninguém é perfeito. O que você diria a respeito de saúde vocal, então?

entamoeba
Membro Novato
# jan/20
· votar


TendTudo
Estou bem com o tamanho do meu pinto

Ah, era dessa "comissão de frente" que você estava falando...


Seraph.
O que você diria a respeito de saúde vocal, então?

Sacrifique-se pela arte! Nada dura para sempre!

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20
· votar


Então qual é a melhor forma de manter saúde vocal... porque se for assim todos os cantores, terão tendência a desenvolverem problemas vocais, sempre vai haver algum tipo de falha, já que ninguém é perfeito. O que você diria a respeito de saúde vocal, então?

Da maneira mais difícil (pensando em gente que está em atividade constante):

- Estudar técnica a ponto de ter domínio completo da voz.
- Não cometer exageros prejudicando o físico.
- Viver em função da voz.
- Não levar a voz ao extremo, cantando sempre com sobra.

Esse tipo de artista é muito raro. Gente que pretende cantar anos e anos. É possível mas precisa ter consciência. Tem que levar em conta o objetivo de cada um também. Tem gente que vai querer dar o máximo, berrar o máximo e não pensa em futuro. Para os que querem cantar 30, 40 anos deveriam ser radicais neste sentido. Mas poucas pessoas fazem isso.

ejames
Membro Novato
# jan/20
· votar


Seraph.
porque se for assim todos os cantores, terão tendência a desenvolverem problemas vocais

Mas é exatamente o que aconteceu com uma porrada de cantores, principalmente o pessoal dos anos 70 e 80, onde os excessos, maus hábitos e falta de estudo eram combinações comuns - Rod Stewart, Roger Daltrey, Robert Plant, Bob Dylan, Vince Neil, Paul Stanley, Axl Rose, Steven Tyler... Todos esses já tiveram problemas graves e hoje em dia não cantam nem metade do que cantavam antigamente.

Para não jogar a culpa só na idade, outros cantores mais jovens e aparentemente mais preparados também já tiveram problemas sérios e passaram por procedimentos cirúrgicos - consigo me lembrar de Adele, John Mayer, Keith Urban e Joss Stone. Até mesmo cantores considerados referência em técnica, como Freddie Mercury e Luciano Pavoratti enfrentaram também problemas com a saúde vocal ao longo de suas carreiras.

E cito isso só de cabeça (e um pouco de Google para conferir se não tava confundindo os nomes). Mas se procurar a fundo vai achar muito mais.

Tipo 8
Membro Novato
# jan/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


ejames

Pavarotti nunca teve problemas de voz por problemas de técnica, que era estupenda. O que causou impacto na sua voz nos últimos anos foram remédios que afetavam o estomago causando refluxo. Fora depois a própria condição de saúde.

Um exemplo de cuidado com a voz e respeito com o público era o de Mario Del Monaco, que nunca se apresentava em más condições. Era um fanático da técnica que vivia em função da condição vocal.

MrYuriSilva
Veterano
# mar/20
· votar


Em 1990 ela tinha 18 anos, e no MTV unplugged ela tinha 20, alguém com essa idade cantar com esse desenvoltura e maturidade vocal é muito acima da média. Ela já tinha aulas com a mãe(cantora erudita) desde criança. Ela teve alguma educação vocal e tem o fato dela ter nódulos que facilitam notas altas.

Comparar ela com cantores eruditos acho ridículo, já que se trata de outra vertente de estudo da voz, e ela já estudava técnica com a mãe pra cantar mais popular, então acho nada ver. Os nódulos dela já prejudicavam poucos anos depois do estrelato dela.


Ela foi uma das melhores da mídia e fazia ao vivo tudo que pode e até mais um pouco do que proposto em estúdio mesmo com 18 anos. Tem muito cantor que usando o que sabe e o que tem como experiência, tendo o dobro da idade, não faz metade. E se ela quisesse cantar dentro de várias recomendações corretas, ela ia ter que ter outro tipo de vida e viver só pra cuidar da voz de verdade e fazer o máximo pra não prejudicar os nódulos que ela nasceu com eles, e não viver uma vida de bebidas, excessos e remédios como a maioria dos artistas vivem. Se a galera pesquisar vai saber que ela tem transtorno bipolar, passou várias vezes por stress traumático(o estresse detona a voz também) no começo da carreira e sempre tomou medicação desde criança. Culpar um cantor só pela técnica e pelo uso excessivo da voz sem levar em conta o estilo de vida que ele leva, é no mínimo presunçoso...

Quem se preocupa em falar mal demais de cantores assim eu até desconfio, ou deve ser um invejoso e queria ter o que ela já conquistou, ou tem vontade e não consegue fazer metade das acrobacias vocais que ela fazia.

Tem também o fato dela ter sido compositora de quase todas as músicas que ela lançou, então tipo não tem nem como reconhecer uma artistas dessas que além de um talento vocal acima da média, tem um carreira sólida de muitas músicas escritas por ela mesma que fez sucesso por aí por anos.

Ela ainda canta hoje com muita dificuldade, e ainda consegue mostrar algum talento. Já são 49 anos, 30 deles foram cantando repertórios extremamente difíceis e trabalhosos ao vivo. É quase impossível alguém que se propoe a isso não ter nenhum problema a longo prazo...é OBVIO.

Desmerecer ela não vai fazer ninguém um bom cantor e etc, então menos...

Tipo 8
Membro Novato
# mar/20
· votar


Ela já tinha aulas com a mãe(cantora erudita) desde criança.

Comparar ela com cantores eruditos acho ridículo, já que se trata de outra vertente de estudo da voz

Ué? Se estudava desde criança com uma cantora erudita?

Lelo Mig
Membro
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MrYuriSilva

"Desmerecer ela não vai fazer ninguém um bom cantor e etc, então menos..."

Cara, não analise com a paixão de um fã... todos têm defeitos, inclusive nossos ídolos.

Ninguém a desmereceu, mas existem equívocos evidentes, que num fórum sobre canto serão discutidos tecnicamente, até para exemplificar em que alguns excessos podem resultar.

O objetivo aqui são análises não reverências.

Ningen
Veterano
# mar/20 · Editado por: Ningen
· votar


MrYuriSilva

os nódulos que ela nasceu com eles

̶P̶o̶d̶e̶r̶i̶a̶ ̶f̶a̶l̶a̶r̶ ̶m̶a̶i̶s̶ ̶s̶o̶b̶r̶e̶?̶ ̶N̶ã̶o̶ ̶s̶a̶b̶i̶a̶ ̶q̶u̶e̶ ̶i̶s̶s̶o̶ ̶e̶r̶a̶ ̶p̶o̶s̶s̶í̶v̶e̶l̶.̶ ̶(̶p̶e̶r̶g̶u̶n̶t̶a̶ ̶l̶e̶g̶í̶t̶i̶m̶a̶)̶

Então... Depois de umas pesquisas, inclusive passando pelo artigo postado anteriormente pelo Lelo, acho importante registrar aqui esse trecho de entrevista dela (tradução livre):

"Eu tenho nódulos nas minhas cordas vocais. Minha mãe diz que eu os tenho desde criança. É por isso que eu tenho o registro agudo e o registro belting e ainda assim consigo "ter essa voz rouca e grave". Muita gente não conseguiria superar nódulos como eu consigo; eu aprendi a cantar superando minhas cordas vocais.. A única coisa que afeta bastante minha voz é o sono. Às vezes, se estou exausta, não consigo atingir notas super agudas. Meus médicos me mostraram minhas cordas vocais e o porquê de eu poder atingir essas notas agudas. É uma parte da corda que não muita gente usa - a parte bem de cima. Minha voz natural é grave. Eu tenho uma voz rouca. Eu sou mais uma alto. Mas minha voz aerada/falsete pode ficar aguda se estou descansada. [...] Quando eu era pequena eu conversava nesse registro whisper/suspiro bem agudo, e minha mãe dizia, "Você está sendo ridícula". Eu pensava que se eu pudesse conversar daquele jeito eu poderia cantar daquele jeito. Então eu comecei a fazer [e ela vai cada vez mais agudo] só "brincando mesmo". Eu praticava e praticava, e ela dizia: "você vai se machucar". E eu dizia, não machuca. Se eu tentasse o belting duas oitavas abaixo, aí sim seria difícil/trabalhoso."

A mim, faz muito mais sentido agora. Ela adquiriu eles quando criança*, tinha mania de, contra as recomendações da mãe, "treinar" de forma desajuizada seus agudos.

*(Se ela realmente acreditasse ter nascido com os nódulos diria "since birth/desde que nasci" ao invés de "since I was a kid/desde criança".)

MrYuriSilva
Veterano
# mar/20
· votar


A mim, faz muito mais sentido agora. Ela adquiriu eles quando criança*, tinha mania de, contra as recomendações da mãe, "treinar" de forma desajuizada seus agudos.

Pode ser, mas na verdade fica tudo vago porque as informações são com base nas entrevistas, não tem nenhum especialista falando sobre e que teve acesso ao exame dela

Ninguém a desmereceu, mas existem equívocos evidentes, que num fórum sobre canto serão discutidos tecnicamente, até para exemplificar em que alguns excessos podem resultar.

Não foi o q eu li aqui, vi mais gente falando mal dela e dizendo que ela não era grandes coisas, mas acho até normal vindo desse fórum. A arrogância aqui é evidente, cada um fala mal de quem quiser diferente do que tá nas regras. Ser arrogante e estupido pra alguém que pede informação aqui parece ser requisito básico de veterano que acha que sua fonte e visão de estudo é a única e absoluta.

MrYuriSilva
Veterano
# mar/20
· votar


Outra coisa que li aqui foi algo do tipo, ela faz playback, ela usa auto tune, ela usa lip sync e etc

Uma pessoa que se dá ao trabalho de julgar um artista só por isso, é no mínimo ignorante. Mas ok, são membros desse fórum opinando. Muita gente odeia o modo como vcs abordam os assuntos aqui e como a falta de respeito aqui é generalizada disfarçada de "minha opinião e foda-se".

Tipo 8
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Tipo 8
· votar


MrYuriSilva


Uma verdade sobre cantores é que TODOS TEM DEFEITOS! Não existe cantor perfeito tecnicamente, todo mundo tem algum ponto fraco. Uns sabem contornar com inteligência e outros ferram a voz. Os teimosos que não seguem orientações da mãe que conhece bem técnica, por exemplo.

Ruim mesmo é ficar com essa besteira de fã que fica mordidinho e vem com a ladainha de arrogância/falta de respeito. Fã é cego.

"Ai, seus estúpidos, invejosos, feriram meus sentimentos"

É uma vergonha um adulto ter esse comportamento.

Tipo 8
Membro Novato
# mar/20
· votar


Muita gente odeia o modo como vcs abordam os assuntos aqui e como a falta de respeito aqui é generalizada disfarçada de "minha opinião e foda-se".


Não é um fórum obrigatório.

Ningen
Veterano
# mar/20
· votar


Tipo 8
MrYuriSilva
Lelo Mig
Seraph.



Isso explica tanta coisa aqui nesse fórum...

YamiYugi
Membro Novato
# mar/20
· votar


MrYuriSilva
Não foi o q eu li aqui, vi mais gente falando mal dela e dizendo que ela não era grandes coisas, mas acho até normal vindo desse fórum. A arrogância aqui é evidente, cada um fala mal de quem quiser diferente do que tá nas regras. Ser arrogante e estupido pra alguém que pede informação aqui parece ser requisito básico de veterano que acha que sua fonte e visão de estudo é a única e absoluta.


Cara, nem eu que sou fã dela me incomodo com os posts no tópico, eles não são fã dela, nem de pop romântico pelo que eu saiba, eles não tem a obrigação de gostar ou de saber sobre a vida dela......

MrYuriSilva
Veterano
# mar/20
· votar


Acho vergonha ter que sempre detonar um cantor pra se sentir com sensação de dever cumprido. "Nossa, falei mal daquele artista pra me sentir melhor e com sensação de que sou sincero e falo na lata, sou foda, ai meu deus tem que meter o pau nesse artista mesmo pra ele ser do jeito que eu quero".

MrYuriSilva
Veterano
# mar/20 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


Uma verdade sobre cantores é que TODOS TEM DEFEITOS! Não existe cantor perfeito tecnicamente, todo mundo tem algum ponto fraco. Uns sabem contornar com inteligência e outros ferram a voz. Os teimosos que não seguem orientações da mãe que conhece bem técnica, por exemplo.

Ruim mesmo é ficar com essa besteira de fã que fica mordidinho e vem com a ladainha de arrogância/falta de respeito. Fã é cego.


Mas eu sou fã mesmo dela, nunca neguei. A ladainha aqui parte dos dois lados porque ninguém chega a lugar nenhum. Mas aqui já rola uma indignação seletiva onde certos artistas que erram são protegidos e outros que não são do gosto musical da maioria são detonados.

Não vejo ninguém falando mal do Robert Plant, do André Mattos, dos Beatles ao vivo, Ozzy e etc porque a galera aqui curte muito rock(eu também). Mas quando se trata de artista pop, já rola um preconceito só por causa do estilo. Acho isso besteira!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mariah Carey estudou canto/música?