Tensão na garganta ao cantar

    Autor Mensagem
    jprpfera
    Veterano
    # out/15


    Sim eu já faço aula...e sim o meu professor está tentando resolver esse problema.
    mas queria saber se alguém já passou por isso, e se alguém tem alguma dica.
    O meu professor me fala que eu poderia subir mais o tom, mas o que está me impedindo é a tensão na garganta.

    renatoff
    Veterano
    # out/15
    · votar


    todo mundo passa por isso cara... é o erro mais comum que tem
    minha dica é "cante como voce fala"

    a tensão geralmente vem qnd vc tenta cantar muito alto.. e se ele te mandou subir o tom é pq, PROVAVELMENTE, vc ta cantando uma oitava acima do q deveria...

    então suba o tom da musica mas abaixe o tom da sua voz (no sentido de nota musical, não no sentido de volume), cantando mais próximo do modo que voce fala.

    jprpfera
    Veterano
    # out/15
    · votar


    renatoff
    É isso que ele me fala....cantar com a voz falada, mas na prática e complicado.Em tons baixos até que vai mas quando vai subindo o tom vai perdendo isso....na última aula eu tive uma sensação que nunca tive, que foi cantar em um tom relativamente alto pra mim mas com a sensação correta do canto, como se o ar fosse empurrado pelo diafragma e passado como um tiro no peito e saindo uma sonoridade muito legal...o dificil é repetir esse mecanismo...
    obrigado pelas dicas, se tiver mais, ou alguém mais puder comentar eu agradeço!

    renatoff
    Veterano
    # out/15
    · votar


    jprpfera
    cara começa pegando músicas que n tenham notas tão agudas.. ou então até cante abaixo do seu tom.. assim vc vai pegando firmeza em cantar falado, e depois vai melhorando... pelo menos foi assim que eu fiz... pq é quase impossível mesmo cantar corretamente notas agudas ja de cara

    jprpfera
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Mas eu já canto já tem um tempo cara...já faço aula a mais de uma ano...apesar de eu fazer só de 15 em 15 dias e meu professor já ter viajado e talz...

    GersonM
    Membro
    # out/15 · Editado por: GersonM
    · votar


    "cante como voce fala"
    É isso que ele me fala....cantar com a voz falada

    Isso é meio perigoso. Cante como você fala não se aplica muito para quem fala português. Isso é um dizer da escola italiana de canto e aí faz todo o sentido. Aqui já não tanto.

    Dá até pra usar o termo, mas explicando que se tem que cantar com o esforço da fala e não na mesma colocação dela, o que levaria aqui no Brasil, a voz para o buraco, visto que falamos pra dentro, cheio de ãããs.

    Então, cante como se você falasse em italiano, seria correto.

    Emissão alta da voz, com o esforço próximo ao da fala.

    Araujo -
    Membro Novato
    # out/15
    · votar


    jprpfera

    Não sei se é exatamente isso que você procura, mas no meu caso tem ajudado bastante a cantar notas agudas, principalmente pra cantar Rock.

    Já tentou usar uma ressonância mais ''rinofaríngea''? Aquele lance da ''nasalidade'', do som de ''NG'' na língua inglesa, sacas? Sem escurecer muito, senão os agudos não vão sair como você quer. E também, cuidado pra não deixar a voz entubada, estilo Belchior/Mamonas Assassinas.

    Tenta explorar isso, ao mesmo tempo utilizando aquelas coisas básicas (apoio e palato alto, não deixando a laringe subir muito). A ideia, nesse caso, é não usar muito pouca pressão a ponto do músculo tíreovocal perder massa de forma excessiva, tem que ter um pouquinho de ''metal'' na voz, mas também não exagera na pressão, tem que ter um equilíbrio e deixar que o mecanismo todo funcione sem que você precise gritar.

    O som de ''i'' também ajuda na percepção dessa ressonância mais alta.

    Boa sorte nos estudos aí!

    jprpfera
    Veterano
    # out/15
    · votar


    GersonM
    Verdade...mas ele me disse meio no sentido que eu tento emular um outro tipo de voz, acho que foi um vicio que no inicio foi bom mas agora ta atrapalhando.To tendo um pouco de dificuldade nisso...
    aproveitando que você passou por aqui Gerson, quando eu fico alguns dias sem cantar a minha voz parece ficar coim mais brilho e aguento mais agudos...isso é normal ou é falta de técnica mesmo?

    Araujo -
    Valeu pelas dicas um outro problema meu é a laringe eu acho que ela sobe muito...
    há uns meses atras eu achei uma ' colocação" na voz que eu nao to conseguindo mais...a sensação é de abrir a garganta, aí eu conseguia agudos bem mais faceis mas eles viam como muito volume, muito msm a ponto de nem precisar de microfone kkk acho que fui parando por receio de ser muito alto e agora não consigo mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensão na garganta ao cantar