Afinando a voz com afinador de guitarra

    Autor Mensagem
    AndrewAndroid
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: AndrewAndroid


    Entrei em uma escola de canto e estou tendo dificuldades para executar e entender certas notas por exemplo:
    A nota é D (ré) e eu canto em F (fá) pois confundo e ainda não tenho um ouvido bom para isso. Como vou saber como é a nota ré sem conhecer o som dela, pois é, não tem jeito, então eu uso o afinador de guitarra para saber que nota estou cantando, e já sei de ouvido algumas sem precisar mais do afinador. Então, meu afinador é da condor, e tem uns números que vão de 430 a 450, a tônica que deixo em C e do lado da tônica aparecem as notas da escala de dó normal. Então fiz o teste para ver minha extenção vocal. Consegui de Lá até Sol, no entanto eu não sei como identificar se é Lá1 La2 La3... e nem se o Sol é G1, G2, G3. Alguém pode me ajudar a saber qual lá e qual sol estou conseguindo, se é 1,2,3.
    O lá é a minha nota mais grave, muito difícil de fazer, e Fá é a minha mais aguda, quando eu fiz a escala de do com afinador, ficou assim:
    A B C D E F G A B C E F estourando no F#. Eu sei que foram dois Dó porque apareceu no afinador duas vezes, uma com a nota grave e a outra com a nota aguda.

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Afinador de guitarra? Compre logo um teclado e deixe de inventar moda.

    AndrewAndroid
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Acho que você não leu nada do que eu disse, eu não sei identificar as notas, como vou identificar a nota no teclado, vou apertar uma nota e vou fazer outra, e não vou saber que está errado, e sabe porquê, porque eu NAO sei identificar as notas de ouvido.

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    AndrewAndroid
    Não precisa identificar nada cara. Você não consegue ouvir uma nota e chegar nela com a voz?? Se ouvir um La no teclado não consegue fazer igual??
    Se não consegue, acho melhor parar tudo e esquecer essa ideia de cantar...

    Cochise
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Cochise
    · votar


    Não precisa identificar as notas, só quem consegue fazer isso é quem tem ouvido absoluto, e sao raras pessoas que tem.

    Quanto a questão da afinaçao na voz, vc apenas tem que IMITAR a nota, do instrumento que toca, isso se chama solfejo, mesmo que vc nao consiga fazer isso de imediato com muita pratica conseguirá e pode levar algum tempo, mas ter aulas de canto é essencial, até pra saber a forma correta de solfejar.

    Gansinho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    brunowebguitar
    Se não consegue, acho melhor parar tudo e esquecer essa ideia de cantar...

    Não é assim também. Um professor de canto pode te ensinar percepção e treinar com você, mas é claro que fica mais difícil.

    McBonalds
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    AndrewAndroid

    Bom, em primeiro lugar, se você não souber a diferença entre duas notas quaisquer só de ouvido então você tem sérios problemas de percepção. E se você tem dificuldade de fazer isso em um teclado, onde o Ré vem sempre depois do Dó, quem dirá com um afinador de guitarra...

    Não precisa saber identificar de ouvido, basta saber reproduzi-las com a voz. Se pra você isso é difícil, recomendo procurar um professor de canto e um de teoria musical que te ensine percepção e solfejo.

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Eu tenho e tive alunos com problemas sérios de afinação. Eu sei que 99,9 % deles poderão um dia cantar medianamente afinado (totalmente ainda não vi) à custa de muito trabalho e sacrifício.

    Agora, eu me pergunto o que leva alguém a escolher fazer uma coisa que não tem a menor facilidade e afinidade? Sinceramente eu não faria esta escolha...

    Hitman
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    brunowebguitar
    Se não consegue, acho melhor parar tudo e esquecer essa ideia de cantar...
    McBonalds
    Bom, em primeiro lugar, se você não souber a diferença entre duas notas quaisquer só de ouvido então você tem sérios problemas de percepção.

    Voces comecaram na musica com percepcao nota dez pelo jeito entao neh...?

    brunowebguitar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Hitman
    Não, mas eu sempre consegui diferenciar as notas, e nunca tive problemas pra encontrar a nota igual, seja na guitarra ou na voz!
    Acho que isso é um requisito básico pra tentar começar algo na música. Se não consegue diferenciar dois sons não tem como fazer nada!!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    AndrewAndroid

    Opa, opa....acho que esta confundindo um pouco as coisas.... vamos lá:

    Vi no seu perfil que têm 17 anos, primeiro: há quanto tempo canta?

    Quanto cantores iniciantes você conhece que ao lerem uma nota lá na pauta a emitem com precisão?

    Então, para emitir uma nota com precisão, você precisa decorá-la, saber com exatidão o seu som.

    Num instrumento musical, você sabe onde estão as notas, então um Lá é um Lá (se o instrumento esta afinado) e pronto!

    Com a voz não é assim...a nota Lá não esta fixa, você precisa saber o seu som para emiti-la/reproduzi-la.

    E isso você não fará com um afinador e sim repetindo uma nota que ouve. Emite um dó num piano, violão, etc, e a reproduz.

    Quanto ao ouvido para isso você precisa treina-lo. Não precisa ter ouvido absoluto para ser um bom cantor. Precisa é treino e estudo (ainda que algumas características genéticas ajudem/facilitem muito).

    Então amigo, nota X no teclado e "bora" repeti-la até conseguir......de preferência com a ajuda de um professor, porque no "chutão" a coisa pode ir para caminhos indesejados.

    Boa sorte!

    Obs: "não vou saber que está errado, e sabe porquê, porque eu NAO sei identificar as notas de ouvido"

    Grave, a nota emitida pelo teclado e em seguida a emitida por sua voz, meu querido,.....se não esta igual é porque está diferente...hehehe

    Cochise
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Cochise
    · votar


    Eu sou um cara que sempre foi desafinado, na verdade ainda sou bastante, pois nunca fiz aula de canto.

    Comecei a tocar guitarra tarde e sempre aprendi por revista de cifras por nao conseguir tirar música alguma e por preguiça, como estava sozinho nessa empreitada e na época nem tinha internet, eu nem sabia que existia percepçao de ouvido e que tinha que treinar isso, foi entao que eu desanimei e parei de tocar, pq não conseguia sair do lugar! Durante esse periodo nunca desenvolvi nada de ouvido, apesar de ter tocado varias musicas .

    Foi então que so ano passado resolvi voltar um pouco à musica, tenho praticado pouco por falta de tempo mas tenho focado na percepçao, tentando identificar a sonoridade dos intervalos. Demorou bastante mas agora consigo escutar a diferença entre todos intervalos e consigo identificar todos desde que seja bem definido, tipo as vezes peço pra um amigo tocar 2 notas e eu sei dizer que intervalo é, porem ainda nao consigo fazer isso em musica, pois tem muitos instrumentos junto, quando tento tirar musica de ouvido eu vou muito na base da tentativa e erro ainda, mas geralmente eu acho as notas.

    Me lembro que quando comecei a praticar solfejo não conseguia afinar a voz junto a uma nota de um instrumento de jeito nenhum, mas agora já consigo, porém ainda não consigo tipo pegar uma nota como tonica no instrumento e então utilizando apenas a voz ficar subindo e descendo a escala maior, acabo desafinando ainda devido a escala maior ainda nao estar completamente gravada na minha cabeça. só consigo fazer isso bem se for acompanhando com o instrumento.

    Vou continuar praticando, mas é apenas um hobby e como eu disse nao tenho muito tempo, talvez falte apenas um pouco mais de pratica, ja que muitos músicos praticam em tempo integral.

    E vcs sempre conseguiram fazer isso de boa? pegar so uma tonica e conseguir solfejar na voz subindo e descendo a escala, ou ate mesmo improvisar. e conseguem identificar na musica, as progressões dos acordes e as dissonancias dos mesmos?

    Cochise
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Cochise
    · votar


    GersonM


    Agora, eu me pergunto o que leva alguém a escolher fazer uma coisa que não tem a menor facilidade e afinidade?

    Acho que a resposta é que música é uma atividade que dá muito prazer aos seres humanos em geral, algo artístico que toca ate mesmo em quem nao tem habilidade com isso. Porém analisando de forma cientifica musica é algo que so tem sentido na cabeça de nós humanos, musica é apenas uma sequencia de frequencias e ritmos agrupados formando um padrão, e como ja é conhecido pela ciencia que o cérebro humano adora padrões, , seja no reconhecimento visual , linguagem, tudo, o seu cérebro ve padrões qdo vc olha pra um rosto de uma pessoa, algo muito complexo. (Voce sabia que uma pessoa que tenha sido cega a vida toda qdo volta a enchergar , ela é incapaz de reconhecer qualquer coisa, apesar de agora conseguir ver, tudo pra ela é uma mistura de cores e formas que nao faz sentido algum, e nenhuma forma geométrica para ela fará sentido, apesar de que com treino ela possa reconhecer a forma geral de uma pessoa da familia pela visao, ela nunca reconhecerá um simples rosto, pois o cérebro dela nao conseguirá processar os padroes necessarios para isso. O mundo dela é outro, é apenas auditivo e tátil) ou seja até a própria visão é algo que o ser humano interpreta na própria cabeça pra algo que vê. Por exemplo se nossos olhos tivessem as células necessárias pra se ver as cores do espectro infravermelho e ultravioleta, como algumas espécies tem, veriamos outras cores que permeiam o mundo.

    Então de alguma forma isso que nós humanos chamamos de musica, mexe muito com uma parte mais emocional do cérebro.

    Diferente de por exemplo uma pessoa ser ruim em xadrez então ela deixa pra lá e simplesmente não sente falta, pq música mexe muito mais com o ''coraçao'' do que a cabeça como diz a frase ''music is the language of the heart'' hehe... sabemos que tudo é na verdade relacionado com o cérebro, mas enfim vc entendeu o que quis dizer.

    lucasguitar33
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    GersonM O cara em vez de animar o outro, só sabe colocar para baixo.

    "Agora, eu me pergunto o que leva alguém a escolher fazer uma coisa que não tem a menor facilidade e afinidade? Sinceramente eu não faria esta escolha..."

    GersonM
    Membro
    # jul/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    lucasguitar33

    Questão de ponto de vista.

    Mas não me vejo na obrigação de animar ou não animar ninguém. Cada um faz o que quer e não sou eu que fará o cara mudar de ideia se a escolha dele for essa. Todo mundo é bem grandinho já por aqui.

    Não me interesso por críticas aos meus comentários, principalmente quando não vem do envolvido.

    E não se anime em iniciar uma discussão comigo. Não vai acontecer.

    McBonalds
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Hitman
    Voces comecaram na musica com percepcao nota dez pelo jeito entao neh...?

    Não só eu como a imensa maioria das pessoas são capazes de diferenciar duas notas tocadas em seqüência mesmo sem nenhum estudo prévio.

    Agora pare de mimimi que eu nem falei com você.

    lucasguitar33
    Membro Novato
    # jul/13 · Editado por: lucasguitar33
    · votar


    GersonM

    "Não me interesso por críticas aos meus comentários, principalmente quando não vem do envolvido."

    Em outras palavras: "Eu não sei receber criticas, mas amo criticar os outros"

    GersonM
    Membro
    # jul/13
    · votar


    lucasguitar33

    Boa tentativa.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/13
    · votar


    Eu racho nesse fórum de canto...kkkkkkkk.

    "radicalismo master Jedi".........hehehehe

    Rob_Nicolau
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Quando você acha que já viu de tudo na vida, aparece um cara que usa afinador de guitarra pra cantar. rsrs

    sem referência de instrumento só um grupo seleto de vocalistas consegue atingir uma nota específica.

    McBonalds
    Veterano
    # jul/13
    · votar



    Eu racho nesse fórum de canto...kkkkkkkk.

    "radicalismo master Jedi".........hehehehe


    Se discordar das barbaridades que alguns doidos postam aqui for radicalismo então pode me chamar de Yoda.

    Vitarossi
    Membro
    # jul/13
    · votar


    AndrewAndroid

    Partindo da premissa de que você é um indivíduo do sexo masculino, com idade de 17 anos, não tem nenhum tipo de aberração vocal e não está cantando em falsete, o Lá que você está articulando é, muito provavelmente, um A1, e o Sol um G3.

    GersonM
    Membro
    # jul/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    O pessoal adora distorcer as coisas por aqui, então para que entendam o meu comentário sobre não fazer determinadas escolhas...primeiro:

    - Coloquei claramente que EU não faria esta escolha. Só aí já bastaria para ninguém se achar no direito de criticar o comentário, ou seja, seria uma opção pessoal e não uma sugestão para o rapaz abandonar a ideia. Eu mesmo tenho alunos que fizeram esta escolha, sem ter nenhuma afinidade com o canto e estão aí lutando. O que eu digo a eles?
    - Olha, você não tem nenhuma facilidade para a coisa. Quer fazer mesmo assim? Então vamos em frente.
    Escolha dele.

    - Sobre isso, para mim é uma questão de lógica e de objetivo. Se você deseja se destacar em alguma coisa que gosta de fazer, SE esse for o seu objetivo, então deve saber identificar aquilo que faz bem feito ,que tem facilidade, o que flui mais facilmente. Se eu gostasse e fosse escolher a dança por exemplo, estaria dando murro em ponta de faca, porque esse tipo de coisa pra mim é do outro mundo, não tenho a menor afinidade.

    Dito isto, tem mais uma coisa que em fórum não deveria existir. Não tem nenhum sentido entrar num fórum exclusivamente para criticar o que o outro escreveu. Se o cara não gostou da resposta, não concorda com ela, que coloque os seus argumentos, diga porque não faz sentido para ele a tal resposta e aí estará contribuindo de alguma maneira.
    Entrar por entrar, criticar por criticar não serve para nada.
    Vejam a postura do Cochise, por exemplo. Veio, deu sua resposta, escreveu o que achava a respeito e deixou uma boa impressão.

    Na minha opinião é assim que deveria ser.

    Walter Melo
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Walter Melo
    · votar


    isso me lembrou de uma história muito daora ahuahuahauha

    tava eu na loja de istrumentos e eu tava zoando no afinador, na época até meu do re mi era desafinado hauhauahau

    eu gritei altão na loja Dóoooooooo!!!! saiu um Fá virando Fa#
    meu professor rachou o bico , me zoou a semana inteira e depois ele foi descer na loja e falou girando a orelha: "Ow walter tô indo lá trocar as tarrachas"!!

    esse negocio de afinador é interessante! pra avaliar quão bom está já seu solfejo, faça primeiro teclado ou piano... estude teoria... compare sons.. etc..

    eu posso dizer que começei sem noção nenhuma, não sequer me considero talentoso, ! eu só tenho força de vontade!! quantas pessoas me falavam assim comigo, eu fiz a mesma coisa do afinador, não sabia o som do dó... afinava na sorte, não entendia de ressonancia, nem sabia o que é tonalidade! o estudo e a prática acho que é o melhor caminho praqueles "não talentosos" que querem ser tão bons quanto!

    a primeira vez que entendi a afinação, foi gravando eu falar alguma coisa simples.. e reprodizir imitando de forma igual... a sensação de som quando os dois sons iguais se juntam bateu no meu ouvido de um jeito que aprendi rapidamente o principio da afinação

    boa sorte ai amigo! no começo a gente faz doideiras sem noção memo! berra grita hauahuah (se ferra no dia seguinte), mas ó preste atenção eu tudo que fala seu professor! ^^

    Cochise
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Cochise
    · votar


    GersonM
    Na minha opinião é assim que deveria ser.

    Concordo com você, um fórum para ser saudável na minha opinião deve ser assim, eu não achei nada de arrogante a sua opinião como alguns acharam, pq como vc mesmo disse no seu post vc falou sobre uma opçao pessoal, baseada na sua experiência como professor de canto,

    E na verdade eu até apreciaria a sinceridade se um professor de canto me falasse que eu não tenho facilidade para cantar , ele tem como avaliar isso obviamente comparando com outros alunos que aprenderam mais rápido, mas mesmo assim eu não desistiria tão rápido ate´ver onde poderia chegar, escolha pessoal, já que gosto bastante de música.

    Quanto ao assunto do tópico que é sobre percepção musical (pelo qual eu sou bastante interessado) e consequentemente afinação necessária para cantar eu estou cada vez mais convicto de que é tudo uma questão de treino correto + bastante tempo.

    Como eu falei no post anterior eu era uma dessas pessoas que não conseguiam imitar uma nota tocada em um instrumento de jeito nenhum, mas agora com prática consigo igualar minha voz a uma nota qualquer sem problemas e consigo solfejar bem desde que seja acompanhando com o instrumento.

    Se for acapella me perco ainda, mas tenho melhorado nesse aspecto também. Venho percebendo pela minha experiencia pessoal que para se desenvolver a percepçao quem não tem facilidade deve praticar diariamente tentando ver a sonoridade dos intervalos, cada intervalo tem uma sonoridade diferente e são 12 intervalos dentro de uma oitava, deve-se praticar isso com a pessoa estando bem concentrada, mas principalmente bem relaxada !!!! mas não pense que será rápido, deve-se juntar a essa receita bastante tempo, por isso tem que ter paciência, pois os resultados são bem gratificantes.

    Claro estou falando apenas de solfejo que trata apenas a afinaçao que é o que estamos tentando entender aqui nesse tópico, sabemos que canto não é só isso. mas pelo que vejo nos posts inclusive do Gerson é que as técnicas do canto qualquer pessoa pode aprender desde que bem orientada.

    Já pesquisei bastante sobre percepção inclusive em sites gringos, existe um termo que eles usam pra pessoas que não conseguem de forma alguma encontrar uma nota, nao importa o treino que essa pessoa tenha nunca conseguirá, eles chamam isso de tone deaf, não sei o nome em português, mas essa é uma condição muito rara, que provavelmente nao vai ser o caso de nenhum aqui, a maioria das pessoas que não conseguem encontrar um tom só precisa de prática pois o ''ouvido'' está muito ''adormecido'' .

    Não posso dizer ainda se da pra chegar à um alto nível com prática, pq ainda vou ter que descobrir, e talvez nao chegue pq não pratico o dia todo como músicos de alto nível fazem, mas baseado no ouvido lixo que eu tinha (kkk), e vendo agora o quanto eu já melhorei , e vendo que estou sempre melhorando praticando apenas alguns minutos diários como hobby, eu mesmo antigamente achava o contrário, mas agora eu sou da opinião de que qualquer pessoa pode ser tão bem afinada quanto quem já tem facilidade, não importa quem for, só em alguns casos realmente vai dar mais trabalho como eu, e uma coisa importante que tenho que falar é que eu não falo isso simplesmente por ''auto-ajuda'' não. essa minha opinião é baseada em experiencia própria, pelo que já pesquisei sobre percepçao com relatos de outras pessoas, mas eu posso sim estar enganado .

    AndrewAndroid
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Vitarossi
    Muito obrigado, rápido e objetivo.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Afinando a voz com afinador de guitarra