É preciso ter uma grande extensão?

    Autor Mensagem
    GersonM
    Membro
    # nov/15


    Ou tem coisas bem mais importantes que isso?



    DrakeG
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    O.O claro que ter uma enorme extensão não é necessário... Como eu disse em outro tópico, do que adianta ter 8 oitavas que nem a Geórgia Brown se não consegue nem fazer um bom som com pelo menos uma? Ela é péssima.

    Eu não faria questão de ter 5/6 oitavas nunca...

    DrakeG
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: DrakeG
    · votar


    E a voz dessa mulher do video é simplesmente perfeita.

    GersonM
    Membro
    # nov/15
    · votar


    Geórgia Brown. Ela é péssima.
    E a voz dessa mulher do video é simplesmente perfeita.

    Concordo com as duas afirmações.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    GersonM

    Não sou cantor, não possuo condições de analisa-los "tecnicamente". Mas, acho que gosto deles, afinal, os acompanhei por mais de 3 décadas.

    O convívio fizeram alguns termos e expressões se tornarem comuns. E, acho, que por vício, acabo analisando dentro de alguns critérios... Preservação e longevidade vocal, fidelidade ao vivo em relação a gravações, domínio da técnica empregada, etc.

    Meu ouvido é bom, de músico, bastante dentro do padrão comum, ocidentalizado. Acaba-se que minhas exigências de "afinação e etc" fiquem bem dentro deste padrão. Certo? Errado?... não importa.

    Escrevi tudo isso, para dizer que essa merda de alcance, firulas, e etc, nunca me impressionaram.

    Só espero que uma voz me agrade... e o conjunto de coisas que me agradam, comumente, são, uma miníma afinação, interpretação, e principalmente o timbre... confesso que algum "exotismo" muitas vezes, mesmo que provocado por disfonia, me excitam.

    Não importa se são "comedidas e econômicas"



    Não importa se são "exageradas e despirocadas"



    Não importa se "regradas e tradicionais"



    Não importa se "não convencionais e incomuns"



    GersonM
    Membro
    # nov/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    Lelo Mig

    Sempre considerei a técnica como o melhor meio de você conseguir se expressar totalmente. Uma boa técnica é o tradutor do pensamento do músico.

    Quando me disponho a analisar uma voz sem técnica ou com pouca técnica, tem um componente que é fundamental e que está ligado à essas firulas e malabarismos vocais.
    Eu procuro basicamente a verdade naquela voz, ou seja, existe uma naturalidade no cantar? A pessoa está se expressando verdadeiramente? Ela simplesmente está deixando que a voz saia e traduza a emoção? Ou não? Ou está ali simplesmente usando a música para saciar a sua sede de exposição?

    É fácil, ao menos pra mim, creio que para você também, perceber se aquilo que está à sua frente realmente é real ou fabricado. Para mim é como ver um ator canastrão atuando. Não há como disfarçar e a quantidade de firulas aumenta sensivelmente quando o cantor é abobalhado.

    Infelizmente tem muita gente que nem se toca desse tipo de coisa e aceita o canastrão como grande intérprete. Hoje mesmo no canto lírico é comum um endeusamento de gente muito, mas muito ruim.

    Parece que houve um emburrecimento generalizado e as pessoas estão mais para rebanho do que outra coisa.

    Nos vídeos que vc postou não existe nenhuma que tenha um canto fingido. É a pessoa se expressando de modo simples e direto. Apenas cantar e não fazer mais do que é.

    Ismah
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Lelo Mig
    GersonM

    É por essas coisas que muito nono que aprendeu cantar ouvindo, e repetindo de forma sincera, é tão afinado... O vivente focou em cantar, e cantar igual.

    Prática seguida/acompanhada de observação, acho que é a chave para qualquer coisa nesse planeta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É preciso ter uma grande extensão?