Escalas e o Canto

    Autor Mensagem
    ParkJunSu
    Membro Novato
    # mai/16


    Gente, eu estava ouvindo umas musiquinhas e tal e como eu tenho obsessão e compulsão por notas e alturas e enfim... Eu comecei a tirar as notas da música e tal pra descobrir a escala da música. Eu soube que no canto você só pode usar as notas da escala, então vamos lá né.

    Tirei Emotions da Mariah Carey e me parece que está em C Maior, só notas naturais (corrgijam-me se eu estiver errado, por favor).

    Agora, tirei uma música de um grupo coreano chamado BTS que se chama I Need U e me parece que ela está em Eb Maior - Eb - F - G - Ab - Bb - C - D (ou D# Maior, mas ouvi falar que é melhor falar Eb por que se não ia ter que falar E# no meio, enfim ). O refrão dela é o seguinte: Ab4 - G4 - F4 - F4... F4.. Db4 - F4 - F4 -Db4 - F4 - C4... Db4 - F4 - F4 - Db4 - F4 - F4 - Ab4.
    Uma outra música, de um outro grupo chamado G-Friend, que se chama Rough, o refrão é o seguinte: F4 - G4 - Ab4(x5) - G4 - G4 - F4 - G4(x4) - F4 - Ab4.
    Só com essas notas eu consegui achar o resto, me guiando por essa escala e todas estavam certas, mas no meio das duas aparece um Db e ele não entra nessa escala, até onde eu sei e pelo que me parece, também não há alteração no tom da música como, sei lá, aquelas músicas que pra entrar no clímax sobe um tom ou dois. Alguém me explica isso? Edit feito enquanto escrevia: vi algo sobre modulação, seria isso? Me falem aí

    Só penso em duas coisas, ou o que eu tô fazendo tá errado ou as regras de canto não são tão rígidas assim. Corrigi um amigo uma vez que disse que enquanto cantava Emotions, ele conseguiu um G#5 (o que eu duvido muito sendo que ele canta vários G4 dizendo ser E5, mas isso é assunto de outro tópico que eu mando numa outra hora, sobre meus amigos "tone deaf"...) e eu disse "Hm, legal... Mas Emotions está em C e não tem essa nota na escala", mas agora estou me questionando sobre essas duas músicas.

    Obrigado pela atenção :3

    makumbator
    Moderador
    # mai/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    ParkJunSu
    Maior - Eb - F - G - Ab - Bb - C - D (ou D# Maior, mas ouvi falar que é melhor falar Eb por que se não ia ter que falar E# no meio, enfim )

    Ao contrário do mito surgido não sei de onde, não há o menor problema em se usar mi sustenido, fá bemol, dó bemol e si sustenido. São notas plenamente válidas e que aparecem em diversas tonalidades e escalas.

    Veja o quadro a seguir para entender as diferentes tonalidades e suas armaduras:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Mi_bemol_maior#/media/File:Circle_of_fif ths_deluxe_4.svg

    mas no meio das duas aparece um Db e ele não entra nessa escala, até onde eu sei e pelo que me parece, também não há alteração no tom da música como, sei lá, aquelas músicas que pra entrar no clímax sobe um tom ou dois. Alguém me explica isso? Edit feito enquanto escrevia: vi algo sobre modulação, seria isso? Me falem aí

    Existem várias razões para explicar o aparecimento de notas estranhas à escala: notas de passagem simples, trechos em cromatismo, trechos em que a harmonia foi alterada para outros tons (mesmo que brevemente), harmonia extendida, clusters (cachos de uva), empréstimo modal, entre milhares de outras razões.

    Mas Emotions está em C e não tem essa nota na escala", mas agora estou me questionando sobre essas duas músicas.

    Esse é outro mito. Não é por uma nota não aparecer em determinada escala que não se pode usá-la em certos contextos.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    ParkJunSu
    mas no meio das duas aparece um Db e ele não entra nessa escala, até onde eu sei e pelo que me parece, também não há alteração no tom da música

    Você esperava que a nota fosse D em vez de Db, certo?!

    Não posso te afirmar apenas por isso que houve mudança de tom (não conheço as músicas), mas a música pode alterar a escala, dependendo da melodia. Os caminhos são inúmeros.

    Escala de Eb7 - Mi bemol com 7a menor ou Mi bemol com sétima dominante:

    Eb, F, G, Ab, Bb, C, Db, Eb

    Em vez de Eb maior:

    Eb, F, G, Ab, Bb, C, D, Eb

    Hm, legal... Mas Emotions está em C e não tem essa nota na escala

    A nota G# nesse caso é derivada da escala de Lá menor harmônica. Lá menor é relativo de Dó maior, então é muito comum as coisas se misturarem neste sentido. A escala de Lá menor harmônica se diferencia da escala menor natural pelo sétimo grau aumentado em um semitom. A escala de Lá menor possui naturalmente uma sétima menor. A menor harmônica tem esse grau elevado em um semitom pra criar uma tensão de aproximação com a tônica, nota Lá.

    No caso de Dó, acredito que isso funciona um pouco diferente. Em vez de chamar esta nota de G# você pode usar a enarmonia e considerar como um Ab. Na prática faz com que você não substitua o intervalo de 5a justa da escala de Dó maior (nota G) por uma quinta aumentada (nota G#). Em vez disso você faz uso da sexta menor (nota Ab) sobre a escala maior, criando uma tensão de aproximação justamente com a 5a justa, que não foi substituída se fosse chamada de G#. Mas isso no caso de Dó maior e não em Lá menor, que não poderia ter a sua tônica (nota A) substituída pelo Ab.

    Escala de Lá menor harmônica:

    A, B, C, D, E, F, G#, A

    Em Dó maior com sexta menor:

    C, D, E, F, G, Ab, B, C

    Recomendo o estudo profundo de intervalos, análise intervalar, formação de tríades, tétrades, se quiser compreender os porquês de cada nota, escala, acorde, na música.

    ParkJunSu
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    makumbator - Ao contrário do mito surgido não sei de onde, não há o menor problema em se usar mi sustenido, fá bemol, dó bemol e si sustenido. São notas plenamente válidas e que aparecem em diversas tonalidades e escalas.

    Sim, eu sei que é perfeitamente normal usar essas denominações. O que quis dizer é que quando não se sabe exatamente qual denominação foi usada pelo próprio compositor, fica mais fácil dizer nesses casos a escala com as mesmas notas e com menos acidentes... Pelo menos é o que eu achei em pesquisas.


    Leandop - Você esperava que a nota fosse D em vez de Db, certo?!

    Siim! Enquanto tocava as duas músicas no piano o verso em que a nota aparecia, meus dedos iam direto no D4. Mas não ficou grave o suficiente, então fui pro C4 e ficou grave demais. Quando toquei o Db4 ficou perfeito e aí a dúvida começou, já que eu estava me guiando pela escala...

    A nota G# nesse caso é derivada da escala de Lá menor harmônica. Lá menor é relativo de Dó maior...

    Consegui entendende isso, mas no caso do meu amigo ou ele gritou ou foi o que eu disse de "tone deaf". Algumas pessoas simplesmente tem síndrome de ouvido absoluto... E ainda acham ruim quando eu dou as notas no piano e a pessoa simplesmente não aceita, mas deixa que isso é outro assunto , talvez renda uma boa discussão haha

    Pessoal, muito obrigado, deu pra entender muita coisa.
    Paz.

    Leandro Rigon
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Tudo o que vocês estão falando não deixar de ser Teoria Musical e Harmonia. Se tiverem interesse, baixem e leiam, pois é o melhor livro de Teoria em português, de Bohumil Med.

    https://www.4shared.com/office/CiGIyzg_ba/Bohumil_Med_TEORIA_DA_MSICA_ 4_.htm

    Daniel Sevla
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Tudo o que vocês estão falando não deixar de ser Teoria Musical e Harmonia. Se tiverem interesse, baixem e leiam, pois é o melhor livro de Teoria em português, de Bohumil Med.

    https://www.4shared.com/office/CiGIyzg_ba/Bohumil_Med_TEORIA_DA_MSICA_ 4_.htm


    Legal, vou baixar!
    Dá para aprender online?

    Leandro Rigon
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Daniel Sevla

    Olha, é um pdf, e uma digitalização do melhor livro de teoria que tem. Ele é extremamente completo, e por isso mesmo não é tão simples. Daria para pedir alguma explicação com um professor de teoria ou de canto no que tiver dificuldade.

    Para celular android, há 2 aplicativos interessantes que auxiliam. Um deles é o "Notes de Musique", no qual você aprende a fazer ler pentagrama, seja clave de sol, fa ou dó. Há um outro aplicativo em português, mas você só consegue aprender em clave de Sol.

    Lembrando que a clave de sol serve para vozes femininas (soprano, contralto, mezzo) e voz aguda masculina (tenor). Clave de Fá é usada para Vozes Graves masculinas (barítono e baixo).

    Também tem um aplicativo "Como ler Partituras", que é 1000 vezes mais básico que o Bohumil, mas é um começo para quem não sabe nada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escalas e o Canto