Amomusica Veterano |
# jan/04
· votar
thunderbreaker
No tópico, "aê, tem como saber minha classificação vocal assim?", o Douglas_ems postou o seguinte:
O baixo, começa basicamente no Fá1 ou Sol, como quiser.
Mas Sol 3, é uma nota aguda de TENOR, ou barítono, sem condições a tessitura de um baixo começar por ela.
Na verdade, eu diria, que esta classificação acima, está 2 oitavas mais aguda.
DE UMA FEZ POR TODAS, O DÓ CENTRAL É O DÓ 3!!!
Lá vai:
Baixo, ele começa geralmente no Mi, Fá ou Sol 1 (pode ser mais grave também) e, como a tessitura humana é de, geralmente, 2 oitavas ele deve ir ao Mi, Fá ou Sol 3. Mas a voz do baixo em um coral, raramente ultrapassa o ré 3.
Barítono, começa Fá, Sol, Lá 1 e vai geralmente às suas 2 oitavas, Fá, Sol, Lá 3, no coral, não deve ultrapassar o Mi ou o Fá 3.
2º Tenor, Sol, Lá, Si, 1 e vai gerealmente às suas 2 oitavas, Sol, Lá, Si, 3, no coral, não creio que coloquem os 2º tenores para irem até o Si 3, mas em um solo é bem provável.
1º Tenor, Lá e Si 1 Dó 2, e vai geralmente às suas 2 oitavas, Lá e Si 2, Dó 4, no coral, é possível que chegem ao Dó 4 ou ao Si 3.
2º Contralto, Mi, Fá, Sol 2, e vai geralmente às suas 2 oitavas, Mi, Fá, Sol 4, no coral, raralmente chegam ao Ré 4.
1º Contralto, Fá, Sol, Lá 2, e vai geralmente às suas 2 oitavas, Fá, Sol, Lá 4, no coral, também não devem passar do Mi 4.
2º Soprano, Sol, Lá, Si 2, e vai geralmente às suas 2 oitavas, no coral, podem chegar ao Si ou ao Sol comumente.
1º Soprano, Lá e Si 2, Dó 3 e vai geralmente às suas 2 oitavas, Lá e Si 4, Dó 5, no coral, pode chegar ao Dó 5 ou mais.
Fiz isto, com base na média da tessitura humana que é de 2 oitavas, mas claro, baixos podem conseguir notas mais graves, barítonos podem entrar na área do tenor ou do baixo, tenores podem ter um grave muito bom, outros tenors podem até parecer um contralto e por ai vai.
Eu, pessoalmente, não usaria uma "auto-classificação", você pode se enganar e forçar muito um lado da sua voz, seja ele grave ou agudo.
Isso é só para se ter uma noção, o ideal seria um professor lhe fazer o teste, que aí ele perceberia para que lado você tem mais facilidade ou para qual tem mais dificuldade.
Só. ;)
|