Autor |
Mensagem |
thalles100 Veterano |
# jun/13
Olá a todos, boa tarde!
Minha dúvida é a seguinte: Gosto de fazer voz e violão, e para isso uso as cifras do CifraClub. Teoricamente, ou mesmo na prática, essas cifras são as usadas nas canções originais, pelos cantores originais, das bandas originais...
Gostaria de saber o seguinte, já que estou tocando de acordo com essas cifras originais, eu tenho que (procurar) cantar igualmente o cantor da banda? Tem de ser quase uma imitação mesmo, e quanto mais próximo dela melhor, ou teria uma certa liberdade? Ou para ter essa certa liberdade, teria de ser algo um pouco mais profissional, e eu teria de mexer um pouco nos acordes, segundo o meu modo de cantar??
Me ajudem ae vozes da experiência, rsrs.
Tocando os acordes padrões, eu tenho que buscar cantar igual o cara, ou existe essa tal da liberdade?
Obrigado ai, valeu ;)
|
Diego Henrik Veterano |
# jun/13
· votar
Olá,
Procuro dizer que o arranjo (acordes) nunca deve mudar. A forma de cantar você pode mudar sim, porem com a dosagem correta. É difícil opinar sem ver e ouvir o que está querendo dizer exatamente. E cuidado! Nem todos os arranjos do cifraclub são exatamente iguais aos das bandas e cantores, ok? Eu até mesmo já encontrei acordes errados, que confundem leigos.
Abraço
|
thalles100 Veterano |
# jun/13
· votar
Entendi Diego, obrigado pelo toque!
|
brunolegionario Veterano |
# jun/13
· votar
Diego Henrik
Voce deve adequar o tom da musica com sua voz, não forçando-a para tentar de repente se adequar ao tom original.
Exemplo:
É o amor se não me engano o tom original é Si maior, agora tenta cantar essa musica nesse tom "imitando" o zezé di camargo, consegue? provavelmente não, nesse caso é interessante voce "descer" alguns semi tons e ver qual deles se encaixa melhor na sua voz, sem precisar forçá-la.
|
Diego Henrik Veterano |
# jun/13
· votar
brunolegionario Sem dúvidas, no mundo a fora, costumamos dizer que a margem vai até por volta de 1 tom e meio para adequação da sua voz.
Mas quanto ao arranjo, esse não deve mudar. O tom da música sim.
OBS: eu só cantava é o amor com 12 anos kkkkkkk depois virei homem e minha voz tambem.
Abraço
|
thalles100 Veterano |
# jun/13
· votar
É verdade isso aí que vocês falaram. Eu mesmo, gosto muito de Raul Seixas, e tenho muita dificuldade em cantar muitas músicas dele. Nesse caso eu deveria tentar abaixar o tom né?
Em algumas músicas (não só do Raul Seixas), eu só tenho dificuldades em alguns trechos. Nesse caso seria melhor eu tentar conseguir né (o que vejo que às vezes é possível)? Uma outra possibilidade, seria mudar o tom só do trecho né? Mas o que vejo, é que em algumas vezes eu acho que não consigo, e às vezes com um esforço maior, ou uma percepção melhor, eu acabo conseguindo!!
|
daniloaurelio Veterano |
# jun/13
· votar
thalles100 Você não deveria trocar o tom só de uma parte da música, vai ficar estranho. Se está difícil para você cantar um música troque o tom para se adequar à sua voz afim de evitar lesões. Muitas cifras do cifraclub estão erradas, principalmente das músicas mais complexas. Tente aprender a tirar as músicas "de ouvido". Pode parecer muito difícil no começo, mas com o tempo fica muito fácil tirar músicas com harmonias simples. Você vai notar que existem "clichês harmônicos" que são a base de todas as músicas que conhecemos. Tente ouvir a música e perceber quando o acorde muda e "encaixe" a melodia nos mesmos lugares que o cantor encaixa. Quando você for se apresentar você pode errar ou até mesmo mudar tudo, mas esse exercício ajuda bastante a melhorar o seu ouvido. E não desista!
|
thalles100 Veterano |
# jun/13
· votar
Danilo, obrigado pelas palavras. Vc, ou alguem mais, poderia(m) me sugerir uma apostila que esteja disponível de graça na internet, ou até uma que valha a pena comprar, pra eu aprender essas coisas? Eu tô disposto a aprender pegar de ouvido sim, mas eu sinto que eu preciso de um pouco de teoria pra isso, pois isso é uma coisa que eu pouco sei...Queria uma apostila focada nessa questão e em tudo que envolve pegar musica com o ouvido! Gostei dessa ideia rsrs. Por exemplo, sei poucos acordes por exemplo. Não sei diferenciar exatamente acorde, de nota, de um outra denominação que eu nem lembro agora...Outra coisa, sei poucos acordes/notas...e vai ser difícil explorar todos eles (eu acho), sem teoria!! Não sei muito bem sobre "campo harmônico", de forma que as notas/acordes costumam ser os mesmos em cada canção...e essas coisas mais!
To animado a pegar musicas com o ouvido rsrs. Me ajudem ai com essas coisas por favor, valeu!!
|
daniloaurelio Veterano |
# jun/13
· votar
thalles100 Para você aprender teoría eu recomendo o livro do Almir Chediak, "Harmonia e improvisação". São dois volumes, você acha na net pra baixar se souber procurar. Para pegar as músicas de ouvido eu não conheço livro. O legal seria você começar com exercícios simples. Por exemplo: 1) Tocar um acorde no violão e cantar nota por nota. 2) Aprender a cantar os intervalos (no livro do Chediak explica direitinho o que é intervalo) 3) Perguntar para alguem quais são os acordes de determinada música. Sem saber a ordem e duração dos acordes ouvir a música e "juntar as partes"
e por aí vai
Que tipo de música vc ta querendo cantar/tocar thalles100 ??
|
thalles100 Veterano |
# jun/13
· votar
Fala Danilo, tudo bem? Cara, foi mal a demora! Estive um pouco apertado por esses dias... Então, achei a apostila na internet, e achei bacana demais!!! Vários nego grande elogiando ela, achei muito massa! O melhor de tudo, é que fui olhar na minha facul..e tem ela! Ai to esperando chegar...rsrs.
Então cara, to querendo tocar rock/poprock nacional...e outras vertentes, não entendo muito! Vou citar alguns exemplos...:
Raul Seixas Legião Urbana Cazuza O Rappa Los Hermanos Moptop...
Gosto muito dessas músicas, e por aí vai...
Skank Paralalamas Etc etc...
Deve até ter esquecido de alguma rsrs
Abração!! E valeu :)
|
HortaRates Membro |
# jun/13
· votar
Aproveitando o tópico, isso deve ser uma dúvida ridícula para quem conhece, mas eu só toco guitarra há uns anos e só agora resolvi querer canta pra acompanhar o violão. Quando se está tocando uma música, a voz deve acompanhar a tônica de todos os acordes, seguindo o tempo dos mesmos? Ou pode-se cantar a terça, ou a quinta?
Obrigado!
|
Rob_Nicolau Veterano |
# jun/13
· votar
HortaRates Quando se está tocando uma música, a voz deve acompanhar a tônica de todos os acordes, seguindo o tempo dos mesmos? _
Nããooo! rs
Veja a linha de voz como um solo de guitarra. Você é livre pra percorrer pelas notas que quiser, respeitando é claro a harmonia da música (evitando 2ª menor e 4ª aumentada rs).
|
thalles100 Veterano |
# jun/13
· votar
hehehe, eu não sei nada disso que estão falando, infelizmente! rsrs
Mas olhem só, acontecem coisas bizarras comigo. Quando eu canto e toco as músicas do Moptop, eu não sei o que acontece, mas eu canto muito bem...e não necessariamente toco bem! Eu reparei isso mesmo, que às vezes eu canto certinho com a nota/acorde, é muito legal...E o mesmo não acontece com outras músicas! Tenho mais dificuldade...mas com essas do Moptop, é impressionante...por vezes consigo pegar o mesmo jeitinho de cantar do cantor original...e é nessas horas que eu canto junto com a nota...acho mt legal isso! Já quando vou cantar Raul Seixas por exemplo, tenho muita dificuldade... Eu preciso me adentrar um pouco na teoria, por ora...vou ver esse livro que me foi indicado, q parece ser muito bom! Mas teria alguma outra teoria relacionada a sincronia entre instrumento e canto? Eu já sei e ouvi dizer que aula de canto deve ser realizada independente de livros e tal...mas isso eu não posso no momento, então a questão é a seguinte: no livro de violão eu aprendo a respeito dessa sincronia entro canto e instrumento, ou existe uma teoria pronta para isso? Ou é só na aula de canto? rsrs Po, gosto muito de cantar essas do Moptop, todas dão certo, é impressionante! rsrs...Qqer dia quero postar alguma gravação mais ou menos...qdo eu arrumar meu pc rsrs...Valeuuu!
|
HortaRates Membro |
# jun/13
· votar
Rob_Nicolau
Valeu pelo esclarecimento, tem muito tempo que eu tenho essa dúvida. Montar uma trilha de voz boa é bem mais difícil do que eu achei então !
|
GersonM Membro
|
# jun/13
· votar
Mas teria alguma outra teoria relacionada a sincronia entre instrumento e canto?
Metrônomo.
|