Comparação: Shure SM58 x Leson SM58P4 [Avaliando e desmistificando]

    Autor Mensagem
    JoaoBorges
    Veterano
    # out/16 · Editado por: JoaoBorges


    Olá pessoas!
    Vou fazer um pequeno e humilde review de dois microfones bem conhecidos, para ajudar vocês a escolherem qual se adequa melhor às suas necessidades. Sem enrolação, vamos a eles:

    Shure SM58
    Shure SM58

    Leson SM58P4
    Leson

    Para comparar os microfones, liguei eles na mesa e gravei a mesma música com as mesmas configurações: cabo, ganho, volume, equalizador flat, sem compressão, tudo igual. Só apliquei um Filtro Passa Alta (HPF) em 80hz, pra ajudar a "limpar" o som, já que o objetivo aqui não é avaliar a qualidade ou o espectro de frequência dos mics, mas sim comparar um com o outro.

    [img]Ganho da gravação[/img]

    A primeira gravação que eu fiz foi cantando bem próximo do mic, pra realçar os graves.

    Shure

    Leson

    A segunda foi a um palmo da boca:

    Shure

    Leson

    A terceira foi também a um palmo da boca, mas agora com um Pop Filter:

    Pop Filter

    Shure

    Leson

    Para avaliar o Ganho antes de microfonia (GBF), ou seja, quanto ganho o microfone aguenta antes de haver realimentação, eu mirei o microfone bem no centro das caixas de som, a uma certa distância delas e fui aumentando o ganho gradativamente, devagar, até começar a microfonia. Refiz algumas vezes para confirmar, já que o início exato da microfonia é bem sutil. Coloquei os dois microfones no mesmo pedestal posicionados exatamente no mesmo lugar um do outro, e com as mesmas configurações.
    O Leson começou a apresentar microfonia na posição 12h;

    Ganho c/ microfonia Leson

    ...enquanto o Shure aguentou um pouco mais, apresentando microfonia na posição 13h:

    Ganho c/ microfonia Shure


    São dois microfones bem diferentes e acredito que cada um tenha sua utilidade, dependendo do contexto.
    O Leson é um microfone bastante ruidoso, qualquer balançada na mão ele faz barulho, sendo adequado quase exclusivamente para se usar em pedestal. Do lado do Shure ele parece descartável, por ser muito leve, mas avaliando-o isoladamente, ele é bem robusto, o globo parece aguentar algumas boas pancadas e o corpo é rígido. Achei o timbre muito brilhante, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da sua intenção. Porém me pareceu indispensável o uso do pop filter, mesmo ao vivo, para diminuir os "p's" e "t's". O maior ponto positivo do Leson é, é claro, o preço. Acho que é um microfone honesto, pelo baixo custo que tem, e serve muito bem para usos mais modestos, como gravações caseiras ou shows de pequeno porte. Usei ele durante muito tempo pra fazer voz e violão e me supriu perfeitamente as necessidades, portanto, não há porque ter preconceito. A durabilidade dele não deve ser de muitos anos, mas o meu já dura mais de um ano e tudo ok.

    O Shure não apresenta barulho nenhum ao ser movimentado na mão, sendo muito mais recomendado para cantores que não toquem nenhum instrumento. A robustez dele é ótima e tem um peso bom, que dá uma sensação de rigidez. O timbre é bem equilibrado e praticamente dispensa o uso do pop filter. O fator "ganho antes de microfonia" é um ponto positivo dele, já que ele aguenta um pouco mais do que o Leson, sendo assim, mais recomendado para apresentações de grande porte, onde há mais caixas de retorno, aumentando a chance de realimentação. A durabilidade dele já é histórica e comprovada, então, apesar do preço mais alto do que o Leson, se você é um profissional da música (e pretende continuar sendo) você pode adquirir um mic desses sem medo. Uma observação a se fazer é: cuidado com réplicas, vulgo, falsificações. Estou avaliando aqui um Shure original, que vai ser sempre mais caro que uma réplica. Se você quiser pagar "baratinho" num Shure, você vai estar lidando com outro microfone... Que pode até ser bom para o seu propósito, mas não é o mesmo mic que eu estou avaliando aqui.

    Resumo:
    Leson: Adequado para iniciantes ou profissionais de "voz e violão", duos e trios.

    Shure: Adequado para profissionais que trabalhem com grandes sonorizações e bandas com muitos músicos.

    É isso pessoal, espero que seja útil para vocês!
    Um abraço :)

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    JoaoBorges
    É isso pessoal, espero que seja útil para vocês!

    De extrema importância! Valeu por este review (y)

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Interessante.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/16
    · votar


    JoaoBorges
    Muito útil!
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # out/16
    · votar


    JoaoBorges

    Interessante o review, gostei.

    Ouvi num foninho "meio safado", mas a impressão que tive aqui, é que o Leson possui uma captação mais alta, porém mais seca. O Shure parece ter um melhor registro das frequências o que resulta numa melhor qualidade sonora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparação: Shure SM58 x Leson SM58P4 [Avaliando e desmistificando]