Nasalar a voz em -ão -em -am etc ?

    Autor Mensagem
    HikNapolitano
    Membro
    # jun/13


    Gente recentemente comecei a fazer canto e não gostei do meu professor, ele não me ensinava técnica nenhuma. Daí troquei de professor.
    O meu atual é beem melhor, ele realmente é bom, canta muito bem e tals, mas algumas coisas que ele fala (algumas) não sei se devo levar a sério.
    Ele disse que o correto é nasalar a voz em frases que terminam com -AM -EM -IM -ÃO -ÕE etc, mas eu nunca vi ninguém dizer isso aqui no fórum. E agora? Ele tá realmente certo, ou realmente ele pecou quando disse isso?
    Agora não sei o que eu faço, se o certo a se fazer for trocar de professor, ferrou! Eu moro no c.. do mundo, e creio que aqui ele é o melhor professor de canto, além de tudo ele é meu amigo, ele me deu aula de violão anteriormente, enfim...
    E agora? socorro! rsrs
    Obrigado

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Informação totalmente desnecessária.

    Já ouviu alguém fazer ÃO, M, N, sem fazer sons nasais??

    HikNapolitano
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GersonM
    Informação totalmente desnecessária.
    Como assim? Eu só perguntei rsrs.

    Já ouviu alguém fazer ÃO, M, N, sem fazer sons nasais??
    É tipo assim cara, dá pra cantar AAAAAAAAAAAAM e também dá pra nasalar totalmente, assim: AMMMMMMMMMMMM (não sei se entendeu).
    Meu professor disse que o correto é o som nasal.
    E agora?
    Essa é minha dúvida, entende?

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Como assim? Eu só perguntei rsrs.

    Informação desnecessária da parte dele eu digo.

    Bom, nos exemplos que vc deu, se eu bem entendi ele está sugerindo que vc segure a consoante em vez da vogal? Se for isso é um erro dos mais básicos no canto.

    Se vc tiver a palavra "cantar" por exemplo, não deve fazer cannnntar e sim caaaaantar, com a consoante bem curta, não importa como foi feita a divisão da música vc vai se apoiar na vogal.

    Na verdade fico bem surpreso com uma sugestão desse tipo por parte do seu professor.

    HikNapolitano
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GersonM
    Entendi..
    Talvez eu tenha me expressado mal..
    É difícil escrever minha dúvida.
    Ele me sugeriu que em -ÃO -EM etc, eu fizesse o som totalmente nasal..
    Seria mais fácil mostrar isso, mas o que ele fez foi cantar um trecho de uma música que termina com -EM de dois modos:
    O primeiro, normalmente, como eu considero "normal".
    O segundo, que ele diz ser o correto, ele "jogou o som totalmente para o nariz" como se quisesse produzir aquele som com o nariz mesmo... entendeu? é meio difícil, mas essa dúvida está martelando minha cabeça há um certo tempo! Obrigado

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    HikNapolitano

    Sim, mas como eu disse esses sons aí são nasais mesmo, o que não se deve é segurar mais a consoante em vez da vogal. Só ouvindo mesmo...

    HikNapolitano
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Mas realmente, meu professor é muito bom cantor, mas acho que ele interpretou algumas coisas que ensinaram a ele na época em que ele era aluno de forma errada, então ele passa umas coisas erradas! Esses dias ele me falou que TESSITURA era o tanto de ar que você coloca na voz, quando se canta mais suave, com mais ar na voz, você está cantando na tessitura.
    Dá pra acreditar? Fiquei até com vontade de trocar de professor, aí lembrei que moro numa cidade onde é dele pra pior.
    Não sei o que faço. Acho que devo aprender as coisas com ele, que apesar dos erros, é um professor, então irá me corrigir, porém não levar tudo a sério, e sempre que houver uma dúvida, vou recorrer ao fórum...
    Não digam "troque de professor" porque morar aqui é difícil!
    Ah, como eu queria ter um professor a nível dos professores aqui do fórum! ;(

    HikNapolitano
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GersonM
    Entendi! Muito obrigado! :)

    Gansinho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    HikNapolitano
    Esses dias ele me falou que TESSITURA era o tanto de ar que você coloca na voz, quando se canta mais suave, com mais ar na voz, você está cantando na tessitura.

    Cara, eu trocava de professor na hora. Se ele disse isso, nem professor de canto poderia ser.

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    HikNapolitano

    Vixe, essa da tessitura foi de doer.

    Walter Melo
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    tessitura é o maximo grave e agudo que a voz alcança naturalmente, diferente de extensão que é o máximo de grave e agudo que ela alcança com pequenas "ajudas"

    sobre o som anasalado não é errado nem certo, ele só faz um som metalizado pra trabalhar certos músculos da face que ajudam nos agudos

    por isso de cara o som sai meio feio

    McBonalds
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Walter Melo
    tessitura é o maximo grave e agudo que a voz alcança naturalmente, diferente de extensão que é o máximo de grave e agudo que ela alcança com pequenas "ajudas"

    Isso não está certo. Extensão é a "quantidade" de notas que a voz consegue alcançar, da mais grave até a mais aguda. Tessitura é a região dentro da extensão em que a voz fica mais confortável, brilha mais, etc.

    sobre o som anasalado não é errado nem certo, ele só faz um som metalizado pra trabalhar certos músculos da face que ajudam nos agudos

    Som anasalado é errado na maior parte das vezes, porque deixa o timbre feio e constrange os agudos. Se o professor quer trabalhar com agudos ele tem que ensinar o aluno a colocar a voz na máscara, e não no nariz.

    HikNapolitano
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Obrigado pelas informações, mas e aí? Tá totalmente errado o negócio de voz nasalada em ão, em, im etc?
    Só pra constar, nem sei se isso importa, mas meu professor canta sertanejo, e eu quero cantar rock. Então, importa?
    Há alguns meses eu fiz aula com outro professor, e acreditem, aquilo sim foi ruim. Ele passava uma música atrás da outra, nada de vocalises, e ainda nem me corrigia.
    Agora este professor atual creio que seja o melhor da minha cidade, (cidade que eu odeio, por sinal).

    McBonalds
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    HikNapolitano
    Obrigado pelas informações, mas e aí? Tá totalmente errado o negócio de voz nasalada em ão, em, im etc?

    Errado não está, mas é uma informação tão óbvia que nem faz sentido ele insistir nela. É como dizer que M tem que ser feito com a boca fechada.

    Agora este professor atual creio que seja o melhor da minha cidade, (cidade que eu odeio, por sinal).

    Sei como é isso. A melhor professora da minha cidade uma vez reclamou que a ressonância da minha voz estava na boca hehehe

    HikNapolitano
    Membro
    # jul/13
    · votar


    McBonalds
    Sei como é isso. A melhor professora da minha cidade uma vez reclamou que a ressonância da minha voz estava na boca hehehe
    Ufa, achei que eu era o único... Obrigado pelas respostas :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original