Respiração

Autor Mensagem
Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


Como prometido...aqui segue o texto da revista Curso Prático de Canto...com ensinamentos do Prof. Liba Serra...sobre as abdominais...

"Se vc achou q estaria livre das abdominais, enganou-se!Os exercicios abdominais são muito eficientes para aumentar o tônus de seu dorso de uma forma geral, possibilitando um uso mais adequado dos musculosq envolvem a ação do cantar.Apenas para relembrar, devo dizer q os musculos adominais fazem parte do mecanismo de apoio, q impulsiona as particulas de ar para cima, gerando a coluna aérea q forma o som dentro do seu rosto.Com musculos frouxos, esse trabalho fica dificultado, e os agudos e graves ficam meio presos na garganta, sem a naturalidade q vc pode ter,desde q treine seus musculos abdominais."

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


Tem tb uma explicação básica de como fazer as abdominais corretamente...trabalhando os musculos supra-abdominais...se alguem se interessar...eu posto aqui...flw

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
posta ae cara!!NOSSA...ESTRANHO HEIN!!

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
Depois eu posto.....to sem tempo!!!

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
larga de frescura ow!!

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
Q frecura o q homem!!!...as abdominais demonstram resultados...além disso...se formos avaliar...o q realmente parece(não estou dizendo q é...mas apenas q parece ser)frescura são algumas vocalizações...não acha?(aposto q vai dizer q não...só para me zuar!!!)

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
e outra...vamos deixar a preguiça de lado senhor Lione...é muito bom praticar algumas abdominais diariamente...não só para o canto...vc sabe disso...aproveita e (tente)acabar com esta barriga!!!huahahauauah

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
Você nunca me viu para dizer que eu tenho barriga o maledeto!!e outra cantor de ópera é tudo gordo e canta bem!!que se dane os abdominais...

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
Claro q sim!!!...vc falou q qaundo deita...e ve a sua barriga decendo e subindo...percebe q tem q fazer um regime...foi + ou - isso q vc disse...eu me lembro...
sobre o lance dos cantores de opera...é verdade...mas...eu não estou falando q quem tem barriga canta mal...mas sim...q...com os musculos abdominais trabalhados...facilita o canto...foi o q eu li...eu gostaria de perguntar sobre este lance dos abdominais com relação aos cantores de operas...mas...a revista não me responde...

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
Acho que isso não influência cara...de boa...EHehheheheHe..
oras!!a barriga de todo mundo levanta e desce quando você tá deitado...

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
É claro q a barriga de todo mundo faz isso...mas eu não disse nada...quem disse q precisava fazer um regime...foi vc mesmo menininho!!!...não jogue este fardo nas minhas costas...

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
eu falei brincando...
as realmente eu preciso...
para ficar como um modelo...
HEehhehEHeHehheheHEHeHehhehee

quitar_pusser
Veterano
# fev/04
· votar


sei lá!!!

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
é por isso q eu estou fazendo...tb quero me tornar um!!!...na verdade...está quase na hora das minhas abdominais...hehe!!!

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
Outra vantagem...se vc quiser entrar/cantar no Viper...vc vai precisar das abdominais....vc viu o anuncio deles...para um novo vocal???

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
Vi...
Precisa ter boa aparência...
mas eu quero que se foda o viper...

Feanor
Veterano
# fev/04
· votar


FáBiO LiOnE
É...eu tb...depois q vi aquele vocal horrível de punk no show do Shaman...nem é...

FáBiO LiOnE
Veterano
# fev/04
· votar


Feanor
Uhuuuuuu
revoltaaaa
yeaaahh!

Francesco BR
Veterano
# ago/05
· votar


Achei esse texto interessante na net... ele está sendo aplicado pra Yoga, mas acho que ele também seja válido para o canto... Espero que gostem:

RESPIRAÇÃO LONGA E PROFUNDA & RESPIRAÇÃO DO FOGO.

Tecnicas de Respiração

A maioria de nós não sabe respirar adequadamente Nós fazemos uma respiração curta e rasa como se tivessemos medo de que a respiração fosse nos machucar. Mas, é claro, nada disso irá acontecer. Na realidade nossa respiração deveria ser longa e profunda para que pudessemos energizar e alimentar o nosso corpo..

Quando pela primeira vez me chamaram a atenção sobre minha respiração, me ensinaram também a respirar contando até quatro.é um trabalho fantástico com resultados estupendos. Você começa a encher os seus pulmões....numa contagem bastante lenta até quatro. Expandindo a sua caixa toraxica com o objetivo de encher plenamente os seus pulmões, inclusive a parte superior que raramente se expande. Quando chegar ao quatro, quando você sentir que não pode mais tomar nem mais um pouquinho de ar, tome ainda mais uma rapida inspirada.Segure o ar na contagem de quantro e exale também na contagem de quatro...e quando você sentir que já retirou todo o ar dos pulmões, dê mais uma espremida para sair um pouco mais de ar.

Você logo perceberá o quanto isso poderá fazer por você.. As vezes , quando você começa a praticar mais intensamente a sua respiração você poderá se sentir um pouco tonto, mareado... mas saiba que isto é o efeito da energia já atuando em seu corpo.

Eu costumava caminhar e controlava minha respiração com os meus passos. E depois, quando comecei a perceber que já respirava tranquilamente e automaticamente nesta contagem de quatro, eu comecei a aumentar gradativamente a contagem para seis, depois oito. Você saberá o seu limite.

Na respiração do fogo é diferente. Nela, você se concentra nas exalações, em como o ar é expulso de seus pulmões com vigor, e como as inalações acontecem como uma resposta automática.A respiração correta ainda é auxiliada pelos músculos de sua barriga a empurrar o ar para fora.Colocando suas maõs na barriga você perceberá o que eu estou falando.Na realidade suas mão agem com lembretes para usar aqueles musculos corretamente.Todo o seu abdomem é usado para expelir o ar de seus pulmões.Vigorosamente. Você deve até escutar o ar saindo, num jato de ar.

Como o fogo na respiração do fogo está relacionado com o centro de poder ou terceiro chakra, é exatamente lá que a respiração acontece. Usando o seu diafragma e os musculos do estomago, você força o ar para fora.

A respiração alternativa pelas narinas é a seguinte a ser praticada depois das duas acima.Depois de fazer o primeiro exercício por algum tempo, leve sua mão até o seu rosto com a palma da mão voltada para você e coloque o seu polegar em uma narina e o indicador na outra. Pressione gentilmente uma narina com o polegar bloqueando a passagem de ar. Inale pela outra narina, usando a primeira tecnica. Prenda o ar por alguns segundos e depois exale. Retire o polegar e coloque seu polegar na outra narina e inale, prenda, exale.

Continue alternadamente uma respiração completa (inalação/ exalação) por polegar/indicador. Repita de oito a dez vezes. Voce sentirá se acalmando e ao mesmo tempo energizando os seus chakras.

Esta é uma técnica para familiariza-lo com a Kundalini Yoga. As vezes, estar consciente do movimento do diafragma requer alguma atenção até que você consiga fazê-lo naturalmente para que a força e o fluxo do prana se estabilize.



Respiração Longa e Profunda

Esta respiração é ensinada primeiro porque com ela você pode tomar consciência da distenção e contração do diafragma, e depois a respiração do fogo pode se tornar mais natural.

Sentando-se com as pernas cruzadas na respiração longa e profunda você preenche primeiro a área abdominal inalando o ar para baixo, pressionando o ar acada vez mais para as áreas mais baixas. Arqueando o seu corpo um pouco para frente, com as mãos sobre os joelhos, com os braços estirados pressionando as palmas para dentro contra os joelhos. A cavidade do peito se abrirá para frente para que você possa por alguma pressão em seus pulmões, não só na área abdominal como também preencher a parte superior na área do peito e, finalmente, por causa do arco na coluna, a parte superior de seus pulmões serão inflados sem que você tenha a necessiadade de abrir a caixa toráxica ou elevar os seus ombros.

Com os pulmões cheios, prenda a respiração e pressione seus ombros para trás para expandir o peito para fora para que a pressão total do diafragma seja sentida. E depois contraia todo o diafragma da parte superior do peito para o abdomem espremendo o ar para fora

Respirando desta maneira pelas narinas por várias respirações, o fluxo da consciência da energia (prana) pelo diafragma pode ser sentido pressionando para baixo e distendendo o ar para a região inferior dos pulmões, onde a maior parte do sangue circula, e então enchendo para cima a parte do peito e das costas para a frente e para a parte superior dos pulmões.

A pressão nos pulmões em todas as áreas também gera energia em todas as terminações nervosas, e assim, todo o corpo é afetado tanto com a respiração quanto com a pressão dos nervos.

Quando a Respiração longa e profunda é feita desta maneira, o foco nos músculos do abdomem, peito e ombros envolvidos na respiração começa a retroceder uqando o movimento de fole do diafragma é sentido.

Respiração do Fogo(Agni-Prasana)
Uma respiração de limpeza e energização movida pelas contrações abdominais

Depois que o diafragma é sentido na respiração longa e profunda, existem duas maneiras de se obter a Respiração do Fogo, onde o ar é inspirado e bombeado para fora com rítmo, como um fole sem que qualquer tensão seja sentida nos músculos abdominais, peito e músculos da caixa toráxica ou ombros que permanecem relaxados durante a respiração para que você consiga continuar no rítmo indefnidamente sem qualquer esforço.

Um modo bom para se começar a Respiração do Fogo é pela Respiração Longa eProfunda; e logo que os seus pulmões estão cheios e completamente extendidos, como descrito acima, para expulsar o ar imediatamente e assim que o ar estiver completamente fora, imediatamente expanda os seus pulmões novamente enchendo-os plenamente. E a cada vez, arqueando a sua coluna para frente e pressionando as palmas das mãos para dentro nos joelhos para que você sinta suavemente o diafragma enchendo os seus pulmões das costas para a frente, e depois, contraindo novamente.

A cada respiração você expande um pouco mais ráido e contrai um pouco mais rápido até, sem expandir ou contrair completamente, você sente um rítmo se estabelecendo e se firmando. Quando você pega este rítmo, você logo perceberá que ele se estabelece e você simplesmente "é respirado", i.e., a coisa acontece naturalmente sem qualquer esforço.

A Respiração do Fogo 'carregará 'por completo todo o seu sistema nervoso, forçando as glândulas a secretarem e a purificar o seu sangue. E quando isto é feito juntamente com determinadas posturas e movimentos que colocarão contrações (pressões) ou expanções ( liberação) nos plexos neurais e centros glandulares; o fogo terá sido produzido nestas áreas e você estará completamente carregado.

Quando uma área se torna carregada, o flúido seminal é liberado na corrente sanguínea e flui para aquelas áreas para que elas , gradualmente, mantenham aquela carga e a pressão prânica levando-a para todo o corpo convertendo Bindu (energia Rajastica) em Ojas (energia Satívica), que enche e permeia todo o seu corpo e mente.

Gradativamente, em poucas semanas todo o seu corpo se torna equilibrado com uma força dinâmica interna. E à medida que esta carga é construída e polarizada, a mente se torna firme, límpida e brilhante criando uma sensação de 'radiação sentida dentro, em volta e por todo o seu corpo e cabeça. Sua mente se torna mais receptiva e aberta para você notar uma conecção automática entre seus objetivos e experiências e a plena satisfação delas. Um sentimento de Unicidade e completude começará a emergir como uma realidade cada vez mais clara e presente.

Aos poucos também, as tendências da mente em relação ao físico e ao mental começarão a desaparecer e você hospeda em sua presença satívica ( sem a noção egóica do "eu" ou "meu") o Coração Radiante Auto-Emanador, onde o "EU SOU" é a Verdad simples. e única.

A prática da Kundalini Yoga com a consciência natural e rítmica do diafrágmanas Respirações Longa e Profunda e Respiração do Fogo permite que as posturas e Kriyas façam os msiores e mais completos efeitos para trazer o campo satívico a um ponto onde o Self reflete a Si-mesmo e se hospeda naturalmente em sua Natureza Verdadeira - Sat Nam.

EDUARDO DANTAS
Veterano
# ago/05
· votar


ss!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Respiração