Qual oitava eu canto como tenor em uma partitura com Clave de Fá

    Autor Mensagem
    Ricardo Franke
    Membro Novato
    # mai/18


    Olá, sou novo no canto e no site e não achei um tópico relacionado à minha seguinte dúvida, por ora:

    Tem uma música da igreja com a partitura com Clave de Sol e Clave de , sou Tenor e o regente disse que devo fazer a linha de voz na Clave de Fá, porém não sei como identificar a oitava que devo cantar, seria a partir do primeiro Fá abaixo do Dó central? Ou seria uma oitava acima? Fico em dúvida pois sei que sou Tenor e minha voz é mais alta, desde já agradeço as respostas.

    P.S. Fiquei em dúvida depois do encontro com o coral, e vou fazer contato com o regente somente mais tarde.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/18 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Ricardo Franke

    Imagine uma Clave de Fa embaixo e uma em Clave de Sol em cima, como numa partitura de piano... Imaginou?

    Agora você imagina a escala ascendente a partir da linha da clave:

    4a linha Fá, 4o espaço Sol, 5a linha Lá, 5o espaço Si, ...ai vem o Dó entre as Claves certo? (A primeira linha da Clave de Sol e a nota Mi).

    Então, este Dó é o Central... Conseguiu se situar agora?

    Então, se não há nenhum tipo de transposição (não sou cantor, não sei se partitura de vocal e diferente), você canta abaixo do Dó central.

    Só estou confuso (como disse não sou cantor) porque, se não me engano, Tenor canta clave de Sol, não é?

    makumbator
    Moderador
    # mai/18 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig
    Tenor canta clave de Sol, não é?

    Tem muitas partes de tenor que são escritas em clave de sol, mas transpositora (soando oitava abaixo). Caso semelhante ao da guitarra (em que se escreve na clave de sol, mas a região mais grave dela é na verdade bem dentro da clave de fá).

    Em partituras mais antigas é até comum colocar a clave de sol do tenor com o 8 pequenino (pra representar isso).

    Ricardo Franke

    É como o Lelo explicou. O dó central da clave de fá é a nota da primeira linha suplementar da clave (ou seja, acima do pentagrama).

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/18
    · votar


    makumbator

    Valeu !! Obrigado pela explicação da partitura Tenor...nunca tinha atentado este detalhe.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual oitava eu canto como tenor em uma partitura com Clave de Fá