Sobre metal, ponta, zumbido etc na voz

    Autor Mensagem
    Rmiguez
    Veterano
    # abr/11


    Qual tipo de exercício trabalha o metal da voz?? é o conjunto ou tem exercícios específicos.. leiam bem, eu não quero que me passem os exercícios! eu faço aulas.. ou pelo menos "aulas"... quero apenas saber qual é o tipo de exercício .. ressonância? vibração..? as esclas? os de respiração.. ? podem dar um exemplo sem explicar muito..? mais uma vez, não é pra eu fazer.. tenho vocalizes mil aqui gravados que não uso pq tenho consciência de que não sei usar!

    Explicando o motivo da dúvida para qm possa interessar:

    tive um professor que me ajudou bastante com apoio.. mas me ensinava a cantar entubado.. boca pouquissimo aberta, língua levantada, pra mim soava um vozeirão.. mas ninguém me ouvia bem... esse percebeu q minha voz não tinha metal.. e apenas consentiu.. ah.. esse fórum me ajudou a perceber q eu devia sair dessa aula..

    Depois.. tive um prof que trabalhava muito o 'psicológico' e explicava muita coisa.. mais até do q eu podia absorver em uma aula.. e pouco exercício.. além do que, ele me pedia o oposto do outro.. para cantar muito aberto.. e buscava ensandecidamente o tal metal na minha voz, que ele dizia ser o mais importante.. porém não tinha aquecimento, não tinha exercício de apoio, enfim... pra mim aquilo pareceu incompleto, mais uma vez...

    Daí estou com outro professor.. ele nunca ouviu falar na voz de "i" sobre a qual tanto leio nesse fórum... e a pior parte, ele diz q a falta de metal é uma coisa natural e caractaristica da minha voz.. e que o estudo do canto não vai mudar isso!

    Nota 1: não tenho fenda ou qualquer outro problema vocal, faço exames anualmente.
    Nota 2: se bem entendo as coisas q leio, tanto dos professores, quanto dos alunos aqui desse fórum, eu NUNCA tive uma aula de canto de verdade sequer... e olha que já passei por uns 6 professores diferentes...
    Nota 3: apesar de todos os dedos no início desse tópico.. eu discordo que aqui não se fale abertamente sobre técnicas.. por exemplo.. já tive uma dica do Leopold pra fazer exercicios de ressonancia com boca fechada pensando em "ni" no lugar de "hum".. isso me ajudou.. e isso é passar técnica de uma forma escrita e plenamente inteligivel até pelo mais leigo em canto!

    Obrigado.. desculpa o tamanho do texto!

    Leopold
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Rmiguez

    Vixi...rsrs, este último professor tá mais complicado que os outros.

    Se você busca mais brilho, faça vocalises com um leve sorriso com a vogal - é - . Vai ajudar.

    Isso aí. Sem explicar muito, rs.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/11
    · votar


    Rmiguez
    Ninguém aqui nunca disse que não se pode falar em técnicas. A questão é que um exercício que serve pra um nem sempre serve pra outro. Ademais, dar dicas pra quem já toma aulas e tem com quem tirar dúvidas é totalmente diferente da maioria dos que vem aqui achando que podem aprender sozinhos.

    Enfim, você vai ter que estudar muito I, E, É e principalmente Foco pra que tudo comece a acontecer por aí. Converse com seu orientador sobre isso.

    Abraços.

    Rmiguez
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Rmiguez
    · votar


    Leopold

    Pois é.. o segundo professor parece o mais safo.. mas me incomodava muito já entrar direto no vocalize.. e eu tão acostumado a cantar com vogais fechadas.. cantar com elas muito abertas me dificultou muito o rebaixamento da laringe..

    Problema que o prof q to agora tem trabalhado mais vogais fechadas de novo.

    Enfim.. vou sugerir o 'é'

    Christhian

    Não entenda mal.. mas acho que qm quer aprender sozinho já tem uns 200 tópicos dizendo que isso não vai acontecer.. e se continuar insistindo em ser burro, deixa se arrebentar ..

    acho importante conhecer exercícios, mesmo q de forma genérica, pra saber se as aulas são coerentes..

    pra dar como exemplo.. em todas as aulas diferentes q já fiz, apenas um exercício foi exatamente igual.. o bocca chiusa... e todos sugeriram pensar em "hum" ...

    blz.. vou sugerir I, E e É... obrigado.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/11 · Editado por: Christhian
    · votar


    Rmiguez
    A questão é que existem exercícios 'prontos', mas já tive exercícios elaborados SOMENTE para mim nas aulas, assim como faço com meus alunos e como tenho certeza que o Leopold faz com os dele. Faz parte da rotina de uma aula de técnica vocal de alto nível. É exatamente nesse ponto que me refiro que 'o que serve pra um nem sempre serve pra outro'.

    O fundamento a ser trabalhado creio ser importante ter conhecimento. Como o professor vai trabalhar, é entre você e ele. Se você sabe o que tem que ser trabalhado e acha que ele não está indo de acordo, converse com ele e se não sentir confiança, procure outro. Mas posso lhe assegurar que essa ansiedade de resolver uma questão em específico pode só lhe trazer mais ansiedade e você ficará mudando de 'galho em galho' sem conseguir absorver coisas do rudimento da técnica vocal, que poderiam, inclusive, convergir na solução das suas ânsias no futuro. Eu não agiria assim, mas de repente o cara está até lhe dizendo que não conhece o lance do I pra tentar lhe acalmar e seguir um passo de cada vez... quem vai saber?

    Abraços.

    Rmiguez
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Christhian

    Pois é cara.. um das coisas que eu mais gostaria é dar uma relaxada, e dar um pouco mais de passividade aos meus estudos.. confiar mais nos profs, e etc... como é com o violão, por exemplo... eu faço tranquilão..

    No canto, o medo de estar com um profissinal não tão competente, é ele estar me prejudicando de alguma maneira... por isso leio artigos, participo de fóruns, etc etc.. curiosamente os artigos e fóruns convergem pra uma mesma idéia do canto, que eu receio não saber aplicar na prática.. e os professores não.. cada um faz de um jeito, e sempre fazem coisas (pelo menos algumas), que, pelo que leio, deveriam ser exatamente o oposto...

    E na real, eu não em preocupo com esse lance da 'ponta'.. só resolvi perguntar pq parece unanimidade entre os professores que eu não tenho esse negócio.. me preocupo muito mais com saúde mesmo..

    Outro problema.. eu ouço vcs cantarem aqui.. acho bom, me serve de exemplo.. ouço meus professores cantarem, e não acho bom!

    observe que estou falando apenas de professores graduados (sei que isso não é tanto parâmetro, mas já é algum) que dão aulas em conservatórios e particulares...

    Já pensei até em me arriscar com um cara q estuda essas técnicas "novas" tipo SLS, pq na técnica classica me parece que o Rio de Janeiro é o antro da incompetência em canto... e olha que estou disposto a investir financeiramente nisso..

    Já ouvi coisas absurdas das graduações daqui, inclusive relatos de nego cuspindo sangue com determinado professor..

    Por isso até te perguntei se conhecia alguém.. mas estou perto da desistência do estudo, infelizmente.. ta muito mais frustrante do que gratificante.. aí começo a me aventurar com minha música...

    Mas vlw as dicas aí...vcs ajudam bastante o pessoal aqui..

    Abs

    Leopold
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Leopold
    · votar


    Deixa eu me intrometer só pra fazer uma observação...

    Outro problema.. eu ouço vcs cantarem aqui.. acho bom, me serve de exemplo.. ouço meus professores cantarem, e não acho bom!

    Esse é um péssimo sinal. Não tem como um cara não conseguir aplicar a técnica nem nele mesmo e ainda querer ensinar alguém.

    Esse é o grande problema. Basta ver os recitais de formatura nas universidades formando cantores medíocres, porque lá não se aprende a cantar, saindo com seus diplomas e dando aula por aí, só que não sabem absolutamente nada do que estão fazendo. Um ou outro que estuda particular há tempos que junta a teoria que aprende lá com o que já sabe. De resto é um festival dos horrores.

    Eu conheço vários desses aqui que saíram do forno agora e já dão aula, orgulhosamente com seu título, mas que serão futuros destruidores de vozes e sonhos, pois vão precisar de anos para aprender realmente o que funciona e o que não. Se um dia chegarem nesse nível.

    A Universidade deveria ser o local onde só sairíam os melhores profissionais qualificados em todos os níveis, teoria e prática.
    Na única vez que eu pensei em entrar, ficou entre eu e uma garota. Eu cantando bem e com pouco solfejo e ela com muito solfejo e não cantava nada (quando digo nada, é algo próximo do patético). Adivinhem quem entrou?
    Não durou um ano lá.

    Rmiguez
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Leopold

    pois é.. e se isso não é parâmetro.. o que vai ser?

    indicação de alguém que entende...!? mas isso parece uma das coisas mais impossíveis de se conseguir.. apesar de todos dizerem se conhecer no meio.. o que vejo mais aqui no Rio é o contrário... prof falando mal um do outro...

    Leopold
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Rmiguez

    Nunca imaginei que vc tivesse problemas para achar professor no RJ.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # abr/11
    · votar


    Rmiguez
    Já tentou esse?

    http://www.muriloneves.com

    Tá buscando professor onde, velho? Esse aí veio no Google e parece que foi orientado por gente boa.

    Rmiguez
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Leopold
    Christhian

    Então.. possivelmente eu estou procurando no lugar errado mesmo.. sempre em conservatórios.. prof tem q dividir o $ com a escola.. possivelmente não vai ser top msm

    mas cara.. pela internet eu já coloquei um maluco meio psicopata na minha casa... aí parei de catar... por indicação tive uma prof q era fono.. mas ficava me mandando fazer vocalize (ou vocalise) de cd.. sem qualquer orientação..a não ser a de "canta mais pra fora"..

    Mas esse cara aí nunca apareceu em pesquisa minha.. legal. vou dar uma olhada.. vlw msm!!!!

    Rmiguez
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pra encerrar o assunto.. se puderem opinar.. meu prof:

    http://www.youtube.com/watch?v=bFuviqsnokY
    http://www.youtube.com/watch?v=BFrlUREeR08

    vlw

    Leandro Rigon
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    E apenas reforço o que o Leopold disse... se você não gosta do seu professora cantando, é esse o resultado que você espera para você? Afinal, é de se presumir que ele vai ensinar a você a técnica que ele usa, e o resultado será o mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre metal, ponta, zumbido etc na voz