Compensa fazer curso de canto pela internet?

    Autor Mensagem
    AspiranteCantador
    Membro Novato
    # out/17


    Oi pessoal,

    Eu sempre tive o sonho de aprender a cantar direito, mas nunca tive oportunidade de fazer um curso ou algo assim.

    Hoje tem um monte de site ofertando curso online e dizendo que são bons.

    Mas eu já ouvi falar que fazer aula de canto pela internet não dá certo porque não tem um professor te acompanhando.

    Vocês que são mais experientes, o que acham disso? Eu não quero gastar dinheiro atoa, mas também não tenho muito pra pagar um curso caro. Na internet ficaria bem mais barato e dá pra fazer em casa. Acham que dá certo?

    Nesse site achei umas opções de curso, alguém sabe se é confiável? Ou conhecem algum curso desses?
    site de aula de canto

    Obrigado pessoal, desculpa se minha pergunta for boba, mas eu sou novato é tô meio perdido... Eu quero muito aprender a cantar.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Amigo, eu nunca fiz aula de canto online (exceto um ou outro exercício que a gente acha), sempre fiz presencial, e tendo a achar que é muito difícil você fazer aula de canto online de forma SEGURA, pois há certas reações físicas e interações que apenas um professor ao vivo pode notar, e num extremo você pode acabar machucando seu aparelho fonador.

    Na minha opinião, se você tiver opção de escolha, sugiro veementemente fazer aulas presenciais. Apostaria em aula online apenas e tão somente caso não tenha essa opção onde reside, mas advirto que há riscos.

    Boa sorte.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    AspiranteCantador

    Cara, não sou cantor, mas acho que com relação ao estudo há um diferencial muito grande entre a voz e os demais instrumentos.

    A voz não permite erros, sob o risco de ferrar irreversivelmente. Então, acho complicado, ter aulas num local onde o professor não possa "ver" seu aparelho vibrando, respirando, salivando, funcionando.... a coisa é totalmente física.

    Cantores amadores, cantor de chuveiro, mesmo que afinado e bom, tá cheio. Muita gente canta bem, de forma agradável, sem ter feito uma só aula de canto a vida inteira... é meio instintivo no ser humano.

    Mas, quem quer cantar prá valer, ser profissional, dar shows........ahhh, sei não, posso estar enganado, mas aí a coisa tem de ser feita da maneira mais correta possível.

    Ningen
    Veterano
    # out/17
    · votar


    A verdade é a seguinte... Não há como saber. Tudo depende.

    Do quê?! Da sua voz, de onde você mora, quais são os possíveis professores... Você tem um bom microfone? Boa conexão de internet? Boa webcam? Quantos Temers $$ você tem? Quanto tempo? Quais são suas aspirações? E por aí vai...

    Pode ser que tu pague uma grana alta em um bom curso online e se dê mal pra caramba enquanto tinha um vizinho seu que manja muito e que poderia te ensinar de uma forma mais didática e motivadora? Pode.

    Pode ser que tu pague uma fortuna para um professor na sua cidade que vai te encher de vícios enquanto tu podia ter pago uma mixaria em uns mp3 e estar melhor simplesmente porque eles se adaptaram perfeitamente à você e ao seu raciocínio, ao contrário de 95% dos outros compradores desse mesmo curso? Pode.

    Essa é a pergunta do milhão cara... Quem dera fosse fácil a gente ir pra internet e pesquisar o melhor caminho pra tudo... Não é assim que funciona... Verdade seja dita, quanto mais você seguir seu próprio caminho, mais você vai entender o caminho dos outros.

    Bora que o tempo tá passando!

    Agora, em se tratar de meios de comunicação... É claro que ter alguém do seu lado é melhor que ter alguém via Skype. Fato. Óbvio... E aqueles cursos prontos? Uma bosta... O professor fala de um jeito e se você não entender... Acabou... Quer dizer que qualquer professor presencial seja melhor que todos os cursos em vídeo? Não!

    Resumindo:
    Presencial > Skype > Curso pronto.
    Bom > medíocre > ruim.
    Caro > médio > barato.

    Nesse site achei umas opções de curso, alguém sabe se é confiável?
    Não me parece... Os cursos que ele sugere são os mesmos que o patrocinam .... :/
    E não, não são os melhores que existem...

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    Lelo Mig
    Neste ponto você se engana meu caro, pois existem vários "cantores" (leia-se:sertanejo universitário e funk) que nunca estudaram nada de música na vida, mal mal tocavam um violãozinho por tutorial cifraclub, e também existem vários cantores de "grosso calibre" que enchem a boca para falar que nunca fizeram uma aula de canto na vida.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/17
    · votar


    xmarhunterx

    Mas eu não disse isso.... Sei que a maioria nunca estudou.

    Tanto é que 99% dos caras que se esgoelavam no rock e no sertanejo há alguns anos atras, hj em dia mal conseguem cantar parabéns a vc.

    É justamente por ter visto todo mundo ficar "mudo" que recomendo estudar canto.

    CarlemSngr
    Membro Novato
    # out/17
    · votar


    É muito vantajoso, desde que haja uma interação franca entre aluno e professor. É importante que quem estiver te ensinando saiba exatamente o que está sentindo, dores, cansaço, tudo. Nesse caso, era terá total capacidade de te orientar, desde que seja um bom profissional, mas creio que essa não foi sua pergunta.

    Em tempo, é importante dizer que é natural stressar as cordas vocais quando se as exercita com frequência. Existem técnicas justamente para amenizar esse tipo stress. Amenizar ao ponto de você não sofrer danos relativos ao ato de cantar. Mas stressar as cordas vocais é natural.

    Abço.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # out/17
    · votar


    AspiranteCantador
    Não funciona. E não importa o microfone, a placa de vídeo, a conexão de internet que você tem. Muito menos cursos pré gravados ou apostilados.

    Aprender a cantar envolve todo uma reeducação do corpo para a produção da voz em maior rendimento. Isso significa que o professor tem que ficar atento a detalhes do seu corpo, como por exemplo, a abertura de poucos milímetros das costelas ou até mesmo um leve aperto na voz - que pode ser nocivo para suas pregas vocais - que o microfone não vai conseguir captar.

    MrYuriSilva
    Veterano
    # out/17
    · votar


    Pra aulas online funcionarem o professor tem que ter ouvido muito treinado e apurado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/17 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    AspiranteCantador
    procure um professor de verdade, tem coisa que só o professor ao vivo pode ajudar com respiração, tensão muscular, diafragma...
    talvez pra quem já canta ter um professor on line ali te ouvindo via skype, whatsapp que seja mas o professor ali presencial do outro lado do computador
    --------------------------------------------------------------------------------------
    xmarhunterx
    Neste ponto você se engana meu caro, pois existem vários "cantores" (leia-se:sertanejo universitário e funk) que nunca estudaram nada de música na vida, mal mal tocavam um violãozinho por tutorial cifraclub, e também existem vários cantores de "grosso calibre" que enchem a boca para falar que nunca fizeram uma aula de canto na vida.

    tá cheio de músico de outros instrumentos que enchem a boca pra falar que nunca fez aula, mas na verdade o cara fez, parece que gostam de dizer que tocam/cantam mais como se fosse algo divino, que já nasceu com esse dom, um ser iluminado, do que se esforçou pra aprender
    quanto aos que nunca fizeram uma aula mesmo... pode ver que os que estão ficando velhos, estão com a voz bagaçada

    Ningen
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    fernando tecladista

    tá cheio de músico de outros instrumentos que enchem a boca pra falar que nunca fez aula, mas na verdade o cara fez, parece que gostam de dizer que tocam/cantam mais como se fosse algo divino, que já nasceu com esse dom, um ser iluminado, do que se esforçou pra aprender
    quanto aos que nunca fizeram uma aula mesmo... pode ver que os que estão ficando velhos, estão com a voz bagaçada


    E você não precisa ir muito longe pra por isso à prova... Quem já fez aulas de canto em escolas, ou em algum outro lugar onde exista um fluxo grande de alunos, sabe que tem uma galera que frequenta mas que não fala pra ninguém rsrs.

    Eu duvido que exista um número relevante de vocalistas profissionais do mainstream, mesmo do sertanejo, que não façam aulas com certa frequência. Basta ouvir o trabalho dos caras... Cada vez mais técnico... E são truques que quem não conhece não percebe. Tal qual os autotunes... O povão nem sabe/lembra que isso existe.

    rodsom
    Veterano
    # out/17
    · votar


    o calo que vc vai ter nas cordas vocais ja vai te dizer se compensa ou nao.

    novonews
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: novonews
    · votar


    Online até pode assistir e tal. Mas nada substitui uma aula presencial. Muitas coisas são envolvidas. Acústica, seus harmônicos, sua expressão, gesto, movimentos com a boca, mandíbula e outras coisas que um professor ao seu lado pode corrigi-lo e orientá-lo com mais atenção.
    Muitos iniciantes possuem vícios, costumes e hábitos que apenas um professor por perto poderá ajudar a desfazer.
    Microfones não são perfeitos, e geralmente em sua casa com o PC você pode não ficar à vontade para soltar a voz.

    Assista sim alguns vídeos, mas até isso peça que tenha cuidado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compensa fazer curso de canto pela internet?