pOkiz Veterano |
# jul/14 · Editado por: pOkiz
· votar
Cara, falando de heavy metal aí nem tem tantas notas altas.
Normalmente notas mais agudas são alcançadas por meio de voz de cabeça, que é um tipo de registro que facilita essa subida, além de ser a maneira mais saudável também.
Sobre o Timo eu posso falar um pouco, pois eu tenho cover de Stratovarius e já gravei bastante coisa dele. Posso dizer que ele é um vocal bem estranho hahahaha, tipo nesse vídeo que você postou pelo que me parece ele está usando apenas voz de peito, eu posso estar enganado, porém tem um peso mt característico desse registro e para uma voz de peito está cantando bem alto nesse vídeo.
Aí você pensa "Poxa se a voz de peito do cara ta indo até aí, se o cara for usar os registros mais altos ele chega na lua", é aí que vem a estranheza, por incrível que pareça ele não tem muita extensão, o mix dele é muito bem feito mas a voz de cabeça é bem espremida e caricata. Ele também não é tão técnico, é nítida a dificuldade que ele tem entre as passagens de registro e o esforço que ele faz para cantar determinadas notas.
De qualquer maneira é um dos vocalistas que eu mais gosto, hoje em dia pela falta de técnicas ele não canta no tom original, mas já tive prazer de ficar a 3m dele em um show, e foi um put* show!
Mas voltando as raízes, deve-se estudar o básico do canto para pensar em cantar notas altas, como apoio, respiração, controle do diafragma, impostação/colocação etc.
Abç
|