Porque a voz muda durante o período de gestação? (Para as mamães cantoras)

    Autor Mensagem
    victorluz
    Membro Novato
    # dez/19 · Editado por: victorluz


    Após perceber uma grande mudança no timbre da cantora americana Beyoncé, após seu período de gravidez de sua primeira filha, Blue, no ano de 2013, e sem esquecer que três anos depois, a cantora engravidou novamente, e agora deu luz a gêmeos, a pequena Rumi e Sir Carter. Eu corri atrás e pesquisei o real motivo (ou não) da mudança, e assim, decidi postar aqui para vocês. Espero que gostem. E, antes que eu me esqueça, são pesquisas baseadas em sites, notícias e matérias, que, claro, deixei os créditos aqui.

    Após essa introdução que trouxe a vocês, sabemos que a barriga não é a única mudança que a mulher sofre com o decorrer do período de gestação. Em 2018, a Universidade Sussex, na Inglaterra, comprovou que muitas mães, especificamente que usam a voz como trabalho, poderão sofrer com a perda de agudos e alguns probleminhas na voz. Segundo a revista "Crescer", os estudos foram feitos com 20 mães em um intervalo de até 10 anos, incluindo gravações feitas antes da gestação, durante e após. Os áudios foram comparados aos de 20 mulheres que não tiveram filhos para que fossem descartadas possíveis mudanças na voz causadas pela idade. Debatendo esse assunto com algumas pessoas, muitos disseram que a mudança na voz da cantora pode ser por sua idade, mas, após encontrar essa matéria, podemos com certeza descartar essa hipótese. Além da perda de agudos, ocorre problemas como pregas vocais inchadas, vasos sanguíneos mais frágeis nos cabos vocais, capacidade de pulmão reduzida, ressonância nasal abaixada, uma perda dramática de escala vocal (como já citado), enfim.

    No Brasil, uma grande prova disso é a cantora Sandy, 36, que em uma entrevista relatou que ganhou alguns graves após a gravidez de seu filho, Theo. A cantora Adele, 31, também afirmou que seu tom de voz ficou mais grave depois do nascimento do filho em 2012.

    Apesar de comprovarem que a gravidez causa essas "pequenas" mudanças, os cientistas da universidade não conseguem ainda explicar o que causa essa mudança, mas, apostam grandemente nos altos níveis de hormônio. O processo seria semelhante ao que acontece com mulheres depois da menopausa, quando o tom de voz também se torna mais grave. Mas, também não descartam o cansaço físico e até mental das mães nesse período. Então mamães cuidem de sua saúde física e mental sempre.

    "O tom mais grave que as mães conseguiram alcançar caiu cerca de 14 Hz, ou 1.3 semitons depois da gravidez quando comparado ao que era antes dela. O tom mais agudo que elas conseguiram atingir também caiu, sofrendo uma queda mais drástica de mais de 3.2 semitons (tomem cuidado ao cantarem músicas muito agudas, ou difíceis nesse período ou simplesmente abaixem o tom delas, assim como a cantora Beyoncé fez durante sua última turnê e durante seu show no Coachella)". - Revista "Crescer"

    Você que é cantora e está nesse momento lindo de sua vida, não se preocupe, a sua voz voltará ao normal, porém, pode levar até um ano para que isso aconteça , mas, enquanto isso, curta esse momento!
    E para os papais que ficam grávidos junto, a voz de vocês não irá mudar! Parabéns!

    | Informações retiradas:
    - Revista "Crescer"
    - Osborne Head & Neck Institute

    Espero que tenham gostado, desculpa algum erro ortográfico (ou até científico), acredito que será muito legal para as cantoras que também são mamães aqui do grupo. E para você homem, que assim como eu, também canta e gosta de saber tudo sobre o canto.

    E decidi deixar essa apresentação de Beyoncé no Grammy de 2017 para apreciarmos o talento dessa mulher, que, mesmo grávida de gêmeos deu esse grande show.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque a voz muda durante o período de gestação? (Para as mamães cantoras)