Dificuldade de controlar a voz com o uso de fone

    Autor Mensagem
    Al_Ardanuy
    Veterano
    # fev/12


    Galera,
    tenho dificuldade em cantar com fone de ouvido, seja um fone comum ligado no notebook, seja um koss, whatever. Meu problema é que quando tampo os ouvidos com o fone, e passo a escutar minha voz unicamente por ele, eu meio que perco o domínio sobre minha voz....
    Sendo mais específico: muitas vezes dou pequenas desafinadas, como se não me escutasse direito, mas não se trata de volume do fone ou de surdez minha (escuto muito bem), tudo parece ser simplesmente pelo fato de eu não estar me escutando pela forma natural, ou seja, não escutar minha própria voz, e sim uma reprodução captada e retransmitida eletronicamente em tempo real para os meus ouvidos hehehe.
    Para deixar claro: não tenho e nunca tive problemas com afinação, canto há muitos anos, já estudei e dei aulas de canto, tenho bom ouvido musical e facilidade para "abrir harmonia" e fazer arranjos em cima de qualquer progressão harmônica.
    Se o problema não está em uma limitação musical minha, e no meu ouvido, queria saber se alguém tem alguma explicação, sugestão, exercício, experiência própria, ou sei lá... será que sou o único com esse problema???
    Me preocupo com isso pq pretendo daqui a algum tempo gravar um disco independente, mas fico pensando como isso será possível com essa limitação minha, já que em estúdio se usa aquele fone gigantesco durante toda a gravação...

    Obs: Busquei por alguém com uma dúvida igual à minha, mas achei só um cara com uma pergunta parecida, porém não é exatamente o q quero saber.
    Obs2:Achei essa pergunta mais cabível no fórum de canto do que no de home studio, pois minha dúvida não é quanto ao equipo em sim, mas é algo que só outros cantores poderiam me esclarecer...
    valeu.

    Persz
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Acho que isso que vc tá sentindo é normal. De início, eu diria pra vc tirar todo o efeito da voz e tentar ouvi-la mais crua possível, até vc ir se acostumando. Também acho uma boa vc diminuir o volume da voz no fone de ouvido ou então ficar com um fone de ouvido só... bom, tente algumas coisas! :)

    Leopold
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Al_Ardanuy

    Parece um pouco esquisito esse seu problema visto que vc disse já ter feito aula, etc. Um cantor experiente tem uma boa percepção de si mesmo.
    Mas já que nem todo mundo é igual, eu creio que vc mesmo já saiba a resposta.

    Com que frequencia vc usa o fone? No seu lugar, eu compraria um fone gigantesco como vc diz e simplesmente faria o que tem que ser feito, que é a adaptação a essa condição. É treino, é costume de se ouvir desse modo, que aliás é bem melhor para cantar.
    Nem que vc gaste a sua orelha, mas fique nesse fone o mais vezes possível.

    kiki
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: kiki
    · votar


    Al_Ardanuy
    eu acho que, ao ocntrario do que voce pensa, isso é sim uma questão tecnica, e pertinente ao homestudio.

    isso que voce ta passando, eu creio, acontece com todo musico que nao está acostumado aos procedimentos de estúdio, onde se separa tudo. é bem esquisito mesmo se adaptar a essa separação...

    sugestões:

    o retorno do fone tem que ter no mínimo um reverbzinho, pra voce não estranhar, e tem que estar razoavelmente equilibrado com o instrumental. isso é bem basico, talvez voce ja saiba.

    voce pode nao por sua voz no retorno e confiar na sua percepção. deixa só instrumental no fone e canta como se fosse um ao vivo com retorno sem voz!
    eu faço isso, mas mais por constrangimento do que por técnica! (não sou cantor, só gravo voz de brincadeira)

    ou voce pode se ouvir ao natural. poe um fone pela metade, ou um lado só, e se ouça no ambiente de verdade.

    Al_Ardanuy
    Veterano
    # fev/12 · Editado por: Al_Ardanuy
    · votar


    Persz
    Pois eh, vou tentar algumas variações, e isso de deixar um ouvido livre eu já fiz e melhora bastante minha situação... me dá mais segurança na percepção de minha própria voz. Mas queria mesmo saber se é comum essa condição inicial minha, se naturalmente (com a prática em estúdio) eu irei me acostumar plenamente ao retorno, em ambos os ouvidos, como manda o figurino. rsrsrs
    Leopold
    Pois é, já tenho sim longa experiência em canto, porém a minha experiência em estúdio até agora é zero, e tenho muito receio de perceber só na hora do "apertar o Rec" que não me sinto seguro com aquele fone de ouvido do Galvão Bueno na minha cabeça... =)
    kiki
    isso que voce ta passando, eu creio, acontece com todo musico que nao está acostumado aos procedimentos de estúdio, onde se separa tudo. é bem esquisito mesmo se adaptar a essa separação...
    Pois eh, quero muito acreditar nisso velho rsrs... Acho melhor eu forçar um pouco a barra e começar a praticar em casa mesmo, pra me acostumar a essa condição, e quem sabe quando chegar a hora de gravar em estúdio eu já tenha superado essa limitação... =/

    Hard_Guitar
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Al_Ardanuy

    Passei por isso quando comecei a ter minhas primeiras experiências com gravação, mas com o tempo acabou passando. Acho que é só questão de costume, nada que um pouco de prática não resolva.
    Além disso, tem algumas técnicas para facilitar a concentração na gravação de voz em estúdio. Por exemplo: tirar backing vocals e deixar o mínimo possível de instrumentos harmônicos no fone durante a gravação da voz.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade de controlar a voz com o uso de fone