JoaoBorges Veterano |
# out/16 · Editado por: JoaoBorges
Olá pessoas! Vou fazer um pequeno e humilde review de dois microfones bem conhecidos, para ajudar vocês a escolherem qual se adequa melhor às suas necessidades. Sem enrolação, vamos a eles:
Shure SM58 Shure SM58
Leson SM58P4 Leson
Para comparar os microfones, liguei eles na mesa e gravei a mesma música com as mesmas configurações: cabo, ganho, volume, equalizador flat, sem compressão, tudo igual. Só apliquei um Filtro Passa Alta (HPF) em 80hz, pra ajudar a "limpar" o som, já que o objetivo aqui não é avaliar a qualidade ou o espectro de frequência dos mics, mas sim comparar um com o outro.
[img]Ganho da gravação[/img]
A primeira gravação que eu fiz foi cantando bem próximo do mic, pra realçar os graves.
Shure
Leson
A segunda foi a um palmo da boca:
Shure
Leson
A terceira foi também a um palmo da boca, mas agora com um Pop Filter:
Pop Filter
Shure
Leson
Para avaliar o Ganho antes de microfonia (GBF), ou seja, quanto ganho o microfone aguenta antes de haver realimentação, eu mirei o microfone bem no centro das caixas de som, a uma certa distância delas e fui aumentando o ganho gradativamente, devagar, até começar a microfonia. Refiz algumas vezes para confirmar, já que o início exato da microfonia é bem sutil. Coloquei os dois microfones no mesmo pedestal posicionados exatamente no mesmo lugar um do outro, e com as mesmas configurações. O Leson começou a apresentar microfonia na posição 12h;
Ganho c/ microfonia Leson
...enquanto o Shure aguentou um pouco mais, apresentando microfonia na posição 13h:
Ganho c/ microfonia Shure
São dois microfones bem diferentes e acredito que cada um tenha sua utilidade, dependendo do contexto. O Leson é um microfone bastante ruidoso, qualquer balançada na mão ele faz barulho, sendo adequado quase exclusivamente para se usar em pedestal. Do lado do Shure ele parece descartável, por ser muito leve, mas avaliando-o isoladamente, ele é bem robusto, o globo parece aguentar algumas boas pancadas e o corpo é rígido. Achei o timbre muito brilhante, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da sua intenção. Porém me pareceu indispensável o uso do pop filter, mesmo ao vivo, para diminuir os "p's" e "t's". O maior ponto positivo do Leson é, é claro, o preço. Acho que é um microfone honesto, pelo baixo custo que tem, e serve muito bem para usos mais modestos, como gravações caseiras ou shows de pequeno porte. Usei ele durante muito tempo pra fazer voz e violão e me supriu perfeitamente as necessidades, portanto, não há porque ter preconceito. A durabilidade dele não deve ser de muitos anos, mas o meu já dura mais de um ano e tudo ok.
O Shure não apresenta barulho nenhum ao ser movimentado na mão, sendo muito mais recomendado para cantores que não toquem nenhum instrumento. A robustez dele é ótima e tem um peso bom, que dá uma sensação de rigidez. O timbre é bem equilibrado e praticamente dispensa o uso do pop filter. O fator "ganho antes de microfonia" é um ponto positivo dele, já que ele aguenta um pouco mais do que o Leson, sendo assim, mais recomendado para apresentações de grande porte, onde há mais caixas de retorno, aumentando a chance de realimentação. A durabilidade dele já é histórica e comprovada, então, apesar do preço mais alto do que o Leson, se você é um profissional da música (e pretende continuar sendo) você pode adquirir um mic desses sem medo. Uma observação a se fazer é: cuidado com réplicas, vulgo, falsificações. Estou avaliando aqui um Shure original, que vai ser sempre mais caro que uma réplica. Se você quiser pagar "baratinho" num Shure, você vai estar lidando com outro microfone... Que pode até ser bom para o seu propósito, mas não é o mesmo mic que eu estou avaliando aqui.
Resumo: Leson: Adequado para iniciantes ou profissionais de "voz e violão", duos e trios.
Shure: Adequado para profissionais que trabalhem com grandes sonorizações e bandas com muitos músicos.
É isso pessoal, espero que seja útil para vocês! Um abraço :)
|