Só tocar, sem cantar... é um problema!

    Autor Mensagem
    Librenz
    Veterano
    # jan/03


    Olá...
    Meu nome é Rafael, eu tenho 16 anos.
    Toco violão há 2 anos. Tenho bastante prática, porque depois que eu comecei a tocar violão é a única coisa que eu faço...

    Quando sai essas festinhas aí pedem pra mim levar o violão... Vô lá eu, levo meu violão e as minhas pastas com as músicas cifradas impressas. Chegada a hora eu puxo o meu violão e começa a rolar um som... Só que eu nunca canto nada... Tenho uma certa "inibição" pra fazer isso, eu não acho que eu canto bem, mas as pessoas insistem... Meu pai principalmente, ele chega a ficar brabo comigo quando me dá os sermãos por que eu não canto, isso que eu sempre fico quieto, só ouvindo... Mas ele me chama de bocó (só porque eu não canto), e diz que não tem padrão o cara tocar e não cantar, e que todo o músico tem que cantar... Ele diz algo do tipo "Não interessa se vai cantar bem ou não, mas TEM QUE CANTAR!!"

    Eu insisto em apenas tocar, mas sempre tem muita gente insistindo pra mim cantar também... Porque eu sempre sei a letra, e principalmente a melodia das músicas que eu toco... Mas eu não tenho desinibição o suficiente pra cantar... E eu não gosto muito da minha voz pra fazer isso, então é por isso também que eu só toco...

    Existe alguma forma de trabalhar a voz, pra que fique legal, e NÃO DESAFINE (desafinar: o maior problema!)? Cantores profissionais desafinam, e isso é horrível!!

    Bom... obrigado à quem leu, e se tiver algo a comentar fico grato.

    Rafael.

    Helene
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Rafael... primero não eh todo mpusico q canta essa historia q todo músico tem q cantar eh nada ave mais vem de vc se vc quiser cantar vc canta senão deixe q os outros cantem ... bom se vc quer cantar um exercício q já falei muito aki e q gosto de fazer eh.. vc pega o tom mais baixo do seu violão q puder cantar sem esforçar a voz e começa a subir de meio a meio tomaté atingir o mais agudo q conseguir sem esforçar sua voz se possivel tente respirar o menor nunero de vez possível mas não fiq sem folego q daí naum adianta... a silaba mais fácil eh a "la" depois pode tentar com "vi", "na", "zo" e assim vai... lembre-se sempre dentro do possivel não tente fazer mais grave ou agudo q sua voz suporta porq daí pode ficar com uma pequena dor na região da garganta e se sempre esforçar sua voz vai mudar e pode ficar roca e esganiçada...estão não estrapole o limite de sua garganta..
    ha naum precisa fazer todo dia mais se quizer naum tem problema... esse exercício também serve para aquecimento da voz e ajuda tamb. um pouco com a respiração.. por isso eh importante não tomar gelado depois dos exrcícios...pois pode dar choq térmico aí pode dar varios problemas..

    Espero ter ajudado.. até mais...

    Digao
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    eu tb so toco... mas e bom cantar tb... eu ja cantei (fiz aula de canto)mas realmente nao e alguma coisa q eu goste de fazer...

    Mas e bem melhor qd o cara toca e canta...

    Dias
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Já me disseram que o importante quando se toca cantando é não abaixar nunca o volume da voz. Se você fizer isso (às vezes por causa da timidez) sua voz vai começar a desafinar. Então, seja sua voz bonita ou não, mantenha sempre um bom volume de voz. Mas se o pessoal que está ouvindo sua música está cantando junto, nem perde tempo abrindo a boca... o importante é o pessoal não estranhar a música sem o vocal. Tente cantar o começo e aí, quando ver que o pessoal assimilou, pare. Não pare bruscamente, pare na entrada de um refrão por exemplo.

    Ps.: Diga pro seu pai que nem todo músico tem que cantar (existiu um certo músico "desconhecido" aí que se tornou um dos maiores da história, sendo surdo).

    conte
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    putz, meu problema eh pior.. eu naum consigu tocar e cantar ao mesmo tempo, nao tenho cordenaçao pra isso, e ja faz um bom tempo q eu toco baixo. Nem mesmo as musicas mais faceis eu consigo cantar enquanto eu toco. Sei lah eh estranho, ou a minha voz pega u ritmo da minha mão q eu toco, ou a mão pega o ritmo da minha voz. Se algm ae souber uma soluçao fala ae pra mim

    Sversut
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Rafa,
    Não canto nada tb.
    Então siga os conselhos da Helen.
    Treina em casa, sozinho, tom baixo e vai subindo.
    Lá na hora da galera, canta nun tom que não desafina, memso que seja bem mais baixo que fique diferente do normal da música.
    Melhor que desafinar.
    Outro skema que falaram é fechar os olhos.
    Falowwww
    Sversut

    Overdoser
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    VEI, TINHA O MESMO PROBLEMA SEU

    mas comigo foi muito estranho, nao cantava pq o pessoal da minha rua zuava muito, nao so de cantar, de tudo e de todos.

    quando comprei meu violao, comecei so tocando, eles pediam pra eu cantar, mas so pra gozar depois, por isso nao cantava. depois de um ano que eu ja tocava, mas nunca havia cantando pra todos verem, so em casa.

    um dia estavamos reunidos, eu tocando sozinho num lado e todos conversando, e vi o quanto eles eram idiotas: cantar é algo tao normal, nao sou musico, nao tenho nada a perder, *****, é só diversao, entao comecei a cantar enquanto tocava, lembro que era wish you were here do pink floyd, eles falaram "ele ta cantando, finalmente..." e nao riram, nem gozaram

    hoje canto normalmente, é só vc pensar: é diversao

    minha voz é uma bosta: desafinada, sem potencia e tal.

    nao tem nada a ver, foda-se quem achar ruim, cante pra vc mesmo e nao para os outros

    agora, se vc nao gosta de cantar, ai tudo bem nao cante

    Helene
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Conte.... tente achar uma música q tenha o mesmo ritmo da letra e tente não se distrair com o q está tocando... o legal eh vc pegar uma música q goste muito pois aí vc viaja na música e com certeza vai ser mais fácil tente derrepente dá certo....

    Espero ter ajudado... até maissss...

    joao balao
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    eu tenho o mesmo problema, meu pai me enche o saco pra cantar e eu não canto. mas eu até gosto da minha voz, o problema acho que é a timidez. o engraçado é que a única música que eu cantei até hoje foi wish you were here do pink floyd...

    Unknown
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Eu quando canto, canto mal de propósito, justamente pro povo ver que existe gente que canta pior... Daí eles cantam no meu lugar =D

    conte
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    vlw helene, obrigado pelo conselho

    Librenz
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    Putz, galera... Que massa, teve um monte de gente que respondeu... Valeu, ó... Obrigadão mesmo!!

    Quanto aos conselhos: Ainda não sei o que vou fazer... hehehe... Mas valeu mesmo...

    Quanto à "Wish You Were Here": Essa música é perfeita! Adoro tocar ela! Pink Floyd é fora do comum...!

    Quanto à cantar mal de propósito: Hahahahahaha! é uma boa alternativa!

    Agradecimentos especiais à Helene.

    Valeu!!
    Rafael Librenz

    Helene
    Veterano
    # jan/03
    · votar


    De nada não sei muita coisa mais no q puder ajudar estárei aqui..

    até maisss...

    viniciusmxpx
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Po, tem esses lances de num conseguir tocar e cantar ao mesmo tempo. eu consigo, mas algumas musicas tem uns tempos estranhos.. ai difuculta um pouco no começo.. nada impossivel..
    basta praticar..

    Dexter Blues Boy
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Como a grande maioria dos jovens que começam a tocar um instrumento, eu tb não cantava...hj em dia eu canto (mal, mas e daí? hahahah) eu treino com a minha namorada...ela canta bem pacas...uma dica é começar a perder a inibição....cantar com uma outra pessoa, que saiba cantar, pode ser uma boa. Pelo menos tem me ajudado bastante...

    Henry
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Bom...
    Quando eu comecei a tocar violao meu professor exigia que
    eu cantasse. Ele sempre falou que quem canta e toca aprende
    a tocar mais rapido.

    Quando voce ja consegue tocar uma musica, uma boa forma de
    aumentar a dificuldade de tocá-la e fazer mais alguma
    coisa junto. Por exemplo, meu professor me fazia andar em
    circulos na sala, tocando, cantando e marcando o tempo com
    os passos.
    Depois que eu conseguia ele mandava eu fazer a mesma coisa
    so que no tempo 3 dar um passo pra tras. E depois mudar o
    sentido do circulo que eu andava ao redor da sala de duas em duas voltas. E ele ia junto comigo, hehe...
    Isso foi bom que eu acostumei com minha voz.

    Rafael,
    quando voce for tocar em rodinhas e ver que
    ninguem vai te acompanhar, comeca com uma musica facil
    e baranga... acho isso faz com que as pessoas, mesmo
    tendo vegonha, cante. Isso funciona comigo.
    Ai se a pessoa cantou na primeira ela se sente mais
    à vontade de cantar nas proximas.

    Uma boa e "Fogo e Paixao" do Wando.
    Aquela assim: Voce e luz... E raio estrela e luar...
    Todo mundo sabe essa letra... nem que seja o começo.
    Bom... pelomenos as pessoas da minha geracao sabem. :)

    Quando eu toco e canto isso, parece que eu to zuando
    e ai ninguem repara na minha voz... e canta junto...
    e normalmente a musica nem termina porque todo mundo
    fica rindo... e eu paro de toca pra rir tb.
    É uma situacao engraçada que quebra o gelo, seu
    e do pessoal.
    Comigo da certo. =]

    Cante sozinho pra pegar pratica e acostumar com sua voz.
    Cantar é um processo e nao da pra ja começar cantando bem,
    voce vai melhorando com o tempo.

    fui
    ----------
    Henry

    Guitar Hero
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    o conselho do Unknown eh o melhor..auheuhaeuhauhe...cante mal mesmo...dai desistem de te por pra cantar...eu tbm nem me ligo muito em cantar...contanto que eu acerte a musica jah tah baum..

    4 cordas
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    eu toco e canto...so que minha voz e aguda e eu nÃo consigo fazer um grave dahora......e o guitarrista da minha banda canta as partes graves......fica dahora.....(eu canto mal tb....mas curto mesmo assim...)

    Maizena
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Putz eu tenho o mesmo problema...
    Toco bastante violão, mas qnd vou cantar...
    Tipo, nao q eu tenha vergonha, mas eu sei que a minha voz eh pessima, do tipo.. totalmente fora do tom e o pior... eu tenho 22 anos, mas a voz parece voz de criança, aih e acabo nem cantando...
    eu canto pra mim qnd to sozinha pra treinar, mas nem assim eu consigo cantar, JURO, eu nunca ouvi alguem falar pra mim q eu canto bem, ou "vai treinando q um dia vc chega lah", eu soh ouço tipo..."credo q horrivel, PARA!... soh toca nao canta.." ou..."acho q vc nao nasceu pra cantar.."
    Eh serio pessoal...
    Exite cura pra isso? pra voz desafinada e horrivel?
    Pq soh tocar, sem acompanhar.. eu jah sei, mas eu quero ir mais longe...eh legal vc saber tocar e cantar tb, assim vao saber q som vc tah tocando...
    Salvem-me...

    xande
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    vei, o povo ta te escutando certo??? intaum eles saum piores q vc pois vc comanda eles (pelo menos nesse momento), é um pensamento meio prepotente mais funciona pra fica menos inibido
    tipo, quando vc acredita q vc é superior vc fica com menos vergonha saco

    Max
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    eu curto canta pra zua so...mas com a galera la e baxo...so pra zua...e com o violao nem na frente dos meus amigos eu canto...se eu tira o violao eu consigo...hahhahahah
    complexo isso...

    xande
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    tenta usar minha tecnica, funciona comigo, eu era timido pra krai, ja melhorei bastante

    uhauhuhuhuahuahuahua, vo escreve uum livro de auto ajuda
    uahauhauauhuia

    Muneo
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Eu sinto que desafino quando tento cantar uma parte que tem agudo e nasalizo(não sei se existe essa palavra. Referente ao nariz) o agudo com medo de desafinar.
    Quando gravo no computador eu cantando desse jeito, dá vontade de chorar. Por sinal, indico que você grave você tocando e cantando, pois ai, aos poucos, você vai corrigindo o tocar e o cantar.
    Minha opinião é que agudo tem que sair pela boca bem aberta. Quando você fica inibido, certamente você tentará o agudo mas sem abrir muito a boca e o som vai pro nariz, ai fica horrível.
    Bom, espero ter ajudado.
    Muneo

    Max
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    eu tb nao consigo cantar alto nem fudendo...mas eu do uns falsetes e consigo nao sair do tom mas nao chego na nota original

    Sversut
    Veterano
    # mar/03
    · votar


    Rapais,
    Eu não canto bem nem baixo e nem alto

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Só tocar, sem cantar... é um problema!