Wuthering Heights - música de estreia no fórum

    Autor Mensagem
    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13


    E aí, pessoas!

    Estou estreando hoje aqui nesse fórum que acompanho faz bastante tempo.

    E já que ninguém me conhece ainda, quero me apresentar para vocês através do jeito que eu mais gosto: cantando.

    Aí vai uma gravação caseira que fiz da Wuthering Heights, tomara que vocês apreciem! :)

    https://www.dropbox.com/s/5c1zji9ck6uscq5/Dan%20Ito%20-%20Wuthering%20 Heights.mp3?m

    OBS: não entendo muita coisa de pós-produção de áudio, então só joguei um compressor e um reverb de leve pra dar corpo no vocal. Ainda não comprei um mic condensador, então minhas gravações por enquanto serão no dinâmico mesmo.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    danisaia
    Coloca no soundcloud que ai a gente não precisa baixar para ouvir

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Eu tentei, mas o SoundCloud deletou a música alegando que eu estava infringindo as leis de direitos autorais. :/

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13
    · votar


    danisaia: Eu tentei, mas o SoundCloud deletou a música alegando que eu estava infringindo as leis de direitos autorais. :/

    Sei qual é. Coloca novamente, mas no título, muda pra "WuHe", por exemplo. Se não rolar, vc pode usar o 4Shared, mas lembre-se do título.

    ;)

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    danisaia: Eu tentei, mas o SoundCloud deletou a música alegando que eu estava infringindo as leis de direitos autorais. :/

    Sei qual é. Coloca novamente mas, no título, muda pra "WuHe", por exemplo. Se não rolar, vc pode usar o 4Shared, mas lembre-se do título.

    ;)

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Ok, consegui subir para o 4Shared.
    Mas resolvi trocar de música... agora aprendi mais uns lances de edição de áudio e vou esperar mais um pouco pra lançar a Wuthering Heights aqui! hehehe (muita responsa)

    Segue aí o link para Bed of Roses, gravado em um único take (juro!).
    http://www.4shared.com/mp3/iuNgLpr8/Dan_Ito_-_Bed_of_Roses.html

    Por favor, digam-me suas impressões. É um prazer compartilhar esse hobby com tanta gente boa! :)

    pOkiz
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    danisaia

    No início a colocação da voz me lembro o Chris.

    De resto ta bom, ta bem afinado, mas ta faltando punch e agressividade onde ela pede, isso deixa a música sem vida e sem dinâmica, ainda mais esse tipo de música que depende disso pra passar todo sentimento que ela deve passar.

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    pOkiz

    Eu concordo plenamente com você, essa também foi a minha impressão ao final. Ainda preciso dar uma boa aperfeiçoada na interpretação, no feeling.

    Acrescente a isso o fato de que eu gravei depois das duas da madrugada, e estava morrendo de medo de acordar os vizinhos! hahaha

    Muito obrigado pela sua opinião! :)

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Gianyny
    · votar


    danisaia

    Cara, ficou muito bom, parabens! As terças são suas ou da BT? Se forem suas, parabens novamente.

    btw, já faz tempo que você canta? Já fez aula de canto?

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Gianyny

    Muito obrigado pelos elogios!

    As terças não são minhas, são da BT. Eu não encontrei um playback de qualidade sem backing vocais, infelizmente (prefiro fazê-las eu mesmo).

    Vou gravar alguma coisa com terças em breve, aí subo aqui pra você avaliar. :)

    Quanto à sua outra pergunta: eu canto faz muito tempo (tive algumas bandas legais), mas faz realmente poucos meses que comecei a fazer aulas no GTR aqui de Brasília. Estou me sentindo um novato, já que descobri que eu fazia tudo errado e estava prejudicando seriamente meu aparelho vocal (não fazia ideia de como cantar com belting, então gritava como um condenado nos agudos... e meus drives eram suicidas!).

    Hoje eu digo com toda a certeza do mundo: aulas são um investimento essencial, e não há videoaulas no Youtube ou artigos na internet que substituam um professor que está ali, na sua frente, orientando com precisão sua técnica e performance.

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    danisaia

    Vou gravar alguma coisa com terças em breve, aí subo aqui pra você avaliar. :)

    Grava "I Don't Want To Miss A Thing" do Aerosmith ou alguma coisa romântica nesse gênero, vai ficar top na sua voz :)


    Cara... você que tem mais experiência, terça e oitava são a mesma coisa? E segunda e terça?

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Gianyny

    Boa dica! Vou gravar essa música sim, adoro cantar Aerosmith!

    Quanto à sua pergunta: esses números (terça, oitava, segunda, etc) representam os intervalos de tons dentro de uma escala. Se a música é em dó maior, por exemplo, e o vocalista produz uma frase melódica no mi, o backing vocal provavelmente cantaria a frase no sol (a terça do mi na escala de dó maior é o sol). A oitava é peculiar, pois ela representa exatamente o mesmo tom, só que "uma oitava acima". Ou seja, se você canta uma música em dó 3 e o backing vocal cantar na oitava, ele vai cantar em dó 4.

    Tentei explicar da melhor forma possível, mas para compreender com perfeição é essencial estudar teoria musical - em especial as diversas escalas existentes e seus respectivos intervalos melódicos. E a visualização disso tudo é extremamente simples se você aprender com o auxílio de um piano. ;)

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    danisaia

    Sim, eu entendi perfeitamente (eu sou tecladista tambem). Aliás, eu já canto de segunda voz há um bom tempo; a questão da oitava também é muito simples, por exemplo, se eu pegar uma canção de uma voz feminina, posso cantar na oitava "de baixo" à original para se adequar à minha voz, como você exemplificou: se a música está em F4, eu canto em F3 e pronto.

    A única dúvida que ficou é se a terça e a segunda são a mesma coisa; nesse vídeo dá para ver bem; no início a moça está fazendo a terça e eu a primeira; lá pelo meio da música nós invertemos: ela passa a fazer primeira voz e eu passo a fazer a segunda, entretanto a MESMA melodia que ela faz na terça para mim é a que eu faço na segunda para ela, logo, entendo que terça e segunda são a mesma coisa, depende de como está a primeira voz ela muda de nome (se a primeira está na oitava de "baixo", a voz é chamada terça, se na "de cima", é chamada segunda).

    Sei lá se ficou claro e tampouco se estou certo em minhas conclusões.


    Vou gravar essa música sim, adoro cantar Aerosmith!

    Fico no aguardo da gravação; faça as terças hein :)

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Gianyny
    se a primeira está na oitava de "baixo", a voz é chamada terça, se na "de cima", é chamada segunda
    Até onde eu sei, terça e segunda são distintas, terça seria por exemplo, C e E, e segunda seria C e D (o intervalo de segunda daria um "som de buzina de caminhão"), isso em intervalos. Porém em "ordem das vozes", a segunda seria uma voz que está lá pra "auxiliar" o vocal principal, ou dar um enfeite à musica, provavelmente independente do intervalo cantado (mas logicamente vc não vai cantar em intervalo de sétima).

    danisaia
    Po, cara, o 4Shared não pega aqui kk
    Tem outro link?

    GersonM
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Hoje eu digo com toda a certeza do mundo: aulas são um investimento essencial, e não há videoaulas no Youtube ou artigos na internet que substituam um professor que está ali, na sua frente, orientando com precisão sua técnica e performance.

    Ah, se todo mundo entendesse isso, teríamos cantores melhores.

    Um video no youtube, um livro, serve só para dar um norte, para o cara se tocar talvez de que aquilo que ele está fazendo está bem longe de ser algo saudável ou viável, mas nunca será a salvação da pátria como alguns imaginam.

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Até onde eu sei, terça e segunda são distintas

    Cara, eu também pensava assim, entretanto após aquele vídeo eu vi que são a mesma coisa, depende da oitava que está a primeira.

    Por exemplo: pegaremos 4 vozes como exemplo; duas vozes estarão cantando de primeira voz em oitavas diferentes, um em G4 e o outro em G3; uma voz fará a terça para o G4 e a outra voz fará segunda para o G3; a mesma melodia da terça para o G4 é a da segunda para o G3, logo, são a mesma coisa.

    Pelo menos eu estou entendendo dessa forma; não sei se você canta, se sim, é só fazer o teste; eu já fiz o teste com as 4 vozes, como no exemplo acima, e acontece como eu descrevi.

    pOkiz
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Cara você ta confundido.

    Terça, quinta, oitava são intervalos, quando alguém fala isso é pra abrir esse respectivo intervalo.

    Quando falam "segunda" é bem intuitivo que seja abreviação de "segunda voz" que seria todo esse leque de intervalo que temos, logo "segunda" é uma denominação genérica de cantar em dueto.

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Gianyny
    Por exemplo: pegaremos 4 vozes como exemplo; duas vozes estarão cantando de primeira voz em oitavas diferentes, um em G4 e o outro em G3; uma voz fará a terça para o G4 e a outra voz fará segunda para o G3; a mesma melodia da terça para o G4 é a da segunda para o G3, logo, são a mesma coisa.

    Rapaz, eu fiquei realmente confuso com esse exemplo! hehehe! De qualquer forma, vou tentar explicar: Se uma voz canta em Sol 3 (prefiro os nomes das notas) na escala de sol maior, a terça relativa para um backing vocal mais agudo é o Si 3. Se a voz canta em Sol 4, a terça relativa superior será o Si 4!

    A menos que você esteja pensando no backing vocal mais grave: aí podemos utilizar a harmônica relativa inferior na escala. No caso do Sol 3 em escala de sol maior, o backing vocal mais grave seria em Ré 3 (que é a quinta nota, uma oitava abaixo).

    Não consigo entender como você poderia usar a segunda Lá em um backing vocal para uma nota Sol. Fica dissonante demais, como buzina de caminhão, pra usar as suas próprias palavras. :)

    GersonM

    O pior é que nosso aparelho fonal é único e insubstituível. Quem não entende que é preciso ajuda profissional para desenvolvê-lo dentro dos limites saudáveis corre sério risco de ficar completamente incapacitado de cantar (o que é uma verdadeira tragédia).

    Thiago Livgren

    Rapaz, eu não consegui subir para o SoundCloud, que insiste em bloquear minhas músicas alegando quebra de direitos autorais. Se você conseguir baixar pelo Dropbox, aí vai o link:

    https://www.dropbox.com/s/mwaiuo1qeg8caib/Dan%20Ito%20-%20Bed%20of%20R oses.mp3

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    pOKiz

    Você matou a charada! hahaha!

    O amigo Gianyny está confundindo a nomenclatura. Quando alguém pede pra fazer "segunda voz", não significa que é pra fazer um intervalo de segunda. A segunda voz é feita nos intervalos harmônicos (terça, quinta, oitava, em geral), e tem esse nome porque não é a "primeira voz" - que, no caso, seria o vocal principal. :)

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    A propósito, o título desse tópico deveria mudar, por dois motivos:

    1. A música que eu acabei postando não foi a Wuthering Heights;

    2. A discussão tá muito mais centrada na prática da segunda voz e os intervalos utilizados pra isso.

    :D

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    pOkiz
    Quando falam "segunda" é bem intuitivo que seja abreviação de "segunda voz"

    Achei que isso tivesse ficado claro no meu post, se soubesse teria escrito "segunda voz" em todas as ocorrências.

    danisaia

    Eu acho que tudo ficou confuso.

    Por exemplo, aquela "vozinha" que o Joe Perry (acho que é ele) faz na "I Don't Want To Miss A Thing", é uma terça, assim como as "vozinhas" que eu perguntei se eram suas na gravação que tu postou, correto?

    Essa "vozinha" poderia ser chamada também de segunda voz (quando eu digo segunda voz, entenda como o que o Luciano faz para o Zezé naqueles refrões lá em cima e qualquer outro "segundeiro" de música sertaneja)?

    danisaia
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Gianyny

    Hahahaha! Que bom que tudo está se esclarecendo!

    Meu amigo, aquela "vozinha" que é cantada uma terça acima da voz principal é, sim, a segunda voz.

    Mas isso não significa que "a terça é a mesma coisa que a segunda", porque aí você está misturando alhos com bugalhos! hehehe!

    Leia bem: o recurso harmônico conhecido por "segunda voz" pode ser cantado no intervalo de terças. Isso não significa que o intervalo de terça (Dó-Mi) é o mesmo intervalo de segunda (Dó-Ré).

    Resumindo: não confunda "segunda voz" com "intervalo de segunda". ;)

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    danisaia
    Legal, cara! Curti o timbre da tua voz. O único problema é que tá meio "suave". Hehe.

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    danisaia
    Meu amigo, aquela "vozinha" que é cantada uma terça acima da voz principal é, sim, a segunda voz.

    Ok, perfeito.

    Suponhamos então que tiramos a voz do Steven Tyler e colocamos uma voz feminina, cantando uma oitava acima do Steven, a "vozinha" continua se chamando terça mesmo para essa nova primeira voz ou agora não podemos mais chama-la de terça, e sim de segunda voz?

    Gansinho
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Gianyny
    Você realmente tá confundindo, hehe.
    Continua sendo segunda voz, mas não mais em terça, e sim em oitava.

    Segunda voz é sinônimo de backing vocal, muitas vezes somente referido como "segunda". Mas segunda, terça, quinta, oitava... são intervalos, usados para fazer a segunda voz.

    Gianyny
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Gansinho
    Continua sendo segunda voz, mas não mais em terça, e sim em oitava.

    Não ué! Em oitava não seria a voz feminina, que estaria de primeira voz agora?

    É ai que eu estou me confundindo; a "vozinha", para o Steven Tyler serve como terça e ela está mais alta no tom do que a voz do Tyler; já se nós colocarmos uma voz feminina fazendo a primeira voz - uma oitava assima do Steven - a vozinha estaria agora mais baixa que a primeira, correto? Correto. Essa vozinha agora não passaria a se chamar segunda voz? Não seria o mesmo que os "segundeiros" de música sertaneja fazem para seus parceiros?

    Gansinho
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Gianyny
    Cara, segunda voz pode estar acima, pode estar abaixo, não importa. É o backing vocal, o vocal secundário. Não importa se está acima, abaixo, em terça, em oitava.. É sempre segunda voz.

    O backing vocal que está acima do Tyler na BT que ele usou é a segunda voz, ué.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Wuthering Heights - música de estreia no fórum