Sugestão para amplificar melhor o vocal durante o ensaio

    Autor Mensagem
    Quadrado
    Veterano
    # jan/15


    Olá amigos,

    Estou tocando com a banda inteira em um quarto, tem bateria eletrônica, amp de guitarra, baixo e tal. Tocamos com volume baixo-moderado.

    O problema é o vocal que não acompanha o volume, eu uso uma placa Roland duo capture (pré-amplificada) ligada no computador, e duas caixas edifier ativas.

    Se eu ligo um teclado midi o volume fica ótimo, as caixas são potentes e mp3 também fica em um volume excelente. O microfone quando GRAVADO fica bom, em um volume compatível mas usando AO VIVO fica baixo em comparação com os outros instrumentos e ao que a caixa da edifier é capaz de fazer.

    E aí o que eu estou fazendo de errado ?

    entamoeba
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Quadrado
    Pelo jeito, suas caixas são fracas para esse fim!

    Já experimentou por a banda para ensaiar com fones? Vocês têm as condições ideais para essa alternativa. Ensaio "no quarto", bateria eletrônica, pouco volume...

    Caso queiram manter as coisas como estão, sugiro o uso de caixas adicionais ou a substituição das caixas que você tem por um modelo que fale um pouco mais.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Quadrado
    Cara, vc ensaia num local inadequado e com equipamento inadequado.
    Isso explica tudo....
    Abç

    Quadrado
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    entamoeba
    É vou trocar a caixa então, o qu eu estranho é que ela tem potência se for alguém cantando em um vídeo do YouTube por exemplo, ou se eu gravar e depois fizer o playback. Mas para som ao vivo fica fraco, não sei que diferença faz mas vou tentar outra caixa mais potente.

    Quadrado
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    entamoeba
    Posso comprar um amp de teclado roland e colocar o mic direto no amp? Fica bom assim?

    Obrigado amigos.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Quadrado

    Você usa algum efeito na voz antes de enviar pras caixas?

    Tem que ter um ou mais compressores.. Limiter.. Pra estabilizar e poder deixar a voz o mais constante e "alta" possível... Pelo menos um HPF no EQ pra dar uma limpada..

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Quadrado
    Cara, amplificação de voz é o "calcanhar de Aquiles" de qualquer banda "ao vivo" e economizar nessa matéria é dar "tiro no pé".
    Não sei o que vc e seus camaradas tocam, nem onde se apresentam, mas, uma coisa é certa: Ou vcs investem ou... Nada feito....
    Como uma proposta inicial para algo minimamente decente eu recomendaría isso:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-614552805-mesa-de-som-amplifica da-skp-vz60a-_JM

    E isso (2 dessas):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-605210029-isabeat-tp150-caixa-p assiva-de-150w-_JM
    E isso (2 dessas):
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-604566333-caixa-som-acustica-mo nitor-retorno-palco-200w-rms-passiva-_JM
    Abç

    Quadrado
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Gente obrigado pelas dicas, consegui aliviar o problema.

    Minha interface (roland duo-capture ex) estava em direct sound, mandando o som direto para o falantes sem passar pela DAW, desliguei o direct sound ( agora a interface manda o som somente para o computador) e liguei o monitor na DAW (mandando o som do computador para as caixas), assim o volume ficou de acordo com o que a caixa é capaz de fazer.

    E sim, vocês tinham razão preciso de caixas mais potentes. Mas já melhorou muito o volume e de quebra dá para usar os efeitos da DAW (estou usando o compressor conforme o RafaelBernatto recomendou).

    Valeu gente, obrigado.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Quadrado

    Massa!

    Aconselho dar uma estudada boa nessa parte.. Plugins.. Dá pra melhorar demais a voz (piorar também).. E a voz é o "carro chefe" mesmo em ensaios tem que estar boa..

    Abç.

    Ismah
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Aposto uma jujuba nas Peavey PV series... É bom mesmo esse sistema. Principalmente as 215* pra PA de voz, e as 12M ou 15M (melhor) pra retorno

    *A 215D não é ruim, mas acho fraca.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestão para amplificar melhor o vocal durante o ensaio