Autor |
Mensagem |
renatoff Veterano |
# dez/14 · Editado por: renatoff
É muito comum as pessoas dizerem que eu pareço desafinar em pontos específicos da música. A questão é que posso garantir que minha afinação está perfeita, pois toco a nota no violão/teclado/qualquer coisa e me afino a partir dela e mesmo assim continua parecendo estar desafinado (é claro que eu não tirei errado, tenho certeza da nota que devo emitir).
Se isso não for argumento suficiente então vai o ultimato: coloco a minha voz no auto-tune/afinador e lá está minha afinação: PERFEITA! Mas mesmo assim eu sei que não estou cantando direito. Fica feio, fica esquisito. Eu sei que fiz errado, eu sinto e ouço isso. E não sou só eu, todo mundo também percebe o "erro". Mas seja lá o que for, não é afinação. Também não forço a voz e ela não está de forma alguma esganiçada.
Como posso parecer desafinar se na verdade estou afinado? Creio que eu esteja utilizando o registro vocal errado, pois é muito comum emitir a mesma nota em registros diferentes e as pessoas dizerem: "Mas você mudou de nota!". Ou então as pessoas dizem que houve uma mudança de nota, mas na verdade só se muda o registro (é fácil observar isso, basta um afinador).
Enfim, gostaria de saber se é questão de registro mesmo ou se é alguma outra coisa da qual eu não sei.
Mais uma vez quero garantir: a afinação está CORRETA!
E como procuro por exercícios para os registros? Conheço cada registro da minha voz e consigo emitir todos eles e passar suavemente de um para o outro, mas na hora de cantar parece que não coloco minha voz corretamente... O que eu faço?
|
Christhian Moderador
|
# dez/14
· votar
renatoff Tem que fazer aulas, velho. Uma emissão mal colocada faz a voz soar tensa e feia e incomoda tanto ao ouvinte quanto uma nota desafinada. É bem provável que seja isso.
|
renatoff Veterano |
# dez/14 · Editado por: renatoff
· votar
Christhian
eu faço aulas mas não me contento com 1 aula por semana... são tantas dúvidas... eu estou tão fissurado em aprender a cantar que não aguento.. passo o dia todo tentando aprender mais, por isso posto muita coisa aqui.. haha
mas obrigado. Queria muito saber se é colocação errada mesmo pq aí ja foco nisso e só mudo pra próxima quando estiver ok.
Minha professora insiste em exercícios de dicção, mas não entendi onde a dicção pode me ajudar. Ela tem algo a ver com a colocação?
|
JJJ Veterano
|
# dez/14 · Editado por: JJJ
· votar
renatoff
Tem uma coisa meio básica, mas... vamos lá: estar ok no auto-tune só quer dizer que a nota está afinada (uma frequência correta, dentro da escala), mas não necessariamente que é a nota certa...
Mas coloca um trecho gravado aí. Ouvindo é mais fácil entender o que se passa.
|
GersonM Membro
|
# dez/14
· votar
renatoff
Antes de tudo: Você confia na professora?
Se a resposta for SIM, então porque não deixa ela fazer o trabalho? Se ela está insistindo em exercícios de dicção é porque provavelmente identificou um problema nesta área. O fato de vc não entender a razão de isso ajudar tem que ser esquecido, simplesmente porque vc provavelmente não entende a razão de quase nada sobre a técnica ainda. Se vc durante a semana se concentrasse em resolver aquilo que ela pediu em aula seria muito mais produtivo. Se ela disse que vc tem um problema de dicção, então durante a semana vc vai fazer exercícios de dicção para que na próxima aula traga tudo resolvido. Esse é o jeito de estudar corretamente. Trabalhar em cima do que o professor está insistindo.
Agora quanto à questão de um iniciante saber se o professor é bom ou não, é quase impossível. Só dá pra usar como termômetro a sua observação se está conseguindo fazer coisas que não fazia antes ou que está conseguindo fazer com muito mais facilidade.
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
renatoff
Cara, eu não tenho a miníma condição técnica de opinar sobre este assunto.
Mas tenho certeza que se você explicasse detalhadamente o que sua professora pensa a respeito (porque com certeza você deve ter questionado ela) e o porque ela insiste em exercícios de dicção, com certeza o Christhian e o GersonM poderiam ter um "Norte" mais definido, para te orientarem.
|
Christhian Moderador
|
# dez/14
· votar
renatoff Queria muito saber se é colocação errada mesmo Esse é o principal erro de quem faz aula de canto. Você tem uma barriga saliente e há uma academia do outro lado da rua. Pela lógica do aluno de canto, é só entrar na academia e fazer uma série de exercícios que a barriga começa a sumir no dia seguinte...
Quem tem que saber o que está errado e o que fazer é o professor. E tenha em mente que não 'se aprende a técnica' do dia pra noite, mas 'treina-se' com foco no resultado ATRAVÉS da técnica correta, monitorada pelo professor. Se você não confia no professor, aí são outros quinhentos.
Por isso, já disse aqui um milhão de vezes: Vai fazer aula? Procure saber se seu professor sabe cantar! Simples assim, mas tem um monte de gente que sequer pesquisa isso e depois acha que aulas não fazem efeito. Tem um professor famoso aí, que gravou uma tonelada de DVDs e videoaulas de canto, mas você não acha nada do cara cantando de verdade. E quando acha ou é algo sofrível ou que qualquer pessoa com um mínimo de noção musical consegue executar.
|
renatoff Veterano |
# dez/14
· votar
Eu confio muito na minha professora e sei que ela está ajudando, e muito!
A questão é que estou fazendo os tais exercícios de dicção somente por confiança mesmo. Não sei nem pra que eles servem afinal (não acho minha dicção ruim, não a ponto de ela ser o foco agora). Fazer exercícios sem saber sua finalidade é algo que gera muitas dúvidas. Não sei aonde quero chegar, o que está sendo melhorado, etc.
Então enquanto faço os exercícios de dicção, quis entender melhor outro aspecto, um que acho que é meu principal problema: a colocação da voz.
Se houvesse alguma relação entre dicção e colocação, talvez fizesse algum sentido. Existe essa relação?
|
Bruno- Membro |
# dez/14
· votar
renatoff acho que a única coisa que a gente poderia te ajudar é dizer se a gente entende ou não o que você diz/canta, para tirar essa sua dúvida se tem dicção ruim ou não. Mas para isso a gente precisaria te ouvir dizer/cantar algumas coisas, gravadas com um mínimo de qualidade (de preferência no seu idioma nativo :P ).
|
GersonM Membro
|
# dez/14
· votar
um que acho que é meu principal problema
Esse é o problema.
|
renatoff Veterano |
# dez/14 · Editado por: renatoff
· votar
GersonM O que você quer dizer? Que eu não posso me auto avaliar?
Tá aqui um áudio meu cantando: https://soundcloud.com/renatoff/ursinho-teste-vocal
Mais do que qualquer coisa eu queria entender e ouvir o meu problema. É óbvio que não está bom, mas eu preciso saber o que impede de ficar bom. É colocação? É dicção? É muito ar passando pelas pregas vocais? É respiração? É tudo? Minha opinião é que seja colocação. Se for tudo eu fico feliz por que aí pelo menos sei o que fazer: faço exercício pra tudo! Eu tô numa situação onde eu não sei mais o que fazer.
Respondam: Preciso de exercícios pra dicção? Por que? Meu problema maior é mesmo colocação? Se nenhuma das duas coisas, então qual é o meu problema maior?
|
GersonM Membro
|
# dez/14 · Editado por: GersonM
· votar
O que você quer dizer? Que eu não posso me auto avaliar?
Mas é claro. Tanto que vc faz essas perguntas em seguida:
mas eu preciso saber o que impede de ficar bom. É colocação? É dicção? É muito ar passando pelas pregas vocais? É respiração? É tudo?
Ouvindo o que vc mandou fica claro que tem muitas coisas aí para tratar. O que impede de ficar bom? No momento muitas coisas, mas não vejo dicção como uma delas.
Mas como vc não sabe mais o que fazer? Ora, não existe praticamente técnica nenhuma envolvida até agora. A voz está soprosa demais, enfim, vai demorar.
Vc já disse que confia na professora, então não perca seu tempo querendo resolver ou querendo dar jeito em coisa que vc ainda não conhece. Se confia, deixe ela trabalhar.
|
Christhian Moderador
|
# dez/14
· votar
renatoff https://soundcloud.com/renatoff/ursinho-teste-vocal
É muito comum as pessoas dizerem que eu pareço desafinar em pontos específicos da música. A questão é que posso garantir que minha afinação está perfeita, pois toco a nota no violão/teclado/qualquer coisa e me afino a partir dela e mesmo assim continua parecendo estar desafinado (é claro que eu não tirei errado, tenho certeza da nota que devo emitir).
Sua afinação está MUITO longe de perfeita. E tá faltando muita coisa nessa voz. Não tem nenhum segredo pra melhorar: Precisa de muita aula - e do básico mesmo.
|
renatoff Veterano |
# dez/14 · Editado por: renatoff
· votar
GersonM
Então.. entre todas essas coisas, você diz que dicção não é um problema. Mas é o que ela pediu pra eu fazer.... é exatamente por isso que tô tentando dar um jeito sozinho até a próxima aula....
O jeito é conversar diretamente com ela mesmo aula que vem. Pelo menos essa questão de se auto avaliar que você falou despertou em mim a realidade de que não adianta eu colocar a carroça na frente dos bois. O negócio é ir com calma mesmo fazendo exercício por exercício. Digo, eu quebro muito a cabeça tentando entender o que eu faço de errado e o que faço de certo. Talvez eu deveria mesmo largar a técnica na mão da professora e só fazer o que ela mandar.
Christhian
Não vem mais ao caso, só que o afinador mostra que minha afinação está correta. E nas partes que erro basta um auto tune pra corrigir nota por nota... mesmo assim não fica bom, por isso concluo que não é desafinação. Mas enfim não vem mais ao caso.
De qualquer forma vocês foram os unicos sincero o suficiente pra dizer que "não tem técnica nenhuma aí" e era isso que eu precisava ouvir, já faz tempo! O que me matava era não saber o que está errado, simplesmente porque ninguém falava o que estava errado. Sabendo que tá tudo errado pelo menos eu sei o que corrigir! Vou fazer todos os exercícios, desde o básico. Um por um, até acertar todos.
|
Christhian Moderador
|
# dez/14
· votar
renatoff Então brother, esquece o afinador. Treine o seu ouvido para entender o que está fora. Por exemplo, 'quanto eu te quero', a sequencia de notas é B, A, G, A e F#. No seu fraseado, praticamente só a palavra 'Quero' está devidamente afinada, o resto está impreciso, fora. Isso deixa praticamente a frase (melódica) toda feia, entende? Trabalhe bastante na precisão da afinação que você já deverá sentir mudanças.
Sobre a sinceridade, é bacana que você aceite a crítica desse jeito. Já cansei de comentar aqui que o que mais me fez crescer, quando comecei a estudar, foram as criticas que, somadas ao meu próprio senso crítico, turbinaram o meu aprendizado.
Boa sorte aí!
|
renatoff Veterano |
# dez/14
· votar
Christhian Obrigado! Vou tirar a música toda, nota por nota, sílaba por sílaba. E ver no que dá, mesmo achando lá no fundo que não é afinação, eu tô aberto a tudo. Vlw! :D
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar
renatoff
Cara, os cantores para te avaliarem tecnicamente, aqui presentes, são GersonM e Christhian.
De minha parte, como músico e arranjador, eu diria que você esta "verde"...muito verde.
E se tiver pressa, tentar madurar antes do tempo, vai passar do ponto.
Controla a ansiedade guri. Tenha um pouco de paciência e siga estudando. Os dois, citados acima, cantam há décadas e tenho certeza que não são 100% satisfeitos, por isso continuam estudando.
|
Bruno- Membro |
# dez/14
· votar
renatoff Apesar da voz soprosa, também entendi a letra da música. Agora, também vejo várias desafinações, em vários lugares. Depois de todos os comentários aqui, acho que dá para você esquecer essa dúvida e ansiedade. Tá tudo muito claro, como já disseram bem anteriormente.
|