Encontrando a escala confortável para sua voz

    Autor Mensagem
    Joaozin
    Veterano
    # jun/12


    Em uma banda que compõe suas próprias músicas, estas são compostas em cima de escalas confortáveis para o vocalista cantar, certo? Como o vocalista encontra essas escalas mais aptas a sua voz?

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Joaozin
    estas são compostas em cima de escalas confortáveis para o vocalista cantar, certo?
    errado.

    a voz nao canta escalas, ela canta dentro de uma extensão. nessa extensão cabem todas as notas, das quais voce escolhe algumas pra compor uma tonalidade (ou não).

    ou seja, nao tem nada a ver tom com extensao vocal.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki
    Acho que eu não fui bem claro, ou estou realmente pensando errado. Por exemplo, se você observar as músicas de uma banda elas tendem a seguir um padrão de tonalidade, acredito que este padrão seja o mais confortável para o vocalista cantar, tanto nos graves quanto nos agudos. Eu queria saber como eu encontro o meu padrão de acordes, onde eu canto com conforto e assim a banda possa trabalhar em cima disso para criar a melodia.

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Joaozin
    Por exemplo, se você observar as músicas de uma banda elas tendem a seguir um padrão de tonalidade, acredito que este padrão seja o mais confortável para o vocalista cantar, tanto nos graves quanto nos agudos.

    isso nao existe.
    muita gente confunde, e já vi inclusive musicos de experiencia falar coisas desse tipo, o que é a maior viagem.

    o que acontece é que as bandas costumam usar esquemas repetidos, sao alguns vicios dos musicos.
    e talvez os vocalistas acabem se acostumando a compor sobre algumas tonalidades.

    mas nao existe relação alguma entre tonalidade e voz.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Joaozin
    · votar


    kiki
    mas nao existe relação alguma entre tonalidade e voz.

    Ainda assim isso aí me soa estranho. Tem alguns tons que são bem mais confortáveis pra mim cantar, minha voz fica com mais brilho, eu consigo ser mais versátil, entendeu? E acredito que isso não é apenas comigo, mas sim com a grande maioria dos cantores de bandas. Penso que pegar esses tons que minha voz fica mais confortável e compor em cima deles seria mais viável do que cada vez que for compor usar um tom e em alguns a voz não ficar legal. Quase toda banda faz isso, tipo 50% das musicas em um tom, e outros 50% variando entre outros 2 tons. (não que seja uma regra, apenas um exemplo)

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tem alguns tons que são bem mais confortáveis pra mim cantar

    são porque estão na mesma tesitura, estude o que é isso
    no meio dessa tua tesitura que pode ir de um uma nota Dó até outro dó não faz diferença se a nota fá ali no meio tem # ou não

    certas bandas são repetitivas em certos tons porque o compositor da banda só sabe pensar daquela forma ou só aprendeu 3 acordes na vida
    ou por exemplo se encontra muito pagodinho em "sol" porque o cavaco de corda solta já é um acorde sol, como você pode encontrar várias músicas
    então junta a praticidade da afinação e se compõe em cima daquilo, mas o compositor pode ter voz fina ou grossa
    de moda de viola em "RE" porque quase todo mundo afina viola em ré, mas isso não quer dizer que só bom para tua voz

    não existe "um tom pratico" para cantar, você pode encontrar músicas do tim maia e do zezé de camargo as duas em Lá maior, mas o confortável para o cantador de tim maia é um tom absurdo de alto para cantar a do zezé

    Leopold
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Eu acho que essa lenda de "tom melhor pra mim" ou "tom melhor pra banda" nasceu da falta de criatividade e limitação de quem compõe.

    Como já foi dito aqui, o tom não importa, o que importa é se as notas estão na tessitura e não apenas isso.
    Uma música pode estar na tessitura mas se tem um excesso de agudos com a vogal I ou ainda ficam repetindo muito a região da nota de passagem do cantor, são mais difíceis de cantar. Exigem mais empenho e concentração.

    As vezes tem músicas que são encardidas de cantar e vc nao se toca a razão. Se parar pra analisar está sempre variando bem na nota de passagem.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Joaozin
    · votar


    fernando tecladista
    são porque estão na mesma tesitura, estude o que é isso

    Vou estudar e valeu pela ajuda!

    Leopold

    Mas você não concorda que em alguns tons é possível variar mais? Por exemplo, em um tom que eu cantaria na nota de passagem eu não consigo ficar subindo/descendo oitavas. Agora tem tons que eu consigo cantar notas bem graves e subir até uma oitava tranquilo, é possível variar mais entre agudos, médios e graves.

    Gansinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Joaozin
    Agora tem tons que eu consigo cantar notas bem graves e subir até uma oitava tranquilo, é possível variar mais entre agudos, médios e graves.

    Isso é porque estão na sua tessitura.

    Leopold
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mas você não concorda que em alguns tons é possível variar mais?

    Não.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Joaozin
    · votar


    Leopold
    Levando em conta o que o Gansinho disse "Isso é porque estão na sua tessitura." por que você não concorda? Quer dizer então que eu devo cantar e variar do mesmo jeito que consigo em um tom em todos os outros?

    Gansinho
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Joaozin
    É porque não tem a ver com tom cara, tem a ver com tessitura.
    Se as notas variam dentro da sua tessitura, tá tranquilo pra você cantar.

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Gansinho
    Então tipo, eu pego todas as notas da minha tessitura, e os tons que tiverem essas notas eu vou cantar de boa? Acho que vou fazer 1 mês de aula teórica para pegar essas paradas direitinho.

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Joaozin
    Então tipo, eu pego todas as notas da minha tessitura, e os tons que tiverem essas notas eu vou cantar de boa?
    tessitura = extensão da sua voz (mais ou menos isso)
    tons que tem nas notas da sua tessitura = todos

    por que dentro da tessitura voce tem todas as notas.
    mesmo se for uma extensao reduzidissima, tipo uma oitava, tem 12 notas, cabem todos os tons.
    (sempre pensando na escala ocidental e pans).

    Joaozin
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki
    Agora que eu não to entendendo nada mesmo haha.

    É porque não tem a ver com tom cara, tem a ver com tessitura.
    Se as notas variam dentro da sua tessitura, tá tranquilo pra você cantar.


    Então que que tem a ver as notas estarem dentro da minha tessitura e ficar mais fácil pra cantar?

    gravity
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: gravity
    · votar


    Joaozin

    Pra te esclarecer de uma vez: O importante é que o vocal seja capaz de cantar a música. Tessitura é a zona de conforto da voz, ou seja algo que você cante sem maiores dificuldades. A música deve ser tocada dentro da sua extensão vocal (dominada), não tem nada a ver com escala, apenas com conforto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Encontrando a escala confortável para sua voz