Minha voz está falhando em uma região aguda

Autor Mensagem
Goldbrother
Membro Novato
# nov/15


Falai galera beleza? Então, a uma semana mais ou menos a minha voz começou a falhar numa parte da região aguda. Sendo que antes eu conseguia emitir notas nessa região sem dificuldade. Mas agora quando canto nessa região tenho que forçar as notas para sair voz em vez de sair só ar, o que não era necessário antes. Tô um pouco preocupado com isso, pois não sei se pode ser algo grave ou somente momentâneo. E outra dúvida, será que cantar músicas agudas sem aquecimento vocal prejudica muito a voz? Desculpa pelo texto, haha, aguardando respostas. Valeu!!

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


Goldbrother
pode ser q vc sempre tenha emitido elas forçando.. a diferença é que agora vc ta percebendo e n ta fazendo mais...

renatoff
Veterano
# nov/15
· votar


Goldbrother
pode ser q vc sempre tenha emitido elas forçando.. a diferença é que agora vc ta percebendo e n ta fazendo mais...

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Será que é isso? Mais alguém tem ideia do que pode ser?

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Goldbrother

Falta de técnica, o que causa problema. Apenas isso.

E sim, cantar sem aquecer é pessimo.

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Olha pode até ser, mas como já disse antes eu estava cantando as notas, e agora não tô mais, ela já deu uma melhorada. Se vocês quiserem eu gravo um áudio cantando alguma música aguda.

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Áudio cantando: https://soundcloud.com/gamerecente/nova-york-teste
Avaliem aí, dizem o que têm pra melhorar e tal. Valeu!

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Olha pode até ser, mas como já disse antes eu estava cantando as notas, e agora não tô mais

Igual meu mecânico falou quando um cara levou o carro lá e disse:
- Não sei o que tem de errado, tava funcionando até hoje.
- Pois é, o vizinho aqui também. Tava bonzão e morreu.

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Haha. E o aúdio Gerson, você escutou? O que tenho que melhorar tecnicamente? Vlw

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Goldbrother

Tudo na verdade, rs. Mas acho que a falta de apoio aí é o que pega mais.

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Kkkkkk. O apoio nas notas agudas tá meio ruim mesmo, voz de cabeça preciso melhorar bastante. Mas de resto acho que está bom, rs.

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


Goldbrother
e qual parte que tá falhando? só vi alguns passagens de peito pra cabeça um pouco fracas e incorretas... oq é completamente normal, tem que treinar.. conectar os registros é uma parte mto dificil do canto.

quanto a falha da voz de peito em si não vi nenhuma.

e pra corrigir isso é oq o GersonM disse... falta apoio.. e isso fica mais evidente nas notas agudas, onde há um certo "estrangulamento" e sua voz fica esganiçada.. o que é outro efeito da falta de apoio

mas não pense que é só falta de apoio nas agudas, falta apoio em tudo...

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Renato, discordo com tua opinião cara... Pra mim só falta apoio nas agudas mesmo, pois na voz de peito e mista fica tranquilo, falta ar não, apoio nelas tá de boa. Já a voz de cabeça tá meio zoada ainda, porque não faz muito tempo que comecei à praticar ela.

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


Goldbrother

Concordo com o renatoff. Acho que falta apoio de modo generalizado.

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


duplo

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Tá certo então, kkkk. É que pratico em casa cantando com o violão e tal, mas não faço exercícios nem nada. Pratico em casa faz uns 8 meses. Se tivesse algum lugar com aulas aqui na minha cidade eu iria fazer, mas como não tem :/.

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


Goldbrother
cara vc achou que falta apoio só nas agudas pq é lá que o efeito fica mais aparente...

veja: a falta de apoio na região grave caracteriza-se como uma voz de peito soprosa.. então aos ouvidos das pessoas não fica ruim, fica uma voz leve, suave... porém nota-se claramente que essa música requer uma voz firme e não uma voz suave... taí o primeiro indício de que a soprosidade não é proposital

depois, na região aguda, a falta de apoio caracteriza-se como voz de cabeça.. porém vc tenta não ir pra voz de cabeça e tenta manter-se na voz de peito, só que vc n sabe fazer isso, aí fica um meio termo completamente descontrolado e esquisito, muito mais aparente que nos graves...

e o que é apoio? é falar firme, sem ar, com as cordas vocais fechadas... procure alguns vídeos, vai ver que é bem simples...

o dificil é manter o apoio nas notas agudas, não se preocupe com isso, nem tente muito... mantenha-se na zona de conforto por enquanto... daqui uns tempos os tons mais agudos virão naturalmente e continuará aumentando conforme vc pratica...

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Valeu pelas dicas Renato, ajudou muito! Então, a parte alta em que cantei estava em voz de cabeça ou não? Não entendi muito bem.

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


Goldbrother
Sim e não. A natureza do teu corpo pede pra ir pra voz de cabeça, nisso você percebe e tenta puxar pra peito de novo, porém não faz isso com total firmeza.. aí acaba esganiçando, falhando, fica aquela voz forçada de quem tá fazendo força pra ir no banheiro ou empurrar alguma coisa.. kkk

então não, apesar de querer ir pra cabeça, você não vai, força de novo pra baixo, mas não dá muito certo... se fosse pra voz de cabeça vc n esganiçaria, porém ficaria fino e suave, fora do que pede a música.

em resumo: é uma voz mista forçada e mal feita... tudo devido a falta de apoio

Goldbrother
Membro Novato
# nov/15
· votar


Então Renato, o correto nessa música seria certamente usar a voz mista no refrão certo? Porque voz de cabeça ficaria muito fraco para a música, e voz de peito simplesmente não dá pra fazer nessa região aguda. Então o ideal seria fazer uma voz mista (só que bem feita, não igual a minha haha), é isso né?

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


depois, na região aguda, a falta de apoio caracteriza-se como voz de cabeça.

Aqui não fez sentido.

e o que é apoio? é falar firme, sem ar, com as cordas vocais fechadas... procure alguns vídeos, vai ver que é bem simples...

Primeiro que não é nada simples. Não é só falar firme. Sem ar não dá, eheh, e depende da vogal a abertura das cordas é diferente.
Tem a ver com como vc usa a musculatura do abdomen e faz a expansão das costelas para evitar de o diafragma voltar rapidamente para a posição em que o ar é expelido. Trocando em miúdos é controlar, dosar a saída (e entrada) de ar.

Numa música, se apoia de diferentes formas para conseguir um bom resultado, ou seja, para que todas as notas saiam bem sustentadas, porque se não for assim, acontece o que se conhece como voz na garganta ou apoio na garganta.

Goldbrother

Dá uma espiada aqui. Não dá pra explicar melhor que isso em vídeo:



GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


Para entrar na dita voz de cabeça tem que se fazer a passagem de registro. Se não for feita, vc estará indo para o agudo em voz de peito (o que fazem os sertanejos).

Então, se o objetivo for musica sertaneja por exemplo, tem que ir em voz de peito para o agudo, senão está fora de estilo. (só que não é nada bom fazer isso). Se for musical, a mesma coisa.

Em rock, voz mista é bem característica de estilo. Tem sertanejo que faz voz mista também. Aliás até na ópera já vi uns tenores enganadores aí soltando ré, mi, fazendo de conta que é voz plena.

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


GersonM
cara eu entendo e concordo muito com vc.. só q explicando desse jeito o rapaz não vai entender oq ele deve fazer... falando pra ele "remova o ar da sua voz" é bem mais facil pra dar uma direção pra ele seguir.

e quanto a voz de cabeça: va fazendo um slide pra cima sem apoiar a voz.. verá que você mudará de registro muito mais rapidamente do que mudaria se estivesse apoiando... além disso a mudança será automatica, vc n precisará pensar para faze-la e nem poderá evita-la se não apoiar.

veja: sem apoio minha voz de cabeça começa próximo de C3, mas se eu apoiar vou subindo até E3 e a partir dele tenho a tal voz aguda sertaneja que você citou. sendo assim a troca de registro só ocorre quando eu quiser na voz apoiada, mas sem apoio a troca ocorre e não há como evita-la... que é o caso do nosso amigo aí...

se eu estiver errado por favor corrija-me

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


falando pra ele "remova o ar da sua voz" é bem mais facil pra dar uma direção pra ele seguir.

É...o duro é quando ele perguntar: Como vou fazer isso? Aí entram os exercícios e as manhas do professor para fazer com que a pessoa consiga executar.

além disso a mudança será automatica, vc n precisará pensar para faze-la e nem poderá evita-la se não apoiar.

Na verdade não tem como isso acontecer. Você poderá evitá-la sim e alias, muitos cantores não sabem como fazer a cobertura, não entram automaticamente. Tem casos que simplesmente a pessoa não entende.

sem apoio minha voz de cabeça começa próximo de C3, mas se eu apoiar vou subindo até E3 e a partir dele tenho a tal voz aguda sertaneja que você citou. sendo assim a troca de registro só ocorre quando eu quiser na voz apoiada, mas sem apoio a troca ocorre e não há como evita-la... que é o caso do nosso amigo aí...

Então...uma coisa para ficar bem clara é que o acesso ao registro de cabeça não é questão de apoio. É independente disso. A nota que vc citou não confere com a passagem de registro se for tenor e nem se vc for barítono, por isso não tem como você estar em registro de cabeça. Está ainda no de peito. E ainda, se vc tem a tal voz sertaneja que eu citei, é porque vc está subindo em registro de peito também.

A nota de passagem varia bem pouco nas vozes, quase sempre meio tom. Ex. tenor em fá ou fá#.

Não sei como vc está estudando mas imagine que se pensarmos em dois registros, peito e cabeça, temos uma passagem. Esta passagem pode ou não ser feita de acordo com a sua vontade e não aleatoriamente. O que ocorre é um grande número de pessoas cantando em registro de peito, com voz aberta, achando que estão em registro de cabeça.

A nota de passagem tem que bater, alias é um meio de saber exatamente que tipo de voz estamos lidando. Tanto que um aluno meu postou aqui e por conta da voz dele ser um pouco mais pesada, pensaram que era um barítono. Fato é, que um barítono não vai até fá#3 numa boa. A voz pede passagem antes e é muito fácil perceber isso.

A coisa mais comum é tenor chegar dizendo que é barítono porque não sabe como cantar os agudos. Mas eles nunca viram um barítono de verdade de perto.

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


GersonM
olha, lendo oq vc escreveu não sei se foi você que não me entendeu ou se sou eu que não entendo muito a diferença entre cabeça e "peito aberto" como vc disse... acho que foi um pouco das duas coisas.. então por falta de conhecimento da minha parte não vou continuar argumentando.. ahsuhaus

mas uma coisa que (se me permite perguntar ainda nesse tópico devido ao rumo da conversa) estou em dúvida agora é que sempre achei que minha passagem fosse em E3... isso bate com as classificações? falado isso sempre me considerei baixo-barítono...

GersonM
Membro
# nov/15
· votar


renatoff

Se a passagem for ré#, mi é barítono.

GersonM
Membro
# nov/15 · Editado por: GersonM
· votar


Isso é um baixo-baritono:



E não seria só a questão de alcançar essas notas. Elas tem que vir com enorme volume.

renatoff
Veterano
# nov/15 · Editado por: renatoff
· votar


GersonM
minha ultima nota com muito volume é F#1.. mas n é "enorme volume" é o mesmo volume da voz falada, sem vazar ar.. E1 já é suave e vaza ar, n tem volume

acho q sou barítono "normal" mesmo.. vlw por esclarecer!

RafaelBernatto
Veterano
# nov/15
· votar


Detalhe pra distância entre o microfone e o "figura" que o Gerson postou... o.O
*Muito massa!

Multivozes
Membro Novato
# nov/15
· votar


Você esta envelhecendo meu velho. Normal isso Não vê o Axl Rose

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha voz está falhando em uma região aguda