Dá para viver de canto nos dias de hoje?

    Autor Mensagem
    bruno.pdias
    Veterano
    # jan/13


    Sei q essa é uma pergunta meio confusa.
    Quando se fala em "viver de música" muita gente pensa que se fala em "virar um músico famoso".
    Sou professor de história, gosto muito de dar aulas mas ainda sinto que não estarei totalmente realizado na vida se não conseguir trabalhar com música.
    É o que realmente gosto de fazer.
    Faço aulas de canto e se tudo correr bem, terei meu diploma do conservatório daqui 4 anos (contando com esse).
    Queria saber se alguém aqui viver da sua voz, se tem cantores profissionais, ou professores de canto que conseguem se sustentar nos dias difíceis de hoje, onde a música não é muito valorizada em um país como o nosso.

    Afinal, dá para viver de canto nos dias de hoje?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Se a pergunta é dá? A resposta é... Dá,dá sim

    Como em toda atividade, faça direito, com empenho e amor, que vai se dar bem

    Existe sim pessoas acomodadas, estas não vão para a frente

    pOkiz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Se for pra viver bem só pela música no Brasil, ou tem que se vender, ou tocar essas "músicas" atuais (prefiro ser pobre mesmo rs)

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Viver e se sustentar como cantor não sei se daria !! Se o cara tiver sorte talvez consiga. (hoje em dia a sorte fala mais alto que o talento com relação ao $$$)
    --------------------------------------
    Agora viver e se sustentar como professor de canto creio que dá sim !!! As aulas de canto geralmente são caras, e se tu fores um bom professor e conseguires vários alunos tu tá feito !!!
    Vamos supor que uma aula custe R$ 60 (geralmente é até mais que isso).
    Ministrando 6 aulas por dia de segunda a sexta, dá por mês:
    (R$60) x (6 aulas/dia) x (24 dias/mês) = R$ 8640
    Um bom salário !!!
    --------------------------------------
    O cara pode também começar como professor de Técnica vocal para corais. Suponhamos que um coral tenha 20 homens e 30 mulheres, que ensaiam 3 vezes por semana, e cada membro do coral paga uma taxinha por ensaio de R$5:
    (R$5) x (50 pessoas) x (1 aula/dia) x (13 dias/mês) = R$ 3250
    Um bom salário para um trabalho de só 13 horas por mês !!!

    Eu já participe de um coral de igreja (assim neste moldes), antes de entrar para as aulas de canto. Foi muito bom !!! Como iniciante aprendi muitas coisas.

    bruno.pdias
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    É, eu não tinha pensado por esse lado, se tudo correr bem dá realmente um bom salário sendo professor

    O problema é q eu moro em cidade pequena, não sei se seria fácil achar tudo isso de aluno... mas se eu conseguisse ganhar entre 2 e 3 mil por mês tô mais que feliz

    Como o Pokiz falou ae, ficar "famoso" hoje em dia é mais questão de sorte mesmo do que talento, visto quanta gente excelente tá escondida dos holofotes, é questão de estar no lugar certo na hora certa

    Agora como professor de música é realmente um sonho q eu tenho... até pq professor de escola pública (no meu caso) ganha bem menos q isso

    Mas não é só pelo dinheiro q eu tenho essa vontade, é por satisfação pessoal mesmo... tomara q algum dia eu consiga... estudando pra isso eu estou!

    bruno.pdias
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Correção: El Cabong q falou sobre a questão da sorte, troquei os nicks

    Mas o que o Pokiz falou tbm é verdade, se é pra ser famoso e viver cantando as músicas horríveis q fazem sucesso hoje em dia, melhor viver só dando aula mesmo!

    Pleyel
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    É verdade, a mensalidade de aula de canto está por volta de R$ 300,00 por mês, com uma aula de 1 hora por semana, aqui no centro do Rio de Janeiro, ou seja, se tiver uns 10 alunos já dá para ter uma rendinha legal.
    É uma ótima opção, sem dúvidas, o problema é ter pessoas dispostas a pagar esse preço salgado.


    abs.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Pleyel
    o problema é ter pessoas dispostas a pagar esse preço salgado

    Isso é verdade.
    Mas no início, começando com um preçinho mais "camarada", e a aula sendo boa, com certeza não vão faltar alunos !!!
    ---------------------------------------

    bruno.pdias
    O problema é q eu moro em cidade pequena

    Não há cidade pequena que não tenha uma igreja !! É só chegar lá e propor a organização de um coral, que o Padre (ou Pastor) vai adorar a idéia !! E as pessoas da igreja vão querer e muito pagar a taxinha para ensaiar e pertencer ao coral da igreja (Que sá no futuro se transforme até no coral da cidade)
    Foi isto que esta professora de canto fez nesta igreja em que eu participei do coral (propos a idéia e todo mundo gostou)
    Boas lembranças !! Foi lá que eu dei os primeiros passos no canto e aprendi respiração, aquecimento vocal, apoio, cuidados com a voz, noções sobre partitura, ...

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/13
    · votar


    bruno.pdias
    Faço aulas de canto e se tudo correr bem, terei meu diploma do conservatório daqui 4 anos (contando com esse).

    Dá, mas não por causa do diploma. E se persistir nisso, vai jogar esses 4 anos no lixo.

    Precisa saber BEM o que faz tecnicamente, além usar na sua voz (ou seja, cantar) tudo aquilo que você diz saber. As pessoas não são bobas e não são levadas à aula por um diploma dizendo que você sabe cantar - mas por sua capacidade de cantar, na prática. Depois, elas permanecem na sua aula por causa da sua capacidade de ensinar e fazer funcionar. Em nenhum desses aspectos, o "diploma" é um diferencial.

    Por sua vez, fazer aulas particulares com um bom professor aprimoram o seu conhecimento e lhe dão excelente noção de didática, uma vez que você já conhece o processo de transferência de conhecimento, especificamente para o canto.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jan/13
    · votar


    El_Cabong
    Boas lembranças !! Foi lá que eu dei os primeiros passos no canto e aprendi respiração, aquecimento vocal, apoio, cuidados com a voz, noções sobre partitura, ...

    ahn?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    bruno.pdias

    Acho que você pode ficar de canto sem dar....

    KKKK...desculpa cara, foi mal, não quis tirar onda com sua cara não, juro! Só que não resisti a piada.......hehehe

    Sem ofensas, de verdade!

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Christhian
    Pois é !! Antes eu sofria de asfixia !! (rs)

    bruno.pdias
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Christhian
    Dá, mas não por causa do diploma.


    Sim, sei disso, cara... realmente tem muita gente que não é formada em música e sabe muito mais do que alguns que são formados e tem diploma.
    Mas é fato que, tendo um diploma, é muito mais fácil conseguir dar aula em alguma escola particular de música e afins... geralmente muitas escolas exigem isso, apesar de ser uma coisa meio irrelevante na prática.
    Realmente, o que conta é a sua habilidade de aplicar tudo que voce aprende, e depois a sua habilidade de transferir esse conhecimento. E eu estou me esforçando para ficar bom o suficiente nessas duas coisas.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/13
    · votar


    bruno.pdias
    Mas é fato que, tendo um diploma, é muito mais fácil conseguir dar aula em alguma escola particular de música e afins

    Aí não dá pra viver de "canto".

    Abraços.

    bruno.pdias
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Christhian

    Pq não? vc acha q rende mais dar aula particular, conseguir alunos fixos e combinar com eles as aulas, ao invés de uma escola de música?

    Dá umas dicas aí cara, não tenho experiência, estou aqui justamente para ouvir conselhos de quem já é do ramo, e tentar crescer cada vez mais.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # fev/13
    · votar


    bruno.pdias
    Pq não? vc acha q rende mais dar aula particular, conseguir alunos fixos e combinar com eles as aulas, ao invés de uma escola de música?

    Não acho, eu vivo disso. Já dei aula na maior escola de música do país e se tivesse continuado lá, teria que repensar a vida profissional.

    As dicas eu já lhe dei lá no primeiro post, brother. É só ler e pensar no que fazer.

    Abraços.

    bruno.pdias
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Christhian

    Sim, e foram dicas muito boas, obrigado!
    Mas sem querer te sugar muito (já sugando), como fazer quando vc está querendo começar nesse trabalho?
    Quero dizer, como vc conseguiu seus primeiros alunos?
    Cantou em bandas e demonstrou sua habilidade nos shows, para depois começar as aulas quando ja tinha um público?
    Começou dando aulas em escola de música para depois partir para aulas particulares?
    Divulgou suas aulas de que forma?

    Detalhes assim q eu me interessaria em saber, afinal cada experiência contada por alguém ajuda muito!

    Valeu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dá para viver de canto nos dias de hoje?