Avaliação e ajuda em uma ária de Handel.

    Autor Mensagem
    meninoerudito
    Veterano
    # abr/13


    Olá pessoal, tudo bem com você? =^.^=
    Então, eu canto já a um tempinho mas tenho uma certa dificuldade em cantar essa ária em especial porque ela me lembra uma pessoa que já não está entre nós entendem? Quando ouço ou me lembro das primeiras notas dessa ária de Handel eu fico extremamente emocionado e meu apoio SE VAI, meu vibrato fica trêmulo e me encontro hoje em uma situação que preciso cantar essa musica... Você podem me dar um toques de onde melhorar? Eu sei que meu melhor não está "aqui", mas me digam o que posso melhorar por favor. (sou contratenor).

    https://soundcloud.com/experimentosdeumcantor/laschiachio

    McBonalds
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: McBonalds
    · votar


    Tem vários pontos, tanto de interpretação quanto de técnica em si. Vou começar com a técnica:

    - O som está muito nasal na maior parte do tempo. Principalmente nos Is, que estão destoando das outras vogais.
    - O som que você está fazendo está, no geral, muito amassado. Você precisa dar mais espaço e profundidade, fazer um som mais encorpado, mas sem deixar a voz ir para trás.
    - Faltou apoio em alguns ornamentos, que saíram meio embolados.
    - Falta plasticidade, uniformidade na voz. A emissão tem que estar alta em todas as frases, o tempo todo. Vogais amassadas aqui e ali deixam o fraseado feio.

    Tirando isso tem a parte da interpretação. É difícil explicar aqui por texto, mas no geral, a música barroca tem um fraseado "ondulante", onde as últimas sílabas de uma palavra (ou notas de uma frase musical) são sempre mais fracas que as primeiras, como se fossem ondas no mar. Até a instrumentação segue esse padrão, devido ao formato curvado do arco dos instrumentos dessa época. Então você tem que pensar em marcar isso nas frases, tipo LAS-cia, CH'IO PIAN-ga e não las-CIA, ch'io pian-GA, por exemplo. No seu caso foi tudo igual, numa intensidade só, sem nenhuma nuance.

    São essas coisas que fazem a diferença, mesmo que a técnica não esteja 100%.

    O que eu percebi foi isso, espero ter ajudado. Continue estudando e boa sorte.

    meninoerudito
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Obrigado, ajudou bastante, apontou as falhas sem ser grosseiro como vejo em muitos lugares... Vlw.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação e ajuda em uma ária de Handel.