Será que minha voz perdeu potência pra sempre?

    Autor Mensagem
    Xrafa R
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Xrafa R


    Bem eu tinha uma voz muito firme e forte, nunca tive problemas com canto, nunca tive técnica, acontece que do ano passado pra esse eu comecei a curtir algumas bandas como linkin, bon jovi, e são bandas que forçam o agudo, eu imitando acabei ficando com a voz baixa a ponto de falar baixo forçando e a voz não voltava, agora depois de muito repouso e o spray que um médico passou, a voz voltou a potência quase que natural, porém eu não tenho a voz firme como antes, o médico não era otorrino, disse que minha voz ainda está em mudança de tom, tenho 16 (17 em setembro) e estou com medo de minha voz nunca mais ter a mesma potência, medo de ter causado danos as cordas vocais, será que com o crescimento elas podem se recuperar totalmente? e quanto eu não ter técnicas de canto? o que faço? por aqui não tem aulas de canto. também tem o detalhe de que eu não consigo calar a boca um minuto, se estiver ouvindo musica estou cantando junto, mesmo sem querer

    Leopold
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Xrafa R

    É lógico que a primeira providência é filmar as pregas vocais para ver se não há nada de errado. Então, vá no otorrino antes de tudo. Se tiver algo, trate.

    Meu, vc fez exatamente o que não se devia fazer que é forçar na muda vocal. Aí fica difícil. Tem gente que é contra inclusive que se cante nesta época.

    Quanto a vc não ter técnica é péssimo. Se vc tivesse um professor duvido que estivesse passando por essa situação. Vc tem certeza absoluta que aí não tem professor? Veja bem...

    E se não tiver jeito, cante músicas simples, que não levem a voz a extremos, até poder fazer aula.

    gravity
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: gravity
    · votar


    É bom que vc procure um consultório que faça videolaringoestroboscopia, já que a videolaringoscopia tradicional deixa escapar muita coisa. Mas é isso, procure um otorrino e, provavelmente depois, um fono. E pra cantar sem prejuízo brow, só com aula.

    mauricio gaucho
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Você é muito novo para definir sua voz. O importante é não estragar ANTES dela estar madura. Pare de forçar.

    Xrafa R
    Veterano
    # set/12
    · votar


    É lógico que a primeira providência é filmar as pregas vocais para ver se não há nada de errado. Então, vá no otorrino antes de tudo. Se tiver algo, trate.

    Meu, vc fez exatamente o que não se devia fazer que é forçar na muda vocal. Aí fica difícil. Tem gente que é contra inclusive que se cante nesta época.

    Quanto a vc não ter técnica é péssimo. Se vc tivesse um professor duvido que estivesse passando por essa situação. Vc tem certeza absoluta que aí não tem professor? Veja bem...


    Mano agora num da pra mim ir no médico devido minha mãe achar que é gracinha minha, minha voz melhorou um pouco com repouso, mais não tem a mesma firmeza de antes, disseram que é devido ainda estar em mudança, as vezes há grande tensão nessa área e fica dificil falar, aqui o professor que tem é de um tal de projeto guri e ele deixa os alunos gritando o mais alto que podem e diz que ta otimo, não ensina sobre respiração, apoio nem nada disso, eu queria saber se pode haver grandes mudanças de tom, e o que eu posso fazer, eu sempre tive voz ótima falando mais cantando nunca foi aquela coisa, sempre fui esforçado só isso, como tinha sonho de ser cantor então eu achava que era como um musculo, só evoluia forçando, depois que aprendi que tem técnica, quero saber se as mudanças podem deixar minha voz cantada muito melhor e se ainda há esperanças pra minha voz melhorar, se houver o que posso fazer para evitar cantar forçado enquanto não posso fazer aulas?

    Leopold
    Veterano
    # set/12
    · votar


    se houver o que posso fazer para evitar cantar forçado enquanto não posso fazer aulas?

    Não cantar.

    kiki
    Moderador
    # set/12 · Editado por: kiki
    · votar


    Xrafa R
    aqui o professor que tem é de um tal de projeto guri e ele deixa os alunos gritando o mais alto que podem e diz que ta otimo, não ensina sobre respiração, apoio nem nada disso,
    existem diversos tipos de professores de canto, e infelizmente nem todos são bons. não sei o seu, mas eu ja ouvi historias de professores que de fato forçam a voz do aluno.
    uma boa dica sempre é: se tá doendo deve ter algo errado.

    Agora, assim como o professor puxa vocês pra cantar forte, você também tá forçando a sua voz.

    Fica bem evidente pelo que voce fala que você tem muita vontade de cantar (isso é ótimo) mas também tem muita pressa (isso é ruim).
    Você é muito jovem, tá começando agora, e tá forçando porque tem pressa.
    Mesmo se voce tivesse condições de pagar um ótimo professor, você não ia sair cantando de tudo nos próximos meses. Qualquer coisa que você queira aprender leva tempo, bastante tempo. Anos.

    Seja mais tranquilo, pegue leve, principalmente se não tiver supervisão de um professor (que acompanhe a técnica de perto, individualmente).

    Se quiser, enquanto isso, talvez as aulas do Guri (ou de outros lugares, tem outros lugares que oferecem aulas gratuitas de canto, grupos corais, etc.) são uteis, mas aí voce tem que se cuidar em não forçar seus limites.

    Leopold
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Leopold
    · votar


    Talvez achem muito simples escrever "não cantar" porém, na atual situação do rapaz, no lugar dele eu ficaria pelo menos três meses sem cantar nada.

    E iria nesse tempo procurando professor e informações de onde tem aula ao menos razoável.

    bruno.pdias
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tá certo o Leopold... deixa a voz repousando pra se recuperar aos poucos e procura um professor enquanto isso, melhor coisa a se fazer

    Xrafa R
    Veterano
    # out/12
    · votar



    Talvez achem muito simples escrever "não cantar" porém, na atual situação do rapaz, no lugar dele eu ficaria pelo menos três meses sem cantar nada.

    E iria nesse tempo procurando professor e informações de onde tem aula ao menos razoável.


    Bem amigo isso foi util, teve um dia do qual eu forcei bastante a voz e ela ficou uma maravilha por varios dias pra falar e cantar, ai eu repousei, tem partes da musica atualmente que eu canto sem sentir a voz na garganta (antes de querer fazer drive eu não sentia) mais depois de uns tempos cantando desse jeito agora eu nao paro mais de sentir a voz na garganta, e quando sinto eu faço um certo drive e não sinto incomodo, porém a voz falada fica baixa quando paro de cantar e só fica alta cantando, aprendi algumas coisas sobre apoio nos tópicos se puderem comentar agradeço desde já obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que minha voz perdeu potência pra sempre?