Qual o perigo de cantar "grave" com voz de cabeça?

    Autor Mensagem
    GutyRodrigues
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: GutyRodrigues


    Então pessoal, como minha voz de peito tem um timbre meio pesadão(aquele grave meio duro e bem faríngeo digamos, me dou bem no country e estilos south americanos), sempre acabo em músicas mais suaves "trazendo" a voz de cabeça pros graves a fim de ficar mais soproso e aveludado, foi a única solução para não estragar uma música do tipo Kiss From A Rose(toco a versão ao vivo em "G", a original é em "B", coloquei aspas porque tem muito empréstimo modal) do Seal, porque se eu for com o peito a música perde toda a suavidade.

    Existe algum risco com esse tipo de técnica?
    É errado fazer isso? Ouvi uns tempos atras que uma das principais causas de fendas é esse tipo técnica.
    Se é errado, qual o principio para abaixar a dinâmica e não cair no fry?

    Abraços

    Só mais um adendo... Minha fala é sempre com laringe baixa e no mais grave possível pra minha voz(família toda fala alto pra cacete, então geral dos homens falam assim e a mulherada fala bem pra frente), isso pode ter colaborado pra eu ter a voz de peito tão "comprimida" assim? Eu posso ter "fortalecido" ela devido a esse vício?

    GersonM
    Membro
    # jul/13
    · votar


    GutyRodrigues

    Você não faz isso simplesmente porque não dá pra fazer. (sugiro que você leia mais a respeito do que é uma e outra.)

    Suavidade não tem nenhuma relação com registro de peito ou cabeça. Apenas com intensidade que você coloca ao emitir e isso é controlado pelo apoio.

    GutyRodrigues
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Por isso coloquei aspas pra todo lado GersonM, lí esse tempo cantar grave com voz de cabeça num fórum gringo, tava com título "Low Head Voice"

    Digamos então que seria cantar com um fechamento glótico menor e um apoio mais leve o termo correto?

    O que ta me preocupando na real é a lista de perguntas, tem como me responder GersonM?

    Abraços

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/13 · Editado por: Christhian
    · votar


    GutyRodrigues
    Velho, o que você se referiu como "voz de cabeça grave" é voz soprosa, escapando ar.

    A questão é o abuso. Se você consegue cantar com baixa dinâmica (baixo) e com boa qualidade vocal (sem soprosidades), mas deseja vez ou outra colocar um "ar" por conta da interpretação, OK. Mas se você não consegue de nenhuma maneira baixar a dinâmica sem cair nesse tipo de voz, é errado e certamente lhe trará problemas, como uma fenda, por exemplo.

    Para baixar a dinâmica com qualidade vocal, apoio e emissão precisam estar devidamente trabalhados e treinados. Além disso, não ir grave demais, fora da tessitura, que é tão prejudicial quanto cantar agudo demais. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual se deve trabalhar pensando em conforto, não em extensão.

    Abraços e relaxa! :)

    GutyRodrigues
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Me tranquilizou a alma Chris.
    É que os gringos condenaram tão fortemente que até assustei hahaha

    Na verdade eu tenho é dificuldade com a soprosidade, por isso fiz o adendo sobre a voz de peito carregada demais, minha compressão natural é forte pra caramba, isso pode ser um problema também? Nunca fiquei rouco nem nada, sempre baixei a laringe pra falar alto(costume de família italiana mesmo) todo mundo fala "fundo" e alto, mas esse lance da voz dura as vezes me incomoda um pouco =/

    GersonM
    Membro
    # jul/13
    · votar


    GutyRodrigues

    Na verdade, o correto seria dizer a voz mais leve e o apoio mais forte. Em que sentido? Que o empenho muscular é maior quando você tem que diminuir a intensidade.
    Para controlar melhor a intensidade, se for preciso levar quase a zero, vc empurra a barriga para dentro e não para fora, ou para facilitar... "encolhe a barriga". Parece um contrassenso mas é assim que funciona.

    Exercícios com a vogal I lhe darão um fechamento mais justo, tirando a soprosidade. Laringe baixa não tem nada de ruim, salvo vc faça um afundamento excessivo, aí a voz entuba.

    pOkiz
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    É cara, tome cuidado com esse lance de soprosidade, tanto é que dizem que sussurro é pior do que um berro.

    Um exemplo de quem se ferrou cantando com muita soprosidade foi o John Mayer que ganhou um belo de um granuloma e atrapalhou demais a carreira dele ficando até 2 anos sem cantar.

    E as vezes pra resolver esse lance de voz pesada demais, um falsete bem colocado ajuda a ter mais suavidade também, se for o objetivo.

    GutyRodrigues
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Bacana GersonM, vou experimentar aqui depois. Meu problema é justamente a falta do soprosidade, to tentando melhorar isso, vamo ver se com esse "contrassenso" eu consigo melhorar o desempenho em partes suaves.

    pOkis, é verdade cara, mas o Mayer chega a encher o saco, o cara não canta, ele respira forte no mic hahahaha Quanto ao falsete é experimentação mesmo, depois vou ver consigo alguma coisa interessante nesses lances mais suaves.

    Muito Obrigado, ajudaram muito mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o perigo de cantar "grave" com voz de cabeça?