Pensamentos sobre o aprendizado do canto

    Autor Mensagem
    ViniciusBorges
    Veterano
    # fev/17


    Eu sempre cantei mal. Não do tipo ‘Esse cara canta mal, mas podia melhorar se fizesse algumas aulas’, mas sim ‘Esse cara não está nem tentando’.



    Desde que eu comecei a estudar canto de modo mais intencional – me gravando e analisando em quais aspectos eu posso melhorar – eu percebi algo que eu já sabia intuitivamente, mas creio que eu finalmente consigo colocar em palavras:

    O aprendizado do canto compreende duas etapas:

    1) Perder a vergonha de cantar

    2) Aprender a cantar, de fato

    Essa primeira etapa é a que você aprende o que é de fato projetar a voz e articular suas palavras: Foi impressionante para mim, ao ouvir uma gravação em que eu achei que estava cantando muito alto durante a execução, ouvir uma voz tímida, abafada e soprosa.

    O interessante para mim é que a etapa 1 existe em todos os instrumentos – eu mesmo tinha alguma vergonha de tocar violão em público no início. No entanto, cantar parece ter uma barreira psicológica muito superior a qualquer instrumento.

    Talvez seja o fato de que cantar é algo muito mais pessoal do que tocar um instrumento – afinal você já nasceu com as suas cordas vocais. Aprender a dissociar a sua voz com a sua pessoa ou com o seu caráter é um processo extremamente longo.

    Se você quer melhorar nesse aspecto, se grave. É uma sensação de quase dor físca se gravar cantando e ouvir algo que soa como uma cabra rouca com câncer de garganta, mas uma vez que você aceita que você é aquilo agora, mas tem condições de melhorar no futuro próximo, suas chances de persistir no canto aumentam muito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pensamentos sobre o aprendizado do canto