Como aplicar sistema de retorno com fones e dica de caixa de som

    Autor Mensagem
    salviatto
    Veterano
    # jan/12


    Olá eu controlo a mesa de som em um congregação e agora nós iremos para um templo novo e maior (aproximadamente 250 m²), eu tenho uma mesa Behringer Xenyx 1832FX, eu gostaria de colocar um sistema de ponto com fone de ouvidos, eu vi que tem um amplificador de fones behringer power play HA 4700, e o HA 8000 powerplay, gostaria de saber se qual desses é mais indicado ou se existe outro melhor.

    O som na igreja funciona mais ou menos assim: Tenho 5 microfones ligados direto na mesa (ponta p2) e tenho o piano eletronico Korg ligado na mesa, tem uma bateria, uma guitarra com uma caixa meteoro, e um baixo com uma caixa sheldon, provavelmente no futuro teremos mais uma guitarra e um violão. Então eu quero que os vocais tenham um ponto com fones, nem que seja somente das suas vozes. No novo templo a cabine de som vai ficar no fundo da igreja, então estara uns 19 metros do grupo de louvor, como eu poderia fazer esse sistema de ponto com esse equipamento? Como funciona?

    E outra questão é, eu tenho uma potência vox storm 4000, é boa? No novo templo teremos que comprar caixas novas, o que vocês indicam, caixas com potências embutidas ou potência separada? Quais caixas vocês indicam? Quais microfones sem fio vocês indicam que seja bom e não seja muito caro?

    O templo terá um forro com proteção acústica se eu não me engano, e será mais baixo na frente e mais alto na frente do templo, então o grupo de louvor ficara na parte mais baixa do forro. Isso influencia?

    Vocês tem alguma outra dica do que eu posso fazer para deixar um som legal no novo templo?

    Obrigado

    tk_pervert
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: tk_pervert
    · votar


    Quanta pergunta, rs, mas vou te responder quanto ao sistema de retorno:

    para você receber o retorno é necesário o amplificador de fones tal como o HA4700 da behringer. Claro que há outras marcas mas os preços são muito parecidos. Nele há a opção de duas entradas distintas, de áudio. Isso significa que em uma você pode por o metrônomo para o baterista e outra o retorno de um ou mais instrumentos para algum músico, daí você tem 4 saídas, o que significa que 4 músicos escolhem o metrônomo ou a outra. Há também auxiliar mas é um caso à parte.

    Uma mesa de som simples não possui dedicação para retorno, elas costumam conter somente uma saída que é aquela que vai direto para as caixas de som, então, uma opção seria uma placa de som com 4 saídas e no software tal como sonar você configurar para que a saída 1 e 2 vão para as entradas 1 estéreo do HA4700 e as saídas 3 e 4 para as entradas 2 estéreo também do HA4700.

    Já a mesa de som dedicada para retornos é mais ou menos assim: MESA DE SOM. Olha bem a foto e você verá 8 saídas fora os outros detalhes. Esse sistema é perfeito pois é o do tipo que você regula qual instrumento você quer receber mais ou menos, porém talvez demande de amplificadores de fones, senão as próprias caixas de retorno utilizadas em palcos.

    Para tentar exemplificar: eu utilizo 1 SONAR X1, 1 COMPUTADOR, 1 PLACA OCTA-CAPTURE(8 saídas) e 1 HA 4700. No sonar eu configuro o master na saída 1 e 2 e mando para o som geral e a 3 e 4 eu mando pro HA 4700 e eu e o batera recebemos o retorno com o metrônomo. É o mesmo som para mim e para o batera, a meno que eu configurasse a saída 5 e 6 só pro batera e conectasse da segunda opção do HA4700. Como a octa é configurável, no retorno acrescento um pouco do teclado e da voz, mas isso eu faço na placa e não no software nem no amplificador de fones.

    Há outros métodos mas esse eu posso te afirmar que funciona!

    tk_pervert
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: tk_pervert
    · votar


    Não sei se ajudou muito, mas creio que somente com o HA4700 não é possível dividir o som sem mais de uma saída da mesa. No caso dessa PHONIC que mandei o link, no output 1 e 2 mandaria para o HA4700 input 1 e no output 3 e 4 para o HA4700 input 2. Se sua mesa tiver esses outs que comentei, problema resolvido.

    OBS: recomendo o H4700 pois o HA8000 tem umas especificações mais chatinhas para se usar com configurações específicas de fone de ouvido e ao que vi, o ganho da saída não é tão bom. A PHONIC também tem produto semelhante ao HA4700 e HA8000 se não me engano com o mesmo nome até, rs!

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    salviatto
    Vocês tem alguma outra dica do que eu posso fazer para deixar um som legal no novo templo?

    dica: estudar sobre funcionamento de PA - Public Adressing, o sistema de som que vai pro publico, isso que voce ta fazendo com mesa e caixas.

    pelo visto voce tem interesse e mexe com isso, vale a pena estudar mais.

    eu achei esse material, que é de um fabricante de produtos. to lendo agora, é bem legal. só que é em ingles.

    basico
    http://www.yorkville.com/downloads/other/pabasics.pdf
    mais completo
    http://www.yorkville.com/downloads/other/paguide.pdf

    se voce nao sabe ingles, aprenda, por que vai precisar.
    e enquanto isso pesquise material em portugues, que deve ter.

    No novo templo a cabine de som vai ficar no fundo da igreja, então estara uns 19 metros do grupo de louvor, como eu poderia fazer esse sistema de ponto com esse equipamento? Como funciona?
    que eu saiba, voce faz assim: puxa um canal AUX da mesa com tudo o que voce quiser no retorno (mics, instrumentos, etc) e manda pro amplificador de fones. aí voce manda isso pros fones no palco.
    pela distancia entre a cabine e o palco, voce deve precisar de uma daquelas medusas pra plugar tudo...
    http://www.audiovideoecompanhia.com.br/produtos/p_Medusa%20SKPro%20aud io%20PTH-20100.jpg

    E outra questão é, eu tenho uma potência vox storm 4000, é boa? No novo templo teremos que comprar caixas novas, o que vocês indicam, caixas com potências embutidas ou potência separada?
    nao sei se a potencia é adequada pro espaço, eu nao sei calcular isso, mas parece que sao 300w, é bastante sim... se for mesmo, só caixas passivas ja da.

    O templo terá um forro com proteção acústica se eu não me engano, e será mais baixo na frente e mais alto na frente do templo, então o grupo de louvor ficara na parte mais baixa do forro. Isso influencia?
    tudo influencia. mas no caso, acho que influencia pra melhor. o forro mais baixo perto da banda ajuda a refletir o som pra frente. além disso, é bom não ter todas as superficies paralelas, evita ondas estacionarias. mas é dificil dizer assim sem ver.
    a acustica depende de todo o conjunto do ambiente - paredes, acabamentos, janelas, ruido externo, etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como aplicar sistema de retorno com fones e dica de caixa de som