Vocal da Banda Winger, Duvidas

    Autor Mensagem
    RalfSniper
    Veterano
    # set/14





    Queria perguntar para o pessoal experiente desse forum.

    como eu faço para cantar desse jeito? eu até sei fazer falsete, consigo fazer algumas coisas legais, mas.... NÃO NESSE NIVEL.

    não faço aula de canto mas ja canto a 1 ano.
    Falam q eu sou barítono mas não tenho certeza disso.

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Cara, pra cantar de qualquer jeito (não só igual no vídeo) só existe uma fórmula mágica: Aulas.

    Outra coisa, isso que o cara faz não é falsete. O falsete é característico por utilizar muito ar e de forma 'soprosa'... e ele também não tem potência, costuma soar de forma mais baixa e suave... pra você entender melhor:



    Se eu não estiver ENGANADO, o que esse cara esta usando é o chamado Belting com ressonância de cabeça (fora o drive de voz).

    Mas o som desse vídeo seu esta horrível.

    Veja um bom exemplo de um cara que domina bem voz de cabeça:



    Te aconselho dar uma passeada pelo canal do cara do primeiro vídeo. Da pra ter uma breve ideia do que é cantar e quão complexo é!

    Sobre você ser barítono, baixo, tenor... não se apegue a isso!
    Estude para tentar desenvolver o máximo a sua extensão vocal... talvez você não alcance as mesmas notas que um Steve Perry ou Miljenko Matijevic... mas quem disse que você precisa?

    Abraço.

    RalfSniper
    Veterano
    # set/14
    · votar



    Esse aki esta melhor

    eu até q ando desenvolvendo bastante o meu vocal mesmo sozinho... mas confesso que ja fiquei varias vezes com a garganta mal por não saber o certo.
    Mas agora parece q eu to indo bem pq ja faz um tempo q não tenho qualquer tipo de rouquidão. MAAAAAS ainda necessito de mais dicas. Como fazer minha vóz chegar em notas mais altas sem problema, para q a minha vóz não fique cansada depois de um certo tempo..... resumindo, vou fazer oque vc falou, procurar aulas para poder desenvolver melhor a minha vóz.

    Vlw

    Bruno-
    Membro
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    Cara, eu acho que esse negócio de falsete ser algo sem potência e com muito ar tá por fora. Dá uma procurada aqui no fórum e você vai ver um monte de coisa sobre isso.

    Na verdade para mim tá por fora ficar pensando o que se faz em hora x e em hora y. Eu acho que isso só complica ainda mais as coisas.

    Além do mais, dizer que tal cantor não usa falsete, que é voz de cabeça, ou voz plena, etc, além de ser bastante incerto, pode fazer com que quem esteja tentando cantar sem ajuda se machuque ainda mais tentando levar uma voz super pesada lá para o alto, pensando: "ah, cantor tal tem a voz super encorpada e não faz falsete nos agudos, deve ser assim..". :P

    Eu falo por experiência própria. Depois que eu parei de me preocupar se estava usando falsete ou voz de cabeça ou sei lá o que mais eu consegui avançar muito e consegui cantar muito mais relaxado.

    Mas infelizmente até mesmo muitos cantores profissionais caem nesta bobeira de dizer: não, não é falsete, ou é mix, ou é de peito. Parece adolescente comparando o tamanho de certas partes da sua anatomia :P

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Kayk Oliveira
    · votar


    Bruno-

    Fala bro, blz?!?!

    Então cara, olha só, primeiro, sobre a afirmação que fiz sobre o falsete (som soproso e suave), só estou repassando o que ouvi do meu professor, também do vocalista do Oficina G3 (Mauro Henrique) e também do Marcio Markkx (dono do canal do primeiro vídeo que postei), entre outros.

    A voz de cabeça é caracterizada pela potência, pela pressão de ar que é fortemente impulsionanda através das pregas vocais, dando um som metalico e forte a nota.

    Sobre o que você falou, de não se concentrar em 'nomenclaturas', esta COMPLETAMENTE CORRETO! No próprio canal do Marcio Markkx que coloquei acima, em um dos vídeos ele fala exatamente sobre isso! Nós que estudamos canto temos que nos importar mais com o feeling da música, com o sentimento que ela passa, e não com termos técnicos!

    Contudo, eu sou um cara que gosto de saber onde piso... se gosto de algo procuro estudar, entender, conhecer o máximo possível! O fato de conhecer as nomenclaturas não é algo ruim de forma alguma, pelo contrário, como você pretende fazer um vocal de Legit ou Twang se não sabe se quer o que esses termos significam???

    Estudar e conhecer as nomenclaturas vão ajudar a abrir o seu leque de opções quando for cantar, te permitirá conhecer mais técnicas e se aprofundar nelas, ao ponto de não precisar se quer pensar em seus nomes na hora de utiliza-las; apenas cantará!

    Então não acho justa a comparação que você fez, de adolescentes compararando o tamanho de certas partes do corpo. O canto é uma arte muito vasta, cheia de ramificações e possibilidades; se nós ficarmos restritos ao arroz com feijão, nunca conheceremos esssas possibilidades.

    E sobre o cara ler no fórum que o cantor "X" canta de uma determinada forma e tentar fazê-lo pensando "ah, deve ser assim...", isso é um absurdo, seja qual for a afirmação. O cara quer 'cantar' Bonde do Tigrão sozinho, beleza, até meu papagaio 'canta', mas o cara quer cantar (sem aspas!) igual o Steven Tyler sozinho, tentando aprender pela internet, ai ele vai se ferrar mesmo!

    O fórum serve apenas como uma forma de trocarmos experiências e algum conhecimento básico... agora, quer aprender a cantar? Procure aulas com um professor que entenda do assunto! Não existe outro caminho!

    Ah, lembrando que eu não sou cantor, tudo que falo por aqui só falo após ter lido e estudado ao menos um pouco do assunto, normalmente após ter achado um consenso entre 2 ou mais músicos conceituados. Sou só um aprendiz tentando ajudar outros na mesma situação que eu.

    Abraço!

    Bruno-
    Membro
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    Claro, eu também estou na mesma situação que você. E já passei por isso que te descrevi, lendo exatamente posts como este que você colocou acima: esse cara faz isso em voz de cabeça e não em falsete, etc.

    É claro que a responsabilidade é minha de tentar fazer sem uma ajuda profissional e de interpretar o texto. Mas eu só queria deixar a minha visão do que realmente pode ajudar o nosso colega RalfSniper no momento, que é o que interessa neste tópico certo?

    E no momento, ele saber o que é falsete, o que é voz de cabeça, vai adiantar em nada. Ele mesmo disse que se cansa ao cantar mais agudo, isso é um forte sinal de que ele já está forçando a voz. Se vc diz que voz de cabeça tem pressão e que o que o cara do exemplo que ele citou faz é voz de cabeça, ele quase que 100% de certeza vai ficar em casa tentando botar mais pressão ainda numa coisa que já está totalmente errada.

    O meu objetivo não foi discutir técnica, primeiro pq não a tenho :P, segundo pq não adianta falar sobre algo para ele agora. Iria ficar só na teoria e iria distraí-lo do que é o principal, que é cantar sem forçar.

    Ah, só sobre o Steven Tyler: qualquer um com um pouco de esforço, curiosidade e loucura pode aprender sozinho o que ele faz, e, assim como ele, ferrar a própria voz. :)

    Abração.

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Kayk Oliveira
    · votar


    Bruno-

    Uma séria deficiência que noto nas pessoas que querem aprender canto, é que elas normalmente ignoram a parte teorica e querem ir direto ao ponto, que é cantar!

    O nosso amigo RalfSniper esta forçando a voz exatamente porque não conhece se quer os principios básicos do canto erudito/lírico, caso contrário não o faria!

    Agora te pergunto, como ele pode cantar igual o cara do Winger se ele não sabe o que é voz de cabeça e quais são os princípios básicos que a define??? Se ele não sabe que existe esse registro de voz, ele vai continuar tentando realiza-la com a voz de peito dele, forçando cada vez mais a glote e arrebentando com a voz!

    Quando alguém vem aqui e mostra que 'cantar' no chuveiro é diferente de cantar pra valer, que existem técnicas, nomenclaturas, princípios fisiológicos, variantes, enfeites, exercícios e uma série de outros aspectos envolvidos, é exatamente para que ele pense: "Poxa, a coisa não é tão simples como pensei! Vou procurar um profissional!"

    Portanto eu acho sim que é importante ele saber o que é o que; exatamente para ele evitar de buscar uma nota alta e potente que foi feita com voz de cabeça usando falsete, socando força na garganta e ferrando com tudo! A ignorancia é um inimigo que pode nos prejudicar fortemente.

    Enfim, pra mim, a teoria é MUITO importante! Ele conhecer os ressonadores da voz, saber usar palato mole, palato duro, seio nasal... enfim... isso é indispensável e deve ser um dos pontos iniciais de estudo, juntamente com a respiração.

    E o que ele deve fazer é PARAR DE CANTAR em regiões que sente desconforto na garganta até que um profissional o oriente da forma correta.

    No mais, gostaria de saber a opinião de usuários mais experiêntes do fórum, como o GersonM e o Christian! Mesmo porque se eu estiver falando besteira, gostaria de ser corrigido!

    E sobre o Steven, só pra constar: Ele tem 66 anos de idade, com mais de 40 anos de carreira (Aerosmith foi fundado em 1970), é usuário de várias drogas diversas (cocaina, cigarro, alcool) e até hoje já vi vários músicos enaltecendo o talento dele, inclusive o fato de após tanto tempo ele ainda conseguir cantar com um vigor impressionante, mesmo diante dos fatores citados acima.

    Bruno-
    Membro
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    Para de cantar em regiões que sente desconforto, concordo totalmente.

    Na verdade eu acho que você não entendeu ainda o meu ponto. Não adianta nada para ele falar sobre tudo o que você disse no seu primeiro post, inclusive mostrando a video aula, etc. Justamente pelos próprios motivos que você mesmo falou, falta a base.

    E o que eu queria era só tentar dar uma dica para evitar que ele fizesse como um dia eu fiz, ou seja, ficar pirando nessa teoria toda e forçar a sua voz sem saber o que está fazendo.

    Aulas, com certeza. E enquanto elas não vem, falar de voz de cabeça, falsete, pressão, ressonância, etc, pode fazer mais mal do que bem, ao menos foi o que aconteceu comigo.

    E pode falar o que quiser do Steven Tyler, o cara tem uma história longa, mas acho que nunca vai ser um bom exemplo de técnica.

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Kayk Oliveira
    · votar


    Bruno-

    Eu saquei o que você quis dizer, mas é tudo uma questão de ponto de vista!

    Como eu disse, se eu lê-se meu post, a minha reação seria pensa "Nossa, que complexo, preciso de ajuda!"... já você, se lê-se meu tópico em tempos passados pensaria "Ah, então é assim, vou fazer!"...

    Mas como eu disse, isso é uma questão muito pessoal! As pessoas tem uma noção de 'bom senso' diferentes uma das outras! Minha intenção de mostrar o vídeo não foi pra ele tentar fazer igual, foi só pra explicar pra ele a técnica que é usada, pois se quer me passou pela cabeça que ele seria louco de tentar desenvolve-la sozinho! Principalmente a Voz de Cabeça que é um registro difícil de se aprender e ainda mais difícil de dominar corretamente. Eu mesmo não sei fazê-la ainda, só conheço voz de peito.

    E mais uma vez sobre o Steven... como eu não tenho cacife nem know-how pra falar sobre canto, vou deixar um post que o Christian aqui do fórum fez a um longo tempo atrás e qual adjetivo ele usou ao lado da palavra Steven:

    [IMG]http://nsae01.casimages.net/img/2014/09/25/140925093300409262.jpg [/IMG]

    Cara... Steven Tyler sabe muito mais do que você imagina. Nem sempre o que parece esforço é esforço... nem sempre o que parece grito é grito... nem sempre o que parece auto-destruição é auto-destruição... rs....

    Da uma sapiada nessa matéria aqui:

    http://whiplash.net/materias/curiosidades/201497-aerosmith.html

    Ele já participou até de um documentário chamado "A Incrível Máquina Humana"... kkkkkkkk.... tem na matéria acima... mas segue:

    Em 13:11....



    Bruno-
    Membro
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    Cara, desculpa, mas esse video documentário é hilário... hehehe

    Aos 15:25 o Steven Tyler dá uma desafinadassa, logo depois do narrador dizer que as "cordas vocais bem afinadas entram em ação" :P

    Desculpe, vc pode ser fã do cara, o cara pode ter feito muita coisa legal, mas o video me parece muito mais propaganda do Steven Tyler do que qualquer outra coisa, ainda mais um trabalho científico sério.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    A voz de cabeça é caracterizada pela potência
    Quem te explicou assim, não tem muita noção do que está fazendo...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    E só pra constar: Eu acho o Steven Tyler um dos caras mais fodas do planeta! Mas isso não significa que ele tenha uma super-técnica. Aliás, caras como ele tem o meu respeito, inclusive, pela doação física à música, sacrificando a saúde vocal em detrimento da arte, mas definitivamente não podem ser levados como exemplo de técnica.

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Kayk Oliveira
    · votar


    Na verdade não sou fã dele não... conheço poucas músicas... sou fã do Bruce Dickinson e do PG... rs...

    Mas me fala... se suas cordas vocais tivessem vibrado por 2 horas, se juntado mais de meio milhão de vezes e percorrido quase 10km, você não ficaria feliz em dar só uma desafinada como a dele?!?!?!

    Agora multiplique isso por shows consecutivos, notas altíssimas, idade avançada... e você ainda acha foda ele dar uma 'desafinada'... rs....

    E sobre dizer se é um trabalho científico sério, não vou entrar nesse mérito... é a National Geographic... não passou no Programa do Ratinho...

    Enfim... talvez alguém que entenda entre aqui e nos tire essa dúvida se ele canta bem, se canta mal, se tem técnica, se não e tudo mais... abraço!

    ____________

    Christian

    Quando disse potência, me referi a potência de ar, a força de ar utilizada, e não na intensidade do som. No vídeo que postei ali em cima, o primeiro, o cara faz voz de cabeça sem intensidade de som, mas ACREDITO que ele use uma boa potência de ar para consegui-la... mas como disse, ainda não aprendi a cantar com voz de cabeça.

    E sobre o Steven, obrigado por me corrigir! Mas o cara é uma lenda, mesmo não tendo toda a técnica do mundo, fazer o que ele faz, ainda mais sem técnica, é algo que dever ser considerado, como você mesmo disse!

    Ainda bem que tenho me espelhado em outros cantores... rs...

    P.s.: E se eu tiver dito mais alguma ou algumas bobeiras em algum ponto, por favor me corrija... é errando que se aprende!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    Cara, não é desmerecendo ninguém, mas eu sempre preguei isso por aqui: Antes de acreditar o que as pessoas dizem sobre técnica vocal por aí, tente descobrir o que elas fazem com a própria voz, pois nenhum laboratório é melhor do que você mesmo. Na internet é sempre assim: Fala quem quer, NÃO OUVE quem tem juízo.

    http://www.youtube.com/watch?v=vM03KHLoais

    É o tal Marcio cantando... cara, eu tenho alunos aqui com 3 anos de aula que pareceriam o Usain Bolt correndo contra um anão em analogia com isso ai.

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/14
    · votar


    Kayk Oliveira
    haha não há nada de errado em ter o Tyler como influência! Realmente é um ser mitológico aehauehae
    Abraços

    Kayk Oliveira
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Saquei Christian...

    Kkkkk... pra mim essa música dele ficou boa... meio sem personalidade... mas tecnicamente eu achei boa... (espero que daqui alguns anos eu volte e fale: "Nossa, como eu tive coragem de dizer que essa música era boa?!?!" rs).

    Sobre o que eu falei do Falsete confere ou também falei borracha?!?!?!

    RalfSniper
    Veterano
    # set/14 · Editado por: RalfSniper
    · votar


    Então pessoal, agradeço a quem teve a intenção de querer me ajudar na minha duvida e talz, mas como relataram ai de eu possivelmente poderia estar forçando muito a minha vóz, realmente antes eu forçava muito e pagava o preço com a minha voz toda ferrada depois,
    mas depois fui aprendendo sozinho algumas coisas e cheguei nisso aki:
    vocal winger
    sei q ainda não está bom mas, qria saber oq vc acham de como está o meu vocal.

    abraços...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/14
    · votar


    RalfSniper
    Precisa de bastante aula aí, velho.

    Ramsay
    Veterano
    # set/14
    · votar


    RalfSniper

    Confesso que não sei o que vc viu de especial na voz do cantor do Winger.
    Assisti os vídeos e não achei nada demais e muito inferior a vozes consagradas, tipo, Bruce Dickinson (Iron Maiden), Chris Cornell (Sound Garden) e por aí vai.

    Você não precisa de muito treino pra conseguir a voz do cantor do Winger, mas, isso vai depender fundamentalmente das suas cordas vocais que se forem muito pequenas não atingem o som vocal desejado e se forem muito grandes tendem a dar um som muito grosso.
    Em suma, depende da sua genética.

    RalfSniper
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Christhian

    tecnicamente falando, vc poderia dizer qual o problema com o meu vocal?

    Ramsay
    então cara, é q eu sou muito fan de Hard Rock (Winger, Slaughter, Whitesnake, KISS, Bon Jovi, Great White, Paul Laine, Warrant,....) e AOR (Foreingner, The Outfield, Cheap Trick, Kenny Loggins, Robert Tepper,....), então eu achei muito foda a maneira q o Kip Winger (vocalista do Winger) faz para cantar daquele jeito, dai veio de eu vir aki no forum e perguntar.
    Talvez eu esteja enganado mas, tem muita gente por ai que ta tão acostumado a escutar Bruce Dickinson, Michel Sweet, André Matos, Michael Kiske, entre outros fodões, q quando ouvem algo mais simples tipo um Hard Rock menospreza, e pior, nem cantar sabe.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # set/14
    · votar


    RalfSniper
    tecnicamente falando, vc poderia dizer qual o problema com o meu vocal?
    Basicamente tudo.

    RalfSniper
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Christhian
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    me ajudo pra krlh SENHOR TÉCNICO,
    fica com Deus.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vocal da Banda Winger, Duvidas