Cantar bem ou mal seria algo relativo?

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # jun/13


    Vou dar um exemplo:

    Luan Santana, eu não gosto da voz dele, acho que ele canta mal, mas há muitas pessoas que dizem que ele canta bem e há quem diga que não, então sempre vai haver quem diga que canta bem e quem diga que canta mal, mas existindo publico, é isso que vale.

    Concordam?

    Gansinho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Se você levar em conta apenas uma análise técnica, não, não é relativo.
    Mas se você pensar no ponto de vista do gosto pessoal, do resultado que o canto da pessoa produz, aí pode ser relativo.

    Quando um leigo diz "esse cara canta bem", ele quer dizer que o resultado do canto do cara é bom, é algo que ele gosta de ouvir. Ele não tá falando da parte de técnica vocal.

    sanabria
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Gansinho É verdade!

    Spect
    Veterano
    # jun/13
    · votar




    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13
    · votar


    sanabria

    Cara, é notável aqui no FCC, na sala de canto, que a grande maioria que não entende nada tecnicamente de canto (meu caso) tem uma visão bastante divergente dos cantores de fato (que estudam e conhecem as técnicas).

    Mesmo sendo músico há mais de 30 anos e tendo acompanhado cantores que eu julgo muito bons, eu não sei se o sujeito respira corretamente, se ele esta forçando a voz ou não, se ele canta com o diafragma ou com o dedão do pé e etc. Eu apenas ouço, gosto ou não gosto.

    Desta feita, a maioria dos ouvintes, talvez com um critério ainda abaixo do meu, apenas julgam pelo gosto ou não gosto.

    Mas, detalhe: Há um complemento cultural na bagaça!

    Criou-se, mesmo que sem querer, um conceito que cantar bem no sertanejo é esgoelar atingindo altas notas de forma dramática. Independente de cantar bem ou mal, eu não gosto. Me irrita Luan Santana, Zezé DiCamargo, Marrone...etc. Não gosto desse tipo de canto exagerado, onde parece que o maluco vai estourar a hemorróida no próximo refrão.

    Do mesmo jeito, que não gosto desses vocais de Heavy Melódico, com um lirismo brega e forçoso na linha André Mattos e Cia. (não tô dizendo que é ruim, tô dizendo que não gosto, e gosto é pessoal e subjetivo).

    Dentro do estilo popular (qualquer coisa que não seja erudito), o que me impressiona em primeiro lugar é a emotividade, a aparente emoção e prazer em cantar. Se o cara têm técnica e a usa em favor da música e NÃO fica fazendo firula desnecessária, tipo "sou fodão canto prá cacete"......a coisa costuma ficar legal.

    Me ligo muito mais num belo timbre, numa certa suavidade e clareza, num canto que sai fácil sem esforço e de sonoridade agradável.

    Se canta bem ou mal, deixo para os experts no assunto discutirem........

    Gansinho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    num canto que sai fácil sem esforço

    Isso tem bastante relação com a técnica vocal.

    GersonM
    Membro
    # jun/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    Não é relativo. Cantar bem é cantar bem, e isso quer dizer, possuir várias qualidades somadas:

    Boa respiração, impostação, dicção, fraseado e interpretação.

    Num cantor popular, o que mais tem que ser levado em conta não é a técnica (pois poucos a tem boa) mas sim a interpretação.

    Cantar bem ,cozinhar bem, desenhar bem, etc...Para classificar alguém como bom ou ótimo em alguma coisa, este tem que ter um vasto conhecimento adquirido e saber usá-lo (muito importante).

    O que costuma a acontecer é de as pessoas gostarem da música, da aparência do cantor, etc, e ligarem o botão de: "sou fã".
    A partir deste momento, qualquer defeito, bobagem que o ídolo faça ou diga, é totalmente ignorada.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Gansinho

    "Isso tem bastante relação com a técnica vocal."

    Hummm....bom saber.

    Só notava, até então, que têm gente que canta aparentemente "fácil", que a voz simplesmente flui e que ele têm domínio total sobre ela, sabe exatamente onde pode e onde não pode chegar... E que alguns, eu fico sempre com a impressão de "Vixe, esse poha vai desafinar ou cuspir as amidalas"...mesmo que ele não desafine...hehehe.

    joaormrt
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Acho que sim e não ao mesmo tempo....

    Qdo penso nisso sempre me vem mick jagger na cabeça....Não entendo um sabugo de técnicas vocais, mas ele me parece ser muito fraco tecnicamente....porém a voz e dicção dele casa perfeitamente com a música que eles fazem...entende meu ponto de vista? Nesse caso eu acho ele um bom cantor.

    gravity
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Cantar bem não é relativo. Agradar é.

    Gansinho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    Sei como é. O fato é que se você possui a técnica, você consegue fazer aquilo naturalmente, sem esforço. É claro que tem gente que nunca estudou e naturalmente consegue cantar sem esforço, mas é a minoria.

    daniloaurelio
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    sanabria
    "Cantar bem" é relativo porque o " bem pode se referir a muitas coisas. Cada um pode ter uma noção sobre o que é "cantar bem". Tem gente que para dizer que alguém canta bem basta ter gostado do que ouviu. Outros vão dizer que só cantam bem pessoas que dominam determinadas técnicas. Outras que só cantam bem quem tem uma voz assim ou assado. Outras que só cantam bem quem se veste bem e canta sertanejo e por aí vai...
    Quando eu era moleque eu achava que para tocar bem bastava tocar rápido. Depois eu achava que tinha que tocar rápido sobre harmonias complexas e por aí vai.... Hj mudou muito.

    sanches10
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Para mim não é relativo.. olha só
    Xitãozinho e xororó . . . cantam muiito... dentro do estilo deles , não gosto deles, mas não sou idiota para dizer que cantam mal

    GersonM
    Membro
    # jun/13 · Editado por: GersonM
    · votar


    Cantar bem não é sobre a impressão que cada um tem.

    Cantar bem é saber usar bem o instrumento, de maneira saudável, obtendo a melhor sonoridade, a melhor aplicação da respiração e a melhor interpretação possível.

    Se vê muito por aí gente sem técnica que interpreta maravilhosamente bem.

    Mas se perguntar:
    - Fulano é um ótimo cantor?

    A resposta será não, porque não possui todas as qualidades somadas.

    sanabria
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Na verdade eu escuto a musica se me agradar eu gosto, acho que essas coisas de técnica, vale para pessoas da área, então se me perguntarem se eu gostei ou não, eu vou deixar ir levar pelo meu gosto pessoal.

    GersonM
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Sim, todas as pessoas vão apenas pelo gosto pessoal, mas como vc citou, por exemplo, Luan Santana, quem tem gente que gosta, ao analisar como cantor, é um desastre.
    Então para responder este tipo de pergunta (fulano canta bem?) quem poderá dizer sob os outros aspectos, é sim o pessoal da área, que pode analisar friamente ignorando o próprio gosto musical, ou seja, pode separar melhor as coisas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cantar bem ou mal seria algo relativo?