Dúvida (Eyeless - Slipknot)

    Autor Mensagem
    Carioca Smart
    Veterano
    # dez/13


    Sou novo na área do Metal. Toco Guitarra, mas não sei absolutamente anda de canto (Mas tenho sonho de um dia saber cantar bem, tanto música pop, quanto Metal)

    Nessa música (Eyeless - Slipknot) é uma das vozes distorcidas mais poderosas que eu já vi, particularmente falando... O vocalista arrebenta nos Guturais, Screamos, Yells (Não sei distinguir nenhum deles)

    No último grito "Mother... Fuckeeeeer" deu pra perceber que o vocalista foi ao limite ali...

    Tem muita técnica por trás disso claro. Há os que o defendam que com a técnica certa, é possível executar esses berros SEM NENHUMA SEQUELA.... Há outros que defendem que mesmo com toda técnica estando correta, haverá impacto negativo na saúde da voz, mas minimizado por causa da tecnica....

    Aqui então pergunto, será mesmo que um "berro" desse nível do trecho citado anteriormente, com técnica, realmente não deixa nenhuma sequela?

    renatoff
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Carioca Smart

    nao entendo nada de canto, mas entendo da anatomia das cordas vocais (biologia) e ja fiz screamos de modo q sei q n deixara sequelas.

    oq acontece é o seguinte, há mta tecnica de mixagem por tras de grandes screamos. pra poder fazer sem deixar sequelas é o seguinte:

    vc grava algo q se parece com o screamo, n sei explicar a tecnica, mas o volume da voz n é de grito e sim uma fala normal, até mais baixo. só q sua voz sai rouca e parece distorcida, mas é um lixo, n pode ser chamado de screamo ainda.
    PS: nao pode arder a garganta nem sentir encomodo ALGUM! mas leva tempo pra pegar o jeito de fazer sem arder, entao no começo arde, mas arde pq vc faz errado, dps pega o jeito e n arde mais (a n ser q vc erre, ai arde)

    é necessario fazer 2 ou 3 takes e toca-los tds ao msm tempo com mixagem e efeitos como reverb e delay, mas sem nada q distorça a voz, é td como foi gravado msm.

    n quero falar mal, mas pelo oq eu sei, esses screamos da Eyeless não sao da tecnica sem sequela.. rsrsrsrs.
    ele esta gritando msm e levando sua voz ao limite, oq vai dar aquele problema de nodulos, etc, q varios cantores q GRITAM tem. mas ele tbm sobrepoem a voz dele com 2 ou 3 takes como eu disse anteriormente, pra melhorar mais ainda o efeito.

    por isso algumas musicas assim ao vivo saem um lixo (qnd n usam playback nessas partes). mas esses cantores q saem um lixo no screamo ao vivo é q sao os bons cantores, pois eles n f*dem sua voz, só usam as tecnicas de mixagem q falei.

    espero ter ajudado, qlqer duvida pergunta. mas espero nao ter dito nenhuma merd@ aqui. eu falei td baseado no q eu sei e estudei, é melhor ouvir de um professor de canto, um no qual vc confie.

    se quiser posso te mostrar os takes q gravei aqui e te explicar melhor como funciona essa tecnica.

    Gansinho
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Carioca Smart
    Deixa sequela sim. Não importa o nível técnico do cantor. Drive (principalmente nesse nível aí) sempre vai deixar sequela. Acontece que a técnica faz com que você minimize esse dano vocal.

    No caso do Corey Taylor (Slipknot), ele até possui uma boa base de canto, mas claramente teve sequelas. Ele conseguiu cantar daquele jeito ali bastante tempo, mas de um tempo pra cá ele opta por um jeito menos agressivo à voz. Se você comparar ele cantando no DVD Disasterpieces (2002) com a apresentação no Rock in Rio (2011), você vai ver que, apesar de ele continuar mandando muito bem, ele não canta mais como antes. Ele já disse que prefere não cantar mais como na época inicial do Slipknot, onde ele forçava demais a voz, mas também ele não consegue, pois algum dano foi causado. Então atualmente ele canta de um jeito mais limpo, não força tanto no vocal rasgado.

    PS: Inclusive, me lembro de ter visto uma entrevista onde o Corey diz que na época de gravação dos álbuns mais antigos (Slipknot, Iowa), ele muitas vezes estava bêbado. Isso pode ter feito ele cantar mais agressivamente naquela época, quando ele não se importava muito com a voz.

    cybx
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Gansinho

    E aí, man! Blz?? To voltando por aqui, haha...

    É exatamente isso. Qualquer drive vocal prejudica as suas cordas vocais, por maior detentor de técnica que você seja.

    Eu gravei um álbum recentemente com minha banda que em 70% das músicas eu canto com drive. Entretanto, isso é gravação. Nos shows eu dou uma ultra maneirada.

    renatoff

    Todos os vocalistas que abusaram do drive em suas carreiras, de uma forma ou de outra, perderam qualidade na voz.

    Veja, por exemplo: Axl Rose, Sebastian Bach, Chris Cornell, Corey Taylor, Phil Anselmo, Steven Tyler... Enfim... Todos.

    Ou seja, MESMO com técnica, se vc abusar do drive na maioria de suas músicas, chega uma hora que sua voz não aguenta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida (Eyeless - Slipknot)